quinta-feira, 10 de agosto de 2017

2017/2018 - 1ªJ: SL Benfica 3 Sp Braga 1

E os primeiros 3 pontos já cá moram. Essencial começar a vencer numa caminhada que se prevê terrivelmente difícil mas que se quer triunfante.
E a vitória aconteceu frente a uma boa equipa... O Braga tem muito valor e aspirações de algo fazer esta época, pelo que o grau de dificuldade era à partida elevado. No entanto, os bracarenses depararam-se com um Benfica já muito forte... Muito mais forte do que eles e isso foi uma surpresa quase agradável - Quase porque já tínhamos tido uma boa amostra disto na partida a contar para a Supertaça.

Tudo, então, quase idêntico à tal partida da Supertaça, Eliseu foi a excepção.

Entrada talvez mais forte do Braga a complicar um pouco a estratégia do Benfica durante cerca de 6 minutos... Depois, a luta ficou mais equilibrada mas foi por pouco tempo porque o conjunto às ordens de RV conseguiu chamar a si o controlo da partida e a partir desse momento... Foi mais uma vez um ver-se-te-avias até à obtenção do primeiro golo.

Muita volatilidade da equipa Tetracampeã. Se Luisão, Jardel e Fejsa são os únicos jogadores com posições mais fixas, os restantes 7 têm ordens para, em harmonia, procurar momentos de ruptura fora das suas. E foi assim que a vitória começou a ser construida. Uma pressão bem alta e enérgica seguida de transições cirúrgicas e bem executadas, permitiu ao Benfica mais uma vez criar bastantes jogadas de perigo que infelizmente - mais uma vez - não encontraram correspondência com a obtenção dos correspondentes golos.

Estes jogadores, com excepção de Seferovic, já transitam da passada época... Já conhecem a vontade do treinador... Sabem que para saírem da sua posição alguém tem de fazer a devida compensação... São as chamadas harmonias que estão em bom estado, especialmente a atacar.

É essa a grande virtude da equipa de RV no momento presente: Ter um ataque possante, rápido e relativamente concretizador, o que acaba por compensar a ainda menor capacidade defensiva do conjunto. Em Aveiro, o Benfica sofreu um golo depois de um momento de apatia da equipa; Ontem na Catedral, após um momento verdadeiramente mau de Jardel e Eliseu, o episódio voltou a repetir-se. E teve ecos na 2ª parte pois o Braga marimbou-se para o facto de o Benfica não conseguir matar a partida e foi à procura da sua sorte.

Mais uma vez aqui o afirmo que, na globalidade, o nível exibicional da equipa está numa espécie de suficiente +. Mas a verdade é que a nível ofensivo está já num Bom +. O tempo e quem sabe mais, pelo menos, uma contratação (isto se a aposta em Kalaiça ou Rúben Dias não for ainda para esta época) - tratará de afinar posições e vocações e aumentar os níveis de qualidade sectoriais e de conjunto.

Notas a doer:

Varela 6: Penso que vale a pena esquecer o Ederson o mais depressa possível. Não o fazer só irá prejudicar Varela e a saúde mental dos adeptos. O nosso Guarda-redes ainda não teve um jogo daqueles onde decide partidas. Vamos aguardar e apoiá-lo, pois não fazemos mais do que a nossa obrigação.
Almeida 7: Gostei mas gostei mesmo. Nada mau para um bombeiro.
Luisão 7: Prémio por aos 36 anos ainda conseguir ser importante no centro da defesa.
Jardel 5: Muito mal no lance que originou o golo do Braga. Lento e displicente, deixou Hassan fazer o remate nas calmas.
Eliseu 5: Ainda pior do que Jardel no mesmo lance. Parecia que estava a passear e que a coisa se iria resolver... Ele tenta dar tudo em campo e isso vê-se.
Fejsa 7: Não há muito a acrescentar sobre quem, em boa forma física, sabe tudo o que deve fazer.
Pizzi 7: Mais escondido na noite de ontem. Isso também pode significar que jogou mais para o colectivo. Parece-me estar um jogador mais equilibrado depois de uma excelente época. Veremos o que o futuro lhe reserva pois ele tem também o futuro a seus pés.
Sálvio 6: A nota expressa o equilíbrio entre as boas acções e as más (tanto remate furado...). Gosto de Sálvio, é verdade, mas gosto mais do Benfica. O argentino arranca para mais uma época de Águia ao peito e eu desejo-lhe uma época sem lesões porque o resto está na sua cabeça e pés. Golo engraçado pois mais vale um golo do Benfica do que um auto-golo do adversário...
Cervi 7: Gostei. Mais raçudo e conhecedor da grande verdade: Dá corda aos chinelos se não queres ficar para trás! A capacidade técnica poderá a ser um factor decisivo esta época (o Benfica ainda tem mais jogadores assim...).
Jonas 8: Faz pressão, entra ao desarme, assiste e faz golos. Jonas quer ir ao mundial - o que pouco me interessa -  mas com isso a vontade aumenta ainda mais, pelo que o Benfica agradece e o adepto festeja.
Muito bem neste lance: Viu que não poderia ombrear na disputa aérea com o defesa do Braga e optou por se colocar bem atrás do mesmo de modo a conseguir chegar a um hipotético mau alívio... Desejo-te uma época sem lesões Pistolas!
Seferovic 8: Tenho uma melhor primeira impressão do suíço do que tive de Mitroglou o Jiménez. Pode ser alto e louro mas não é tosco mas sim versátil. Tem ainda uma velocidade de arranque impressionante. Ontem só tinha olhos para as redes adversárias mas revela uma capacidade de ir à luta para pressionar o adversário na sua saída de bola.
Não valia um chavo, li e ouvi muitos a dizer há uns tempos! Veremos...

Filipe 4: Veio para tapar.
Jiménez 3: Entrou para correr à frente da defesa do Braga.
Diogo Gonçalves S/P: Entrou para sentir o calor da Catedral.

E o Xistra? Pareceu-me que não viu o lance em que Jardel acabou no chão dentro da grande do Braga ao fechar a 1ª parte porque tinha jogadores arsenalistas à sua frente. Se não viu não poderia assinalar nada - digo eu com os nervos.
Aconteceu ainda este lance que me deixou dúvidas:
Vendo de novo a imagem de outro ângulo:
Parece evidente que o defesa do Braga pontapeia a mão do André... Sorte para o Braga pois a jogada acontece ainda fora, não muito, da grande área. Azar para o Benfica pois seria livre directo e expulsão do defesa do Braga.

Houve ainda um encosto a Pizzi dentro da grande área.
Em relação ao ruído que por aí anda em relação a um dos golos anulados ao Braga (aconteceu logo de seguida ao lance do André)... A imprensa do port-sporting já fabricou umas imagens que mais não relatam do que o quanto imbecil ela é. Fiquem com essas imagens e façam com elas o que quiserem. Aos Benfiquistas deixo esta:
Como podem ver, as imagens do porto-sporting são tão imbecis que mais descredibilizam esses clubes e os adeptos que nelas acreditam. Colocam linhas muito à frente da posição de Seferovic e uma imagem anterior ao momento do passe (onde o jogador do Braga ainda nem o passe fez), como podem ver na imagem à esquerda. Até fabricaram mais esta:
Vejam como avançam a posição do jogador que faz o passe em relação à imagem real:
Inacreditável o tempo que estes gajos gastam para fabricar mentiras...
Tempos complicados caros Benfiquistas. Mesmo com o VAR... Conquistamos os 3 pontos e isso é sempre o mais importante.

Fica o resumo em vídeo:
PS: Parece que o VAR foi benéfico para o porto-clube

Fiquem com algumas imagens da partida de ontem na Catedral:
E Pluribus UNUM!

4 comentários:

  1. Varela muito nervoso , é normal , mas falta lhe velocidade a sair e muita indecisão em bolas pelo ar , aquele golo com Ederson nao sofriamos , mas é ingrato comparações e Varela precisa de minutos e crescer! Mas precisamos de outro GR de outro nivel e explico porquê:

    Julio César nunca mais vai ser rapido , e estas paragens de agora joga e agora nao joga . nao lhe da competividade nenhuma nem forma , muito menos a um GR com 36 anos, Arriscamos a jogar jogos decisivos com Paulo Lopes na baliza ? se temos so um GR Varela e se ele se lesiona ou ficar castigado, precisamos de um Hradecky.
    Depois porque Jardel ainda não está na melhor forma e é compreensivel (quase um ano parado) e a defesa sem velocidade nao sobe tanto , até para proteger o menino Varela.

    Precisamos de mais um def central porque jardel é o melhor defesa mas se lesiona até porque tem tido ultimamente um historial de lesões , arriscamos a jogar com lisandro e luisao , gosto de Lisandro , mas se luisao pela idade que tem , é normal as lesões poderem acontecer com mais frequencia , vamos ficar so com os miudos e lisandro?

    André Almeida , deixa me descansado e sempre me deixou um dos melhores laterais direitos que vi e não é de agora ,mas o problema é quando os jogos pesarem e as viagens e as lesões . precisamos uma alternativa , não pode jogar os jogos todos , o mesmo para Fejsa e Pizzi.
    Fejsa é ENORME , mas com lesões , viagens e castigos , eu preferia e desculpa Samaris!! vender Samaris e Felipe Augusto e comprar um puro 6 que seja uma real alternativa.

    Depois vender Carrillo e comprar um 8 , porque Pizzi não entendo como é patinho feio ainda para muitos benfiquistas , quando para mim Pizzi já ultrapassou e muito Rui Costa e Aimar no Benfica , Pizzi é pura classe , nao peçam para ser um Adrien , porque nem Rui Costa e Aimar o eram. Mas idolatram estes dois e bem , mas Pizzi ja os passou e muito.
    Ou Krivonovic é o outro 8 que precisamos ou então Pizzi vai , voltar a ser um jogador a ter muitos minutos nas pernas e desgaste , o que é uma pena pois ele precisa descansar e estar a Top na altura decisiva.

    Os extremos , Eu preferia apostar em Salvio que já mostra a todos que Rui Vitória fez bem em o manter e ir apostando nele mesmo quando no terceiro anel desesperavam por ele entrar ou jogar , e hoje Sálvio está numa forma fisica invejável , pena é que ele nao queira muitas vezes jogar simples , porque ele sabe , o problema é que ele também sabe que é bom e as vezes prefere meter-se numa cabine telefónica , mas sabe defender e ataca com enorme profundidade e ainda faz diagonais como ninguém , e aparece facilmente na cara do golo.

    Cervi nao tenho palavras para este jogador é fantástico a forma como defende e ataca.
    por isso eu preferia apostar em Cervi na esquerda , vender Rafa e comprar alguem para alternar com Cervi , e manter a ala direita com Salvio , Zivkovic e ainda Diogo Gonçalves.
    Mas admito que nao seja por aqui a prioridade.

    Os avançados é classe mundial ,apenas uma referencia para cada um deles:

    Mitroglou : o Mortifero
    Jimenez : o Incansável
    Jonas : a velha raposa
    Seferovic : O panzer suiço


    E Eliseu a ser Eliseu :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É chato... Isto dava para uma conversa muito interessante sobre futebol, coisa que não acontece nos canais de informação em Portugal.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  2. Muito bem! Só não percebo a do Rafa.
    Então vende se o Rafa como alternativa ao Cervi para comprar uma alternativa ao... Cervi?
    Então deixa tar o Rafa, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como respondi ao comentário anterior, conversa interessante...

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo