domingo, 27 de janeiro de 2013

Braga 1 Sport Lisboa e Benfica 2

No fio da navalha...
Suada mas merecida
Grande partida na primeira parte, principalmente devido ao braga ter entrado com muita vontade. Fazendo uma pressão muito forte sobre os jogadores do Benfica. Talvez já sabendo que isto era mais do que provável, JJ fez aquilo que deveria: Colocar um avançado muito móvel e um número dez com muito mais frescura física que o grande Pablo Aimar. Foi Gaitan o eleito, e na primeira parte demonstrou que aquela posição pode dar-lhe mais alegrias e mais vontade de dar às pernas, isto porque não há tempos mortos naquela zona.

Com o meio campo a estar mais povoado do que é normal e a dar pouco espaço, o braga teve de jogar mais directo. Aproveitando alguma displicência de Jardel e Melgarejo, conseguiram criar dois lances bem perigosos. Numa bola parada fizeram Artur brilhar.
Aí vai o primeiro
Quanto ao Benfica, fez um jogo com mais suporte a partir de uma tremenda disciplina táctica. Assim, o Benfica foi capaz de arquitectar lances de ataque com mais ciência, e uma vez que Ola John, Gaitan e Sálvio são jogadores de ataque chegou com muita rapidez aquelas posições que ficam entre o centro da defesa e o meio campo. Sálvio, numa dessas fugas posicionais, abriu o marcador com raça. Num contra-ataque muito bem pensado por Gaitan, Lima marca o segundo com um remate cruzado que apanha o keeper de braga em contra pé, se bem que o brasileiro tenha falhado na primeira aproximação à bola.
E agora o segundo

São destes jogos que o futebol cá do burgo necessita. Muito espectáculo e um jogo taco-a-taco com oportunidades para cada lado. Poderão alguns dizer que o braga, pela entrega, não mereceria ir para os balneários com tamanha desvantagem... Porventura o braga perdeu em old trafford e também era capaz de ter merecido o empate! Quero com isto dizer que o Benfica foi mais incisivo... As grandes equipas do mundo têm de ser assim: Sofre-se quando se tem de sofrer e marca-se quando as oportunidades são criadas.

A segunda parte já foi outra música muito diferente. Eu acho muito estranho que ao intervalo JJ tenha ordenado aos jogadores para fazerem aquilo que fizeram! Certo que o braga continuou a espumar energia pelo relvado; mas demonstrar uma apatia na hora de atacar de modo a controlar o jogo e esperar por espaços nas costas da defesa do braga... Quase que foi suicida!
Duas excelentes exibições: Perez e Matic
Sálvio e John são dois extremos com grande potência, adormecê-los da maneira que a postura da equipa na segunda parte adormeceu, quase que fez com que parecesse que o Benfica estava em sofrimento. A partir dos 15 minutos, Sálvio e John já estavam completamente desligados, sem fulgor.

Quem estava a ver a partida, estava a contar o tempo que faltava para que o braga marcasse o golo que bem mereceu. Falta a Jardel, talvez uma maior dose de concentração. Poderia enumerar lances em que o brasileiro revelou algum défice posicional e que depois... No entanto Jardel é um bom central, deverá estar mais concentrado de modo a que evolua ainda mais. Por outro lado, foi referido que o brasileiro estava a passar por dificuldades físicas... Miguel Victor caro JJ!

A entrada de André Almeida veio precaver uma maior ruptura no meio campo e poupar a Matic o segundo amarelo, mas a passagem de Gaitan para a esquerda não trouxe nada que fizesse acordar o Benfica. Gostei de ver Urreta de novo mas o Benfica já tinha traçado o destino à ex-jovem promessa: Defender com garras e dentes.
Nada a apontar, decisão correcta

E eis que o braga vê a sua sorte sentenciada pelo seu ex-goleador: Lima visualiza a bola naquele espaço de terreno entre os centrais, arranca que nem uma seta e pimba! O árbitro manda haas para o banho. Bruno esteves ainda necessitou da opinião do seu fiscal, talvez para lhe perguntar se Lima estava fora-de-jogo (não estava), e fez o que mandam as regras: vermelho directo.

O braga ainda tentou espernear mas a ferida era profunda, pena que o Benfica não tenha tentado marcar mais um golito! Era a única maneira de apagar a relativa má imagem que deixou na segunda parte, e de não ter que ouvir peseiro a chorar pela falta de sorte. Mas volto a frisar que o braga também tem mérito em ter feito com que o Benfica jogasse assim tão... Amordaçado!

Esteve bem bruno esteves nos cartões que mostrou a Matic e especialmente a  Gaitan e Artur. Certo que a vitória era importante mas ver cartões por tentar perder tempo também é demais! Parece que somos uma equipa pequena e que nunca ganhamos um jogo! Voltando à arbitragem... Será que se passa algo nela? Fiquei admirado de ter visto um jogo sem casos entre o Benfica e o braga! Será que?
Os marcadores de serviço
Excelente vitória, onde o mérito cabe à excelente primeira parte e pelo sacrifício e entrega da segunda. O braga esteve forte... Até forte demais, por vezes parecia que andavam com "energia extra"! Percebo de preparação física mas os bracarenses estavam sobrecarregados de energia... Será que estou a originar uma teoria da conspiração? Já tive a mesma sensação na jornada anterior... De qualquer modo tem um plantel muito curto.

Parabéns a todos pois foi o primeiro jogo contra uma equipa portuguesa em que tivemos de sofrer um pouco na defesa para conquistar os três pontos. O braga até é, na minha suspeita opinião, melhor que aquela equipa já condenada por corrupção: Quis jogar à bola em vez de se fazer à fotografia. Daí que concordo com JJ quando este afirma que o o braga é a primeira das outras equipas.
Artísta de rádio e revista e da cassete pirata
Pena que peseiro não perceba como é que o Benfica ganhou a partida, mas eu digo-lhe: Arte, capacidade de sofrimento e entreajuda. Mas entendo as lágrimas que não são de crocodilo.

Pena que custódio tenha problemas de visão, o Benfica foi mais do que duas vezes à baliza do braga... assim é que se perdem jogos quando não se consegue ver de onde elas vêm!

Pena que tenha havido violência nas bancadas, mais uma vez JJ falou e bem, pasme-se: "Também devemos esta vitória difícil aos nossos adeptos que se deslocaram a Braga. É preciso ter coragem para vir aqui": Um grandíssimo VIVA para os adeptos foram ao inferno da pedreira, a vitória também é vossa.


PS1: No próximo post, vamos tentar esmiuçar isto dos adiamentos e utilização irregular de jogadores.


E PLURIBUS UNUM

1 comentário:

  1. Incredible quest there. What happened after?

    Take care!
    Review my site :: transfer news arsenal today

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo