domingo, 6 de maio de 2018

2017/2018 - 33ªJ Sporting 0 SL Benfica 0

Não há muito a dizer sobre a partia de ontem à noite em Alvalade no que diz respeito à exibição do Benfica.
RV escalou um 11 mais seguro em termos de meio campo, organizando os jogadores num esquema não muito habitual mas que funcionou com muita assertividade na 1ª parte: 4-1-4-1! Admito que poderá ter contado com a burrice de jj, que colocou Picinni e Carvalho, mas a verdade é que o Benfica foi muito intenso e objectivo durante quase toda essa 1ª parte, conseguindo chegar por todos os lados às imediações da baliza de Patrício... Jogo desta feita bem preparado.

O Benfica não só fechava os acessos à sua baliza como tinha engenho suficiente para induzir o adversário ao erro e ainda arte para ultrapassar as barreiras defensivas do Sporting. Infelizmente, os resultados no desporto estão muito prisioneiros da obtenção de golo/pontos etc., pelo que uma vez que a equipa não marcou nenhuma das inúmeras oportunidades por si construídas... O clube desceu para a 3ª posição e por lá deverá ficar.

Na 2ª metade, o Sporting cresceu um pouco mas o Benfica também desceu um pouco, daí um equilíbrio maior nas jogadas ofensivas. Porquê um Benfica mais fraco? Bem, Rafa foi desaparecendo bem cedo da partida. Zivkovic viu-se mais marcado e também deixou de aparecer. Pizzi, idem. Com Samaris e Fejsa em constante luta no miolo, Jiménez ficou cada vez mais distante dos colegas - é exasperante ver o mexicano à procura da bola tão longe da grande área - e impossibilitado de fazer o mais gosta... Ora por não ser servido ora por não estar onde o avançado deve estar.

As alterações poderiam ter resultado. Não aconteceu. Na minha perspetiva, Salvio e Cervi deveriam ter entrado ao mesmo tempo (falei disso no último artigo). A ideia de refrescar as alas era boa uma vez que Coentrão e Picinni estavam nas lonas há muito tempo. Mas RV decidiu... Salvio ainda mexeu com o flanco direito mas Cervi entrou nos descontos...

Em relação a Jonas, a sua entrada foi só para assustar porque o brasileiro vem de uma lesão e não está em condições para ajudar a equipa pelo que a importância da sua entrada foi muito relativa.

Nos últimos minutos, o Benfica voltou a encostar o Sporting à sua baliza. Mais com coração do que com a cabeça mas encostou.

Frustrante.

Esta atitude e organização vieram 3 jornadas tarde de mais.
Passo às notas:

Varela 6: Nada a apontar. Esteve seguro.
Douglas 7: Pois... Ele vem de uma equipa em que os laterais são mais extremos de que outra coisa. Aprender a defender demorou muito tempo a que a falta de utilização não ajudou. O brasileiro, fez uma partida muito agradável.
Rúben 6: Esteve bem mas também esteve muito quezilento. Assim que evoluir na sua abordagem mais física será um jogador completo. Já falta pouco.
Jardel 8: Grande exibição do capitão, então na 2ª parte... Estava lesionado para o jogo da jornada anterior? Não me fod@s RV!
Grimaldo 6: Muito recuado. Ordens são ordens.
Fejsa 8: Outro que estava lesionado? Só me apetece dizer/escrever asneiras. Secou completamente Fernandes e qualquer outro que por ali andasse. Dobrou centrais e médios...
Samaris 7: Exibição a espaços agradável. O grego atirou-se à luta e até poderia ter marcado... Poucas vezes estorvou Fejsa e manteve sempre todos os médios do Sporting debaixo de olho.
Pizzi 5: Um remate para golo que... Passes de ruptura essenciais que nunca entram...
Rafa 6: Que 1ª parte! Duas bolas nos postes... Deu cabo de Picinni. Que pena não ter tido pernas na segunda.
Zivkovic 7: Outro lutador com uma exibição bem agradável. Perdeu fulgor por estar mais amarrado a tarefas defensivas
Jiménez 6: Um lutador ainda não habituado a jogar a titular. Já vai tarde.

Salvio 5: Mexeu na partida com as suas incursões pelo flanco direito.
Cervi? O Argentino poderia ter rematado já em tempo de descontos e se fosse feliz, poderia ter marcado mas acobardou-se por falta de confiança. De resto, nada a assinalar a não ser, como já referi, que o argentino deveria ter entrado muito mais cedo... Ao mesmo tempo que Salvio.
Jonas? Muito tempo longe dos relvados para estar em condições de acrescentar aquilo que ele acrescenta.

Com uma exibição tão bem conseguida, porque é que o Benfica não venceu?
  • Os postes: Foram por duas vezes os últimos defesas do Sporting.
  • Patrício: Foi algumas vezes o salvador do Sporting.
  • Falta de discernimento no remate: Factor decisivo para algumas jogadas não terem sido finalizadas... Uma pessoa perde a conta: Rafa, Pizzi, Jiménez, Samaris, Zivkovic, Cervi...
  • Carlos Xistra e Hugo Miguel... Ajudaram o seu clube do coração. Este ano, são 4 pontos sonegados ao Benfica pelos árbitros e respecivo VAR em jogos contra os nossos vizinhos... A esta hora, estava o Braga a festejar o 3º lugar.
AVISO: Isto que vão ler/ver não aconteceu! Vi a transmissão espanhola (Thiago Arantes e Jaume Naveira)...

Logo aos 7 minutos:
Picinni coloca a mão em Rafa que ainda consegue o remate. Patrício derruba inadvertidamente Rafa que já não vai à recarga à bola que tinha sido devolvida pelo poste.

Em Espanha? Devem ver mal pois disseram que era penálti - expulsão de Patrício!

Vejam a diferença de tratamento de Xistra na jornada passada:
Lance com as mesmas​ caraterísticas e precedido de falta do avançado do Porto-clube... Que sorte quando se joga com 16 jogadores: 14 em campo + 2 num cubículo qualquer! Xistra tinha uma missão para as duas últimas jornadas e cumpriu-a com distinção, merece o dragão de ouro para este ano de 2018 mas vai ter uma luta cerrada com Soares Dias

Aos 22 minutos:
Em Espanha: Muita admiração por pelo menos o amarelo não ter sido mostrado.

Aos 25 minutos:
Em Espanha: Jogada difícil de analisar, pena não existirem mais imagens...

30 minutos:
Em Espanha: Deveria ter visto amarelo, assim vai ser difícil segurar o ímpeto dos jogadores...

Aos 40 minutos:
Em Espanha: Não há falta de Jardel e penálti por assinalar contra o sporting. Até questionam se há VAR porque é que nada disse...

46 minutos:
Em Espanha: Pelo menos o cartão amarelo... Pois Mathieu poderia ter evitado...

Aos 70 minutos:
Em Espanha: Amarelo por mostrar...

Pouco depois:
Coentrão vai-se embora e, tal como Slimani, agride e escapa a... Pobre Samaris que por ter feito algo igual...

Em Espanha: Alguns sorrisos e Coentrão teve muita sorte em não ser expulso!

Aos 78 minutos:
Em Espanha: O árbitro perdeu o controlo da partida e parece que não há penáltis nem expulsões....

Aos 93 minutos, Fernandes após ter afrontado Xistra desta forma:
... Sem sanção:
Em Espanha: Vermelho directo. Incrível como o árbitro mostra só o amarelo pois não há disputa pela bola, só uma entrada ao jogador do Benfica.

Aos 97 minutos:
Tive de colocar o máximo de imagens possíveis para ter a certeza...

Em Espanha: Não conseguimos ver qualquer falta sobre o guardião do Sporting Patrício... E a bola até acaba por entrar na baliza tirada por Picinni com a mão...

Inacreditável não é? Isto é... E é feito à descarada com a conivência da Sportv, dos restantes canais televisivos e da imprensa escrita em geral.

Devo dizer que ficou um penálti por assinalar contra o Benfica na 2ª parte por falta de Rúben sobre Bas Dost e que o próprio Rúben deveria ter sido expulso por acumulação de amarelos (esse lance com Dost e outro com Gélson). São, no entanto, lances que ocorrem na segunda parte, já após Xistra e Miguel terem mantido o Sporting com 11 jogadores de campo e com zero golos sofridos ao intervalo.

O sporting queixa-se de um fora de jogo mal assinalado a Gélson o que não é verdade pois a cintura, troco e cabeça estão em posição irregular...

Este é o campeonato Xistra Dias. Um campeonato ainda com o caso do Estoril e o caso dos jogadores de clubes como o Portimonense, Rio Ave e Estoril.

Falta saber o que vai acontecer...
Neste campeonato onde:
E com o Benfica também pois há muito para analisar. Há decisões a tomar e consequências expectáveis para acontecer.

Haja união
E não seguidismo
Combata-se o folclore
Com muito Benfiquismo
E Pluribus UNUM!

8 comentários:

  1. Vou resumir o meu comentário a um: MUITO OBRIGADO!!

    Excelente trabalho condigno composto por factos que por algum motivo que desconhecemos, ou talvez não a comunicação Social dita isenta se encontra a omitir!!


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  2. Bom resumo do jogo.

    Não concordo com a conversa das lesões de Jardel e Fejsa como se não tivessem acontecido.


    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que estavam condicionados assim como o André Almeida que ainda tentou jogar. Por descansarem jogaram tanto!
      Com a lesão do Jonas perdemos o campeonato, pela mesma razão que o RM está na luta pelo 4º desde que o Ronaldo foi poupado no campeonato para a Champions.

      Mas o Jonas é muito mais importante no Benfica.

      Eliminar
  3. Sem mais uma virgula, um campeonato que se resume no seu todo neste jogo.

    ResponderEliminar
  4. Um trabalho notável o meu muito obrigado. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Creio existirem mais do que evidencias para se impugnarem os campeonatos em portugal, creio que está na hora do Benfica perder o medo e mostrar de uma vez por todas a este país que sem Benfica não há campeonatos, o Benfica tem de dar o murro na mesa e não é daqui a 5 anos é ontem!
    Em todas as modalidades e escalões jogamos contra o adversário e os árbitros, o publico Benfiquista é tratado como animais num matadouro e os nossos atletas são ostracizados.

    Ou damos um murro na mesa a sério ou estamos cá apenas para isto, para ser-mos enxovalhados e pagar calotes alheios.

    Como:
    Impugnando este campeonato, com processos em tribunal sobre presidentes da liga e federação, processos em tribunal contra o fontelas gomes e todos os árbitros da primeira e segunda categoria.

    ResponderEliminar
  6. Como sempre um excelente trabalho, obrigado. GondarSLB

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo