segunda-feira, 18 de maio de 2015

33ª J: guimarães 0 S.L. Benfica 0

E...
O Benfica, o Sport Lisboa e Benfica faz história: Conquista de forma esforçada, nem sempre linear mas com justiça porque exibiu a espaços (este ano civil) o melhor futebol que uma equipa pode desenvolver, o seu trigésimo quarto título de Campeão Nacional de Portugal.

Há algumas coisas para escrever mas não me apetece misturar coisas como o Benfica com lixo como o segundo classificado. Foram meses a ler barbaridades e mentiras mas, essa publicação fica prometida para outro dia... Talvez amanhã.

O que interessa foi a reconquista do título, confirmada pelo facto de o jogo de guimarães ter tido o mesmo desfecho do que o jogo do Restelo entre o belenenses e o porto.

Quem acompanha este blogue no FB, sabe que ontem dei comigo a pensar que a festa teria de ser adiada. Em Lisboa, o porto tinha-se adiantado no marcador através de mais um auto golo (golo atribuído pela segunda vez a jackson - gostava de saber porquê?), enquanto o Benfica tinha dado um banho de futebol de ataque sem, no entanto, ter conseguido finalizar uma única vez.
O rui chouriço que me desculpe mas não é treinador para o Benfica. É treinador para o porto porque mente e inventa... Para o porto ou para o sporting! O chouriço afirma que a sua equipa conseguiu evitar que o Benfica marcasse... Eu vejo isto e
fico a pensar que o guimarães teve o chouriço de uma sorte em não ter levado uns três ou quatro golos no bucho só na primeira parte... Mas isso sou eu a pensar. Se, por outro lado, o treinador quando fala em "NÓS conseguimos evitar isso" incluir o fiscal que acompanhou o ataque do Benfica e o árbitro...
Já sou capaz de concordar com a afirmação!

A verdade é que o processo de construção ofensiva do Benfica foi impressionante. O problema é que a finalização foi exasperante. Lima e Jonas tiveram um dia menos bom. Já o escrevi algumas vezes... O Benfica se marca logo nas primeiras oportunidades chapéu! A nível da finalização, o jogo de ontem esteve nos antípodas de jogos anteriores. Depois estava uma tarde quente e o corpo começa a moer e a ficar cansado. Com o cansaço vem a perda de concentração no passe e as coisas deixam de funcionar.

Fiquei, então, apreensivo. Não por ter receio de que o guimarães (deu porrada com fartura pois entravam sempre ao homem e não à bola) marcasse golo (vejam que nem um remate fez à baliza de JC:)
Mas porque havia outro jogo a decorrer (onde o segundo classificado estava em vantagem no marcador), e o Benfica já não conseguia construir jogadas de ataque fluidas de modo a criar oportunidades.

JJ fez alterações, mas só concordei com uma: André Almeida! Trouxe outra frescura ao maio campo. Talisca entrou para pivot mas não tinha espaço para se movimentar uma vez que Gaitan e Sálvio (perfeitamente sem pilhas) já não faziam muito a não ser estar ali. Derley entrou para... Para que acontecesse algo parecido ao que aconteceu em alvalade. Tal não foi possível!

Sulejmani... Talvez, para dar frescura a um dos flancos?

Acontece é que o belenenses empatou o seu jogo, depois de ter dado um festival de ataque (muito parecido com o que o Benfica deu na primeira parte) e mesmo assim ter estado a perder. Aqueles minutos finais foram um pouco penosos porque uma bola bombeada para uma grande área pode dar em muita coisa...
Não deu e o Benfica, num campeonato que perdeu qualidade (18 equipas é uma aberração + crise financeira), foi a equipa mais consistente mesmo tendo apanhado uns sustos que ainda tenho atravessados na garganta.

Outra grande verdade, é que mesmo sendo teimoso e casmurro, Jorge Jesus conseguiu levar a nau a bom porto. O seu trabalho na construção da uma equipa quase nova, foi bem sucedido e deixo-lhe os meus sinceros parabéns.
É também um campeonato dos adeptos:
Nós, adeptos, somos mães e pais zelosos... Damos colo, e não é pouco!

E fico-me por aqui neste artigo. Aconteceram coisas depois que não me cabem na cabeça. Estou a prever em fazer mais dois artigos sobre o dia de ontem, o problema é que irão versar sobre lixo... Os verdadeiros adeptos, os técnicos, os jogadores e os dirigentes deste Benfica não merecem que eu suje este artigo! Deixo só um aroma:

PS: Teve que ser e deve ter sido à pressa:
E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Perdoe-me mas...
    BICAMPEÕES CRL!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há necessidade de pedir desculpas caro anónimo!

      Eu disse coisas piores no final do jogo!

      Eliminar
  2. Bem tinha razões para estar pessimista do lado do árbitro... mas os outros tanto pensaram no nosso jogo que se esqueceram do deles.

    Grande Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arbitragem à proença! pode ser que se o Benfica consolidar esta senda de triunfos, os árbitros mudem...

      Eliminar
    2. Os árbitros só mudam com uma guerra de poder pela liderança daquele clube ranhoso... e estes títulos podem ajudar a isso... mas vai continuar a ser muito difícil.

      Embora eu goste da nossa posição para o futuro imediato relativamente aos nossos rivais... só espero que o JJ não queira ir a lado nenhum.

      Eliminar
  3. uma arbitragem imparcial até dizer chega. Nem falo do golo anulado, mas da sistemática falta que apitava sempre que o benfica marcava um canto. Foi tão evidente que os jogadores até já se riam.

    ResponderEliminar
  4. parcial, queria eu dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores riam-se e calavam-se... Foi uma bela imagem!

      Já nem falo das entradas ao homem! Havia uma bola para jogar mas era no lombo dos jogadores do Benfica que os vitorianos acertavam... Pena que a frente de ataque do Benfica tenha tido um dia menos bom.

      Eliminar
  5. Já para não falar das provocações e da frota de autocarros que o Vitória colocou, na sua área. Jogaram no erro e nem sabem como empataram. Também discordo das substituições, salvo André Almeida, o bombeiro para apagar fogos. O Talisca precisa de férias, seria melhor apostar no Ruben. Mas JJ com todo o mérito que tem, possui um grande defeito, a teimosia.
    Rumo á Taça da Liga

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo