quarta-feira, 2 de maio de 2018

Jogos Imortais: Sporting 0 SL Benfica 1 (1999-2000)

De regresso aos tempos de muito desespero porque as coisas não estavam a funcionar...😟

Nem ao nível directivo quanto mais ao nível desportivo...
A época de 1999-2000, foi uma vez mais penosa. O Benfica terminou o Campeonato em 3º lugar com 69 pontos, a 8 pontos do Sporting que se viria a tornar Campeão ao fim de 18 longos anos. Na TdP, caímos frente ao Sporting nos oitavos de final - perdemos na Luz por 1-3. Na Taça UEFA, sobrevivemos durante 2 eliminatórias, à 3ª fomos a Vigo... Estão a ver o filme certo?

A 6 de Maio de 2000, o Sporting preparava-se para quebrar o tal jejum de 18 anos sem vencer o título de Campeão. O Benfica, treinado por Jupp Heynckes, foi a Alvalade lutar pelo seu nome!

Por vezes olho para os nomes dos jogadores que tínhamos e...
Até tínhamos bons jogadores: João Pinto, Poborsky, Nuno Gomes, Calado e o Enke. João Tomás, Ronaldo e Kandaurov até nem eram nada maus. Mas faltava sempre qualquer coisa. Heynckes não era o problema: Ele tem duas Ligas dos Campeões, uma Taça de Espanha e 4 Ligas alemãs... Talvez a defesa? Talvez o conselheiro matrimonial?

Bem... O Benfica foi a Alvalade defrontar um Sporting empolgado por estar na posição de vencer o seu 17º título de Campeão. Nós éramos favas contadas...

A minha experiência dessa partida é relativa. Vivia-se o momento da Queima das Fitas em Coimbra...
Tinha jantado à pressa para ver a 1ª parte. Vi um pouco da segunda e ala que se faz tarde para a estação da CP. Sabia que se o comboio viesse a horas não iria ver a partida até ao fim.

Já na estação, no café com a TV ligada e aquilo apinhado de pessoas entre ligações, apanho os últimos 10 minutos... É anunciado que o comboio está atrasado cerca de 5 minutos... Quando anunciam a sua chegada, tinha o André Cruz feito penálti, transformado em livre pelo Lucílio... Bem... O comboio a chegar e o egípcio a fazer sala... O comboio a parar e o egípcio a engatilhar... O comboio a prepara-se para arrancar e um gajo trajado a correr pela gare aos saltos a gritar golo do Benfica... O comboio em andamento e eu a parecer uma espécie de Jesus Cristo a dar as boas notícias aos muito trajados que estavam a ir para Coimbra... E aos outros claro.

Cheguei a Coimbra para me encontrar com um grande amigo. Ele era Sportinguista e estava desolado. As amizades valem muito nesta vida de cão. Falámos e chegámos à conclusão que foi merecido e que o mundo não acabava ali para o Sporting. Não acabou, tendo os nossos então rivais conseguido o triunfo em Vidal Pinheiro uma semana depois.

Face à tal falta de conhecimento sobre a partida, devido aos argumentos apresentados, passo de imediato à reportagem d' A Bola que comprei no dia seguinte meio ressacado da noite anterior - não se esqueçam do meu amigo...
Crónica bastante assertiva sobre a partida. Penso que alguém, da actual equipa técnica, poderia dar uma olhada com atenção e fazer as respectivas correlações entre estas épocas tão distintas. Sim, uma coisa (2000) não tem forçosamente a ver com a outra (2018), o que pretendo transmitir é a ideia de que o futebol pode, no entanto, ter caras novas mas há conceitos e estados de espírito que podem servir de modelo.

Nesta crónica, se a lerem com atenção, irão encontrar muitos espelhos 😉
Excelente, a pergunta colocada no final da avaliação ao Nuno gomes...
Uma grande vitória em tempo de tempestade - O nosso Vietname! Uma vitória do espírito de sacrifício, da entreajuda, da coragem e argúcia de um treinador e de um grupo de jogadores que não atirou a toalha ao chão! Foi feliz, aquela bola ao poste logo no início, mas não se sentiu culpado por isso e foi à sua vida sem paneleirices.

Nota: Goleámos o Sporting por 1-6 em cartões amarelos...

O resumo de vídeo é o que me foi possível arranjar. Tive de lhe dar um toque na edição de modo a torná-lo menos enfadonho. Relembrem:
Fotografias dessa partida não há muitas...
Digamos que o povo deu uma lição à nobreza?

Há algumas ligações transversais entre esta partida e a outra que se vai disputar no próximo dia 5 de Maio (2018)... Não são todas as mesmas mas a má época, a desmotivação, e o facto de nos darem como mortos são!

Em termos de jogadores, temos melhor conjunto se bem que pelo menos Poborsky e João Pinto pegariam de estaca na actual equipa tipo.

Em termos de presidentes... Em todas as rosas há espinhos.

Em termos de treinadores, por favor não comparem Vitória com Heynckes pois tal não é possível.

Em termos de resultados contra os restantes grandes a contar para o campeonato, o Benfica nessas 4 partidas venceu duas empatou uma e perdeu a outra... Nos 12 pontos a disputar, arrecadou 7, O Sporting 4 e o Porto-clube 6... Se bem que contra equipas mais fracas, o Benfica tenha claudicado frentes a Alvercas, Amadoras, Leirias e afins.

E Pluribus UNUM!

5 comentários:

  1. É com o espírito de 2000 que temos de encarar o jogo de sábado (atenção, Rui Vitória e jogadores!) e jogá-lo para ganhar. Para ganhar, Rui Vitória! O ambiente vai ser muito adverso, as provocações vão começar a surgir e serão constantes no próprio jogo, teremos de jogar contra os árbitros também, mas somos o Sport Lisboa e Benfica. É ir lá, concentrados, combativos e ambiciosos, mostrar a vossa raça, o vosso querer, a vossa competência, e jogar mais do que eles, para calar, definitivamente, bem caladas, as bocas porcas de todos quantos vos têm apoucado. Devem-nos a alegria da vitória depois das tristezas (e não foram poucas) que já nos deram esta época.

    O perdão da dívida aos artistas do costume:
    Já assinei, e enviei a petição a muitos amigos, daqueles que não gostam de pagar para chicos-espertos.

    Peço licença para dizer algo sobre as nossas modalidades:
    Pronto, chegou a hora de dizermos mal de tudo o que é feito no Benfica. Está tudo mal, nada é bem feito. Que raio de vício este que nós temos.
    É pena que muitos benfiquistas só falem das modalidades quando perdemos jogos e títulos. No decorrer da época, parece que só se interessam por futebol, e vá de comentar só futebol. E então, os blogues «Nova Geração Benfica» e «Guachos Vermelhos», cujo trabalho em defesa do Benfica muito aprecio (embora o primeiro, por critérios que não entendo, permita que adeptos dos rivais/inimigos, aos magotes, vão lá ladrar, provocar, achincalhar e destilar ódio à vontade), têm a freguesia toda dos comentadores. Nos outros blogues, que fazem igualmente um trabalho de louvar na defesa do nosso clube, aparecem meia dúzia de benfiquistas a comentar, e sempre os mesmos. É o que acontece com o blogue «Benfica Eclético», que faz um trabalho extraordinário (diário) de divulgação dos jogos/resultados/análises das modalidades, e que normalmente nem um comentário recebe. A equipa que o gere (Faneca, Gustavo Costa, Hugo1904, NM, Paulo Gomes, Ricardo Campos, Ricardo Solnado), assim como as modalidades, bem mereciam outra atenção dos benfiquistas que andam pela blogosfera benfiquista.
    Se gostamos das modalidades e se queremos que elas dos deem alegrias, temos de nos interessar por elas logo desde a constituição das equipas, no início da época, quando devemos pressionar os responsáveis pelas secções e a direção, com os nossos comentários/exigências. Devemos acompanhá-las toda a época, jogo a jogo, para podermos pressionar/exigir relativamente às más prestações e ao que julgamos estar mal. Devemos encher os nossos pavilhões, que estão quase sempre às mocas (os jogos das equipas femininas então… E se as nossas meninas mereciam o nosso apoio), sempre os mesmos a apoiar, raramente com lotação esgotada – curioso, ou triste, em muitos jogos fora, os nossos atletas têm muito mais apoio do que em casa.
    A culpa das modalidades estarem a soçobrar também é nossa. Ou não é? O Sport Lisboa e Benfica nasceu, sempre foi e nós queremos que seja, eternamente, um clube eclético, que discuta todos os títulos/troféus em todas as modalidades e que ganhe muito mais que os outros. Vamos criticar o que tivermos a criticar, sempre (sempre fomos e somos o clube mais democrático em Portugal, aqui não há papas, nem viscondes, nem donos, nem maiorais, nem carneirada, essas merdas são para os outros), vamos exigir às secções e à direção, pressioná-las, sempre, para fazerem sempre, sempre melhor. Mas vamos, também fazer a parte que nos cabe como sócios e adeptos apaixonados. Se a não fizermos, que legitimidade temos para criticar, para exigir, para deitar abaixo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo dito em relação às amadoras.

      Haja tempo e paciência.

      Eliminar
  2. Toca a assinar, fim aos perdões bancários dos scp's:

    http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=perdao-sporting

    ResponderEliminar
  3. Em situação ainda mais idêntica fomos a Alvalade, na penúltima jornada da Superliga 2003/2004, sacar uma vitória, com um grande golo de Geovanni, que nos valeu o apuramento para a Liga dos Campeões, ainda que tenhamos sido eliminados pelo Anderlecht na fase preliminar...


    https://www.youtube.com/watch?v=LwL0bzKccC4

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo