sábado, 30 de maio de 2015

Final TdL: Sport Lisboa e Benfica 2 marítimo 1

O Benfica soma e segue. Depois de passar por três anos consecutivos a ver títulos e troféus a fugir muito cedo e/ou mesmo em cima da linha de meta, o clube estabilizou o seu andamento psicológico, aliou-se a um brutal pragmatismo (muito arreliador esta época) e, fazendo das fraquezas força, ganhou as provas que pode... Esta época foram três.
Uma análise imparcial à partida de ontem, jamais pode branquear o desfile de porrada que se pode assistir por parte dos jogadores do marítimo. A imprensa desportiva e os painéis de comentaristas vão branquear este facto mas não há como fugir (coisa que quem narrou e comentou o jogo transmitido pela tvi se apercebeu - antes isso).
O pessoal do marítimo, pode agradecer à super estrutura do porto fc (0 títulos em 2014/2015), por terem acabado a partida só com 10 jogadores. Inacreditável como eles foram para o intervalo ainda com onze jogadores de campo... Ainda mais inacreditável como acabaram só com dez... Eu quero compreender que xistra não tenha querido estragar a competitividade da partida mas não consigo. O facto é que só com porrada é que os pequenos podem ter hipóteses de parar o Benfica.
O resto já é um pouco recorrente e penso que JJ tem algumas "culpas" no cartório. Foi quase doloroso ver a segunda parte. O Benfica foi tão superior mesmo jogando em baixa rotação que doeu ver aquele bando de caceteiros chegar ao empate com menos um jogador de campo!

Se não se pode exigir deste meio-campo (as únicas jogadas de perigo do marítimo surgiram após falhas inconcebíveis no miolo - o golo do empate...), o mesmo que se exigia às duplas Matic/Fejsa-Enzo, JJ poderia ter resguardado a equipa daquilo que se passou entre a expulsão do defesa madeirense até ao golo do empate. JJ tem o seu método o qual aliado a sua teimosia, coloca as suas equipas em xeque. Como não temos Garay e Siqueira (sim, fiquei mal habituado)... Como Samaris e Pizzi ainda estão a ganhar experiência (para o ano irão estar muitíssimo melhores)...

Outro factor importante é a pouca frescura física e mental dos avançados do Sport Lisboa e Benfica. Neste final de época, e devido à sua excessiva utilização, quer Lima quer Jonas perderam o foco/objectividade. O marítimo deve agradecer porque caso contrário... Tinha saído de Coimbra com mais de cinco golos no bandulho.
 
A máquina de ataque do Benfica fabrica jogadas atrás de jogadas com cabeça, tronco e membros. Estarão todos recordados das más finalizações de Lima, Jonas e Maxi, os livres frontais de Gaitan e Jonas... Muito bom jogo ofensivo baseado num alto nível de criatividade, conhecimento posicional e excelente execução de passe... Mas ontem, como nas últimas duas jornadas, a nossa dupla letal esteve fora de frequência. Face ao que foi mostrado o resultado é uma pura mentira (aprende ó lopesti... lospeti... Whatever)

Para finalizar, penso que apesar de reconhecer o mérito da prestação de alguns jogadores, esta equipa não irá longe extra muros sem algumas (poucas) alterações. É evidente! Jardel fez uma assistência perfeita para o golo de Jonas. Eliseu teve um corte perfeito que impediu que o marítimo empatasse a partida logo após ter sofrido o golo. Mas são dois defesas que jogam juntos no mesmo flanco e pecam em pequenos detalhes que até as equipas mais fracas já sabem como explorar...
Há quem concorde e há quem não concorde. Quando no início da época se objectivou o título e as restantes provas nacionais como os principais objectivos da equipa, eu concordei. Para a próxima época o mesmo vai ser feito pela equipa técnica (seja ela qual for), e depois se verá o material humano com que o Benfica vai atacar esses tais objectivos!

Agora têm de me perdoar a comparação, porque é simbolicamente estatística e/ou factual. A onda de apoio encarnada só tem um paralelo: O tsunami de 2011 na Asia. Os adeptos do Benfica são uma tremenda força motriz. O epicentro são as equipas do clube mas assim que a coisa bate a escala de richter... É até ao fim.

Parabéns Benfica, é a sexta taça da liga conquistada em oito edições da prova. De todos os clubes, somos os mais competentes. Coimbra tem mais encanto... Vestida de Vermelho e Branco!

PS1: J afirmou recentemente que mudou o paradigma do futebol. Falou-se na comparação entre Otto Gloria e JJ por causa do avolumar de títulos... Parece-me superficial!

O facto, é que o Benfica já é capaz de ganhar títulos dentro do contexto que ainda é a arbitragem portuguesa. A qualidade de jogo da equipa, independentemente dos sistemas de jogo, já suplanta os três adversários que defronta em quase todos os jogos em Portugal (equipa adversária/árbitros/imprensa): Ontem pelo jogo jogado e com uma arbitragem decente, o Benfica teria goleado fartamente o marítimo. O que há mais então para fazer?

Há que dar um passo em frente, ou evoluir porque a arbitragem não o irá fazer brevemente... Porque esta imprensa vai ter de morrer... Porque os adversários vão continuar a jogar mansos com o porto e a receber suplementos contra o Benfica! Qual será essa evolução?

JJ tem um ego gigante mas o Benfica é maior do que o ego dele alguma vez será, então tem de moldar a arrogância, o orgulho e a teimosia. De já fúteis que se tornaram, fazê-las humanas (não há super-heróis) de modo a que o paços-Benfica, o braga-Benfica, o rio-ave-Benfica e até o sporting-Benfica e o Benfica-porto desta época desapareçam.

O Benfica já está preparado para isso, falta que JJ o esteja. Para isso é... Porque quando der a ideia de que parece que se quer criar pseudo grilhões no bloco maior...

PS2: O jornal record, reconheceu ontem  a Taça Latina como um título ganho pelo Sport Lisboa e Benfica. Reconheceu um facto histórico... Ou seja, constatou!
Infelizmente, continua a reconhecer que o porto tem duas vitórias num torneio de inverno (taça toyota)... Para mim, neste momento está 76-72 e estamos a falar de um somatório entre títulos e troféus... Se formos falar no somatório entre títulos e troféus pertencentes a competições com mais de um jogo... A coisa fica em: 71-51... São muitos anos de tretas!

PS3: O Benfica não para! Há um campeonato de basquetebol e de futsal para conquistar. Hoje a partir das 15:00 o basquetebol pode já tornar-se campeão nacional em Guimarães e o futsal pode selar o apuramento para a final  se derrotar o fundão na Luz!

PS4: A silly season é o que é! Há muita gente para entrar e para sair. Especular é desgastante! Fazer previsões perante o que se sente é exasperante. É melhor aguardar!

E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. Carrega Benfica!

    Só dizer uma coisa: Jardel foi enorme este ano e a teimosia do Jesus é o que faz com que ele seja bom. Temos de admitir que o Benfica já sabe jogar à defesa, já sabe controlar muito melhor o seu ritmo e tem uma equipa pior que em 09/10. Ele é teimoso mas tem aprendido e evoluído.

    E há-de chegar o dia em que ele se vai embora e em que ele vai voltar a não ganhar o campeonato. Mas por agora mete o Benfica a jogar o suficiente para acabar 20 pontos à frente dos corruptos... o que não acontece por causa da tal arbitragem que não muda. Eu acho que é impossível conseguir mais do que isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, neste ponto: "Eu acho que é impossível conseguir mais do que isto" não concordo contigo!

      Com outros factores mais imparciais era suficiente... Cá em Portugal pode não ser suficiente mas tem sido!

      Em termos tácticos, JJ pode tentar ser ainda melhor e rebentar com os adversários em janeiro fevereiro... Para depois, se ainda estiver em competição na europa, puder dar um passo em frente!

      "Temos de admitir que o Benfica já sabe jogar à defesa" Ontem, como em outros jogos, não soube. É uma questão de qualidade individual. Como já escrevi, Pizzi e Samaris irão evoluir muito mais e serão melhores jogadres no futuro. Não esqueço que temos o Fejsa. Duvido que o Jardel faça muito mais do que faz agora e Eliseu...

      Cá pode bastar, fora de Portugal... não teremos hipóteses!

      Mas sim, o Jardel esteve bem.

      Eliminar
  2. A confusão (deliberada) entre troféus e títulos dá nisso: o fócul tem uma quantidade muito grande de troféus, que contabiliza como títulos, que lhes confere uma grandeza contabilística que, manifestamente, não tem.

    Enquanto a imprensa amestrada e o opinião pública não informada for arrastada para esse campo, não há nada a fazer a não ser educar, educar, educar - mas, lá diz o ditado: "Burro velho não aprende línguas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos trabalhando.

      Uma boa lição é conhecer a história do Benfica de modo a ter bases.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. JJ é teimoso, e basta. Normalmente muda de estratégia aos 60/70 minutos. A Liga foi em sofrimento, e penso que deveria estar resolvida, há pelo menos, ¾ jornadas. A taça da Liga, igual, e só não fomos a penalties,no último minuto, por alguma sorte.
    Mais uma vez, Samaris e Pizzi , ainda não encaixam. Invistam 10/15 milhões num centrocampista que saiba construir linhas de passe. O pior, é que sabendo que a época é longa, não aposta noutros jogadores. Jardel, esta temporada, foi enorme e não se pode exigir mais. Em querer e abnegação, há poucos.
    O André Almeida é uma tapa fogos, e não refila e reclama. Um verdadeiro jogador de equipa.
    Vi na tv,na sportv, a final da taça da liga. Um tal, Pedro Henriques, que infelizmente foi nosso jogador, afirmou que o porko e o Sportém desinsvestiram da taça da Liga, mas a muito custo lá foi, dizer que o SLB tinha siso um vencedor competente. Estes incompetentes, ou melhor, fdp, nunca deveriam entrar no estádio do glorioso, tais como, Paneira, Calado e afins. Sei que o Glorioso é uma Nação, mas há limites para a decência.
    No basket, limpamos tudo=COLINHO.
    Veremos o Futsal
    SAUDAÇÕES GLORIOSAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com "Samaris e Pizzi , ainda não encaixam"... Irão mais cedo ou mais tarde!

      O Pizzi sabe construir linhas de passe. O que não sabe é tapá-las ao adversário, na transição defensiva, vai de olhos na bola em vez de dar uma olhada para o resto do campo de modo a prever o que pode acontecer. Tem tiques de vedeta no transporte de bola, e esquecesse de proteger o trajecto... Tem de ter consciência de que é jogador de uma equipa e não a estrela

      Mas neste momento, sabendo que pode evoluir, considero-o um jogador muito promissor. veremos!

      Samaris idem! Ver que já fala português em menos de um ano, indica a vontade dele em ser algo. Para mim não me convence na posição seis. Com Fejsa, talvez JJ o teste mais à frente.

      Citando: "Jardel, esta temporada, foi enorme e não se pode exigir mais. Em querer e abnegação, há poucos". Foi sem sombra de dúvidas. Mas realmente não se pode exigir mais a quem deixa passar o gajo do marítimo daquela maneira. Jardel tem de estar atento, ele é o libero da equipa!

      O henriques duvido que volte à catedral, a não ser como comentador da sportv. É mais um infeliz que para ganhar dinheiro tem de fechar os olhos à verdade. Ele que seja feliz sendo imbecil. O porto não desinvestiu. O porto quer chegar à final sem se cansar. Mas quer mais a champions e o campeonato porque dão dinheiro. O problema é que a TdL dá um dinheirito extra e os clubes pequenos não fazem fretes, não esquecendo que os jogadores do porto não aguentam... e não jogam assim muito!

      O sporting... Bem, eles não têm plantel para esta vida toda. Nem muita qualidade. Amanhã, até penso que vão ser roubados...

      Vou gostar sempre do Paneira, ele tem as suas ideias com as quais por vezes não concordei. Mas ele saiu a mal do Benfica. Viu a merda que o damásio estava a fazer e o artur expulsou-o... Tal como o Isaías! Por isso percebo que por vezes o passado lhe tenha afectado o discernimento.

      O Calado, não é grande comentador. Ele saiu do Benfica por causa daquele boato. O clima ficou pesado demais para ele aguentar mas era um bom jogador!

      O Basquet já está mesmo. O futsal vai ser difícil para os finalistas mas confio que a onda vai continuar.

      SAUDAÇÕES GLORIOSAS

      Eliminar
  4. O Benfica precisa de pelo menos mais uns 2 a 3 anos a estabilizar ( e quando digo estabilizar, quero dizer, a contrariar a roubalheira dos últimos 30 anos); as competições internas, e logo depois ter $$ para manter bons jogadores na equipa para poder almejar alguma coisita na Champions, que diga-se de passagem, é outro antro de corrupção a níveis astronômicos, vide a forma como Juventus e Sevilha têm conseguido o que conseguiram nos últimos anos...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo