sexta-feira, 4 de abril de 2014

LE 2013 2014: Az Alkmaar 0 SL Benfica 1

Tudo como tem sido habitual desde há algumas semanas, quando se trata de jogos a meio da semana: O Benfica demora, sofre por isso, mas quando agarra o jogo... Consegue qualquer coisa!

Certo que na passada semana para a Taça, o Benfica não foi capaz de se impor devido ao ritmo frenético (por vezes a roçar o supra-humano) com que o clube do Porto atacou a partida. Mas ontem, e porque o adversário é de outro nível, isso já foi possível.
Desde já o aviso: A dupla de centrais do Benfica está a ficar desgastada e isso notou-se no início da partida. Rúben também já aparentou estar um pouco cansado o que dá logo três jogadores no miolo da equipa. A equipa, toda, demora algum tempo a conseguir pegar no jogo e a baixar-lhe o ritmo, quando a intenção é ver o que vai acontecer. A táctica é acalmar, conduzir sem se cansar e golpear de forma certeira.
Esse período de tempo é importante e foi decisivo na primeira parte do jogo da meia-final da Taça de Portugal (se bem que ainda não encontrei nenhuma prova de que o golo do clube do Porto tenha sido legal). O Benfica entra muito calma, um pouco perro e sujeita-se. Ontem aconteceu o mesmo e caso Artur não tive atento... Tínhamos tido um dissabor! Amorim e Gomes ficaram muito sós naqueles primeiro minutos, o que perante aquela genica toda trouxe sérias dificuldades à rectaguarda da equipa.
Assim que a dita genica holandesa esfriou, o Benfica conseguiu estabilizar os seus processos e atacou o final da primeira parte com vontade. Era a altura ideal para desferir uma bicada mas tal não foi possível. JJ modificou a intenção da equipa para o início da segunda parte: Nada de falinhas mansas mas sim uma entrada com autoridade, e o resultado foi logo visível: Cardozo não conseguiu mas Sálvio não perdoou.
Até ao final, e não obstante a vontade dos holandeses que se acercaram algumas vezes da área do Benfica, o Benfica foi mais autoritário e falhou algumas oportunidades que certamente lhe iriam permitir outra postura para a segunda mão.

Não sei ao certo qual o problema real de Rúben Amorim. Hoje diz-se que a coisa não está assim tão mal com aparentava ter sido através das imagens. Se assim for... FANTÁSTICO. Amorim tem sido peça importante nesta época. Por outro lado, a entrada de André Almeida foi também muito interessante. É que na segunda parte, o miolo do meio-campo do Benfica foi Português e jovem! Não houve desentendimentos mas sim uma dinâmica assinalável entre eles que nunca tinham jogado juntos. Almeida fez uma exibição irrepreensível e coloca-se à disposição de JJ quer seja para a lateral ou para o meio-campo.
Em relação à exibição da equipa, que foi relativamente uniforme, quero enviar umas palavras a Artur: É confuso observar aquela segurança toda (e que lhe proporcionou muito boas defesas) em contraste com reposições de bola tão deficientes... Também Cardozo merece umas considerações: Se Sálvio já matou o fantasma, falta agora Cardozo marcar o seu golito. Só assim o Paraguaio conseguirá afastar a mala-pata exibicional com a qual tem brindado os adeptos. Óscar, continua a trabalhar que desconfio que ainda vais ser extremamente útil. Para finalizar, a escolha de Gaitan: Gaitan também anda com vontade, por isso se ele tivesse sido poupado, e não vejo o quanto inferior teria sido a exibição global da equipa com Sulejmani a titular, teríamos Fejsa, Perez, Markovic e Gaitan fresquinhos para arrasar com o rio-ave...

Volto a bater na mesma tecla: Luísão e Garay estão a ficar cansados. Caro JJ, está na altura de colocar Jardel. Se tal não achares possível poupa os dois mais um pouco colocando mais um médio, se eles os dois derem o berro para o mês que vem... É que na próxima segunda-feira, o Benfica vai entrar com o meio-campo muito fresco... Se se diz que há três sectores numa equipa de futebol, defesa, meio-campo e ataque, e se um deles está em claro défice físico em relação aos outros... Primeiro que se consiga harmonizar processos... Esta é a minha opinião claro.

Para a segunda mão vamos ter de correr. Nada está decidido. Fica o resumo:
Vamos ter de correr mas talvez não tanto como o clube da cidade do Porto (sem o nando dos pitons-em-riste e sem o jackson) mas mesmo assim... Vai ser interessante, o Benfica joga no dia sete (rio-ave), depois no dia dez (alkmaar), no dia treze (arouca) e finalmente no dia dezasseis com o tal clube do Porto. Se esse tal clube só está preocupado com a champions, e tem de olhar para a frente e para trás, vai ser interessante observar a intensidade que vai colocar frente à académica e depois frente ao braga (jogo vai ser em braga).

PS1: Afinal o negócio do Rodrigo e do André... Se foi para não vender o Garay... Tudo na boa!

PS2: O gajo que se faz de jornalista... Com esta vitória, o JJ acabou de te dar mais uma cacetada:
Vai pregar para outra freguesia e fica por lá.

PS3: Na liga e depois de tudo o que foi aqui relatado, agora já se fala em tentativas de golpe de estado! Ao que isto chegou... Um bando de pelintras às ordens do gajo do roupão! Diz-se que há falta de dinheiro...

PS4: O regresso de Nuno Gomes ao Benfica parece não gerar consensos na blogosfera "encarnada". Se ele for para assessor internacional do presidente... Convém descobrir o que é isso. Há quem desconfie que ele pode ter uma agenda adjacente, e que poderá alvos à sua frente. Bem, tal não sei mas o que convém é manter a cabeça no lugar e ganhar ao rio-ave na próxima segunda feira, certo Nuno?

De resto... Vou procurar saber mais se tal for possível. A verdade é que Nuno Gomes nunca foi o que todos gostaríamos que ele se tivesse sido e é certo que se tivesse ido mais para norte era capaz de o ter sido durante a sua carreira. Aparte de todo o pequeno exagero desta apresentação, Nuno não renegou e fez o que lhe foi possível... Até já não dar porque... Completem vocês! Ou o Nuno...

PS5: O jogo da vigésima sétima jornada (arouca-SL Benfica) foi relocalizado. Primeiro ventilou-se que teria sido pelo dinheiro mas depois descobriu-se que era por causa da água...  O Benfiliado também descobriu um tadinho a querer levar uma tareia. Como se já não bastasse o PS3 lá atrás, a liga agora tem de aguentar com este caniche... Mais um do movimento basta! Mais um a querer levantar poeira... Continuem que o Xistra é gajo para vos reservar uma surpresa na capital do móvel... O xistra ou o bicho!
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Pena o Rubem ter-se lesionado, estava em grande forma, mas deu a mostrar um grande valor que JJ não aproveita para o meio campo - Almeida.
    O cansaço começa-nos a provocar assombrações não é? o passado é tão recente... A Minha Chama lá vai avisando mas não chega...
    Cardozo, precisa só daquela "pontinha" para se impor novamente mas todos sabemos que JJ ainda tem contas a ajustar com ele...
    Sobre o "golpe" lá vai indo o velhadas, o azeitona e as meretrizes, tentando tirar o rapaz de lá, tá bonito!
    Benvindo Nuno, não foste um grande matador mas até nos deste muitas alegrias, então no Europeu até chorei"
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo