terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tudo Mentira Mais Uma Vez!

"Conquistei esta cidade aos vermelhos e irei defendê-la dos vermelhos até ao último fôlego"
Vejam lá quem escreveu/disse isto...

Sport Lisboa e Benfica. Sport é um termo do Inglês... Sporting Clube de Portugal. Sporting é um termo do inglês... Sport comércio e Salgueiros. Sport é um termo do Inglês. Sporting Clube de Braga. Sporting é um termo do Inglês... Até cansa...

Vamos lá continuar a escrever sobre a dicotomia verdade-mentira. Neste caso, mais um exemplo de um crime inafiançável. O tempo é aquilo que é e uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade... Um dos que imortalizou esta frase, é o mesmo que proferiu a que abre o post... Hoje vou versar sobre a fundação do fc porto... 

Desde já, gostava de agradecer a toda a Blogosfera Encarnada (especialmente ao EDDB pela sua tenacidade) e a alguns blogues afectos ao próprio porto. Sem os dados recolhidos, este post não teria sido possível.

Há duas datas que, na cronologia da própria História, são apontadas como a data de fundação do dito clube. Por ordem cronológica... Esperem! ordem cronológica na linha temporal, claro. Por essa ordem: 2 de Agosto de 1906 e 28 de Setembro de 1893. Uma é fruto de acontecimentos reais, outra fruto da inveja... Digo eu.
O fc do porto foi, durante muitos anos, um clube desportivo fundado em 2 de Agosto de 1906. Não faltam provas bastante claras sobre esse facto:
Observem com atenção o que está escrito na terceira página aqui em cima: "Como se sabe, no Porto, o foot-ball era quasi desconhecido. Somente existiam dois clubs (...) que eram o Oporto Crickett e o Boavista Foot-Ball". Compostos por estrangeiros...
Agradecimentos ao M.E. AKA V.
Mas este indivíduo surgiu, trouxe os seus amigos, trouxe a sua visão e as coisas começaram a mudar... Tudo surgiu do complexo de inferioridade relativamente a Benfica e Sporting. O fc porto deste pdac tinha, desse por onde desse, que ser mais antigo do que aqueles dois clubes de Lisboa e que o rival da cidade.
Até então, o presidente fundador do clube era, de forma aclamada com direito a romaria ao seu último destino (como podem ver na foto acima, pelas palavras tão nobremente cravadas no mármore), JM da Costa.

2 de Agosto de 1906... Bem, ficava atrás do Sporting Clube de Portugal (1 de Julho de 1906), atrás do Sport Lisboa e Benfica (28 de Fevereiro de 1904, até ficava bem atrás do vizinho Boavista Futebol Clube (1 de Agosto de 1903), muito pouco à frente do Sport Comércio e Salgueiros (8 de Dezembro de 1911) e ficava a anos-luz da Naval 1º de Maio (1 de Maio de 1883). Algo teria de ser feito!

E toca a farejar algo na história. Para isso é criada uma tal de comissão que teria como objectivo estudar a verdadeira origem do fcp. Infelizmente, a comissão chega à conclusão que o fcp foi fundado, realmente, em 1906. Pimba! Caiu tudo redondo no chão lá para cima! 

Mas ainda tinham  a seguinte notícia de um jornal da época, notícia publicada num dia como muitos outros.
 
E forja-se uma nova data que só não bate a Naval 1º de Maio... Agarra-se num jogo entre jogadores oriundos das cidades do Porto e de Lisboa e transforma-se a cidade do Porto num clube de rua (em cima na foto à direita)...Eis mais uma foto desse jogo:
Tudo encomenda como podem aprofundar mais aqui (agradeço ao Alberto Miguéns). Tudo para satisfazer os propósitos do pdac que leva  à Assembleia-Geral uma proposta caricata, para a redacção do artº 1º dos Estatutos do clube:

O Futebol Clube do Porto, pessoa colectiva de direito privado e de Utilidade Pública, foi instituído na cidade do Porto em 2 de Agosto de 1906, tendo iniciado a sua actividade em 1893”.

Ou seja, tal como a pescada, antes de o ser já o era. Toca a atraiçoar a história e afundar mais qualquer tipo de respeito que pudesse ainda ser possível ter pela tal história (já sem H grande)! No entanto, não era ainda suficiente, e podam-se mais uns galhos para a árvore ficar nua... Já sem vergonha! Aprova-se o seguinte:

O Futebol Clube do Porto, pessoa colectiva de direito privado e de Utilidade Pública, foi instituído na cidade do Porto em 28 de Setembro de 1893, tendo iniciado imediatamente a sua actividade”.

A verdade é que este Football-Club, transformado em futebol clube, desapareceu tão depressa como apareceu. Mas A.N. de Almeida ressuscitou (não ao terceiro dia) para se tornar no novo profeta do clube. Até uma lápide lá foi colocada com um grande erro:
É que A.N. de Almeida (com 20 anos de idade!!!!) fundou o F.P... Football-club é uma palavra composta cujos elementos são/eram unidos através de um hífen. Então f.c.p. não é a mesma coisa que f.p.... Mas adiante... 

Eis mais uma prova da verdadeira data de fundação e a lista dos primeiros 100 sócios do fc porto (sem  hífen):
A pergunta final é pertinente... A.N. De Almeida nunca foi sócio do fc porto (sem hífen) porque não o fundou ou refundou! Nem nunca a si reclamou tal estatuto... Porquê?
 
Ele, A.N. de Almeida, apenas regressou dos... De onde estava e... foi exumado com o propósito de fazer parte de um embuste! E... O que aconteceu a J.M. da Costa? Fácil:
Digamos que a estratégia tem suporte para pegar por entre aqueles que, cegos, gostam de ouvir sem reflectir. É também verdade que não pega nos adeptos de outros clubes. Visitei um blogue afecto ao futebol clube (não football-club) do porto, e li um post sobre este tema (podem ler o mesmo na integra aqui). O post é uma investigação cuidada sobre o que se diz e o que pode comprová-lo. Há a tentativa de se abstrair da clubite, mas face às evidências contrapostas por estes leitores:
Até há quem faça dissertações para obter especializações:
Penso que a única saída é continuar a mentir, e ou a malta se põe a pau ou daqui a nada o provérbio é "no mentir é que está o ganho", e o poupar que se lixe!

Ahhh! A malta quis tornar o nome mais Português. WTF is that? Mas Sport ficou, já viram se ficasse Desporto Lisboa e Benfica... Sporting ficou, já viram os nossos rivais serem Desportivo Clube de Portugal? Porque é que não ficou Football-Club? Talvez porque era um outro clube...

O passo seguinte era dinamitar os clubes da cidade do Porto e clubes que fossem mais velhos... O Salgueiros foi destruído, o Boavista traído e a Naval 1º de Maio engolida.

Fica um vídeo para aquilatarem a veracidade, mais uma vez, dos factos aqui expostos:
Fica exposta esta tentativa de ultrapassar a história... indo para trás de modo a reescrever a história. Qualquer dia o desporto até foi criado em Portugal...
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. Vale tudo... desde que seja melhor do que os outros...

    ResponderEliminar
  2. o futebol club proenca e uma altentica mentira..comecar no padrinho costa e acabar nos adeptos super cabroes...eles nunca mas nunca na vida vao consequir de chegar ao nosso benfica..

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Contra provas...
    Cada vez mais me repugna tudo o que diz respeito a esse clube inclusivé os seus adeptos que defendem estas e outras mentiras.
    Sei que não me fica bem mas como eles desejaram a nossa derrota na europa eu deliciei-me com o resultado de ontem - toma Danilo esta é pelo Chelsea, embrulha.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  4. Inafiançável... Muito bom.

    Mas tudo é inafiançável com aquele clube. Mas ontem, com um árbitro que não é Português a coisa foi mais real.

    Ass. Gustavo

    ResponderEliminar
  5. 1904 só existia o sport lisboa.

    ResponderEliminar
  6. A aliança entre o sportem e o oporto com o intuito de usar o crime para prejudicar o Benfica, uma instituição de utilidade publica, cotada em bolsa, é para mim uma associação criminosa.
    Eles até se gabam e exibem tal poder, lembrando as praticas mafiosas.
    Onde anda a justiça?! Em Inglaterra estas alianças terminariam num instante.
    O apito dourado continua...até quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até haver coragem Samuel. O Apito Dourado morreu cedo porque era mais do que só futebol...

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo