quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LC 2013 2014: SL Benfica 1 Olympiacos 1

E quase tudo a chuva levou! Este é o título mais adequado para o jogo de ontem.
O Benfica pode até jogar pouco, mas joga nesta condições. o futol clube proença jamais assim jogaria...
Há uma falta de motivação real na equipa, nada pode desmentir isso. A atitude anda a níveis muito baixos. A malta vê os jogos e pensa: Mas temos o mesmo presidente, o mesmo treinador, os mesmos jogadores e mais alguns reforços de aparente qualidade acrescida... Mas então o que se passa? Será que há salários em atraso? Será que os jogadores não confiam no treinador por causa do final de época passada? Será que os jogadores desaprenderam de jogar futebol? O que é que se pode fazer para reanimar a vontade, a alegria, a velocidade, a ambição e a união naquele grupo de jogadores?

Mandar o presidente para a rua, dirão alguns. Bem, LFV foi eleito o ano passado com uma quase esmagadora maioria. Se ainda fizesse parte de alguma coligação para lá estar, a malta poderia congeminar alguma coisa para que houvesse eleições antecipadas. A história dos últimos anos, no entanto, não permite veleidades. LFV cedo foi capaz de anular alternativas mais ou menos credíveis (JEM), chamando-as depois para junto de si. Outros, que apareceram, tinham algum tipo de barro em seus pés pelo que LFV tratou de os triturar e continuar a velejar seu belo prazer. Dito isto, parece uma empresa difícil no presente momento.
Mandar o treinador para a rua, dizem outros. Houve uma janela temporal para que esta hipótese fosse realidade mas o presidente tratou de depositar toda a sua confiança em JJ. Assim, para mandar jesus embora também se teria de mandar deus! "Não podemos despedir JJ porque estamos quase a meio da época e tal acção era dar a época como perdida". Não consigo validar essa teoria. Há qualidade mais do que suficiente neste plantel para que, com a chegada de um novo treinador, as coisas possam evoluir satisfatoriamente. "Não podemos despedir JJ porque teríamos de pagar uma indemnização choruda". Pois, nada a fazer... "Não podemos mandar JJ embora porque estamos a quase meio da época e encontrar uma alternativa com mais qualidade é difícil". É verdade, Parece o problema do presidente não parece? "Despedir já JJ e contratar o gajo do Estoril. Ele tem genica e vai conseguir pôr a equipa a jogar com alegria, raça etc e tal". Só vendo, mas tal não posso validar...

Dar um abanão na equipa, dizem muitos. "Perez e Matic têm andado apáticos e deveriam ver alguns jogos na bancada ou no banco". Era capaz de não ser má ideia, Amorim, Fejsa, André Gomes e André Almeida iriam ter umas oportunidades. "Mas é arriscado porque não são tão bons como eles"... Será que não? "Lima tem andado a passear e jogar com dois avançados não tem trazido resultados nenhuns". Markovic, Gaitan ou Djuricic atrás de Cardozo! É capaz de ser uma teoria com pernas para andar. Especialmente um dos dois primeiros. "Com a lesão de Sálvio, ninguém consegue dar potência aos flancos. O John parece uma ave rara, O Gaitan parece que tomou valium antes de entrar e o Markovic parece uma lesma". Sulejmani, Cavaleiro e Urreta poderiam ser brindados com uma oportunidade para dissipar dúvidas que hajam sobre a sua qualidade. Até Rodrigo, que anda a dormir cada vez que entra em campo, se mentalizado para fazer pela vida era capaz de... Talvez, talvez mas não sou eu que... Certo?
Três cenários que reflectem o estado em que o Benfica está no presente momento. O Benfica que entra em campo com onze jogadores e defronta onze adversários durante noventa minutos. Onze ou catorze na maior parte das vezes. Neste estado, e não havendo para já alternativas, talvez se possa sonhar em ver o presidente a: 
  • Retirar de forma inequívoca o seu apoio ao nando das facturas.
  • A mudar de banco e enviar o bes para o CQOF.
  • A fechar o DSO numa sala com tudo o que é necessário para sobreviver e trabalhar durante o resto do seu mandato.
  • A escrutinar todos os funcionários acerca das suas preferências clubísticas e enviar os que tiver dúvidas para o mesmo local para onde enviou o bes.
  • A fazer uma limpeza no painel de comentadores que, supostamente defendem o Benfica. Agarrar em alguns que nada fazem senão ganhar uns euros para comer bananas e empossar institucionalmente, em sua substituição, homens ou mulheres com sangue na guelra para verdadeiramente defender o clube.
  • Despachar para o RQOP, todos os empresários doninhas que esvoaçam em órbita do clube à espera de um pedaço de carne para se alimentarem, sejam baldes ou mendes ou o CQOF.
  • Deixar de dar entrevistas a canais de informação escrita ou televisiva que não sejam pertença do Sport Lisboa e Benfica.
  • A assumir uma vez por todas que Rui Costa sabe mais do que ele e deixar, por conseguinte, que seja o maestro a governar o futebol. Não lhe armar ciladas para se endeusar como tem dado a ideia de fazer.
  • A assumir de forma frontal e sem cobardia (como aparenta ter) um ataque inequívoco ao fc porto e a tudo o que esse clube de forma corrupta foi conquistando: Na política, na justiça, na imprensa e no desporto (no dirigismo e na arbitragem). Atacar sem complacência esses caciques podres com a ajuda de pessoas do mesmo meio (que existem) e que, se sensibilizadas para tal, não se oporiam a ajudar o seu clube SEM CONTRAPARTIDAS!
  • A deixar de se sentir com o "um"  no "de todos UM"! Deixar de ganhar euros, dólares e afins à custa da posição que ocupa. E a trabalhar para o clube de uma vez para todas. O Sport Lisboa e Benfica tem de deixar de ser a manjedoura que é desde o início dos anos oitenta. Com a excepção de João Santos e Jorge de Brito, toda a malta que lá esteve tem andado a comer às custas do clube e dos sócios que pagam cotas, bilhetes e dão tudo o que têm ao clube só pedindo esforço, dedicação por parte de quem lá trabalha. Basta! Já chega de ver os sócios e adeptos como burros por andarem atrás de cenouras, quando os verdadeiros jumentos são aqueles que subiram ás custas de espezinharem quem trabalha com devoção na mística do clube.
Devo estado a sonhar caros leitores. Até me esqueci de escrever sobre a partida de ontem. Partida que nos permitiu continuar na corrida por um lugar na fase a eliminar da champions. Para quem viu o jogo, o que é que se pode dizer? Começo prometedor seguido de uma queda abrupta aos infernos. Depois, um vendaval de chuva que não permitiu que se jogasse futebol pelo chão. Por fim, e quase nas lonas, mas mesmo assim com um aumento de combatividade e criação de oportunidades, um golo do avançado que mais golos tem marcado nos últimos treze anos. "Um penalti ficou por assinalar contra os gregos", dirão muitos. Verdade, mas não deveríamos já estar habituados a isso?

Custa-me escrever a frase que se segue mas... Foi a pior exibição que vi Matic fazer. Perez idem! E penso que o Sérvio, face ao que lhe vi fazer a época passada, é do melhor que o Sport Lisboa e Benfica já teve no seu historial de quase cento e dez anos...

Temos quatro pontos e temos de ir à grécia ganhar. Nessa partida vamos ter um grupo de sócios a apoiar inequivocamente a equipa desde o início até ao fim, pelo que acredito que seremos capazes de trazer os três pontos. Com mais raça e querer, a equipa do Benfica não dará a mínima hipótese aos gregos.

Venha agora o porto f vulgo nacional da madeira. Mais uns que não jogam uma M contra o clube patrão mas têm vindo a fazer um excelente campeonato (eliminados da Taça pelo Stª Maria da série A; têm treze pontos (menos um do que o Benfica), contra o Benfica irão jogar até à última gota de suor. Veremos depois, daqui a duas jornadas o que irão fazer.

E Pluribus UNUM

PS1: Ibrahimovic... Quatro golos na noite de ontem. Ronaldo... dois golos na noite de ontem. Será entre eles que se vai dicidir o play-off de apuramento para o mundial do samba? Ou será que será entre os suecos e o grupo do mendes treinado pelo bento? se for entre as bandeiras de cada selecção vais ser espectacular. Se for entre os grupos que compõem as selecções vai ser... Haja fé. Haja fado. No tempo do velho regime ainda havia futebol. Agora perdemos um dos Fs para os €s...

PS2: Um Benfica-Sporting na próxima eliminatória da taça... Qual dos dois será o candidato a ser aviado? Talvez o sistema espere até à altura da partida para decidir, é que o Benfica com mais jogos irá certamente ser um alvo mais fraco a abater lá para o início de 2014. Quanto ao fc porto, irão defrontar o porto g. Depois do jogo da super-taça e do jogo do campeonato, que outro resultado se espera da partida que não seja...

PS3: Por falar em fc porto,
Será que o sporting tem consciência de que irá jogar sob fogo cerrado no próximo Domingo? Domingo... O fc porto em vez de jogar no sábado (visto ter jogado na champions na Terça-feira) joga no Domingo (se fosse o Benfica...). O jogo vai ser arbitrado por soares dias, que para além de ter sido arguido, em Fevereiro do corrente ano:
PS4: Palavras para quê estimado presidente do Sport Lisboa e Benfica. Continue a apostar no brasil, em madrid e em angola...

7 comentários:

  1. Epah deixem de ser abutres pah..... quinje a jero menos que isso é derrota...... há que acarditar e apoiar sempre looool...... bom post MC.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como adepto do Benfica, eu acredito por definição inata do slogan "Ser Benfiquista".

      Mas, dlmd07, tu e eu sabemos que isto do acarditar...

      Eliminar
  2. Está muito bom, parabéns ,é muita informação . Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passar informação é importante. Face ao que estamos a passar, é o que nos resta fazer!

      A'guia de Santo Tirso, o seu blogue está inactivo há muito tempo. Perdeu a vontade?

      Procure-a. Recupere-a. O Benfica necessita disso.

      Saudações gloriosas

      Eliminar
  3. Todas as hipótese são válidas mas não me parece que algo mudará até porque há coisa por trás, só assim se percebe a renovação com jj por mais 2, dois anos. Desta forma a bola irá continuar a rolar até descarrilar, só aí podemos esperar que o mestre dê a cara e diga que o fim chegou (e a indemnização baixe) - não desejo o mal do glorioso mas às vezes precisamos de fazer um reset para a máquina pegar, e ainda vamos a tempo, somos um clube grandioso com gente gloriosa e uma equipa com imenso valor. Por mim Rui Costa a comandar e Marco Silva a treinar.
    Sobre a LC, se não estamos em condições de ganhar o grupo como poderemos ansiar a final??? por favor...
    Sobre o sorteio da taça, dérby é dérby, agora o zbordem anda bem amanhã se verá. Claro que estará mais fresco que nós e depois? Não temos um plantel para dar resposta? Acho que sim (já o JJ não sei se sabe).
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vito g. Em relação à marcação de jogos e da frescura, isso a mim pouco me importa. A questão é na combinação subterranea neste processo de calendarização dos jogos. Se fosse o Benfica a jogar na Terça-feira para a LC, certamente o seu jogo seria no Sábado... Mas para os fregueses da taberna e do calor da noite... Dá-se sempre folga extra...

      A taça... A questão é a oportunidade do sorteio e as dúvidas que pairam sobre a forma em como eles são conduzidos.

      Pelo que já me confidenciaram, há algo em rui Costa que o obriga a viver na clandestinidade dentro do Benfica. LFV tem sido mestre nesta operações subterrâneas. Nada como arrumar que vale mais...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. e que obrigação será essa? curioso fiquei!
    acredito que o maestro pode dar tanto.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo