quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LC 2013 2014: Anderlecht 2 SL Benfica 3

Esta foi a verdadeira vitória da me$€a. Ganhámos mais uns euros, mais uns cabelos brancos e temos mais uma noite europeia de olhos num campo e ouvidos noutro.

É uma situação que poderia ter sido evitada na terceira e quarta jornada desta fase da prova mas infelizmente a qualidade da pré-produção na se reflectiu na pós-produção. Será que merecíamos ir verdadeiramente em frente? É que agora temos de ganhar aos franceses e esperar que os belgas empatem pelo menos) na grécia. Estamos dependentes de outros, o que é um estado natural do Benfica. Nas provas portuguesas temos sempre de esperar que os árbitros sejam imparciais...
Ontem foi uma exibição muito incaracterística, tal como a que o Benfica fez no parque dos príncipes. Fejsa, Matic e Perez ainda não funcionam juntos da forma que funcionam Matic, Perez e Amorim por exemplo. Faltou mais critério naquele triângulo, de forma apoiar um Lima (que não se dá bem como avançado centro) e Markovic (que não é ala direito). Felizmente sobrou Gaitan que, num momento daqueles com o qual ele nos presenteia de vez em quando, abanou o jogo. Felizmente sobrou Rodrigo que finalmente voltou a acertar um remate.  Não foi com a entrada de Cavaleiro que o Benfica ganhou o jogo.
Felizmente os belgas não são assim tão bons e não conseguiram aproveitar as fragilidades que o Benfica ostenta quando se consegue colocar na frente do marcador. É tudo muito confuso e dá a ideia de que é tudo uma grande aflição quando, e sabendo o valor das equipas, as coisas poderiam ser muito mais pacíficas.

Quanto à manobra defensiva da equipa... O primeiro golo é resultado de ressaltos e mãos e braços na bola e o segundo consequência de uma evidente apatia: vais lá tu ou deveria ter ido eu... Embrulha Artur!
Temos sete pontos e agora temos de ir a Vila-do-Conde. O resto é história!

Entre o acreditar e o apoiar, eu prefiro apoiar sempre o Benfica porque me parece que olympiakos é um pouquinho melhor que o anderlecht... E joga em casa... E tem Roberto! E quem tem estes resultados, contra estes adversários... Porventura merece ir para a... E eu detesto a LE... A ver vamos!

E Pluribus Unum

PS1: O Sulejmani só joga na champions porquê? Já me tinha esquecido que o rapaz era/é jogador do Benfica!

7 comentários:

  1. o discurso do jj, mais uma vez, a demonstrar autoafirmação de mestre, teve sorte, mais nada. Não convence esta equipa mas melhor ou pior lá vamos indo nesta prova. Apontemos as baterias ao campeonato, essa sim, a prova que nos empolga e nos moraliza. Força Benfica.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Enfim! O gajo é assim. Deve pensar que consegue enganar seis milhões!

    Humildade.

    Infelizmente ainda não vi ninguém cá em Portugal com estaleca suficiente para aguentar o Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de enganar 6 milhões! Há uma forma de JJ que nunca mudou desde os tempos em que me lembra de ele existir como treinador (felguerias 1995 1996)

      Ele é um pouco como o pavão. Se está sol abre...

      Mas sim, não há melhor cá em Portugal. O treinador do estoril ainda é capaz de estar muito verde para estas andanças mas que ficou bem na fotografia frente ao porto lá isso ficou...

      Eliminar
  3. Podes explicar-me o que mudou entre as perspectivas antes do jogo e depois do jogo?
    É que não consigo perceber se como todos vaticinavam, estavamos práticamente afastados da LC e muito perto de o ser da LE depois da derrota - grande jogo - na Grecia, agora estaremos piores? Queres explicar-me?
    Ou é só o alinhar com a opinião geral?

    ResponderEliminar
  4. Vou responder com aquilo que sinto face aos objectivos que penso serem aqueles que estão ou deveriam estar na mente do clube:

    1º: provas nacionais e depois as provas europeias.

    Afastados da LC ainda não estamos, mas o que aconteceu na 3º e 4ª jornadas da fase de grupos colocou o Benfica à mercê de resultados de terceiros. Mesmo tendo ganho o jogo de ontem, nada mudou. Apenas a frustração aumentou, isto porque o Benfica é melhor do que os gregos do olympiacos.

    Estarmos piores agora? É uma questão de perspectiva. A minha é a minha caro anónimo! Então é assim: Na LE temos, até à final mais dois jogos do que na champions. Jogos à quinta feira seguidos de jogos ao Domingo ou à Segunda-feira o que é uma chatice. Mais dois jogos nas pernas pode ser perigoso para um plantel orientado por JJ. Ele, e com base nos anos em que tem estado à frente do comando técnico do Benfica, é um treinador do espreme até dar o que tem para dar (isto num grupo restrito de jogadores dentro de um plantel!). Não faz alterações. A época passada foi o que se viu: Perdemos o campeonato, a TP e a LE por falta de força física. Força física e o facto de o porto ter aguentado os quatro pontos de atraso com a ajuda de...

    No entanto, o Benfica tem plantel para ganhar a LE por isso estarmos piores é... irrelevante! Face aos jogadores que ficaram (quase todos) e face aos reforços, basta que JJ mude a sua forma de pensar. Outro ponto positivo é o facto de o porto ir também, em princípio, para a LE. Desse modo, vai ter de suar muito para ganhar na LE e nas provas nacionais...

    Em relação aos vaticínios, após a derrota na grécia, de o Benfica poder nem sequer ir à LE... isso é uma aberração! Nem compreendo como é que alguém possa ter pensado isso!

    Certo que ontem, e após o 1-0, a malta terá ficado assustada mas... Os Belgas são muito comestíveis e só o facto de, e como escrevi no post, o Benfica se ter colocado à mão de semear, é que eles tiveram a oportunidade de discutir o jogo até ao fim. Isso deve-se ao facto de o formato táctico não estar a resultar como JJ ambiciona. Não me digam que com a troca de Fejsa e/ou Matic por Gaitan as coisas não tinham funcionado de outra maneira (Matic ou Fejsa + Perez + Gaitan no triângulo a meio-campo)? Não me digam que Lima e Markovic estão a render aquilo que já mostraram poder render nas posições que ocuparam no jogo de ontem? Compreendo que JJ aposte nas diagonais rápidas do sérvio mas é necessário alguém com precisão de passe no miolo... Tenho muita esperança em Markovic...

    Quanto ao alinhar com a opinião geral... Qual é a opinião geral? A minha é a de que não se deveria ter falado muito na final da Champions. Por vezes há coisas que sobem à cabeça e chapéu... Vai para onde o vento o leva!

    Expectativas? Campeões Nacionais, Taça de Portugal e Taça da Liga claro! O resto? Se ficarmos na LC e formos agraciados com um zenit, at madrid, basileia etc., podemos aspirar ir até aos 4ºs mas depois... Vai ser necessário uma enorme dose de superação... Mas onze contra onze durante 90+90 minutos, tudo é possível! Mesmo com real de madrid, barcelona, bayern etc... Muito difícil, para todos mas... esperem, este é o meu Benfiquismo a falar/escrever: Eu acredito no Benfica

    Se formos revistar a LE somos candidatos a vitória final.

    Volte sempre caro anónimo. Uma discussão/conversa é sempre bem vinda a este blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente este plantel tem de andar na europa porque se não ninguém motiva estes pequenos reizinhos (jogadores). Cheguei a pensar, na época passada, que mais valia ter saído da LE e combater sem espinhas o campeonato, nada ganhámos (como temia), mas podiamos ter ganho tudo, sim mas com JJ nada é garantido, nada nada. Vendo bem, a gestão do benfica passa pela europa se sair de lá não sei se a casa vai abaixo.
      Assim, perspectivas com JJ e LFV no leme são... desculpem... 0, no entanto como diz "a minha chama" o nosso benfiquismo leva-nos a apoiar o clube até ao fim, por mais que já não possa ouvir o presunçoso mestre da táctica há algo que nos corre nas veias.
      saudações
      vito g.

      Eliminar
    2. Correcto vito g, pessoalmente também pensei sempre do mesmo modo: Fuck the LE e concentração nas provas nacionais! Mas ser do Benfica... E a cada eliminatória que se ia ultrapassando sentia a alegria do momento e a preocupação no futuro.

      Em relação às expectativas com JJ no leme, são as de sempre. É uma questão de subtracção. Apoiar o clube e esperar que... Esperar cada um espera, expectativas cada um tem as suas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo