segunda-feira, 17 de agosto de 2015

2015-2016 1ªJ: SL Benfica 4 Estoril 0

O Futebol é isto: Quando o deixamos fluir, as coisas acontecem! Pessoalmente não estou eufórico e espero sinceramente que os restantes milhões de benfiquistas também não estejam porque este jogo de ontem não define a época.
O primeiro onze para o primeiro jogo a sério da nova época.
Estou sim muito satisfeito porque foi uma bela segunda parte onde o Sport Lisboa e Benfica se conseguiu superar.

A primeira parte foi repleta de algum nervosismo pois foi a apresentação oficial aos sócios. O jogo de há uma semana, tinha deixado a massa adepta algo reticente e os jogadores sabiam que era necessário lavar a cara... Perante cerca de cinquenta e três mil pessoas!

Mas não foi fácil nem o resultado final resolve os pequenos problemas que se depararam ao Benfica:

Treinador novo corresponde a novos métodos. E há trabalho que não se faz num mês, nem em dois... É trabalho que se vai fazendo ao longo da primeira época.
Algumas perdidas flagrantes!
Dois avançados que não se conhecem... Sem rotinas é difícil certo? As duplas Cardozo-Saviola, Cardozo-Lima, Lima-Rodrigo e Lima-Jonas, não começaram logo a funcionar... Nem Rui Águas-Magnusson. E ainda falta ver Rodriguez e Jiménez... Jonas, estava difícil cara!

Depois houve um certo desacerto entre Pizzi e Fejsa que também não se conhecem lá muito bem. O Português teve uma actuação desinspirada. Ir de suplente para titular é uma promoção que Pizzi não aproveitou. Já o sérvio ainda está a ganhar ritmo mas parece-me que já ganhou o lugar!

Há ainda uma ala direita que também não se conhece lá muito bem. John e Semedo ainda são jovens e John preocupou-se muito em prestar atenção às subidas do lateral.

Na ala esquerda está o mágico e um não-lateral direito.
Não me conseguem convencer do contrário: Eliseu não é para aquela posição. Não me parece que Sílvio tenha sido o culpado da derrota na ST da semana passada, mas dá-me a sensação que houve uma penalização algo injusta... RV irá descobrir isso brevemente!

Safa-se a dupla de centrais que já se conhece, se bem que Luisão ainda não tenha pernas. Há coisas que parecem normais e Lisandro parece-me ser o natural parceiro do capitão para a época.

Falta o imperador. JC foi o man of the match. A terminar a primeira parte e no começo da segunda, foi ele a "ganhar" a partida.
Quando um guarda-redes, independentemente da idade, faz defesas que mesmo depois de as vermos de vários ângulos, não conseguimos entender como é que ele as fez... E a segunda numa altura em que o estoril estava a ter mais facilidade em chegar às imediações da grande área do Benfica...
Era tudo penalti pá... Tanto agarrão!
Ao intervalo já poderíamos estar a ganhar até porque construímos três oportunidades para tal. Nenhuma delas caiu do céu, foi sim trabalhada. Já o estoril teve um brinde que não soube aproveitar.

No marasmo que estava a ser a segunda parte, RV procedeu a duas alterações. Se uma revitalizou a ala direita, a outra trouxe claridade e foco à equipa. O resto foram quatro golos com algumas jogadas simplesmente fantásticas.

Em termos individuais:

Penso que deu para ver, como escrevi algumas vezes a época passada, que Talisca rende mais onde jogou ontem: Na posição oito ou qualquer coisa parecida. Ele não é Enzo. É um pouco lento no arranque ainda não sabe proteger a sua posse de bola naqueles terrenos mas é muito objectivo a encarar todo o espaço à sua frente. Infelizmente, não se provou que possa jogar assim desde o início de uma partida. Foi ele quem fez o clic e a equipa começou a jogar à bola. Mais uma dor de cabeça para RV...
Três dos Quatro
O Maxi já era... Nelson Semedo ou Nelson Sem Medo? É verdade que é um lateral com propensão atacante que poderá vir a tornar-se uma espécie de Maxi/Miguel. É jovem, o que lhe dá capacidade física para aguentar e isso é importante para situações em que o Benfica necessite de libertar espaço para atacar a baliza adversária (ter um só jogador - por qualquer que seja a razão - a fazer o flanco inteiro). Deixou um belo cartão de apresentação:
Mitroglou pareceu-me uma espécie de Isaías no sentido que falhou um, dois, três e quando já tinha sido promovido a artolas sem qualidade... Pimba, abriu o marcador com um cabeceamento muito bem orientado.

Víctor Andrade? Pessoalmente, tenho grandes expectativas nele. Tenho curiosidade em saber como é que ele nunca foi despachado nestes anos em que tem de Benfica. Ontem recapitalizou o flanco direito após a saída de Ola John. Foi bastante cumpridor em termos tácticos e investiu várias vezes até à linha. Foi uma opção arriscada de RV: O flanco direito ficou com dois miúdos o que poderia ter sido um risco mas tal não foi até porque os dois já se conhecem bem da equipa B e RV terá mais umas boas dores de cabeça pela frente. Aguardo por mais minutos e pelo momento em que ele deixe de ter receio de fazer aquilo que se diz que é capaz de fazer.
Gaitan... Palavras? Bem, ele está cada vez mais no ponto. Vamos aguardar pelo fecho do mercado de vendas. Nos tempo mortos da partida, que não foram poucos, foi ele quem deu pequenos recitais de pura arte técnica para na segunda parte assistir por duas vezes Mitroglou e Semedo...

Aguardo pelo próximo jogo com alguma ansiedade pois estou mortinho para ver o que RV e os seus jogadores aprenderam com a partida de ontem.

Arbitragem: Luísão arriscou (ainda fora da grande área?) mas parece-me que foi o jogador do estoril que se foi deixando cair até porque Lisandro já estava à sua frente! Toda aquela teatralidade tramou o avançado estorilista mas poderia ter sido assinalada a grande penalidade e...
Esta imagem serve para ilustrar que cada um tem a sua opinião...

E o penalti para o Sport Lisboa e Benfica? É uma pura tristeza: O jogador reage automaticamente em protecção da sua barriga. Mas baixa os dois braços em direcção do ponto de impacto da bola... Trava a progressão da bola e até lhe muda a trajectória. Que fazer?
Em 2009 2010, também na primeira jornada, David Luís fez uma coisa deste tipo e o soares dias não teve contemplações. O facto de Jonas ter marcado o penalti, fez com que o estoril baixasse mais os braços mas a qualidade dos jogadores do Benfica fez com que esses braços ainda baixassem mais... Já nem digo que as substituições do treinador do estoril falharam completamente... Upss, afinal disse-o até porque convém distinguir refugo de material de boa qualidade.

Ainda houve aquela palmada na cara do Gaitan... Vermelho? Amarelo? O vermelho tinha ajudado o Benfica numa altura, da primeira parte, em que a equipa não estava a funcionar muito bem. E o fora de jogo a Mitroglou? Era só o fiscal fechar os olhos... O lance Pizzi foi uma disputa de bola a dois e foi tão rápida que é injusto em dizer que Pizzi atingiu o adversário com violência. Mas opiniões são opiniões.

Nos jogos do sporting e do porto também houve alguns casos mas penso que as coisas ficaram ela por ela e os resultados acabaram por traduzir o que se passou em campo. Nada mau para o começo de campeonato,
veremos o que se irá passar a seguir...

PS: Não me lembro se aconteceu muitas vezes... Tenho é a noção que as alterações que jj fazia durante as partidas, pouco traziam de novo ao jogo do Benfica. Será que temos futuro no Benfica RV? Será que vais ser tu a elevar a coisa a um novo nível?
Por falar em jj, de todos os convocados para a partida de ontem, diz-se por aí que jj só não enviou mensagens para o Nelson  e para o Vítor porque nem sequer os conhecia... Nascer dez vezes... Ó jorge, acho que o Shéu sabe muito mais de bola do que...
Disto não encontram por aí CRL. Isto é o Benfica.
PS2: O chuta-chuta voltou a Portugal. Bruno César está pesado e foi mais um daqueles jogadores que nunca se soube bem o que poderia dar ao Benfica. Foi utilizado a estremo esquerdo mas não o era... Felicidades Bruno.

PS3. Fiquei indignado com a BTV. Mostrar tantas repetições dos lances mais problemáticos contra o Benfica? A rtp não fez nada disso a semana passada... Depois lembrei-me que a BTV é do Benfica mas sofre da obrigatoriedade de não ser parcial, coisa que a tbi, a sportv e outras estão desobrigadas por conveniência e conivência... É a vida!
E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Belo artigo mas falta um ponto essencial: Reconhecer o mérito indiscutível do grande J.Jesus em explicar ao RV que os putos Nelson Semedo e Victor Andrdade, foram optimizados por ele, tal como, o André Gomes e o Bernardo Silva. Depois do JJ,sõ o caos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ironia... Gosto da utilização precisa da ironia...

      Pior que isto tudo era ver o Benfica ganhar ao sporting por alguns golos e esses golos terem sido marcados pela malta da formação... Que depois subiria a camisola do Benfica para mostrar uma outra de cor branca onde estaria escrito a letras garrafais: Só nasci uma vez!

      Eliminar
  2. Completamente em sintonia contigo. Não acrescento uma vírgula ao que escreveste. Realço realmente o que nunca aconteceu nos últimos 6 anos, e que é de que de facto, as substituições funcionaram e muuuito bem! JC está tal como Jonas a deixar muita gente triste na cs portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não me recordo que as substituições do josé visconde tivessem alguma vez resultado. Mas falo em situações em que era necessário ganhar e não só gerir... Não me lembro, desculpem mas não!

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo