segunda-feira, 10 de março de 2014

22ªJ: SL Benfica 2 Estoril 0

Primeira parte com um misto de nervoso miudinho, pontaria afinada e trabalho árduo!

Primeiro Lima e depois Luisão, Gaitan e Rodrigo demonstraram que mesmo enfrentando um dos fantasmas da passada época - com toda a tensão latente que transpirava naquele estádio - o Benfica estava ali para ganhar o jogo! Poderíamos estar a ganhar por quatro-zero à meia-hora de jogo...

Boa primeira parte do estoril mas pareceu-me que Marco silva subestimou o poder do Benfica. O Benfica não é o clube do Porto... O Benfica tem tido umas actuações medianas porque marca e consegue gerir esse avanço no marcador. Mas o Benfica entrou sabendo o que o esperava e o estoril não contava com o que o Benfica pode ser capaz de fazer...O Benfica sentiu algumas dificuldades com este jogo tipo bloco bem unido que o estoril apresentou. Fazendo uma pressão bem alta ao início das jogadas do Benfica, o estoril conseguiu dificultar a fase de criação do futebol atacante dos "nossos" jogadores. No entanto acabou por sofrer um golo de bola parada e outro numa transição ofensiva concluída de primeira por Rodrigo. Parece caso para dizer que os milhões sobrepuseram-se aos tostões nos primeiros quarenta e cinco minutos. O dois a zero sabia a pouco... Depois dos golos o Benfica foi taxativo: atacar com qualidade sem comprometer a sua defesa... Algo muito diferente da época passada...
Já na segunda parte o Benfica deu o normal: Gestão. O problema é que o estoril não é como mais de metade das equipas da liga. Tem bons jogadores, e joga com propósito de ganhar mesmo contra os "grandes". Aliás, a carreira do estoril na liga europa foi a mesma, jogaram cara a cara com os seus adversários e talvez fruto da inexperiência, acabaram por não se conseguir apurar para a fase a eliminar. No entanto deixaram boa imagem e ganharam estaleca. Foram muito cautelosos na abordagem do seu ataque porque sabem que as transições ofensivas do Benfica são poderosas e tinham resultado em grande perigo na primeira parte. Ainda houve algumas transições nesta metade mas os jogadores já não tiveram frescura suficiente para as finalizar.

Mas houve sempre cautela em detrimento do espectáculo de ataque...
Quanto ao baptista do apito... O gajo até nem esteve mal. Justo o amarelo a Fejsa e de resto nada de assombroso para refutar. Mas o fiscal do lado do banco do Benfica teve uma noite preocupante! Anulou um ataque do estoril por causa de um fora-de-jogo inexistente mas depois retribuiu a graçola aos "canarinhos"quando anulou um lance de ataque do Benfica que até deu golo... Ela por ela em termos de número mas mau para o estoril em termos cronológicos. Coisas da vida digo eu, até parece uma arbitragem normal de um campeonato normal!

Três pontos importantes antes de uma viagem a Londres e depois à madeira para defrontar o nacional...  Esse clube amigo do norte futebolístico... Três pontos que deverão dissipar muitas pequenas dúvidas no caminho que o Benfica tem ainda para percorrer na primeira liga.

Ontem, o Benfica respeitou o seu adversário de forma humilde! Na passada semana tinha respeitado o belenenses com uma dose de sarcasmo que quase trouxe o dissabor de não ganhar a uma equipa bastante inferior. Ontem marcamos cedo mais uma vez mas os jogadores, de orelhas já escaldadas, trataram de procurar o segundo para evitar outros males.
Então, é já evidente a mudança táctica no Benfica. O ataque é mais... Volante! Vai para uma lado ou para ou outro consoante a disposição do adversário. Baseia-se em quatro unidades atacantes que têm de estar atentas aos momentos defensivos mas que se desdobram posicionalmente quando o objectivo é atacar... Sobra Cardozo, o melhor atacante estrangeiro do Benfica e um dos melhores da "nossa" história! Com ele em campo há uma posição mais fixa e convenhamos que JJ vai ter aquela dor de cabeça para o deixar de fora. Talvez seja uma espécie de vingança agridoce face ao que aconteceu no final da passada época. O paradigma da táctica frente a equipas mais complexas/difíceis vais ser com o tal "pinheiro", posição que Lima tem arduamente desempenhado mas sem os resultados que obteve a época passada jogando a segundo ponta de lança e relegando Rodrigo para o banco. Agora é Sálvio que esta a regressar e vai sobrar para Markovic... Por coincidência, estas operações tácticas de JJ surgiram após as lesões daquele primeiro terço da época... coisas! 

Por outro lado, confesso que tenho sempre a pulga atrás da orelha no que diz respeito às mudanças de processos de JJ durante as partidas. Penso que tarda em demasia as hipotéticas alterações e depois aquelas que faz acabam por não produzir nada de substancial. Ontem, o meio campo do Benfica foi perdendo gás e JJ só colocou Amorim em campo quando a equipa já estava gasta para cavalgar em busca de mais golos. Sálvio já tinha entrado e...  Sei que é importante esta sequência de vitórias, umas mais seguras que outras, JJ tem tido mais consciência e eu não quero goleadas mas sim sobriedade, acutilância, espírito de sacrifício e harmonia. Mas não tem sido fácil e um dos adversários do Benfica não pode voltar a ser o cérebro!
PS1: O sporting lá empatou num jogo de casos. Foi golo, depois não foi... Não é penalti mas assinala-se... Uma sobredosagem de emoções. Mas o facto é que temos dois jogos de vantagem pontual. Pelo menos dois jogos certo? E ainda faltam oito jogos para o campeonato mais dois para a taça de Portugal, dois para a liga europa e pelo menos um para a taça da liga... Muito jogo! 

PS2: O porto... De penalti frente aos amigos que lá foram para ganhar o quê mesmo? O hugo miguel...

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Estamos a caminho, não chegámos mas já vemos a luz...
    Espero que quinta-feira jj rode a equipa porque na choupana pode ser difícil e vai ser preciso pernas.
    Os chorões de alvalade!!! esquecem-se da última época em que foram campeões com 17 penalties a favor, recorde em Portugal.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo