sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sport Lisboa e Benfica 3 Newcastle 1

Belo jogo de contrastes que se assistiu ontem à noite no Estádio da Luz, não acham? Todo aquele frenesim, seguido de queda e depois um novo levantar... Foi cá uma coisa de enervar para depois festejar... É a vida.
Os 11 do começo
Certo que as opções de JJ acabam por nunca agradar a todos. Eu próprio tenho os meus desencontros com ele desde que chegou ao Benfica. Estar de fora a ver é sempre fácil, mas também joguei futebol a sério e as minhas ideias são minhas. Discordei e discordo com as suas opções, os resultados são o juiz implacável quer para mim quer para ele. Esse tal juiz continua a ser implacável e os resultados falam por si: mais uma vitória.

No entanto, ontem à noite foi visível que Melgarejo está nu e André Gomes despido! Passo a explicar: O Paraguaio, devido ao cansaço que já não consegue disfarçar, ataca melhor do que defende ou seja, a sua adaptação está mais do que visível e ele tem dificuldades em posicionar-se quando defende. Se juntarmos o facto de que Gaitan andou ali pelo flanco e pelo meio campo, o resultado foi ver Garay a dobrar muito à esquerda, a deixar espaço ao centro e... Golo dos ingleses.

André Gomes está sem baterias e enquanto o jogo não baixou para o seu ritmo, todo o meio campo teve dificuldades em adaptar-se às posições defensivas assim que perdia a bola.

Os ingleses, aperceberam-se de tudo isto e optaram por entrar a todo o gás de modo a aproveitar este pequeno défice de frescura. Como André Almeida e John estavam a fechar bem o lado direito, apostaram as fichas todas no lado esquerdo. marcaram um golo, criaram mais duas ou três jogadas perigosas e depois de um excelente defesa de Artur ainda viram uma bola a ir ao ferro. Mas a chama acabou para eles e o Benfica conseguiu assumir a batuta do jogo impondo o ritmo, como tem sempre feito.
Obrigado Artur, aquela defesa foi do outro mundo.
Assumir a batuta do jogo requer muita atenção. Tal como contra o porto, sporting e nacional, as desconcentrações nas transições defensivas pagaram-se caro ontem à noite. Contra o porto e nacional, voltaram-se a cometer distracções e o resultado final foi 2-2. Tal como contra o sporting, a equipa ergueu fileiras e lá deu a volta e ganhou por 3-1.

Ontem Gaitan lá regressou para o seu flanco e Rodrigo baixou para uma posição de quase número dez. Chegámos ao empate e até podíamos ter ido para o intervalo com mais um ou dois golos de vantagem. Seria injusto para os ingleses... Talvez, mas a verdade é que o Benfica acabou a primeira parte como tem sido nos últimos tempos: A mandar de forma quase imperial.
Alguns tiros ao alvo
Na segunda parte ainda tivemos uma recaída e mais uma bola ao poste, mas recuperámos a atenção e começou o desgaste habitual que a equipa imprime nas pernas dos adversários. Criaram-se umas oportunidades e JJ lançou Perez e Lima para acabar com a brincadeira.

Os ingleses já estavam a cair fisicamente por todos os lado e a falta de sorte e de arte de uns pode ser rebatida pela abundância de arte noutros. O brasileiro Lima é de facto um caso que merece o aplauso por parte de todos os Benfiquistas... Atento e perspicaz, ficou ali a meio caminho entre o defesa esquerdo do newcastle e o seu guarda-redes (que nem um vira-lata que não faz mal a ninguém) e assim que o tal defesa teve de se livrar da bola (porque já tinha o meio campo de Benfica em cima de si), apareceu que nem uma águia de rapina e consumou a reviravolta no marcador... Imperial este Brasileiro.
Entrar para marcar, uma forma normal de se estar
O Benfica então adormeceu um pouquinho mais o jogo e accionou aquele ritmo a compasso para tentar quebrar ainda mais os ingleses. As coisas já não estavam muito frescas e o newcastle também já não queria arriscar muito mais até que faltassem cinco minutos para o final da partida.

E eis que o árbitro não vê um penalti (parece que terá ficado outro por assinalar na primeira parte... parece), mas depois vê os jogadores do newcastle a invadir a grande-área... Cardozo teve de marcar duas vezes e da segunda resultou o terceiro golo do Benfica. Estava finalizado o trabalho para a noite de ontem. Os três artilheiros do Benfica tinham molhado o bico... Coisa que não é assim tão comum nos dias de hoje.
Os três predadores do Benfica
Sai Cardozo entra Maxi, e o newcastle tenta fazer mais um golito nos instantes finais. O Benfica cerra fileiras e não deixa que tal aconteça. Troca a bola a meio campo de modo a poupar energias para o próximo jogo, que esse sim vai ser para dar o máximo.

Acaba o jogo onde o resultado final é o mais justo possível: duas bolas no poste da baliza do Benfica e quatro a cinco defesas de grau elevadíssimo por parte do keeper inglês: 3-1 sem espinhas.

Foi um jogo de contrastes onde a coisa começou muito baixinho para depois levantar vôo.
Mais um vôo da águia Vitória para a... Vitória 
Voltando ao assunto de abertura, aquele do gostar ou nem por isso das opções de JJ e da exibição da equipa... Todas as substituições resultaram em pleno, só lamento que JJ não tenha feito o mesmo em outros tempos não muito distantes. Cada dia o ser humano aprende algo certo? Mas discordo que Melgarejo esteja a ser fisicamente esmifrado! Luisinho não é opção? Certo que correu mal a toda a gente no jogo funchal mas JJ... o Melga já apresenta défices físicos que lhe comprometem a qualidade de jogo...

Quanto à exibição da equipa... Bem, altos e baixos como sempre acontece. O certo é que o sistema de jogo é já uma lição bem estudada por todo o plantel e eu já estou mortinho pelo próximo jogo, e vocês não? venha o olhanense, já com os salários quase todos regularizados...

Fica o resumo da partida:
PS1: A tv do correio da manha publicou umas novas escutas referentes ao apito dourado. Podemos ouvir nomes como porto, boavista, gondomar, leiria, naval, cardinal, baptista, martins dos santos henriques, valentim, costa, mortágua, adelino, deco... Interessante como o Sport Lisboa e Benfica não aparece relacionado com actos de corrupção... Nem o sporting...

Depois, se houver paciência, escreverei sobre isso.

PS2: O proença vai receber o braga na próxima jornada, é o prémio por ter ido à gal da af porto... Muitas dificuldades para o braga... O paços tem dois pontos de vantagem e vai à madeira... Será que...

PS3: Porque razão é que o porto que jogou na quarta-feira, joga na próxima segunda e o Benfica que jogou ontem, joga já no Domingo... Será que... vamos ser arbitrados por hugo miguel que acabou de arbitrar o porto rio-ave... Será que... vamos ter uma académica-Benfica versão 2011-2012 (relembrem-se aqui).
E Pluribus Unum

3 comentários:

  1. O PS3 esticou demasiado a corda, amigo. Obviamente, o Benfica joga no Domingo porque jogar 'a Segunda-Feira da'-lhe igual: sao 7 dias entre os dois jogos com o newcastle. Optaram por 4 dias de intervalo antes da viagem maior, o que faz todo o sentido.

    Ja' o Porto joga na Segunda-Feira porque levou na bilha do Malaga :-)

    ResponderEliminar
  2. Correcto, mas o objectivo principal é o campeonato certo?

    O seu comentário sobre a razão do porto jogar na segunda-feira é uma delícia... Realmente, ele tiveram uma má prestação esta semana nas competições europeias... foi cá um desgaste...

    ResponderEliminar
  3. O melhor: o cumprimento entre o Cardozo e o gr dos ingleses depois do penalty. Não vai ser tão bom jogar em Inglaterra?

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo