quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Paços de Ferreira-0 Sport Lisboa e Benfica-2

Ora cá vamos nós calmamente a trilhar caminho de modo a conseguir chegar ao Jamor.
A Chama imensa do Benfica
Ontem à noite, demos mais um passo na Mata Real frente a um difícil adversário: O quarto classificado da primeira liga.

E a primeira parte não foi nada fácil. Houve um encaixe quase perfeito em termos de número e posições entre as duas equipas, o que demonstra o quanto ambas as equipas respeitaram o adversário. Infelizmente, um outro motivo para tanto equilíbrio foi o facto de o jogador mais dotado em campo, ainda não estar com os índices físicos de um jogador que já vai a meio da época. Até me dói a alma de o escrever mas Aimar está ainda a fazer mais uma pré-temporada... Ainda bem que temos muito para jogar, isso significa que El Mago ainda vai brilhar muito esta época.
O meio campo do Benfica ontem à noite
Voltando à partida, gostei da postura do paços. Quem sabe se sempre fosse assim, e como o paços também posso mencionar outras equipas como o braga, guimarães, nacional, marítimo e quiçá o sporting; Se mais fossem como o paços frente ao Benfica, éramos capazes de ter uma vantagem bem interessante sobre os ladrões com quem partilhamos a liderança da primeira liga. Mas o sistema tem vassalagem do tipo feudal: Se queres ser algo baixas as calças...

A primeira parte foi muito aguerrida a meio-campo. Sem grandes espaços, não é possível que os artístas consigam brilhar. Benfica, só depois dos vinte minutos e nada de estonteante uma vez que o paços esteve muito forte e concentrado e conseguiu quase sempre condicionar a construção de jogo do Benfica.

Também é verdade que houve um jogo de grande desgaste na passada jornada, o que levou a que a frescura fosse gasta de forma mais doseada. JJ, aliás, precaveu-se: Fez bem em reforçar o meio campo com André Gomes mas Aimar não deu gás ao ataque. O resultado ao intervalo era mais do que aceitável.
Defesa de betão
Até á saída de Aimar, a segunda parte estava fadada para ser mais do mesmo da primeira: Sálvio não encontrava brechas, Gaitan idem e Matic e Gomes estavam muito atarefados no miolo com aqueles castores cheios de energia e de garra. Eis que JJ tira o maestro, passa Gaitan para o meio. O argentino encontra uma brecha para Sálvio, este dá um nó cego a um defesa do paços e Lima enche o bandulho com mais um golito.

Não me lembro de muitas vezes em que as alterações de JJ tenham tido um resultado tão líquido como a de ontem. É que depois de Rodrigo entrar, o espanhol aqueceu as mãos ao keeper do paços para o holandês fazer o gosto ao pé. Verdade que o paços já estava em inferioridade numérica. Também é verdade que as alterações do seu treinador, se bem que tivessem a intenção de tentar o empate, foram nefastas... As alterações de JJ apenas serviram para refrescar zonas mais nevrálgicas sem perder qualidade. E bingo, a coisa funcionou e temos, como há dois anos atrás, meio bilhete pago para a final da taça. Falta a outra metade.

O final da partida, para mim que sou da época de Eriksson onde por vezes era um fartote de golos, foi uma seca. Mas depois de pensar, chego à conclusão de que até foi melhor assim. A troca de bola que observamos o Benfica fazer depois de conseguir vantagem no marcador, permite que os jogadores consigam equilibrar os seus índices físicos, ou seja é uma situação que abafa o cansaço. é que Luísão, Melgarejo, Sálvio, Matic já vinham bem carregados de braga. Não é bonito para quem anseia que a equipa vergue mais o seu adversário, mas é útil para quem ainda tem muitos jogos pela frente.

Foi mais uma boa vitória do Benfica frente a um adversário que já anda a morder os calcanhares ao terceiro classificado. O paços foi um digno vencido, jogou com muito mérito e valorizou a nossa vitória.

Quanto a individualidades, devo mencionar que não apreciei a atitude de André Almeida, que até lhe valeu um amarelo. A sua saída quase no fim da partida, (e parece que estou a ver o Maxi na linha à espera para entrar, e a dizer ao almeida: "conho, Usted me hizo abandonar el banquillo, donde estava muy bien"). De resto a equipa esteve equilibrada, valendo-se de um espírito de entreajuda que lhe pode vir a valer muitas alegrias no futuro.
Os marcadores de serviço ontem à noite
Parabéns a todos por mais uma vitória, toca a descansar que mais, mas muito mais ainda está para vir.

Quanto ao trabalho de um dos directores da casa do porto de braga, já tenho uma opinião diferente. Foi um trabalho de arbitragem irritante. Fez bem a blogosfera Benfiquista em avisar a navegação acerca da tal actividade extra-futebol que este árbitro tem. Cosme foi amarelando o meio campo do Benfica com uma precisão notável, ao intervalo já André Gomes e Aimar estavam condicionados por faltas que... Enfim! Ficou mesmo a ideia de que era ontem que iríamos ter problemas. Ainda bem que Matic e Gomes tiveram cabeça fria e souberam dosear a garra com que defenderam, após já estarem amarelados.
A rábula do piton na caneleira
O problema é que Vítor não deu escolha a cosme, a entrada foi de raiva e bem na canela. Cosme andou ali uns segundos a tomar pulso à intensidade do oxigénio mas lá fez o que mandam as regras, antes isso porque já tinha existido um contacto entre a mão de um defesa do paços e a bola dentro da grande área dos castores e nada tinha sido assinalado.

Engraçado que alguma imprensa desportiva dê a entender que Vítor, com a entrada a Gaitan, terá feito uma espécie de favor ao Benfica, que pode vir a ser o seu novo patrão!!!! Pois... Inventam-se mentiras para acalmar a inveja de quem nos vê a ganhar; Inventam-se mentiras para tentar diminuir o mérito da equipa na mente dos Benfiquistas. Triste, mas é o país em que vivemos.

Fica o vídeo para quem gosta de rever:
Fica o agradecimento aos sócios que nunca deixam a equipa sozinha
Agradecimento a quem o merece: Os Sócios
E Pluribus Unum

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo