sexta-feira, 30 de março de 2012

A treta do Salazar

Estou farto da imbecilidade mental que tenho ouvido por aí nos últimos tempos. É uma coisa que nasce das tentativas persistentes de tentar destruir o maior clube de Portugal: O Benfica.

E qual é a mentira desbocada? O dizer que o Benfica só conseguiu o que conseguiu por ser um clube conotado com o antigo regime ou protegido pelo mesmo.

A nível da política já se sabe que há compadrios. A nível da justiça pagam-se favores com bilhetes. Ao nível do futebol é a corrupção que já se conhece. Faltava acontecer a tentativa de subverter a história, essa que se escreve dia a dia e que se tenta reconstruir a partir de uma presente onda corrupta de manipulação. É tudo negócio através de uma teia de processos bem instrumentalizada. Claro que os incautos, os burros e os anti Benfiquistas compram tudo isto que lhes é despejado ao ouvido.

O sistema foi criado para servir estes propósitos: insistir na transmissão de ideias por mais descabidas que sejam. É uma gota atrás de gota a cair aos olhos e ouvidos das gentes, e que, como diz o ditado "água mole em pedra dura... Acaba por subornar sensorialmente uma pessoa desprevenida, ou aqueles que tem mais do que fazer do que ligar ao futebol, ou que são anti-Benfiquístas. Aliás a propaganda nazi acreditava que uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade (isto faz-me lembrar qualquer coisa. Já me recordo. Então não é que o FC Porto tem repetido vezes sem fim que o clube foi fundado em 1893 quando na verdade foi fundado apenas em 1906).

Assim, ficamos com esta ideia já parcialmente assimilada. Mas só parcialmente porque somos 6 e tal milhões.

POR ISSO É NECESSÁRIO CONTINUAR A DESINFORMAR DE MODO A QUE O CANSAÇO NÃO VENÇA AS NOSSAS MENTES, E NÃO TENHAM DÚVIDAS QUE É ISSO QUE O SISTEMA QUER: VENCER PELO CANSAÇO PORQUE OS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO DA SOCIEDADE JÁ ESTÃO CORROMPIDOS ATÉ AO TUTANO. DAÍ O FUTEBOL PORTUGUÊS TER ESTA INCLINAÇÃO PARA O AZUL:
As inclinações do futebol Português
Desde já agradeço a blogosfera Benfiquista pela colaboração, este trabalho também é vosso. Muito agradecido.

António de Oliveira Salazar  28 de Abril de 1889 — Lisboa, 27 de Julho de 1970. Subiu ao poder em Portugal por volta de 1932, e é sobre este período que falo: 1932 a 1968, o tempo em que esteve no poder à frente do estado novo que instituiu em 1933.

Comecemos pelo Campeonato de Portugal, prova que decorreu entre 1921-1922 até à época de 1937-1938. As equipas apuravam-se para esta competição através dos campeonatos regionais, com um sistema de eliminatórias era a competição que apurava o Campeão Nacional. Como já disse, aqui só interessa o Salazar, por isso nesse período foram disputadas 7 finais que consagraram os seguintes dados:
Éramos mesmo o clube do estado...

Em 1938-1939 surgiu a taça de Portugal, que se tem vindo a disputar até aos dias de hoje, mas o que interessa é o tempo até à saída de Salazar 1968. Os dados são os seguintes:
Claro que faltam alguns vencedores como a Académica, V. de Setúbal, Sp de Braga, Leixões e Belenenses. Mas éramos tão favorecidos que nem tínhamos metade dos troféus disputados.

Falta o campeonato Nacional da 1ª divisão disputado entre 1934-1935 até 1967-1968. Aqui vão os dados:
Diferença avassaladora! Tristes, nem 50% tínhamos. Mais 4 de que os Fidalgos verduscos, que por sua vez tinham o dobro dos frutas. Só mesmo um cego de alma...

Mas éramos o clube do Salazar, a nossa côr era a preferida do Salazar. Tão preferida que se teve de designar os atletas do Benfica como encarnados para não se confundir com os soviets o grande «não amor» de Salazar. Enquanto os frutas têm a seguinte côr:
Bandeira do Estado Novo
Oops, enganei-me... não na côr mas na... Se calhar não me enganei! Quer dizer:
Depois temos os rapazes a mostrarem o seu tributo à sua ideologia num desfile, Não há conhecimento de desfiles dos jogadores do Benfica a fazerem a dita saudação, sim porque esta foto não me parece ter sido tirada num campo de futebol. E as fotografias de saudações a Salazar com jogadores do Benfica, além de não serem muitas, são tiradas em campos de futebol... Como esta:
Ooops... Pois, uns eram mais obedientes aos ditadores do que o Benfica! Mas sim, há fotografias dos jogadores do Benfica a fazer a saudação, pois a isso eram obrigados pois os dirigentes eram ameaçados com o desterro...

Esta aqui parece ter sido tirada num desfile, tributo, homenagem:
Alguns dados curiosos reunidos sobre o clube da fruta:
Os terrenos onde foi construído o estádio das antas. Foi em 1943 que o ministro das Obras Públicas, Frederico Ulrich (sócio honorário do sporting...), aprovou o anteprojecto do Estádio. No entanto, não havia ainda acordo entre o fc porto e os proprietários do terreno... A Família Andrade (daí a alcunha de andrades...)! Não havia nem nunca chegou a existir acordo entre ambas as partes, a situação foi resolvida em Setembro de 1949 (6 anos) através de um despacho ministerial do Estado Novo mandou expropriar os terrenos... Fácil e barato para o clube regimental.

Mas o povo do norte lutou contra o desperdício de dinheiro público... Num comício do General Norton de Matos (personagem da oposição ao Estado Novo, mas mesmo assim nem sempre equilibrado):
Depois desta demonstração, a tal corja de toupeiras colou pela cidade este panfleto:
Resumindo: O porto-clube quer, o porto clube terá... Além de que se avisa de que não há direito de opinar contra!

Ainda sobre o estádio das antas, (que foi construído com fortíssima ajuda do regime - 3000 contos doados pelo ministério de Ulrich - e financiado por gente a ele ligada), foi inaugurado num dia 28 de Maio de 1952 (pelo General Craveiro Lopes,) data em que Gomes da Costa (Décimo presidente da República Portuguesa e o segundo da Ditadura Nacional) havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, isto 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 ! E já agora, o antigo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 1 de Dezembro (data da Restauração da Independência) e a 5 de Outubro (Implantação da República) foi inaugurado o 3º anel.
No início dos anos quarenta, a tão apelidada época dourada de Salazar, os frutas beneficiaram da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, pois tinham ficado classificados em terceiro lugar no seu campeonato regional, o que naquela altura significava não ter acesso à fase final do campeonato nacional, pois só lá iam... os dois primeiros. Bestial.
13 de Março de 1928, é uma data que assinala a estreia do aproveitamento institucional de um clube desportivo e consequentemente da cobertura e protecção que lhe foram dadas pelo aparelho político que iria desembocar no estado novo. Urgel Horta - 31 anos de idade (conhecido PIDE, responsável por muita tortura e por muita gente desaparecida; Urgel Horta foi do piores personagens que este país já conheceu. Foi o que se denomina por um Facho reaccionário), sendo presidente do FCP e tendo feito amizades, com alguns dos militares que implantaram em Portugal, a Ditadura Nacional que estaria na origem, em 1933, do Estado Novo, consegue com uma “cunha de tamanho fascista” que o Presidente da República Óscar Carmona, Manuel Rodrigues Júnior (Ministro das Finanças) e José Alfredo Mendes de Magalhães (Ministro da Instrução Pública) assinem o Decreto-Lei que fez do FC Porto o pioneiro (e único clube durante 32 anos e seis meses) detentor do estatuto de Utilidade Pública passando a usufruir de todos os benefícios daí inerentes:
O Benfica, apenas atingiu tal distinção e proveitos a 6 de Setembro de 1960,  passados... 32 anos e seis meses após a estreia portista como “Clube do Fascismo”!E não foi sozinho...
Vejam esta imagem:
Da esquerda para a direita. Ângelo César (presidente do FC Porto entre 1938 e 1939), Oliveira Salazar (1889/1970), Óscar Carmona (1869/1951)  e Urgel Horta (presidente do FC Porto em 1928/29 e de 1951 a 1953).

De Urgel Horta, conhecido PIDE, já escrevi ali em cima. Carmona e Salazar, todos que aprenderam bem os conhecem.

Um dado curioso acerca de Óscar Carmona:
Teorias da coincidência ou... (retirado do glorioso Antitripa)
Falemos agora Ângelo César que também ia a Machado. Ângelo César Machado era amigo pessoal de Salazar e membro do Centro Católico, ajudou a fundar a Milícia Lusitana e depois também se juntou à "Liga Nacional 28 de Maio". Liga que posteriormente derrubou a Primeira República Portuguesa e instituiu a ditadura no nosso País.

Foi um dos principais responsáveis pela organização da "Bufa Portuense" sendo, em 1937, adjunto político da primeira Junta Central da Legião Portuguesa no Norte de Portugal. Quantos democratas não teria ele "enviado" para Custóias e Peniche!?

Foi também Deputado na Assembleia da República no consulado de Salazar, sendo inclusive um dos seus braços direitos e um dos grandes responsáveis para que Salazar subisse à Presidência do Conselho.
Ai machado...
Durante os seus anos como Presidente do f.c. porto conquistou 2 campeonatos 38/39 e 39/40, campeonatos esses que estão ligados a enormes suspeitas de corrupção.

Campeonato de 38/39: Conta-se que, no campo da constituição, se disputava o ultimo minuto de jogo de um Porto-Benfica. 3-3 era o resultado e o Porto apenas necessitava do empate para ser campeão. Mas no ultimo minuto de jogo o Benfica marca o que faria com que se sagrasse campeão... Mas esse golo foi imediatamente anulado pelo árbitro da partida por uma pretensa falta... Quem é que foi campeão...

Vejam/leiam para crer (artigo glorioso do EDdB):
Falta sobre o guarda-redes do Porto-clube...
Depois admirem-se que as coisas acontecem... Já era assim em 1939, como poderia não o ser agora?

Campeonato de 39/40: Naquela altura, o campeonato dividia-se em 2 fases: Primeiro disputavam-se os Regionais e depois o Nacional, sendo que apenas os dois primeiros classificados de cada regional teriam acesso ao campeonato nacional. Os 3ºs e 4ºs classificados seriam despromovidos para a 2ª divisão nacional.

A verdade é que com a influência de poder de Ângelo César Machado junto da ditadura e de Salazar, o porto consegue o alargamento do campeonato nacional, uma vez que não se tinha classificado nos ditos dois primeiros lugares. Assim evitou a merecida descida de divisão e posteriormente conquistou o campeonato (alargamentos e reduções do número de clubes, algo que também aconteceu nos anos oitenta/noventa...).

Enfim... tristezas que não acabam, assim como esta que se inventa acerca de Eusébio não ter sido transferido para o Inter de Milão porque Salazar não o quis. A verdade é que após o Mundial de Futebol de 1966, as atenções do mundo viraram-se para Eusébio, e o Inter de Milão abordou o Benfica para a compra do futebolista. Contudo, nesse mesmo ano, a Federação Italiana de Futebol proibiu a entrada de jogadores estrangeiros, como forma de corrigir o péssimo desempenho da Squadra Azzurra no torneio. Embora com o desejo de realizar algum lucro, o Benfica viu a transferência abortada, não por um Presidente do Conselho interessado em que um dos maiores tesouros nacionais não saísse do país, mas sim por uma lei que esteve em vigor no futebol italiano até 1980. COMPREENDIDO...

Não!!! Aqui vai mais uma. O Verdadeiro hino do Benfica (composto por Félix Bermudes em 1929) denominado “Avante pelo Benfica!” foi sendo progressivamente silenciado. Não que o de PIÇARRA NÃO SEJA UM PRODÍGIO, mas factos são factos.
O Nosso glorioso clube tem umas histórias relevantes no que diz respeito aos seus estádios:
  • Teve que deixar o campo em Benfica em 1923 para a construção de uma rua de acesso à antiga Escola do Magistério Primário que só viria a ser uma realidade em… 1992!
  • Foi expropriado do seu campo das Amoreiras para construção do viaduto de acesso à auto-estrada para o Estádio Nacional, tendo então que arrendar o antigo campo do Sporting, no Campo Grande.
  • Somente 50 anos depois da sua fundação conseguiu (e mesmo assim durante muitos anos a título precário) os terrenos na Luz, onde finalmente pode implantar o seu Estádio. 
  • O Estádio da Luz (Estádio do Sport Lisboa e Benfica apenas foi utilizado pela selecção nacional 17 anos depois da sua inauguração, em 1971, ao invés dos estádios do Sporting, FC Porto e Belenenses, que várias vezes viram neles jogar a selecção nacional. Realmente fomos um clube do regime... realmente fomos.
O antigo campo do Sporting que o Benfica viria a ocupar em 1941 (ficava no topo do Campo Grande), era então conhecido como Campo 28 de Maio, dia comemorativo da revolução que deu origem ao Estado Novo. Mas o Benfica ciente dos significados dessa data e consciente da sua história nunca assim o designou (era, simplesmente, o campo do Campo Grande) como o veio a inaugurar a… 5 de Outubro, data comemorativa da implantação da República e bem pouco do agrado do regime que então dirigia o País!

Mas há mais indícios de como o Benfica não era o clube do Salazar, e até penso que o falecido nem se importava muito com este fenómeno e até era do Belenenses...

Então aqui vai:

Em 1954/55 O Benfica, apesar de se ter sagrado campeão não foi indicado para a Taça Latina (que se disputava no final da correspondente época e não na seguinte) porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do belenenses (2º classificado)...
Na época seguinte, época de estreia da Taça Dos Clubes Campeões Europeus (agora denominada Liga dos Campeões), o campeão nacional em título - O Benfica - mais uma vez foi deixado de fora...
Haverá outra explicação senão... As "más-línguas" garantem que houve uma "mãozinha" de Salazar neste processo, pois as excelentes relações existentes entre ele próprio e alguns dos dirigentes do belenenses e do sporting, não deixavam antever outro cenário. Vejam as distinções que o clube de Alvalade tem perpetuadas na sua história:
A verde (os que eu consegui identificar até agora)... É só procurar e aprender caros leitores... Se quiserem, publico os links...

Poderá esta foto ser mentira?
Acho que não, mas... Esta é bem verdadeira hoje em dia:
Como é do conhecimento geral que nas décadas de 40 e 50, e no início de 60, as direcções sportinguistas eram constituídas por gente da Legião Nacional e da UN - Góis Mota, Maia Loureiro entre outros.
Mais sobre este episódio aqui.
Esperem, escrevi lá atrás Gois Mota!!! E este pedaço de excremento de notícia publicado noutro sítio na internet: Gois Mota, presidente lagarto era também comandante da Legião Portuguesa. Com este presidente fecharam o ciclo de 4 títulos consecutivos... E depois o Benfica é que era o clube do regime de Salazar... Se o fosse, isto teria acontecido?
Pelos ideais da Liberdade
Todos nós já sabemos que Portugal é um paraíso para todo o tipo de criminosos, tais como corruptos, malfeitores, ladrões, gatunos, vigaristas e afins. Sejam eles do Futebol, da Política, do Espectáculo, das Finanças ou seja de que área for.

O Sistema Judicial Português simplesmente não funciona porque ele próprio é alvo da corrupção. Doa a quem doer é esta a Verdade.

Agora, a TOTAL AUSÊNCIA DE VERGONHA por parte de quem está comprovadamente implicado a actos MAFIOSOS como estes corruptos azuis que ainda tem lata para discutir com gente seria vão mas é pra pocilga do ladrão e rápido... o bilhete, claro, é só de ida.

O Benfica nunca se serviu do regime (antes pelo contrário); o Benfica foi aproveitado pelo regime, depois de por ele ter sido prejudicado ao longo de muitos anos. Não se esqueçam caros Benfiquistas que num país onde vigorava uma ditadura e onde as eleições não eram livres, o Benfica sempre foi um verdadeiro oásis, com as suas assembleias gerais bem concorridas e democráticas e com as eleições para escolha dos seus dirigentes, sempre muito participadas.

No Record, em Maio de 2000, escrevia Alfredo Barroso, conhecido sportinguista (clube que ganhou cerca de 64% dos seus campeonatos durante a ditadura...) e homem da oposição ao Antigo Regime:

Nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube. Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista. Para grande desespero de alguns adeptos como eu que, por carolice ou amor à camisola, nunca viraram a casaca, apesar dos dichotes e bicadas (mais que justas) de muitos adeptos do Benfica.”

Uma opinião insuspeita e clara, como a de Vasco Lourenço, um dos militares de Abril, presidente da Associação 25 de Abril, que, em entrevista ao jornal “Record”, publicada nesse preciso dia, de 2007, se afirmava sócio do Sporting há quase 40 anos, e com lugar cativo.

A dada altura, respondendo a uma questão do jornalista relativamente a clubes que teriam sido beneficiados pelo (antigo) regime, Vasco Lourenço, embora considerando que nenhum era favorecido, reconhecia:

Os benfiquistas e os portistas ainda hoje recordam aquele episódio do Góis Mota que, durante um Atlético-Sporting, entrou no balneário do árbitro com uma pistola para o ameaçar. No tempo do Salazar, aí pelos anos 50, o Sporting era o preferido, porque muitas pessoas do regime eram adeptas do clube. Góis Mota, Casal Ribeiro, entre outros. Anos mais tarde, o Belenenses era o clube do regime por causa de Américo Tomás. Mas era injusto dizer-se isso, porque ele era sócio e tentava proteger o clube, mas o Belenenses não usufruía de nenhum benefício. Foi mais uma imagem que se criou. O Benfica sempre foi o clube do povo, e o Sporting mais de elites”, concluiu este adepto do Sporting.

Irene Flunser Pimentel
, uma das mais reputadas historiadoras do Estado Novo, no livro «As Vítimas de Salazar», no capítulo referente à Censura (cap. 1, págs. 42 e 43), escreve:

Locais privilegiados de difusão de propaganda foram também as salas de cinema, onde a projecção de documentários sobre a guerra provocava reacções entre os espectadores, que, perante a omnipresença da PVDE [antecessora da PIDE], arranjavam meios subtis de expressão. O refugiado político Karl Retzlaw, que chegou a Portugal no Verão de 1940, relatou uma ida ao cinema, contando que, à entrada e dentro da sala, estavam polícias, prontos a intervir, caso surgissem manifestações do público. Numa ocasião, quando Hitler surgiu no écran, o público começou a arrastar os pés, quando surgiu Mussolini, os espectadores tossiram, e quando apareceram os monarcas ingleses, gritaram em uníssono: «Viva o Benfica!», identificando o popular clube de futebol com a Inglaterra.

Em termos de presidentes, a lista é fértil em oposicionistas do regime (Vejam aqui a lista completa):

Félix Bermudes (15/07/1916–7/10/1916; 18/01/1945–19/01/1946) foi perseguido pela PIDE.

No consolado de João Tamagnini Barbosa (25/01/1947–29/01/1949) o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por “conspiradores”.

Júlio Ribeiro da Costa (31/06/1938-01/08/1939) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição.

O Benfica chegou a ter um presidente operário - Manuel da Conceição Afonso (15/08/1930–28/08/1933; 04/11/1936–31/07/1938; 19/01/1946–30/07/1946), também, naturalmente, oposicionista,
e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

Já da outra agremiação sediada no norte... Será o fc porto o clube da ditadura fascista? Se sim porquê? Quais as ideologias por detrás de uma ditadura (tal como foi o estado-novo)?
  • Nacionalismo: Tese surgida após a Revolução Francesa . Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação... O porto é uma nação...
  • Corporativismo: O poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses económicos, industriais ou profissionais... Só conta o carcanhol e não se olha a meios para o conseguir...
  • Democracia orgânica: Tipo de organização política e administrativa em que o exercício dos direitos individuais é realizado através das corporações tradicionais como as famílias... Ahh! A sério? Olha o alexandre...
  • Antiparlamentarismo e Antipartidarismo: Regime político-constitucional cujo único partido político aceite pela força política, que na altura era responsável pela apresentação de candidaturas aos órgãos electivos de poder, foi a União Nacional, sendo que os restantes foram ilegalizados, o mesmo aconteceu mais tarde com as associações políticas. Eram permitidos em alguns actos eleitorais a apresentação de listas não afectas à União Nacional, mas a sua existência era apenas consentida momentaneamente e era impossível a eleição de qualquer candidato destas listas, pois a fraude eleitoral ou a repressão provocada pela poderosa polícia política (PIDE) provocava o esvaziamento de candidatos afectos a estas ou porque se encontravam presos ou porque desistiam por falta de condições. Querem mais? Troquem PIDE por reinaldo teles-SD... Muitos candidatos têm aparecido para concorrer às eleições daquele outro clube...
Olha o reinaldo teles...
Pois é... O ciúme é o terreno ideal para a criação e propagação de rumores. A inveja por algo que não se pode ter leva ao desvario incontrolável.

Depois fazem tudo para lá chegar, mas mística há só uma: A do Benfica, e não esta:
Sem parcialidade acontece isto na época passada (link e o vídeo que se segue):
Pois digam-me lá que fomos a equipa do sistema. Sistema já existe há muito tempo e sempre esteve do mesmo lado: O lado da corrupção nortenha que se escondeu por detrás do estado novo.

Este post poderá vir a ser editado, se novas provas aparecerem. Por isso sintam-se livres para o comentar.

Mais uma vez obrigado à blogosfera, sem vós isto não teria sido possível.

PS: liguem o link do "Avante, Avante p`lo Benfica", a letra é esta:

“Todos por um!" eis a divisa, Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza, Em gloriosa tradição
Olhando altivo o seu passado, Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado - Um ideal sincero e puro.

Avante, avante p'lo Benfica, Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases, Que nos honraram o passado!
Olhemos fitos essa Águia altiva, Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva, Erguendo ao alto o nosso emblema!
Com sacrifício e devoção - Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração! Dêmos-lhe a fé, a alma!

Avante, avante p'lo Benfica, Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases, Que nos honraram o passado! 
Que o nosso presente honre o nosso esplendoroso passado

E Pluribus Unum

53 comentários:

  1. Excelente texto!! Parabéns e Força Benfica!!

    Gloriosas Saudações!

    ResponderEliminar
  2. Só uma correcção: O Benfica não foi disputar a precursora da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que era a Taça Latina. De resto está em conformidade.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo, obrigado pela observação. Correcção efectuada.

    Posso pedir-lhe que saia do anonimato para a proxima vez que nos visitar?

    Mais uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  4. Isto sempre foi assim, uma mentira repetida muitas vezes torna-se realidade. Hoje em dia, como a fama de serem os corruptos que são já começa a vaguear a Europa a ideia agora é usar os meios de cominucação social (vulgo Sportv e TVI) para fazer passar a fama que o Benfica é que é sempre ajudado. Para isso repetem-se as imagens de pretensos foras de jogo com angulos inclinados e linhas amarelas mal delineadas e deixam de lado outras em que somos e muito prejudicados. Como ñ nos podemos queixar dos Srs do apito qd sistematicamente nos empurram para baixo e os elevam ao 1o lugar à força... Enfim para qq pessoa com 2 dedos de testa sabe que qualquer clube que vista de vermelho ou que seja apelidado clube do povo NUNCA poderia ser o clube do regime (só se o regime em Portugal fosse comunista LOLOL).

    Grande trabalho e já correu para o mural de vários Benfiquistas e não só a ver se abrem os olhos e têm meios de prova que afinal se algum foi o clube do regime o SLB é que não foi de certeza :D

    ResponderEliminar
  5. AhmunRa, obrigado pela divulgação.
    Esse é o objectivo do post.
    Que a malta mais velha sabe que nunca o Benfica foi o clube do regime, e que foi o regime que se aproveitou do Benfica - isso sei-o bem.

    Mas a malta nova tem de ter consciência que a imprensa avençada a um bando de hipócritas, invejosos e corruptos, dá cobertura à mentiras absurdas.

    Para que a verdadeira história não seja esquecida e para que não reine a mentira; divulgue-se este post.

    Mais uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  6. em resposta aos videos aí postados:

    http://www.youtube.com/watch?v=k8Bfn83Kw0Q

    ResponderEliminar
  7. "Mas a malta nova tem de ter consciência que a imprensa avençada a um bando de hipócritas, invejosos e corruptos, dá cobertura à mentiras absurdas."


    imprensa avençada a um bando de hipócritas, invejosos e corruptos?
    estás a falar dos corruptos de carnide, só pode.
    ou alguém tem duvidas de que a imprensa é lampiã?

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo do comentário das 09:38.

    Não verá aqui nenhum texto a considerar os jogadores do Benfica uns santos.

    Quanto ao seu vídeo, que cobre uma linha temporal de cerca de 5 anos, você apresenta cerca de 10 minutos em são repetidos até à exaustão 5 ou 6 lances.

    O que aqui é apresentado, já vem mais de trás

    Quanto ao anonimato, deixo já um aviso: é imcompreensível escudar-se no silêncio e no escuro quando damos a nossa palavra por algo em que acreditamos no mundo cibernético.

    Ou a nossa palavra vale algo ou então não vale nada

    Peço que façam os vosso comentários "às claras", não têm nada a perder.

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo das 10:41

    Por acaso estava a falar dos corruptos da madalena e não de carnide de carnide.

    Quanto ao anonimato, deixo já um aviso: é imcompreensível escudar-se no silêncio e no escuro quando damos a nossa palavra por algo em que acreditamos no mundo cibernético.

    Ou a nossa palavra vale algo ou então não vale nada

    Peço que façam os vosso comentários "às claras", não têm nada a perder.

    ResponderEliminar
  10. Venho por este meio, a pedido de algumas pessoas, pedir que se identifiquem as coisas pelo seu nome.

    Certo e sabido que o fcporto está mais do conotado com a fruta e afins, no entanto não deixa de ser fcporto

    ResponderEliminar
  11. Ui...

    temos anónimo:

    1983:

    Junho, 1
    Benfica e FC Porto apurados estão para a Final da Taça de Portugal, após os "encarnados" vencerem o campeonato, sai bomba da Assembleia Geral do clube das Antas: Pinto da Costa, com o apoio dos associados, anuncia que o FC Porto não comparecerá na final da Taça a ser disputada no Estádio Nacional, exigindo que a mesma seja disputada no Estádio das Antas.

    Junho, 8
    Ficou a saber-se que a Final da Taça de Portugal ficava adiada para uma nova data ainda desconhecida. Os jogadores do Benfica e do FC Porto partiam de férias, num dos momentos mais circenses de todos os tempos no futebol português. Fernando Martins, presidente do Benfica, mais tarde, viria a aceitar a final da Taça nas Antas.

    Agosto, 21
    Fazendo-se a vontade de Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto, o Benfica desloca-se às Antas e vence a partida por 1-0, com um excelente golo de Carlos Manuel.

    1985:

    O avançado Cadorin do Portimonense denuncia a tentativa de corrupção por parte de Luciano D'Onofrio antes de um Portimonense-FCPorto, a contar para a 11.ª jornada do campeonato nacional. A ideia do empresário em sondar Cadorin é pagar-lhe 500 contos mais a possibilidade de uma transferência para o FC Porto ou um clube de Itália ou Suíça. Para tal, Cadorin "só" teria de cometer um penálti nos primeiros cinco minutos. O avançado belga - que curiosamente foi levado de Liège (do Standard) para Portimão pelo próprio D'Onofrio, após conselho de Norton de Matos, também ele jogador do Standard) recusa participar no escândalo e denuncia o caso ao presidente portimonense, Manuel João, que apresentou queixa na PJ. Como era a palavra de Cadorin contra a de D'Onofrio, o caso acaba por não resultar em nada.

    10 de Novembro de 1990. O árbitro algarvio Francisco Silva está no balneário para apitar o Penafiel-Belenenses. No entanto, quem aparece em campo para apitar é Fortunato Azevedo. Minutos antes do encontro, Lourenço Pinto, então presidente do Conselho de Arbitragem, entra no balneário do árbitro e ordena que lhe seja entregue um envelope contendo 2 mil contos. Depois, Francisco Silva desculpa-se, diz que estava doente. Lourenço Pinto diz que nada se passou. mas havia o cheque «armadilhado» e uma famosa gravação em cassete— «Ó Chico, eu bem te avisei... ó Chico, o que tu foste fazer!» Francisco Silva diz que foi Manuel Rocha, presidente do Penafiel, que o quis subornar com a conivência de Lourenço Pinto. O árbitro algarvio acabou por ser irradiado pela justiça desportiva, que encontrou o corrupto, mas não o corruptor, numa originalidade à portuguesa. Francisco Silva insistiu sempre em dizer que «foi uma cilada». E Lourenço Pinto acabou por abandonar o Conselho de Arbitragem, substituído por Fernando Marques.

    Dessa do varzim não tenho registo...
    Calabote, mais uuma invenção.
    Psd...favores... o ps foi tão simpático com o porto.
    Golo fantasma no restelo? Fantasmas não existem, esse golo onde está?
    Taça Lucílio? Realamente não parece ser penalti, mas esse golo não nos deu a vitória mas sim acesso ao prolongamento... penalties...
    carlos valente sócio de mérito? sim em 1990-91 nas antas foi cá de um mérito.
    Bolas de golfe e outros objectos...

    ResponderEliminar
  12. "Dessa do varzim não tenho registo.."

    Dezembro de 1984



    "Calabote, mais uuma invenção"

    sim, e a irradiação também é uma "invenção".

    ResponderEliminar
  13. Anónimo 31 de Março de 2012 13:22

    Calabote? Irradiação?
    Quem é que foi campeão?

    http://quartodefensivo.blogs.sapo.pt/26629.html

    ResponderEliminar
  14. Sempre a aprender.

    Alguém se lembra de um Benfica porto não sei bem em que época, mas o intervenientes foram o JVP e o Jorge Costa. Se bem me recordo, bola em profundidade para o lado esquerdo da defesa do porto, os dois jogadores disputam o lance em corrida quando o JC faz um dos maiores brilharetes que já vi, puxa a culatra a trás e vai uma cotovelada na cara do JVP.
    Acho que nem falta foi assinalada
    Já procurei vídeos disso para refrescar a memoria mas sem sucesso.

    Obrigado pelo trabalho

    ResponderEliminar
  15. Umas pequenas observações:

    Lendo a entrevista que Eusébio deu à revista Única do Expresso, a versão dos factos é diferente da apresentada aqui.

    Segundo o próprio Eusébio, Salazar (a quem ele apelida sarcasticamente de padrinho no decorrer da entrevista) foi mesmo responsável pela sua não transferência para um clube estrangeiro.

    Gostaria também que o autor do post contextualizasse a foto em que jogadores (penso que do FCP) são vistos a fazer uma saudação romana.
    Quem eram aqueles jogadores (eram da equipa de futebol?) Qual a ocasião? A quem faziam a saudação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma saudação romana, vocês são tão queridos quando querem, pesquisa antes de falares!! Em que cultura é que achas que o Hitler fascinado se inspirou, símbolos saudações entre muitas outras coisas...

      Eliminar
  16. Miguel.
    Até acredito que salazar tenha colocado entraves à saída de Eusébio por volta da conquista das duas taças dos CE. É conhecida a proposta da Juventus, em 1964, que obrigou o governo de Salazar a mandá-lo para a tropa e a declará-lo tesouro nacional.

    Mas garanto-lhe que o Benfica o tentou fazer. O cheiro a dinheiro também era forte naquele tempo.

    Manter Eusébio no Benfica significava ter a vasta massa humana adepta (e não só) entretida.

    Como está escrito no post, à segunda tentativa, já a Itália tinha fechado portas.

    Depois da tão propalada "mão visível" de Salazar (relembre-se que depois de ter caído da cadeira, veio a falecer em 1970) o Sport Lisboa e Benfica conseguiu, misteriosamente, ser campeão 15 vezes, enquanto o Sporting Clube de Portugal, claramente prejudicado durante o "regime", apenas logrou ser campeão por 5 vezes.
    E o porto?
    Por décadas, e salvo erro: 70 - 2; 80 - 4; 90 - 7; 01 - 6.
    Tremenda ascenção que está explicada nas escutas.

    ResponderEliminar
  17. Dos melhores Post's que vi na blogosfera. Grande defesa do Benfica.
    Parabéns e continuem.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  18. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/perigo-na-linha-de-sintra

    um relato de dois jornalistas , mas vivemos ou não vivemos melhor ? realmente desde 74 animação não nos falta !

    ResponderEliminar
  19. EXCELENTE Post's MUITO BOM SEM DUVIDAS PARABÉNS SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS...

    ResponderEliminar
  20. excelente postagem parabéns:-) saudações benfiquistas ... carrega benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  21. PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO QUE AQUI APRESENTAM, ONDE APESAR AO MUITO QUE ESTÁ RELATADO, MUITO MAIS SE PODERIA JUNTAR. APENAS ACRESCENTO AQUI DOIS "CASOS", ALIÁS BEM CONHECIDOS E COMENTADOS EM DEVIDO TEMPO. O ODIADO ANTÓNIO GARRIDO, ANTES DE TERMINAR A CARREIRA JÁ ESTAVA CONTRATADO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS (COMPRA DE ÁRBITROS9, VALENDO-SE DO CARGO QUE ACUMULAVA COMO DELEGADO DA EUFA, ONDE EM TROCA DE BONS RESULTADO A FAVOR DO FCP, PROMOVIA OS ÁRBITROS EM QUESTÃO. POR ÚLTIMO AS CÉLEBRES VIAGENS AO BRASIL, PAGAS Á AGENCIA COSMOS (COM CHEQUE DE UMA CONTA DO FCP), POR LAPSO É CLARO. CASO DENUNCIADO POR UMA SENHORA QUE NO CALOR DA NOITE, TERÁ SIDO SUBSTITUÍDA POR UMA CAROLINA QUALQUER, E NÃO TERÁ GOSTADO, ENCONTRANDO ASSIM UMA FORMA DE VINGANÇA. AQUI O BENEFICIÁRIO FOI O SR.CARLOS josé amorim CALHEIROS E FAMÍLIA, QUE ÀS CLARAS E COM NOME DISSIMULADO, NADA TINHA A ESCONDER, LÁ FORAM VIAJAR POR CONTA DE UNS QUANTOS QUE ASSIM ESQUECEM AS SUAS FRUSTAÇÕES E LÁ VÃO ATÉ À AVENIDA, FESTEJAR AS COMPRAS FEITAS PELO DIVINO CHEFE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto dos Benfiquístas participarem é deveras fantástico.

      JOAO SANTOS, lembrou mais umas verdades.

      Obrigado

      Eliminar
  22. Ao Basante...

    Caro sócio/adepto/acionista/dirigente/funcionário/cliente da agremiação da Madalena, o seu comentário acabou de me provocar uma flexão dos músculos das extremidades da minha boca.

    A imagem então... já a enviei para o 221B de Baker Street. Aguardo os desenvolvimentos

    ResponderEliminar
  23. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.... TAMBEM EU SOU UM VERDADEIRO BENFIQUISTA............VIVA O SLB

    ResponderEliminar
  24. Ao anónimo das 16:00
    Caro anónimo... Sem assinatura népia!

    Mas vou tirar umas frases do seu curto depoimento:

    "manipular a verdade atraves [SIC] de meias verdades"

    Explique como é que se manipula a verdade com a verdade? Mesmo que seja uma meia verdade?

    O seu clube manipula a verdade, a história e o futebol atravéz da mentira, da armadilha, do engano e da traição há mais de 30 anos!

    E você, quem quer que seja, tem guelra para vir cá cima falar em manipular verdade! Veja se não lhe falta o ar!

    "o ultimo [SIC] 2-3 da luz, casos a perjudicar [SIC] o porto nao faltaram"

    Quais foram esses casos? Lembra-se de algum?

    Não se esqueça de assinar se tiver coragem de cá vir outra vez, deixe também o seu endereço de email.

    p.s. O que vai acontecer aos jogadores de basquete do seu clube agora que os cestos foram para leilão? Pode partilhar alguma informação?

    ResponderEliminar
  25. Eu só gostava que me explicassem como é que o líder dos SD descontando um ordenado de 1000€ tem dinheiro suficiente para ander de porsches...
    Este tipo de corrupção é que eu quero ver descoberta, que a verdade desportiva infelizmente tenho vindo a pouco e pouco desistindo e a perder a fé que algum dia alguma vez seja reposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de corrupção, e tudo o resto que vem deste clube, está escudado e defendido pelas forças das lei que já estão corrompidas...

      Eliminar
  26. Trabalho de pesquisa brilhante. Essa do Dr Urgel já sabia há muito tempo. Agora uma descrição com esse detalhe, só alguém que conseguiu dispor o seu tempo em favor de glorificar o nosso Benfica através da partilha da verdade. Parabéns, AMC.

    ResponderEliminar
  27. Muita pesquisa sem dúvida Jorge.

    Este post demorou tempo para construir.

    Agradeço a sua visita

    ResponderEliminar
  28. É ESTA GRANDEZA QUE NOS ALIMENTA BENFICA----------MAS É A INVEJA,ÓDIO E O AZAR DE NAO PODEREM TER UM PASSADO DESTES QUE OS CORRÓI

    ResponderEliminar
  29. Comédia! Site dos tristes. Também consigo fazer isto de maneira a que prejudique o benfica, tudo fora do contexto. Só faltam aquia as agressões dos jogadores do benfica aos do porto na 1ª supertaça disputada pelo jesus. Saudações Nazi Heil Hitler LOl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica com B maiúsculo pf.

      Agressões do Benfica aos jogadores do porto... É para rir?

      Supertaça... A do pratas a fugir de um bando de cró magnons?

      Eliminar
  30. Onde está o link para a venda de melões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melões? Melão é uma fruta!

      É só aceder ao YouTube e inserir no motor de busca: Apito dourado!

      Melões, café e afins...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  31. parabéns aos autores desta biografia,a recordar coisas que já poucos se lembram, assim como eu ,a pouca vergonha dos maiores corruptos do futebol mundial, fqp podiam ter vergonha ,obrigados.

    ResponderEliminar
  32. parabéns para todos os que elaboraram esta excelente reportagem, obrigado a todos

    ResponderEliminar
  33. As cores do Porto são as cores da monarquia palerma. As cores do Estado Novo https://www.google.pt/search?q=benfica+sauda%C3%A7%C3%A3o+salazar&client=firefox-a&hs=Ogn&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=fflb&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=CLpaU7LZHsKj0QXLi4HwBg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=596#facrc=_&imgdii=_&imgrc=zC6z_L-x-206DM%253A%3BRAz1LlUm0T00OM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.forumscp.com%252Fimages%252Fsaudacao_fascista_slb.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.forumscp.com%252Findex.php%253Ftopic%253D20647.80%3B800%3B482não eram o azul e branco!!!

    já agora a prova igual à do Porto em que o Benfica era do regime......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado anónimo, cá está o comentário publicado.

      Sabia que por inúmeras vezes participo (tento) em blogues não Benfica sem me esconder no anonimato?

      Adiante... Vou perder tempo muito brevemente a ler o link mas aproveito para o informar que dei uma olhada por alto e há lá preciosidades que atestam a credibilidade deste post.

      Saudações... desportivas para si!

      Eliminar
  34. Como sei que o comentário anterior não vai ficar visível para os outros, aqui vai uma mensagem.

    NÃO É POR VOCÊS QUEREREM NEGAR QUE A HISTÓRIA SE VAI ALTERAR!

    PARECEM OS IRANIANOS
    A DIZER QUE O HOLOCAUSTO NÃO EXISTIU..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganou-se anónimo! Anónimo é qualquer um que pr aqui passa e não diz quem é! Há anónimos que se identificam no fim... Não é o seu caso!

      Enganou-se mesmo então, o seu comentário foi publicado. Só não publico ofensas.

      O Holocausto... Há quem diga que desportivamente, ele pode estar a chegar ao fim em Portugal. Concorda?

      Outra coisa, o caso amorim, o do calheiros, o do xico silva, o do guímaro, o apito dourado... Qual a sua opinião acerca desses acontecimentos? Partilhe, é bem vindo

      Eliminar
  35. Já agora quanto à fruta, aproveite e pergunte ao Jorge Coroado e Howard King com qual foram servidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JC? Palavra que desta não sabia?
      O HK?

      Relatos de um jornal? E que tal uma escuta?

      Sempre bom ter adeptos de outro clube aqui!

      Eliminar
  36. Só basófia, não era por influência do estado que venciam, era por outros vigaros com interesses na droga e com mercado nas vendas em Lisboa. Deviam ser irradiados para sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basófia? Qual basófia?

      Mas tem razão caro anónimo. Os dirigentes do fc porto actuais deveriam ser presos e o clube irradiado!

      Eliminar
  37. Parabéns (Minha chama). Pela publicação deve ter dado um trabalho.
    É sempre positivo sabermos a história ,para não vivermos na ignorância. Muito do que está aqui ouvia em miúdo. Pura verdade mais uma vez parabéns excelente trabalho. Saudações para todos os benfiquistas...

    ResponderEliminar
  38. Excelente trabalho de desmistificação da vergonhosa e cansativa campanha promovida pelos desesperados herdeiros do apito dourado e populistas de pataco. Carrega Benfica rumo ao Penta| No que será mais um relevante serviço prestado ao desporto pela limpeza que promoverá!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo