domingo, 27 de agosto de 2017

2017/2018 - 4ªJ: Rio Ave 1 SL Benfica 1

E o Benfica mostrou-se incapaz de vencer a sua primeira partida oficial à 4ª jornada...
Muito por culpa do Rio Ave (RA) mas também por culpa própria. Digamos que, para resumir, o empate foi lisonjeiro para a produção da equipa na 1ª parte e um pouco injusto para essa mesma produção global na 2ª metade.

1: Compete a quem quer que mande no futebol, e deve ser um grupo que englobe o técnico, directores e presidente, que construa um plantel para atacar uma época que pode ter mais de 50 - estou a contar com 59... 2: Compete ao treinador, com a matéria prima que tem, encontrar a melhor maneira de optimizar a mesma... 3: Compete aos jogadores dar tudo o que têm dentro de campo de forma eficaz e focada no objectivo da entidade empregadora.

Ontem, esta tríade não funcionou. 1: O plantel do Benfica é de longe o mais valioso do nosso futebol, e disso não tenho dúvidas. Parece-me é descompensado em algumas posições, facto que assume valores preocupantes quando temos jogadores de enorme valor que parecem não conseguir aguentar uma época porque são propícios a lesões. Grimaldo, Fejsa e Sálvio para já. Não há jogadores iguais mas... Resta saber se é prioritário contratar ou estancar a sistemática onda de lesões! 2: Almeida a defesa, Rafa a extremo, Zivkovic na extrema direita e Filipe a trinco... RV deve saber com que linhas se cose mas estes jogadores não me parecem estar bem analisados pelo treinador, parecem peixes fora de água... 3: Ontem, parece que os jogadores entraram de fato de gala - raios partam os 5-0 ao Belenenses! A coisa não foi bem preparada!

Nem todos os jogos são perfeitos ou vice versa e o Benfica acaba por provar esta verdade bem cedo na época, o que até pode ser positivo!

Com o alinhamento esperado, dá-me a sensação que RV terá também pensado que as coisas se iriam resolver, o que esteve quase a acontecer. O problema é esperar... Porque o RA entrou com forte atitude na partida, povoando o seu meio campo de forma a anular a criatividade de Pizzi e as ligações dele com Jonas e com os extremos. Com tal força - o Filipe não é bem um trinco - o RA superiorizou-se na batalha do meio campo e aproveitou-se da incapacidade de Rafa (em ajudar Almeida) e de Almeida em ser defesa; Aproveitou-se do jogo algo deficitário de Eliseu - que obrigava Cervi a defender em demasia - para empurrar o Benfica para trás. Com um miolo de pouca tracção, a 1ª parte e o começo da 2ª foram inconsequentes. Não houve grande magia, as peças não pareciam​ encaixar-se o que estraga a harmonia de uma equipa.

O RA pode-se regozijar da sua prestação mas é também verdade que teve uma produção nula... Zero... Nicles! Teve um só remate à baliza... E foi um remate de fazer cócegas! É... Foi o Benfica quem teve de marcar um golo a si próprio de forma a acordar para a vida. Depois sim, já houve Benfica. O fato de gala foi trocado pelo fato de macaco e o RA teve a sorte que talvez tenha merecido pelo seu desempenho na 1ª parte. Entre os minutos 70 e 87 o RA foi sufocado pelo Benfica e sobreviveu...

Notas a doer:

Varela 6: Seguro. Nada a apontar.
Conseguiu suster o remate de Guedes mas não a recarga de Lisandro.
Almeida 5: Mais contido pois não teve a ajuda que é habitual ter (Fejsa e Salvio). Foi comido da mesma maneira várias vezes... Dar o flanco!
Luisão 6: Continua a ser o baluarte da equipa. A cabeça está em forma e o corpo para lá tenta caminhar.
Jardel SN: Sem nota, saiu por lesão.
Eliseu 4: Má primeira parte. Envolveu-se com os adversários de forma infantil. Numa altura em que está debaixo de fogo, é de bradar aos céus que se envolva com garotos.
Filipe 5: Não teve as facilidades que teve frente ao Belenenses. Tem de trabalhar mais, muito mais.
Pizzi 6: Se todos os adversários fossem como o Belenenses... Uns furos abaixo como toda a equipa.
Rafa 5: Não é extremo. A perder por 1-0 o Benfica começou de imediato a jogar com 3 avançados e Rafa apareceu em jogo. Poderia ter feito melhor aos minutos 70 e 74.
Cervi 5: Desgasta-se muito a defender e ontem então...
Jonas 6: Pelo golo claro. Como todos sabem, Jonas não pode ter espaço e ontem não teve.
Seferovic 5: O suíço está em perda parcial de forma. Eu explico: Ele entrou a todo o gás esta época... Novo clube requer que se mostre serviço e com tão alta rotação, perdeu fulgor muito cedo na partida de ontem. Aos 76 minutos...

Lisandro 6: Boa entrada do argentino que safou a sua equipa algumas vezes com cortes cirúrgicos.
Acaba por marcar de forma inglória na sua própria baliza num lance que só acontece a quem lá está dentro.
Zivkovic 4: Pouco acrescentou pois está sem ritmo mas pelo menos colocou os flancos do adversário em sentido.
Jiménez 4: Ia sendo ao minuto 87...
Deveria ter jogado de início.

O árbitro HM... Não gosto dele porque é um gabarolas trapalhão com ligações ao Apito Dourado! Quando esperava pela expulsão de Zivkovic... Eis que HM me surpreende e bem com os 2 amarelos. Já fez jogos piores, se bem que é uma sorte o jogador Marcão ter acabado o jogo... Ceifou Rafa aos 3 minutos e cometeu a tal grande penalidade sobre Jonas aos 65. Aos 88 minutos, se quisesse ajudar o Benfica como já ajudou porto e sporting, teria assinalado grande penalidade contra o RA por mão na bola de Bruno Teles:
Não o fez e penso que bem por que foi um lance muito à queima.

Em relação ao VAR... Deu-me a sensação que foi o VAR a avisar HM... Desta vez se assim foi, o VAR foi benéfico para o Benfica (alguma vez teria de acontecer). Não vi o lance, onde o Jonas é puxado, em tempo real. Alguém se apercebeu e chamou a atenção de HM. É um lance estúpido por parte do defesa do RA porque parece que Jonas seria incapaz de intervir na jogada mas o agarrão existiu:
Parece-me evidente que... O Benfica acabou por conquistar um ponto se bem que a parte final da partida possa dar a ideia de que perdeu 2!

"Não andamos a brincar, sabemos exatamente como a equipa contrária joga". Não pareceu caro RV

"Faltou-nos alguma clarividência na primeira parte para aproveitar os erros do Rio Ave". Certo!

"Às vezes os jogos não são bem jogados por uma equipa e outra mas têm de ser ganhos. Na segunda parte tínhamos de ter acabado com o jogo". Sem dúvida...
 
Eu gostava de acreditar que os restantes candidatos ao título vão suar muito para ali vencer... Há muito trabalho a fazer pelos jogadores e pela equipa técnica de RV (relembro o ponto 2 do início do artigo - que não tem só a ver com os jogadores fora da sua posição natural mas também com o facto de eles também terem de dar corda ao chinelo e melhorarem a sua performance). Não me parece boa ideia espremer um grupo de 11 jogadores já de início mas isso sou eu que o penso.

Alguma fotografias da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Péssima primeira parte e resultado menos mau.
    A inexplicável onda de lesões continua.
    Nada está ganho ou perdido.
    Contudo há jogadores que não aproveitam as oportunidades, caso de RAFA.
    Tem qualidades, mas a sua mentalidade é para jogar em equipas médias.
    Com o pizzi desisnpirado a máuina emperrou.
    Também gostava de ter este ou aquele jogador,por exemplo, o banco do Real ou Barça.
    Já muito faz o SLB.
    Sempre a acreditar.

    ResponderEliminar
  2. Melhor o resultado do que exibição, eu já muitas vezes aqui o disse que não sou fã a nível táctico de Rui Vitória que a o mesmo tempo parece-me pouco exigente para com o director desportivo, preparador físico e respectivo presidente.
    O Benfica não tem defesas laterais que dêem profundidade ao jogo da equipa, pois Grimaldo passa a vida lesionado e Nelson Semedo já era juntando a isso temos um Rafa que não é objectivo e pouco esclarecido, define sempre o último passe ou remate já é mais do que desesperante, temos um Cervi em baixo de forma e o Salvio lesionado logo está partida tinha tudo para correr mal!!
    Após dois anos de R. Vitória, não vejo nada a não ser uma pressão dos dois avançados e do médio mais avançado as equipas adversárias, que quando passam essa linha rapidamente colocam o Benfica num desequilíbrio defensivo enorme.
    Temo imenso por está época desportiva não só porque vamos deixar passar uma oportunidade para matar dois coelhos de uma assentada só, como ainda podemos vir a ser humilhados num dos possíveis jogos em confronto!!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo