quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Benfica E As Pré-Épocas Longínquas

Isto de ir para longe na pré-época... Pode ser uma faca de dois gumes! Actualmente, debate-se o porquê da ida do Benfica para tão longe num momento importante: Mudança de treinador e saída/entrada de jogadores. Só iremos descobrir para o próximo mês de Maio de 2016...

O curioso, e tenho de me socorrer da história do Benfica, é que uma coisa bastante semelhante... Aconteceu na época de 1970/1971. Treinado à época pelo inglês Jimmy Hagan, o Benfica fez um digressão gigantesca por África e pela Ásia! É verdade...

Pelo que pude ler, entre Agosto e Setembro de 1970, o Benfica fez as malas e viajou até de Angola (Luanda), Moçambique (Lourenço Marques), indo depois até à Coreia Do Sul (Seul), Macau, Hong-Kong... e Japão (Tóquio e Kobe). Extraordinário, o que o nome de um clube dá oportunidade de acontecer...

A passagem do Benfica por Macau e Hong-Kong foi em termos de resultados, um passeio. Mas em termos culturais, terá sido arrebatadora:
O meu humilde agradecimento ao blog Macau Antigo, todas as fotos são retiradas de lá.

Pelo que se conta, depois o Benfica foi à terra do sol nascente: O Japão. País que me seduz e onde bem que gostaria de ir antes de... E foi lá em REPRESENTAÇÃO DE PORTUGAL (que foi o primeiro país ocidental a lá chegar) à Exposição Universal de Osaka de 1970:
Honra incomparável de não se fazer convidado mas ser convidado... Por se ser... Mundial!
E o Benfica teve honraria ainda mais transcendental... E foi no tal jogo em Tóquio frente à SELECÇÃO NACIONAL JAPONESA! Atentem nas imagens:
Vejam o valor da foto... O grande presidente Borges Coutinho. Matine, Malta da Silva, Torres, Humberto, Zeca, Zé Henrique, Hagan, Adolfo, Jaime Graça, Eusébio, Nené, Simões e... Aquele casal! E que casal e QUE HONRA... Era o príncipe herdeiro ao trono japonês Akihito e a princesa Michiko Shōda (actualmente) que DESCERAM AO RELVADO para posar na fotografia com O BENFICA! Outros pagam para ir ver o papa... Esta foi de borla... Ou por respeito/admiração mútuas!

O Benfica fez então três jogos no certame sempre frente à Selecção Japonesa: Em Kobe a 25 de Agosto onde ganhou 3-0, a 29 de Agosto em Tóquio no Estádio Nacional (como sempre foi) onde ganhou por 4-1 e acabou com estilo a 1 de Setembro em Tóquio no mesmo estádio (como vai ser para os jogos Olímpicos de 2020) (6-1). Todas as fotos seguimtes, são referentes a esse jogo:
O Benfica terá percorrido cerca de trinta e cinco mil quilómetros nesse período... Ossos do ofício!

NOTA: A vénia aos adeptos, que os jogadores do Benfica habitualmente fazem antes do início das partidas,
veio destes jogos no Japão.

Nessa época, sagrou-se Campeão Nacional com três pontos de vantagem sobre o sporting (Artur Jorge foi o melhor marcador com vinte e três golos) e até foi finalista da Taça de Portugal que no entanto não conseguiu vencer, perdendo para o sporting. A presença na Taça das Taças é que foi uma desilusão, tendo o Benfica ficado pela segunda eliminatória (frente a um tal de Vorwärts Berlin) após o desempate por grandes penalidades...

O que nos reserva esta época é um mistério, ou não! Há que trabalhar e trabalhar bem.

Nota: Tinha o artigo feito desde há dois dias pois numa pesquisa já antiga no Forum Ser Benfiquista (a quem agradeço mais uma vez) tinha encontrado as primeiras fotos do dito jogo. Queria publicar o artigo ontem mas faltava algo. Lá fui eu, com a ajuda do tradutor e muita paciência, fazer pesquisa de imagens sobre a viagem completa até que cheguei a um site japonês que tinha a última secção do fotografias. É bom Benficar.
Sábado, às 20:45...

多くの1うち、

7 comentários:

  1. Maravilhoso post, bem haja Minha Chama, que orgulho neste Clube.
    Saudações gloriosas
    Vito g.

    ResponderEliminar
  2. post muito bom, espero que isso seja uma premonição do que pode acontecer esta época, saudações de um orgulhoso benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A intenção é mesmo essa: Dissipar as más ideias/pensamentos em relação à pré temporada. Tudo pode acontecer.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. Desculpa Glorioso Minha Chama, mas não se pode comparar o incomparável.
    Partimos logo da base: Jimmy Hagan, com a excelência dos jogadores que tinha ao dispôr (grande parte deles Campeões Europeus), só precisou de lhes dar a força física e resistência para que a técnica viesse ao de cima. Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, o Simões ter dito num jornal que "este homem vai-nos matar de fadiga" e o Nené, que disse que já entrava para os jogos cansado, mas corriam como lebres, o resto quando um jogador é bom só precisa de estar bem fisicamente que a técnica impõe-se naturalmente.
    Essa digressão também envolveu um jogo em Banguecoque, e rendeu milhares de dólares ao Benfica.
    No momento actual, nem o (des)treinador tem a inteligência de Jimmy Hagan, nem os jogadores são da mesma igualha, pelo que a maior parte deles que até pareciam bons agora parece que desaprenderam e nem se conhecem - e a culpa não é minha nem tua.

    Abraço e
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito Correia, O Benfica tomou as opções que tomou. Nada a fazer. Espero que o RV me surpreenda.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. Arranja um sofá bem cómodo para esperares sentado, ehehehe, que o RV te surpreenda.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. já tenho o sofá... Com três travesseiros ;)

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo