segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

13ª J: porto 0 S.L. Benfica 2

Foi muito bom.

Por outro lado, acabo por ficar a pensar que tivemos uma grande oportunidade de os despedaçar para o resto da época e acabar com as piadas do cinco a zero. Afirmo isto porque o Benfica ainda sofre do síndrome (com trinta anos) de ir às antas/dragão para ser roubado e perder. Hoje, neste jogo da testosterona versus paciência, isso pareceu-me evidente. Se o Benfica (os jogadores) se tivesse conseguido desamarrar de alguns grilhões ancestrais... Ui! teria sido memorável.

Falar agora é fácil para mim uma vez que ganhámos. Numa perspectiva (antes do jogo) de não haver influência arbitral, era a minha convicção que o Benfica iria estar bastante compacto, a atacar pelo seguro e aguardar pelo erro. Foi mais ou menos isso que se passou. Dentro desta minha perspectiva, iria ser complicado marcar porque os espaços seriam poucos mas se o fizéssemos, depois as coisas seriam mais fáceis. A marcação do primeiro golo surgiu num momento cirúrgico, quase perfeito:
No acabar da primeira parte mas ainda com tempo para jogar. Tempo para o porto reagir ou para o Benfica afundar ainda mais o seu adversário. Nada disso se passou e o jogo foi para a segunda parte quase empatado porque se sabia que se o porto empatasse logo no início o Benfica iria passar por dificuldades. JJ terá insistido na coesão total da equipa: Atacar com a defesa resguardada; Defender fechando bem as linhas de passe ao adversário. 

Mas tivemos dificuldades por causa disso. A desenvoltura mental de Talisca e Samaris ainda não está no ponto que estes jogos exigem. Ela está a vir mas necessita de tempo e de evolução. Se a isto juntarmos o facto de Gaitan e Sálvio estarem presos às tarefas de compensação, o ataque (organização) da equipa sofreu muito ao longo da segunda parte. Poderíamos ter utilizado mais o contra-golpe e... Mas as poucas vezes que o fizemos estivemos lá perto e na primeira até aumentamos a distância no marcador:
Aproveitar o pouco... Também ajuda a ganhar jogos.

Após o segundo golo, a testosterona esgazeou-se pelo relvado fora mas a experiência, a qualidade e a paciência do grupo mais crescido foi imperialmente superior no jogo da bola. Certo que o porto teve duas bolas no ferro, após cruzamentos que foram fruto do desgaste de Gaitan e do amarelo de André Almeida, mas Lima também marcou de um cruzamento... E ontem foi a eficácia atacante a quase decidir o desfecho da partida.

Escrevi quase, e porquê? Porque na minha perspectiva, há um lance primordial que é O FACTOR DECISIVO: A defesa de Júlio César aos trinta e dois minutos:
Decisiva a intervenção o guarda redes brasileiro. Manteve o nulo que foi desbloqueado poucos minutos depois. Fulcral esta defesa, os avançados podem falhar mas podem marcar e a reacção de Júlio César aquele remate de jackson foi tremendamente importante, o avançado do porto até acabou por falhar lances aparentemente mais fáceis... Talvez porque Júlio César ganhou volume com aquela defesa. 

Lima acaba também por ser o herói, os seus golos, muito oportunos, fixaram o resultado final. Depois da chatice da passada terça-feira, Lima voltou a estar concentrado e a não falhar. Nunca é fácil explicar o falhanço (jackson que o diga) mas não é também justo dizer que "é só encostar". Lima também foi importante no papel de vagabundo. Ora estava lá na frente a prender os centrais, ora vinha ajudar Talisca, Gaitan e Sálvio.
Mais uma vez pf.
Samaris... O porto preparou bem o cerco ao grego. Sempre que ele tinha a bola, sabendo que ele AINDA tem dificuldades no domínio e entrega de bola, era ver dois a três adversários em cima dele. O grego sentiu isso mas não vergou. O entendimento com Enzo conheceu mais um desenvolvimento o que é chato se o argentino estiver de saída... O facto relevante é que Samaris tem um corte tremendamente oportuno após uma investida do quaresma. Estava lá, estava atento e não complicou. Mais um detalhe a explicar os zero golos sofridos na noite de ontem.

Talisca merece elogios pela entrega. Só teve duas hipóteses de alvejar a baliza do porto e não lhe correram bem, especialmente a segunda e ainda bem... Mas o brasileiro foi humilde na sua entrega total às disputas de bola a meio-campo. Foi à luta e foi mais um elemento do conjunto. Saiu porque já não dava mais.

Por fim umas palavras para André Almeida. Poderia ter tido uma noite mais descansada se não se tivesse distraído logo no início. Um amarelo bem madrugador para um jogador que secou um tal de hulk, é sempre inconveniente mas André manteve a bitola de ser imperial nos cortes de cabeça e estar (ou tentar) estar bem perto do adversário nas bolas rasteiras. André, deves agradecer a Gaitan e Samaris a ajuda que te deram quando o quaresma entrou... Mas isso chama-se jogar em equipa, e foi isso que nos fez ganhar a partida.
Uma dura batalha para ambos os lados
De resto todos estiveram a um nível elevado. Em relação às opções de JJ, devo dizer que esperava ver Ola John mais cedo em campo. O holandês necessita sempre de alguns minutos para aquecer mas ontem entrou tarde e sem grandes oportunidades de tirar o jogo do funil. Uma pena.

César teve de socorrer a defesa, após a lesão do capitão e após uma falha de marcação (segunda bola à trave), lá atinou no esquema. Pizzi foi a substituição típica de JJ: Queimar tempo o que eu acho uma pena porque parecíamos ser o david a jogar frente ao golias...
Outra vez...
E o jorge sousa... Deu a ideia de ter passado ao lado do jogo. Se é certo que o danilo e o André Almeida poderiam ter ido para o banho mais cedo por outro lado parece-me que sempre esteve mais à vontade para assinalar faltas contra o Benfica do que contra o seu clube do coração (houve um lance que me deixou curioso e cuja repetição rápida da sportv deu a ideia de entrada dura por trás - se alguém tiver as imagens...). O importante, e não sei se ele leu o post que lhe dediquei, é que nos lances capitais esteve bem... Não houve lances capitais a não ser a mão do jackson  a amparar a bola antes de a chutar para dentro da baliza...

Muito bom jogo e resultado. E não me surpreendeu nadinha! Ainda falta muito e temos de continuar com humildade e muito respeito. Não ganhámos nada, apenas aumentámos distâncias (ainda não muito relevantes mas sim interessantes) e calámos a tromba a alguns avençados que ainda devem estar a chorar depois do inchaço ter estoirado com estrondo:
Concordo com opiniões mas testemunhar uma venda de activos tóxicos como se fosse água potável à saída de uma caminhada pelo deserto... Cambada de falhados!

Ganhámos porque fomos mais cumpridores do que noutros jogos. Fomos mais cumpridores do que o nosso adversário. Mais, mais e mais por isso...

Parabéns aos jogadores e uma especial menção aos maravilhosos adeptos que viram o seu amor, devoção e espírito de sacrifício pelo "nosso" clube recompensados.

PS!: Acho piada ao discurso dos portistas: O porto foi totalmente superior! Mesmo na derrota o que me obriga a fazer esta brincadeira:
E a desejar que assim continuem. No entanto, e isto serve para todos, partindo do princípio que este clube do porto não está a ser uma montra e/ou rampa de lançamento anual para jovens jogadores de grandes clubes espanhóis, o trabalho do espanhol pode não ser assim tão mau como para já parece.

Neste momento, não esquecendo o jogo com o sporting para a TdP, o porto é um clube ainda fraco futebolisticamente falando. Pode ter muita força mas... Benfica, sporting não são aquelas equipas que lhes calharam na champions... Incluo o basileia (se bem que contra a equipa de paulo sousa... São capazes de ter de correr muito mais do que correram frente ao Benfica e - mais uma vez - tiveram cá um sorteio...).

Em relação ao paulo fonseca, permitam que teça algumas considerações. Reparem na evolução: chegou a ser apontado como possível sucessor de JJ mas acabou engolido pelo clube já condenado por corrupção. A personalidade que demonstrava ter desapareceu (espezinhada por um clube que só sabe fazer as coisas de uma maneira), até trocava os nomes dos clubes... Saiu pela porta dos fundos. De volta ao mesmo clube que o lançou, já sem os tentáculos do polvo a asfixiar-lhe o julgamento... Está em sexto lugar a seis pontos do segundo... Dá que pensar!

PS2: Também acho piada ao discurso dos sportinguistas pelo que também tive de fazer esta brincadeira:
E desejar que assim continuem.

PS3: Segue-se o braga com Enzo e André Almeida e espero que com Luisão. E com um árbitro decente.
Brutal...
E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Sou do Benfica isso me envaidece...
    E a recção do cigano ao 1° golo? Ahh ahh ahh até espumou da boca.
    Saborosa vitória mas agora descanso e humildade só assim alcançaremos o bi.
    Belo post a terminar com uma cereja no topo - foto para guardar.
    Saudações gloriosas
    Vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo