quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LC 2013 2014: Olympiacos 1 SL Benfica 0

Tenho mais esperança em passar à fase a eliminar da champions do que ganhar qualquer coisa cá em Portugal! É que lá fora, apesar dos interesses mais do que conhecidos, ainda há um certo nível de confiança. Todas as equipas esforçam-se por jogar à bola de modo a conseguir o melhor resultado, quando cá... Bem, sabemos como é a história: Contra o Benfica cerram fileiras por causa dos jogadores emprestados pelo porto, por causa do dinheiro adiantado pela olivedesportos (cujo barão que a preside é do porto) e por causa de cheques prometidos em caso de fazerem o Benfica perder pontos. Contra os "mecenas"... Abrem as pernas!

Tenho mais esperança em passar à fase a eliminar da champions porque é muito raro o Benfica jogar contra catorze adversários durante noventa minutos. Há casos de arbitragens meio inclinadas (lembram-se de alguns jogos na uefa cup da época passada) mas nada que consiga impedir o Benfica de demonstrar o seu valor e que essa demonstração seja traduzida em golos e pontos (não me esqueço do penalti sobre Siqueira e de um golo em fora de jogo do psg).
E se o Roberto é amigo cá da malta tem de...
Tenho mais esperança em passar à fase a eliminar da champions porque há jogadores que dão mais do que normalmente dão nas provas nacionais. Quer se queira quer não "money talks, bulshit walks". O futebol assim foi esculpido e todos querem o seu momento de fama.

Tenho mais esperança em passar à fase a eliminar da champions porque o anderlecht foi capaz de tirar um coelho da cartola frente ao psg. Se formos à belgica ganhar, no último jogo do grupo... Com a catedral cheia, acredito que iremos ganhar e bem.

Tenho mais esperança, porque sou Benfiquista e não porque sou adepto de outros que ficam à espera...

Ontem... JJ escalou bem a equipa. Quando Lima está abaixo do que vale e Cardozo não fez a pré época, é natural que jogar com dois avançados pode ser um risco. Matic, Enzo e Amorim foram a opção perfeita para o meio campo. São inteligentes e jogam com raça, e permitem a quem está mais à frente gozar de uma espécie de segurança. 

Gaitan e Markovic eram os extremos que gozavam de liberdade para deambularem entre o miolo e as alas. procuravam combinações/diagonais/um-contra-um  para abrirem caminhos para a baliza.

Como se voltou ao esquema de Matic descer á linha para fazer um trio defensivo, os laterais Maxi e Sílvio (se bem que sempre de olhos abertos) empurraram os defesas laterais e respectivos alas do olympiacos lá bem para trás.

Luísão, Garay  e Artur estiveram atentos ao que se passava pelo meio e Cardozo andava a descascar os centrais contrários. 

Tudo muito bem pensado. Muitíssimo jogo de construção atacante bem congeminado e... Uma distracção defensiva colectiva versus um herói individual... Resultado final 1-0. Roberto fez três ou quatro excelentes defesas, mas foram outras três ou quatro defesas do outro mundo que deixaram o Benfica com um pé na malfadada uefa cup. Isto dá mais ou menos oito a nove remates em direcção à baliza contra dois remates de merda efectuados pelos gregos. no lance do golo, o jogador grego ia partindo o pescoço... 

Cardozo, Markovic, Djuricic, Sílvio, Enzo e Lima tentaram mas o 1.91m mostrou que não é o saco de porrada que a imprensa portuguesa se habituou a fazer dele.

JJ mexeu na equipa. Teve azar com a lesão de Cardozo, o paraguaio tem resolvido muito jogo ao longo dos anos. Teve azar que Lima não é gato de área, teve azar que Markovic já estava com as pilhas gastas. Mas Lima, Djuricic e Cavaleiro fizeram o que puderam e continuaram a asfixiar os gregos... Só um reparo à gestão de JJ: Aqueles últimos minutos só mostraram os gregos por uma vez, quando salino tentou cavar qualquer coisa mas até Maxi foi melhor e mais esperto do que ele. Dito isto, JJ e face à falta de altura na área grega, poderia ter colocado Luísão lá bem no meio ao pé de Roberto...

Foi um banho de construção de futebol de ataque! A alegria dos gregos no final do jogo é disso exemplo: Eles não sabem ainda como ganharam a partida! O Atlético de Madrid e o mendes, já devem andar a esfregar as mãos face ao dinheirito que são capazes de vir a fazer no futuro com a venda de Roberto.

Ontem faltou aquilo que diferencia o Benfica de equipas como o real, o barça, o chelsea e o bayern: Não há borlas para ninguém na defesa e em uma ou duas oportunidades, concretizam-se... Uma ou duas oportunidades. Quem não marca... Ontem o jogo de construção ofensiva feito pelos jogadores do Benfica, merece estar nos compêndios do futebol. Eles nem sabiam por onde a malta entrava... Bolas que foi duro! Mas salva-se o facto que, como todos os Benfiquistas sabiam no seu íntimo, aquele grupo nunca desaprendeu.
O tiro ao melro foi intenso mas o melro lá acabou por piar por último
Quanto aos jogadores, irei escrever sobre os reforços porque sobre os outros já escrevi durante quase toda a época passada. Rúben Amorim... Fez tanta falta o ano passado. Está consciencializado do seu papel, e tem de saber que tem valor para ser titular. Parece que está a criar um faro especial para ver Markovic a entrar pelo meio das defesas adversárias.

Sílvio... Apareceu do nada. Até fiquei assustado! "Este gajo vai jogar" perguntei eu depois de engolir em seco! E Sílvio lá andou a fazer o corredor esquerdo com autoridade e disponibilidade física e mental. Até poderia ter marcado... Será que temos lateral? Já andava a pensar que seria melhor devolvê-lo aos espanhóis no mercado de inverno mas... Sílvio foi enorme como toda a equipa.

Markovic, andou a cansar-se por muito tempo. Mas quem joga com aquelas instruções habilita-se a tal fado. mais uma vez afirmo que ele vai ser: Aquela jogada, que deu em mais um "Milagre de Roberto"... O Sérvio passou por metade da defesa grega...

Djuricic... Deu o máximo e proporcionou mais um milagre aos gregos... 

Chega de treta táctica. Os gregos que foram banais... Foram banais a jogar em casa! Assim sendo, a culpa de tudo isto que aconteceu ontem, ONTEM, não é de LFV nem de JJ. Talvez a culpa deva ser da exibição dos jogadores do Benfica nos primeiros 45 minutos da partida de há duas semanas atrás, ou da chuva que caiu nessa noite...Talvez... Talvez seja também de JJ e dos jogadores pela forma em como foram jogar a frança (sofreram um golo em fora-de-jogo)... Foi nestes dois jogos que a passagem à fase a eliminar ficou hipotecada... Não foi ontem!

Skomina... Salino bem que lhe pode oferecer um jantar por ter acabado o jogo sem um amarelo! Aviou porrada em Gaitan, Sílvio, Enzo e despachou Cardozo para a enfermaria, até se fez á falta naquele lance no final da partida... Skomina teve uma dualidade de critérios na primeira parte... Na segunda quase que nem se deu por ele pois foi um jogo de sentido único. 

Se bem repararam, os adeptos gregos estiveram toda a segunda parte a cantar avé-marias, anjos-da-guarda e pais-nossos. Os adeptos do Benfica juntaram-se a eles nos últimos cinco minutos... Compreendem a diferença de valores...

Dérbie é dérbie mas parece-me que o olympiacos é um bocadinho melhor que o sporting... 

Lapidar: "Temos de jogar mais vezes assim" by Matic e " Não podemos ser hipócritas" by Rúben Amorim.

PS1: Fergusson lá faz o seu lavar de roupa...

2 comentários:

  1. Muito bem; os nossos alas têm que ir à linha fazer os cruzamentos, há que usar mais a meia-distência e o jogo aéreo.

    cts.

    ResponderEliminar
  2. Jogaram bem mas tiveram azar, não muda nada porque estou farto de vitórias morais. jj já há muito que atirou a toalha ao chão. exigo massacre ao zbordem, sem clemência, temos de nos impôr em Portugal. parabéns à equipa de juniores.
    saudações
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo