quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Outro Filho Do Apito Dourado?

Acho estranho. Não consigo entender a coisa de outra maneira quando se tratam de assuntos que se refiram ao "meu" clube o Sport Lisboa e Benfica. Podem dar as voltas que quiserem que eu, automaticamente, fico de imediato na defensiva: Vamos defrontar o braga (ou porto b como gosto de referir) e mais uma vez temos um árbitro do porto... Conhecido adepto do porto a arbitrar um jogo importante e a eliminar.

O seu nome é artur soares dias, artur sd (superdragão) como gosto de o etiquetar. Sendo assim, e como fiz com o jorge sousa a semana passada, convém conhecer este árbitro antes do jogo:

Temos ganho a maior parte dos jogos quando artur é o árbitro. Cada poderá tirar daí as conclusões que bem entender. A ideia principal que fui tendo do artur é a de que era um bom árbitro mas a partir da chegada de JJ (2009 2010), surgiram três períodos interessantes.

Em 2009 2010, ele apitou o primeiro jogo da época frente ao marítimo. O Benfica tinha conseguido juntar um excelente grupo de jogadores e partia com um candidato forte à vitória para as provas nacionais. Nesse jogo, artur assinalou um penálti contra o Benfica por mão na bola de David Luís. O brasileiro salta a uma bola e sem intenção acaba por tocar nela com a mão:
Intenção e facto... O penálti foi assinalado e concretizado. Nesse jogo, artur também assinalou um penálti contra o marítimo (falhado por Cardozo) e Weldon empatou pouco depois o jogo. Antes do final, ficou outro penálti por assinalar... Num lance muito idêntico ao de David Luís. Disso, compreendam caros leitores, não há imagens mas sim a opinião de JJ:
A questão são os critérios. Podemos afirmar que Cardozo falhou um penálti mas eu questiono o facto de terem existido dois e só um ter sido assinalado... E já com o jogo empatado...

Seguiu-se um empate em olhão com o porto o... Não creio que artur tenha tido influência no resultado mas ficámos sem poder contar com Coentrão e Di Maria para o jogo seguinte frente ao porto... Que até ganhámos com aquele golo de Saviola.

Seguiu-se um período de vitórias até um famoso sporting (naquela altura porto s) Benfica. O jogo em que artur decidiu intervir e ajudar a carimbar o título do porto, isto em 2011 2012 à vigésima sexta jornada. O Benfica perdeu por um-zero fruto de um golo de penálti por esta falta de Luisão aos dezassete minutos:
O "nosso" capitão colocou a mão ali e habilitou-se. O pior foi o critério utilizado por artur uns minutos antes:
E uns minutos depois.
Viu um e não viu os outros? Por causa da cor das camisolas? O porto ficou com o caminho facilitado para conquistar o título, algo muito recorrente nos últimos trinta e tal anos. Contributo? Neste jogo foi o critério de artur, marcou para um lado e não marcou para o outro...

Passo agora para a época de 2012 2013, época em que tudo poderíamos ter conquistado mas... Logo a abrir a época, mais um empate num jogo arbitrado por artur. E logo contra o braga (adversário de quinta-feira)!

Foi o festival de teatro do vigarista beto. Com o resultado em dois-dois, muito por culpa da equipa do Benfica, o betoteiro começou logo na sua actuação:
É de bradar aos céus... Um cartão amarelo!

Mesmo a acabar a partida, o Benfica marca um golo limpo que o artur não quiz validar cedendo ao espectáculo do biltre betoteiro:
Até era auto-golo... Infelizmente, o Benfica perdeu dois pontos. E teriam sido necessários mesmo no final do campeonato.

O arbitro do porto voltou a arbitrar o Benfica na época passada. Foi o escolhido para um escaldante Benfica porto. Após esse jogo, artur foi excomungado pelo presidente do seu clube. Tudo porque não assinalou duas hipotéticas grandes penalidades a favor do porto (que acabaria por perder a partida por dois-zero). Se uma parece ter sido realmente falta de Garay, a outra foi teatro de danilo. 
O que me surpreendeu na actuação do artur, foi a manutenção do critério - uma novidade em jogos de alto risco. Antes dos dois lances que referi e que se passaram na área do Benfica, artur fechou os olhos a este lance:
Mesmo a acabar a primeira parte, já o fiscal de linha tinha ficado temporáriamente invisual:
A meio da segunda parte, também não se passou nada entre Maxi e jackson.
Manteve critérios o artur numa actuação desastrada. Não quis ser ele a decidir nada, só contariam as bolas que entrassem...

Então, o que esperar da sua actuação amanhã? Confesso que fiquei admirado com a actuação de jorge sousa no passado domingo. Se estiveram com atenção, ele poderia ter assinalado penálti logo aos dois minutos (falta de André Almeida fora da área mas queda do portista dentro da mesma); Poderia ter anulado o primeiro golo por pretensa mão na bola de Lima (que não existiu), e por fim poderia ter fechado os olhos à mão de jackson na bola e deixado o portista marcar o golo.

Isto foi o que os cumentadeiros do clube azul choraram durante os programas de debate, especialmente o alguidar guilherme. O imbecil quase que chorava a dizer que jorge sousa poderia ter feito aquilo, ele falou poderia como se estivesse a usar a palavra deveria. Anos de hábitos...

Face a isto, e mais uma vez, os jogadores do Benfica terão de estar avisados. Sei que estamos supostamente numa época de mudanças e que a arbitragem de jorge sousa pode ter sido o início de uma limpeza de mentalidades. O problema é que em Outubro aconteceu isto, e já este mês isto. Eu fico de pé atrás até porque quem manda no futebol está lá com o voto do Benfica.

O que desejo é uma arbitragem isenta... Imparcial. Se o Benfica for eliminado, que o seja de forma justa (não espero nada disso do braga pois só sabem arrear em vez de jogar à bola)! 
É aos árbitros, se é que há uma mudança em curso, que cabe ajudar o espectador (que é quem alimenta o desporto) também a mudar.

Por isso, artur desejo-te uma actuação limpa e imparcial. Eu quero acreditar, mas o seguro morreu de velho, face ao que aqui mostro...

E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. além do mais é um ladrão de 2ª geração. O filho da puta do pai dele era um dos árbitros mais nojentos que vi actuar. Infelizmente foi outro que morreu sem conhecer o doce sabor do sabonete de custóias
    joão pinhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o pai dias era amigo dos sete costados do pdac. Mas só cabia um galito no poleiro pelo que se escolheu o garrido... Porque tinha mais fama!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. Que FDGP nos vai roubar mais uma vez!
    No problems!
    Vamos ganhar sem espinhas!

    Viva o Benfica!

    PS - Bem hajas Glorioso Companheiro pelo teu trabalho SEMPRE BENFIQUISTA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos. Creioo que sim mas como escrevi... o SEGURO MORREU DE VELJHO PELO QUE OS JOADRES, E O PRÓPRIO jj, TERÃO DE ESTAR BEM AVISADOS QUE DE BRAGA SÓ VEM CAÇETE...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. O problema é que Portugal está numa situação que ajuda o sistema da fruta e não só, eu estou no estrangeiro e vejo no jornal da noite que o país não está nada bem e isso não favorece o futebol ! Mas não percebo como a tantos anos o PC anda roubar campeonatos as equipas portuguesas e este ano continua vimos todos o que ce passou em Braga, Benfica foi roubado e cartões amarelos e vermelhos fico para mostrar ao jogadores de Braga !!!😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo Nuno. Em Portugal, as leis foram feitas para proteger os criminosos. Por exemplo no caso dos submarinos: A alemanha condenou os criminosos... A grécia condenou os criminosos... Em Portugal o caso foi arquivado!

      Assim se pode entender como o porto tanto ganhou, e com tanta prova ainda esteja a competir e os seus dirigentes em liberdade.

      Hoje vai ser difícil mas confio que o árbitro vai ter juízo. No entanto... Tudo pode acontecer.

      Saudações Gloriosas para o Luxemburgo.

      Eliminar
  4. Esta noite é na Luz, vocês vão ver como eles se vão sentir pequeninos...
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo