segunda-feira, 23 de setembro de 2013

5ª J: Guimarães (porto d) 0 SL Benfica 1

Excelentíssimo Senhor presidente do Sport Lisboa e Benfica, 

Mais uma vez se pode observar que o Benfica joga com o porto  mais do que o mínimo: Duas vezes por ano! Ontem à tarde em Guimarães, isso foi mais do que evidente durante o jogo inteiro. Como deve estar recordado, o guimarães ofereceu mais uma super-taça pinto da costa ao porto no passado dia 10 de Agosto, ao intervalo o resultado estava feito por obra de um tremendo "abrir de pernas" por parte dos vimaranenses. Ontem tal não aconteceu, correram até não poder mais. Foram com tudo o que tinham à bola, suaram o que o corpo os deixou suar...
Lindo de se ver! Mas o pior é que não jogaram sozinhos, contaram com um tal de bruno esteves (de Setúbal...), um mário dioníso e rui teixeira que passaram a partida a não cumprir com as regras de jogo.

A parcialidade foi visivel:
  • 29 segundos, nada de cartões a mazzou após entrada por trás às pernas de Luísão.
  • 2 minutos com um amarelo a andré após entrada por trás às pernas de Enzo Perez.
  • 2 foras-de-jogo mal assinalados (aos 7 e 31 minutos de jogo) ao ataque do Benfica, já bem perto da grande-área.
  • 29 minutos, penalti por assinalar por mão na bola de abdoulaye após cabeceamento de Luísão...
  • 38 minutos, paulo oliveira corta um lance de ataque do benfica com a mão. Cardozo ficaria sozinho frente ao keeper de guimarães pelo que... Mas não! Só amarelo claro... 
  • 69 minutos, Lima é albarroado dentro da grande-área do vitória e nada... Somente pontapé de baliza!
Foto gentilemente roubada do blogue Benfica Lovers 
Presidente, isto é demais! Assim não dá! Esse seu apoio ao nando das facturas tem de ser explicado e revisto, porque andamos nisto há muitos anos e as moscas podem mudar mas a m£#&a é a mesma.

Até expulsaram o gajo do guimarães... Sim, pois claro que expulsaram e até foi cedo: Aos 61 minutos. Mas isso é tão irrelevante... É que quem viu a arbitragem do último Benfica-Andelecht não pode deixar de questionar o que se passa com a arbitragem em Portugal e porque é que o Benfica, na pessoa do presidente, apoia quem lá está...

De resto, e em relação à partida, não foi nada que eu não estivesse à espera e que já não tenha escrito. Guerra de forças a meio campo com muito pouco espaço para os avançados. Concordo com quem afirmar que o golo do Benfica foi fruto de um momento infeliz mas a segunda parte, excepto os últimos minutos, foi todinha do Benfica.
Posso inventariar outros cenários, quando se fala nos jogadores do Benfica. Não é fácil para Perez e Matic ocuparem posições diferentes daquelas que ocuparam na passada temporada. Foi-lhes difícil habituarem-se a elas mas criaram uma forte ligação entre ambos que ajudou a equipa a ser tão forte como todos se devem lembrar. Esta época, e fruto das lesões, Perez não rende ainda tanto no lado direito (até duvido que o venha a fazer), Matic ainda não avança tanto como Perez fazia na passada temporada. Para dificultar as coisas, coloca-se Markovic na esquerda o que é um desperdício brutal de talento e Djuricic ali como segundo avançado/número 10, quando o sérvio não está tão apto como todos gostaríamos que estivesse. Depois Cardozo anda em pré-época e as chuteiras ainda são de chumbo... Assim, e frente a equipas com o cognome de porto b, c, d, etc. não é fácil.
Lima que o diga
JJ não surpreendeu na primeira alteração (Lima para a saída Djuricic). Ficámos com dois pontas de lança, de modo a prender os nove jogadores de campo do vitória. Faltava um arquitecto para os servir porque era tudo muito confuso na organização do ataque.

Concordo com a saída de Siqueira (aos 65 minutos) que se estava a habilitar a ver o cartão vermelho. Mas depois fiquei com a ideia de que se Rodrigo tivesse entrado para a esquerda; Markovic passaria para a direita; Perez para o meio, isto tirando Matic... A coisa era capaz de carburar melhor. Mas JJ gosta de fazer alterações em tempo de descontos, coisa de equipas pequenas digo eu! Rodrigo tem pé esquerdo e Markovic tem pé direito. Até Sulejmani iria dar ao mesmo mas...

E estragou-se tudo após o final da partida. festejos, alegria e invasão do relvado. JJ faz-se à estrada e faz obstrução a todos os que lhe apareceram pela frente... Que eram as forças de segurança. Que nem um golias, defende o adepto do Benfica e leva com uma participação que lhe pode estragar a época. É que há caso para uma suspensão. Dependendo dos arredondamentos habituais nos casos em que não entra o clube do regime, vulgo/A.K.A. porto, JJ pode ir para a bancada. Talvez só para a próxima época mas...
Quatro para um...
Compreendo que isto vai cair mesmo no gosto dos Benfiquistas. No entanto, esta operação de marketing imagético de JJ pode fazer um backfire e... Noutro quadrante, e daquele modo que e tanto aprecio, o Sport Lisboa e Benfica emitiu um soberbo comunicado. Eu, que sou um homem das letras, fiquei bastante admirado com a pujança e objectividade da dita publicação. Não há neste comunicado balelas nem palavras açucaradas, tudo é veneno com vários destinatários. Tudo cobre vários períodos temporais, tudo o que lá está escrito é verdade e o timing foi mesmo o ideal. Se vai chover nos próximos tempos por causa desta aparente audácia? Já chove há tanto tempo... Aquela de "é sempre uma evolução"... Um must!

Também na amoreira, um dos clientes do calor das noites do porto, vulgo/A.K.A adelino caldeira, resolveu à palmada a sua frustração com o facto de ter visto o presidente da A.F.L a festejar o golo de um dos filiados da dita associação. fazendo fé nos tais arredondamentos habituais nos casos em que entra o clube do regime, vulgo/A.K.A. porto, sabemos de antemão que o dito meliante vai receber um relógio de ouro e umas valentes travessas de fruta acompanhadas por muitos cafés... Parece que de caldeirão foi promovido a tacho... É a vida em Portugal

PS1: Cardozo marcou o primeiro golo nesta sua nova vida de futebolista. Que venham mais!

PS2: Não escrevi sobre a actuação da defesa...

PS3: Queixou-se o sporting de uma penalidade não assinalada. Queixou-se e queixou-se bem. Mas:
PS4: Queixou-se o paulinho de que o porto sofreu um golo derivado de um penalti inexistente. Queixou-se e queixou-se bem. Mas:
E já agora, que os jogos não começam aos quinze minutos:
E pronto, venha o próximo.

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Hoje noto-lhe alguma intensidade na escrita, concordo que isto já enerva e gostava que alguém da direção lê-se o que escreve.
    Estes 3 pontinhos já cá cantam e já nos colámos ao cimo, mai nada.
    Sobre o JJ, pá, também me parece operação de cosmética do mister para unir a nação à sua volta, mas vai correr mal, o homem nem isso soube fazer, lamentável se prejudicar a equipa.
    Sobre o que aconteceu no Estoril, vidas velhas... o melhor foi o resultado e mais uma vez Marco Silva mostra que percebe de bola.
    Cardozo? bienvenido Tacuara, eu não sou fã mas apoio, há-de encarreirar.
    Sobre o resultado do zbordem, bem visto, braga e porto fora, a minha chama vê tudo...
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a intensidade de ter saído de casa para ver o jogo.

      Em casa é mais cerebral. Lá foram há muitos bichos!

      Saudações gloriosas.

      Eliminar
  2. Obrigado Mister por defenderes os teus!Sendo assim agora é hora de irmos para a "Guerra" com Jorge Jesus,mostrar que somos reconhecidos a quem luta por nós.Não o vamos deixar caminhar sozinho..
    Pode ter sido a gota de água para acabarmos de vez com a Máfia.Temos que mostrar o nosso agradecimento a Jorge Jesus e mostrar claramente que estamos com ele.Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, devido ao que escrevi no parágrafo em que refiro este caso, não tenho a certeza se terá sido positivo.

      JJ tentou apaziguar os ânimos e só depois, perante o excesso de zelo das forças de segurança (excesso que não se verifica no tal caso do director mesquita que foi encontrado morto na casa de banho com dois tiros - suicídio... Dois tiros! e nada se sabe; excesso que não se verifica no caso do assalto à sede da fpf onde Humberto Coelho, o nando e o pereira ficaram sem computadores, onde há imagens e... Nada se sabe), partiu para a acção mais física.

      Perante todos estes factos, e não nos esqueçamos do desenvolvimento do apito dourado, é imperioso afirmar que a coisa pode dar para o torto. E que eles vão fazer tudo para tramar JJ e o Benfica.

      Foi importante a reacção do Benfica através do tal comunicado. Agora é importante que o clube se arme até aos dentes para ir até ao fim. A blogosfera está com o clube e vai ajudá-lo em tudo o que for possível.

      Saudações gloriosas.

      Eliminar
  3. Perante a brutalidade dos seguranças, entre a passividade e a defesa do adepto, Jorge Jesus fez bem; não se conteve, perante a violência infligida a "um dos seus"; foi compulsivo. Quando todos no Benfica replicarem o gesto de Jesus, talvez, finalmente, nos deixem em paz.

    Boa crónica e boas fotos MC.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, acabaste de escrever a solução para muitos dos males que se abatem sobre este país!

      "Quando todos no Benfica replicarem o gesto de Jesus, talvez, finalmente, nos deixem em paz"

      Vamos substituir Benfica por Portugueses e Jesus por alguém que se revoltou a sério face ao que se passa no país...

      No caso do Benfica há um dado novo. Como escrevi, o comunicado tem tremendo valor e um timing perfeito. A blogosfera acusou a chegada desse comunicado e está pronta para ir para a guerra.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo