quinta-feira, 27 de março de 2014

TdP: fc porto 1 Sport Lisboa e Benfica 0

Há que entender/contextualizar o jogo de ontem no Porto num panorama muito mais abrangente do que o simples jogo:
  1. O Benfica de JJ é um clube habituado a perder mais vezes do que a ganhar, salva-se um empate a duas bolas e uma vitória por dois a zero em tempos não muito distantes mas de resto é só derrotas.
  2. O Benfica jogou ontem à noite com o pensamento muito amplo. Se para o clube do Porto, o campeonato já não é uma grande prioridade, para o Benfica parece assumir o papel de prioridade máxima. Deste modo, é mais perceptível o porquê da exibição do Benfica.
Tudo o que o primeiro ponto engloba, vai muito mais além do que o simples facto de o "nosso" clube lá perder mais vezes do que ganha. Tem a ver com o contexto social e com o dirigismo. Ficou gravado na memória, uma frase recente do ex treinador daquele clube: "Mudança de adn". Se tem sido essa a verdade ontem não me parece que tal tenha acontecido mas que JJ se amedronta um pouco sem razão para tal lá isso é verdade mas ontem lá jogou com dois avançados mais dois médios ofensivos... Ainda no contexto social, sabemos que a máquina que tutela o desporto rei em Portugal é toda ela oriunda daquele clube. Há João Pinto, Humberto Coelho e alguns conselheiros que, no entanto, mais não são que adornos que gravitam em torno da selecção. Há ainda a envolvência extra-futebol, retratada de forma veemente pelo OVNEDL:
Envolvência (já com mais de trinta anos) que influencia quem dirige estas partidas. Tudo isto, aqui escrito numa forma mais lata, é tido em conta sempre que alguma equipa se desloca àquelas paragens. Há quem tenha mais sorte ou menos e...

Ontem à noite o Benfica jogou com o pensamento no Domingo e na próxima quinta-feira. O braga fez o mesmo frente ao rio-ave, e mesmo a jogar toda a segunda parte com mais um jogador de campo, mais não fez do que empatar a zero. Pouca vontade do braga? Muita sorte do rio ave? Será que o nacional vai esperar pelo resultado do braga-SL Benfica para decidir o jogo que vai fazer frente ao clube do Porto? Não se esqueçam disto.

Em suma, JJ escalou a equipa nos moldes habituais com outras caras. A questão é que a dupla Cardozo-Rodrigo ainda não funciona como a dupla Lima Rodrigo. Sulejmani e Sálvio tiveram dificuldades em harmonizar as tarefas ofensivas com as defensivas. Fejsa e Amorim acabaram por pagar as favas. O clube do Porto entrou com mais garra no seu 4-1-4-1 que abanou um pouco o 4-4-2 do Benfica.

O Benfica não foi capaz de ter bola nos primeiros minutos de jogo e deixou-se levar pelo ritmo do adversário. Acabou por sofrer um golo, manteve-se atento com algumas dificuldades (muitos passes falhados!) mas acabou a primeira parte a criar situações de perigo eminente.

Na segunda metade foi tudo muito igual à primeira. O clube do Porto poderia ter dilatado a vantagem mas o Benfica poderia ter empatado. As alterações do treinador adversário pareceram surtir mais efeito do que aquelas que foram operadas por JJ, e numa altura em que deu a sensação que eles estavam a dar o berro, essas alterações equilibraram a contenda. O jogo acabou com o um-zero, a eliminatória irá decidir-se na catedral.

Melhores em campo? Talvez Luísão, Sílvio e Artur.

Vamos à actuação do árbitro Ferreira. Considero que, e mais uma vez, foi covarde! Esteve muito bem a amarelar Sílvio e Maxi mas o resto... O golo do porto e uma das oportunidades do Benfica:
O golo é evidente que é precedido de falta. O lance do Rodrigo também. Aliás, muito se queixou o clube do Porto de uma falta de adrien sobre Jackson igualzinha a esta no passado sporting 1 porto 0, lembram-se? Mas assinalar um penálti no porto a favor do Benfica...

Depois há o Fernando que acabou o jogo:
O Herrera também não viu vermelho:
Como sabem, neste momento não há um resumo do jogo completo mas a blogoesfera encarnada vai arranjar mais imagens. Fernando agrediu violentamente Fejsa e herrera agrediu Sálvio do mesmo modo como as imagens anteriores exemplificam. Já Rúben Amorim levou uma valente cotovelada e Markovic ficou com as canelas a arder. No post anterior, já tinha avisado para os pitons e para os cotovelos. Assim dito e feito. Inacreditável.

Aos 51 minutos, será?
Aos noventa minutos há uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica:
Não serve de desculpa nem de consolo para a exibição da equipa do Benfica nos primeiros vinte/trinta minutos. Mas se a questão gira em torno do facto que eles jogaram com mais garra do que os jogadores do Benfica (nesse período de tempo), que se apresentaram com um espírito mais analítico, essa quota de garra a mais acabou por cair para o bárbaro e o trio de arbitragem acabou por não ver tudo... Não viu ou não quis ver...

Fica a desvantagem mínima para a segunda mão. Fica uma derrota que ainda não belisca a boa campanha do Benfica na actual época. Ficam Enzo, Markovic, Gaitan e Lima para dar o litro no próximo Domingo.

Venha o braga e proença...

PS1: o jornal do clube do Porto, vulgo o jogo, afirma taxativamente que o seu dono fez um jogo à campeão... O presidente do mesmíssimo clube afirma que o seu clube quase vulgarizou o Benfica... Quase. Porque aos 80 minutos (Amorim), aos 81 minutos (Markovic) e aos 90 minutos (Maxi), aquilo tremeu que nem varas verdes.

PS2: André Gomes poderia ter jogado de início esta partida. Parece evidente que Cardozo joga melhor sozinho lá na frente e que o jogo teria sido mais interessante se o Benfica jogasse com o triângulo Fejsa-Amorim/Gomes... Quer Sálvio quer Sulejmani teriam tido outra liberdade!

E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. Tudo dito, Minha Chama, serão sempre conotados de arruaceiros impunes, é pena alguns adeptos sóbrios não o admitirem.
    Para nós é o campeonato, as taças e a LE, para eles já só existem as taças...
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dois canais do porto (sporttv) anda a apagar tudo o que encontra no youtube sobre as agressões...

      Tudo normal. Quando isto acontece é porque há muita porcaria a revelar...

      Eliminar
    2. O meu canal foi apagado do youtube devido às várias queixas da sporkos tv. Sem problema, a gente arranja outro host.

      Btw, "roubei" o gif da agressão do Fernando! ;)

      Eliminar
  2. concordo plenamente com este comunicado,uma coisa e certa o jesus não sei porquê mas sempre que aqui vem mete agua,ontem teve culpa,como montou a equipa,sabia de fonte limpa o ódio que estes porcos nos tem,rotação da equipa num jogo deste não! continuamos a ser gozados por esta cambada de animais,alguma coisa esta errada com o jesus,aquela potura dele com esse bixo quer dizer muita coisa,se ele o quer abraçar,que o faça em particular,quem sabe se ate tera direito a fruta,ele só tem que respeitar o club que lhe paga,não é fazer essa figura que fez com esse animal,sabe do ódio que nos tem,vinha ca abraçalo um dia da semana,isto é uma afronta a instituição benfica,e sua massa adepta,com aquele rir ate pararecia que estava satisfeito com a derrota,respeite o clube, e os adeptos, BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa história do abraço deve ter muito mais para contar, além de que JJ já deve estar com as orelhas a ferver por tal, supostamente ter acontecido...

      Eliminar
  3. Ainda bem que há gifs animados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tecnologia ao serviço da verdade!

      Um bom slogan sem dúvida.

      Eliminar
  4. os jogos no ladrão são sempre limpinhos não ! os assassinos AZUIS tem as costas quentes ,sempre.

    basta ver as imagens de dois porcos azuis a dar cacete nos bons rapazes benfiquistas e vocês ainda aplaudem quem lhes bate ,lindo

    ResponderEliminar
  5. mais um excelente trabalho parabéns .
    GondarSLB

    ResponderEliminar
  6. Sr. Eduardo, o JJ não é benfiquista nem respeita a entidade patronal, já há muito que se sabe, agora temos que levar com ele porque a direção assim o quer. Se há melhor? Para mim há mas não sou eu que mando.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo