sexta-feira, 11 de abril de 2014

LE 2013 2014: SL Benfica 2 Az Alkmaar 0

Acontecem... Elas acontecem e, neste caso, aconteceu na pior altura: Sem regresso!
Lembram-se deste lance?
Havia o Cortês no início da época. Siqueira e Sílvio eram muito intermitentes por causa de lesões periódicas. No entanto o departamento médico do Benfica debelou essa maleita, Cortês foi-se embora e os laterais começaram a aquecer para o resto da época. A nove de Novembro frente ao sporting para a Taça de Portugal, Sílvio deu uma amostra daquilo que poderia oferecer ao Benfica caso deixasse de se lesionar e caso fosse utilizado com regularidade. JJ terá observado a intenção do lateral português, e face ao avolumar de jogos que foi acontecendo, deu-lhe essas oportunidades.

A coisa chegou a um patamar em que já era difícil dizer quem eram os titulares das alas defensivas do Benfica. Maxi, Siqueira ou Sílvio... Todos cumpriam mas acrescentavam sempre um cunho de qualidade! Nesta altura já deveria ser dado adquirido que Sílvio iria ocupar a lateral direita da selecção! É que ainda por cima, o português é ambidextro! Mas eis que um momento que não lembra a ninguém, em que o destino desconcentra a mente mais concentrada acontece e Sílvio vê as portas fecharem-se num momento glorioso de afirmação individual...

Ninguém morreu mas algo terá morrido na cabeça do plantel que viu um colega ficar inexoravelmente para trás, numa altura crítica da época! O AMC deixa um voto de pesar por o Benfica ter perdido os serviços de altíssima qualidade que Sílvio ministrava. O AMC deseja as rápidas e seguras melhoras. Para quem andava por baixo, esta época de trabalho consolidado que vinha a ser premiado, só pode servir de inspiração para o doloroso processo de recuperação que começa hoje. Sílvio, acredito em ti! Sílvio, quando fizeres vinte e sete anos de idade vais estar a bombar outra vez. Gostava que ficasses no Benfica, pois o que demonstrastes desde Novembro não deixa margem de dúvidas: Tens tempo e arte para ser enorme!
Quanto ao jogo... Toda a gente viu o que eu vi em canal aberto. Foi relativamente mais do mesmo! Com uma vantagem, se bem que magra, o Benfica entrou com uma autoridade meio passiva. É que o Az veio para se fechar e esperar que o Benfica viesse a cometer erros para contra atacar.

O que acontece é que o Benfica sabia da diferença de valores entre as duas equipas e ministrou a dose de qualidade necessária para "matar" a eliminatória. Cardozo não foi feliz na finalização (os guarda-redes servem para alguma coisa e Artur já tinha deixado o seu cunho na primeira mão), mas a equipa já estava a operar vagas de ataque mais intensas, já estava a moer e...
Segunda parte gerida do modo a que o Benfica de JJ nos habituou na maior parte das vezes: Muita autoridade e solidez defensiva. Como o Az não era capaz de mais, o Benfica apenas se limitou a monitorizar o correr da partida e sem se cansar em demasia acabou por sentenciar os holandeses a irem embora, após um daqueles pormenores de quem sabe muito de bola...
Ontem não existiu a quebra física geral. JJ tinha ficado sem uma substituição muito cedo mas a equipa foi solidária o que impediu excessos de esforço inúteis. Fejsa saiu mais cedo para se poupar e Sulejmani, que pareceu o mais cansado (se bem que tenha estado menos em foco na partida), também saiu para as entradas de Enzo e Markovic que foram esticar as pernas. 
O treinador do alkmaar acaba por dizer tudo de outra perspectiva, eles sabiam ao que vinham e até tentaram mas não havia comparação e o Benfica fez por isso.

Agora vamos a Turim... Antes da final! Algo me diz que esta pode ser a terceira conquista europeia. Digo isto por causa de certos dados mas não me chego mais à frente que... Não se esqueçam de me lembrar. Ganhar ao perder não tem muito a ver com dados extra partida de futebol (gostava eu) mas há uns dados interessantes e depois veremos!

Frente à juventus vamos ter a oportunidade de "vingar" a malta de 1992 1993 (vejam o vídeo). Vai ser intenso porque eles têm pessoas muitíssimo capazes. Mas o Benfica também tem! Quer o Benfica quer a juventus são equipas de champions, equipas com história de glória ao mais alto gabarito. Vão ser jogos gloriosos e intensos!
E o Benfica segue na sua senda de ajudar!

O André Almeida... Outro que cumpre com qualidade! O Rúben já está recuperado! Sálvio está a aumentar. O estádio municipal de aveiro vai estar a rebentar pelas costuras...

PS1: O clube do porto ficou pelo caminho. O quaresma até é lapidar na sua apreciação ao jogo que ele e os seus companheiros fizeram: Vergonha! O que me poupa a vontade de ver o resumo, é que ele é o maior do seu clube e se ele o diz! No entanto, esta também é lapidar:
E esta então...
Mas eles virão à Luz com uma vantagem. E sabemos como é o porto quando defronta o Benfica e... O Benfica como quando defronta o porto. Eles têm de ganhar qualquer coisa... Entretanto, a mística do clube do porto...

PS2: Seguem-se o arouca (porto g), o porto A, o olhanense e a juventus! Ufa! Onde é que vai caber a taça da liga? Façam como o pdac fez no início dos anos oitenta: Adiar para o início da época seguinte e fazer a meia-final e a final no mesmo estádio pronto!  Acho uma excelente ideia. Eles têm de ganhar alguma coisa carago!

PS3: JJ é lapidar no que diz respeito à concentração da equipa. Não há canal panda ou mtv Portugal, o que há é trabalho. É lapidar no que diz respeito à sua situação contratual com o Benfica: Há mais um ano para cumprir e:
Certo que os resultados abrem ou fecham portas mas... Tudo na vida assim parece ser!

 Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Tudo em ordem só tenho um reparo a uma cena que não enquadro nos nossos pergaminhos: o lance do Rodrigolo a pontapear o defesa, pá, não gostei e desceu na minha consideração.
    Força Silvio, força Tacuara. Domingo vamos ser demolidores, vão ver.
    E ninguém se esquece do ano passado nem JJ por isso carreguem rapazes, ponham os olhos nos júniores, estamos na final, 4 secos ao Real.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo