segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Benfica 3 Nacional 0

Vitória aparentemente fácil do Benfica no jogo a contar para a terceira jornada da Liga Portuguesa 2012 2013. Quando observamos um 3-0 é sempre esta a ideia com que ficamos. As coisas não foram complicadas mas até poderiam ter sido.
Artur, Cardozo, Garay, Witsel e Luísão; Maxi, Perez, Sálvio, Melgarejo, Rodrigo e Martins.


Mas não há muito a dizer do jogo de ontem á noite. O nacional entrou com uma boa disciplina táctica: amontuou o meio campo e dois avançados móveis à frente da baliza aguardando o erro para atacar com rapidez. Nada de novo, pois é o que acontece sempre com equipas do outro campeonato que se deslocam à catedral.

O Benfica pós-Javi, apresentou-se com Witsel-Martins a meio campo. A coisa não funcionou por falta de rotinas. Poderão dizer que JJ testou o belga nesta posição a semana passada em Setúbal mas uma coisa é estar a ganhar por 3 e testar esta opção; outra é começar um jogo assim: Não é fácil.
Sálvio a aquecer para a 2ª parte
Sálvio zangou-se com o poste e depois deu para ver que a equipa estava pesada. Os jogadores do nacional começaram a passar com alguma rapidez por Maxi e Witsel. Será que JJ quer atingir um pique de forma para a recepção ao Barcelona? JJ que não se esqueça que a época dura até maio de 2013, pelo que a preparação física deve ser mais racional ou então teremos mais do mesmo.

O nacional estava a jogar no erro da nossa equipa, e acabou por causar perigo. Se a época passada tínhamos um ataque de esquerdinos, esta época é um ataque de destros! Há sempre um flanco que paga a factura, que neste caso é Perez que tem muitas dificuldades em criar desiquilibrios. Até ao intervalo nada de relevante se passou. Nada de relevante excepto os assobios que os jogadores começaram a ouvir da bancada. Se no inicio fui capaz de ouvir as claques em uníssono a apoiar a equipa, e que bem se ouvia, depois e mais uma vez, o lema do Benfica foi desvirtuado. Incompreensível! Assobiem o governo.

Infelizmente para o nacional, Martins lesionou-se, JJ mete Matic e as coisas transformaram-se quase como da noite para o dia.
Matic em acção foi determinante
Matic passou uma época a ver Javi jogar e a ouvir JJ a teorizar, é inteligente e assim que entrou, a equipa relembrou-se de como o seu treinador gosta de jogar: Uma espécie de 4-4-2 em tarefas defensivas; Um 3-5-2 em situação de ataque.
Paulatinamente e sem grandes esforços, a equipa começou a criar espaços e a rasgar a defesa do nacional. Nada de surreal, pois temos melhor equipa. Os golos apareceram e os do contra que estavam na bancada desmobilizaram: Perfeito! Obrigado Matic ;)!
Rodrigo já cabeceou. Lá vai a bola para o 2º.
Cardozo marcou dois e Rodrigo um. O jogo estava resolvido, os 3 pontos garantidos e a segunda parte não exigiu muito esforço aos jogadores. Até parece que foi encomendado.

Até ao final o Benfica trocou a bola com calma e qualidade, o nacional tentou e até poderia ter feito um golito mas não conseguiu, a águia estava a voar à velocidade de cruzeiro.

Até deu para ver Aimar a esticar as pernas e fazer uma assistência, afinal a noite até tinha sido bem passada.
Águia Vitória em voo paciente
Nada como uma vitória para acalmar os ânimos que se geraram na 6ª feira à noite. Parece que as mudanças no plantel não foram bem digeridas na totalidade pela vasta massa adepta do nosso clube. Confesso que não foi agradável assistir à saída de Javi, saber que por valores abaixo da cláusula mas quando isso me levar a desejar que o Benfica perca... Nesse momento já não serei Benfiquista pois não quero ganhar nada de material com o MEU clube. Nesse momento terei de mudar o nome do blogue para "A Minha Cama", e fui eu que a fiz. Que quando me deite nela jamais me volte a levantar!

Quando se defende o Benfica, forçosamente estamos também a defender as pessoas que lá estão. Por vezes não estamos de acordo e é um sentimento exasperante. Será possível as coisas serem como cada um de nós quer? É que se somos milhões... Penso que não é de todo possível defender o clube e atacar as pessoas que lá estão, isso parece um caso de dupla personalidade. Este tipo de situação, que parece ser semelhante à esquizofrenia, deve doer bastante a quem a pratica, quer seja porque a pessoa sabe que está a magoar o seu clube do coração, ou porque o clube até ganhou o jogo o que não era bem aquilo que a pessoa queria... Grrrrrrrrrrrrrrrrr!


E este Fim-de-semana foi um daqueles fins-de-semana caros Benfiquistas! A conquista da Supertaça de Futsal e da Supertaça de Andebol, as vitórias da equipa principal do Futebol, da Equipa B e dos Júniores foram como água sobre a fervura neste período psicopatológico que vivemos actualmente no nosso clube. Esta ondas de pensamento divergente, que acabam por alterar o modo de como estamos em contacto com a realidade, terão sido apaziguadas pelos profissionais que trabalham arduamente em prol do nosso clube.
Obrigado ao people do Andebol
Obrigado ao people do Futsal


PS 1: Confesso que quero que JJ seja sempre bem sucedido mas...
PS 2: LFV foi quase perfeito a criar os novos alicerces do Benfica mas...teria sido mais fácil afirmar que "vamos tentar não vender abaixo das cláusulas de rescisão". Assim eu não ficava tentado a apontar o dedo! Apontar o dedo e não a disparar a minha insatisfação. Por isso caro presidente, RESISTA
PS 3: Nem falei da arbitragem, devo estar a ficar maluquinho mesmo mas...
PS 4: Mas: Sinónimo de "nem tudo o que luz é ouro"
PS 5: Será que sou esquizofrénico? Vou pensar!

My friends, you bow to no one

 E Pluribus Unum

2 comentários:

  1. Caro Benfiquista: muito bem dito! Realmente nem tudo está bem no Benfica, mas nem tudo está mau! Neste momento, se não existissem as eleições, talvez a crítica e o histerismo de muitos benfiquistas não era tão acentuado. Mas neste momento, qualquer erro da direcção, da estrutura, de Jesus ou até de jogadores, será amplificado ao máximo, no sentido de conseguir obter uma maior franja de apoio para a oposição!

    Continuo a indicar: Se até às eleições, o Benfica continuar a liderar a tabela e na Liga dos Campeões a carreira estiver dentro da normalidade, as eleições irão decorrer dentro da normalidade, apesar de toda a oposição feroz que iremos presenciar.

    Se algo correr mal até lá, então meus caros, vamos assistir a uma luta cada vez mais fraticida, e quem vai perder vai ser o nosso amor comum: O BENFICA!

    Acima de tudo, desejo que a equipa de futebol consiga ultrapassar esta tempestade no mar que vai sentir, e que as modalidades e o resto do Universo Benfica continue a darem-nos alegrias! Porque Benfica, ao contrário do que acontece em muitos blogues, não é somente futebol.

    E é por adorar o Benfica nas suas modalidades, na sua formação, na sua vertente humana com a Fundação, que vivo e sinto muito mais Benfica aí, do que na guerra que se instalou no futebol! Um abraço e continuação de bom trabalho no blogue!

    ResponderEliminar
  2. Sim caro anónimo, é a tal da luta fraticida que me preocupa.

    Por vezes o silêncio do nosso presidente é preocupante assim como o timing de algumas declarações.

    O que LFV já fez, muita gente também prefere esquecer. O que LFV diz muitos optam por não esquecer.

    Aqui é uma questão de opção para muitos.

    Eu não tenho opção, sou do Benfica. É claro que não ando de olhos fechados...

    É claro que temos de falar, colocar dúvidas, opiniões. Não quero que o Benfica se transforme no Portugal de hoje, onde qualquer partido, com ou sem maioria, governa ao desbarato e o povo zangado, triste e bucólico esprime o seu desagrado contra as paredes em vez de dar som à sua voz.

    O Benfica tem de ser uno através da partilha e da soma de opiniões divergentes. "De Todos Um" certo?

    É no debate que se moldam extremismos, que se aperfeiçoam irregularidades e que se chega a um equilibrio que permite que a nau siga o seu curso.

    Assim espero que seja sempre o Benfica.

    Mas também gostava de ver e ouvir um outro candidato às eleições. mas um que seja real e do Benfica. Não é uma questão de andar os tiros mas sim de esgrimir opiniões e encontrar soluções

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo