sexta-feira, 25 de abril de 2014

LE 2013 2014: SL Benfica 2 Juventus 1

E repetiu-se o resultado de 1992 1993, até na evolução do marcador: 2-1 (1-0; 1-1; 2-1). Fico a aguardar que não partam o nariz ao guarda-redes que vai defender a baliza do Benfica no jogo da segunda mão... E que o Benfica não sofra três golos! Nessa altura, foi Vitor Paneira a marcar os golos do Benfica! Os jogadores da geração de ouro (Sousa, Rui Costa e João Pinto) ainda estava a "crescer" para o futebol mas uma coisa mantêm-se: A juventus ainda conhece muita gente nas esfera de decisão e...
E ontem à noite o Benfica encheu-se de brio e demonstrou que tem um plantel de enorme qualidade e que é capaz de "dar luta" à malta mais poderosa do futebol europeu (Garay... Não vai dar para ficar)... Pelo menos enquanto há pernas. A equipa esteve de certo modo irrepreensível na primeira parte mas as harmonias processuais eclipsaram-se na segunda parte.


E porque terá acontecido isso?
  1. Devido ao esforço físico e mental da primeira parte?
  2. Devido ao esforço físico e mental do jogo contra a olhanense?
  3. Devido ao esforço físico de uma época que caminha para o fim?
  4. Devido ao esforço físico e mental de uma noitada de Domingo para segunda?
Eu compreendo a festa do título. Deu para descomprimir tudo o que se sentiu desde o final da época passada. E foram muitos meses. A restauração agradeceu os festejos pois teve noite e madrugada fartas. O Benfiquista adorou porque teve um momento menos doloroso no seu dia-a-dia que está, na maior parte dos Benfiquistas, pejado de incertezas, de tristezas, de impotência e de infelicidade. O escravo sentiu-se livre por umas valentes horas e aproveitou o máximo que pôde. Sim eu compreendo a festa, mas aqui vos escrevo que não festejei por aí e além até por uma questão de gestão: Falta a Taça da Liga, a de Portugal e a Liga Europa. Entendi que era melhor manter os níveis de concentração e não arrancar por aí para passar umas três a quatro horas a gastar "diesel" para depois me arrepender! Mas compreendo claro, era impossível conter a força do Benfica... Conter ou aprisionar!
Mas ontem pagou-se um pouco por isso. A juventus, que eu não considero muito superior ao Benfica, acabou por ficar à espera e aproveitar. O que a juventus tem melhor do que o Benfica é a tremenda média baixa de passes falhados! A Juventus tem o pirlo mas o Benfica tem Enzo Perez! O Artur fez intervenções de enorme valor mas sofreu mais um golo. Foram assinalados muitos foras-de-jogo à juventus mas o penálti claríssimo não foi... E falta JJ!

JJ tem tido uma época que certamente não irá esquecer. Depois de tudo por que passou, ele permaneceu e continuou o seu trabalho. Ainda sofre do síndrome de basófias mas tem a coisa muito controlada. É uma pessoa mais comedida mas continua o trabalhador incansável. Face ao que observei ontem à noite, é a minha opinião de que ele errou!

É mais do que uma mera coincidência o facto de o Benfica ter marcado o segundo golo após a entrada de cavaleiro. Compreendo o facto de JJ ter deixado Amorim no banco, talvez para o poupar a um amarelo ou a poupá-lo para Domingo. Mas uma coisa eu afirma taxativamente: Sulejmani é uma opção credível e Cardozo finalmente começa a perceber a sua posição nesta nova dinâmica da equipa:
Que Sulejmani é extremamente culto taticamente, já toda a gente o sabia. Ele ajuda muito o meio campo e o seu defesa lateral. Cardozo já está a assimilar as novas posições de avançado dentro deste esquema de JJ. Infelizmente, ele acaba por dar a imagem de passar ao lado do jogo mas Lima passou por essa situação durante algum tempo, o tempo que demorou a conhecer os terrenos... Não se esqueçam que Markovic também andou meses no flanco direito a aprender...

O que interessa é que a segunda parte viu um Benfica mais pesado e a juventus aproveitou para estender/abrir mais os eu jogo ofensivo. Tevez aproveitou um ressalto e empatou já depois de Perez ter sido "travado" dentro da área italiana. JJ confundiu o funcionamento equipa com a deslocação de Gomes para a esquerda mas ainda foi a tempo de a re-equilibrar.
O Benfica ganhou mas sofreu um golo. Continuo a afirmar que temos equipa para ir à final. Resta saber a evolução clínica de Fejsa. Quer Jardel, Vitória e Cavaleiro (até Cancelo), devem ser chamados para Domingo. Uma disposição tipo o jogo da taça frente ao sporting, deverá ser suficiente para colocar o clube do Porto em sentido.

PS: Hoje comemora-se os quarenta anos sobre o 25 de Abril. Bem, para mim é tudo balelas. É que em termos políticos as coisas continuaram e continuam na mesma. O fmi injecta dinheiro que serve só para ser estoirado por poucos enquanto os muitos continuam agrilhoados ao trabalho. A lei é hoje escravizante tal como o era antes do tal dia 25! O que mudou?

Talvez que já se possa fumar sem nos escondermos, chamar os bois pelos nomes sem ser à surdina porque apoiar o Benfica (ou outro qualquer clube) sempre foi possível; despedir-nos com lágrimas daqueles que emigram também sempre foi possível, não ter dinheiro para o essencial também sempre aconteceu... 25 de Abril... Sem balas e com acordo para exilar o pessoal do regime... Que revolução foi essa mesmo?

E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. "Devido ao esforço físico e mental de uma noitada de Domingo para Segunda" sem dúvida que foi esta a razão. Agora devemos recuperar estes jogadores para a segunda mão e para isso descansar na taça da liga. Eu faria o seguinte onze: Oblak - Almeida Jardel Vitória Cancelo - Fejsa Amorim - Sulejmani Cavaleiro - Cardozo : e a entrar Djuricic Urreta André Gomes, mas isto era eu claro e ia sem medo porque é equipa para ganhar. Oblak ganha mais um jogo de experiência em pressão e o meio campo ganha ritmo de jogo para substituir André Gomes na LE
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo o escalonamento eu... Concordo! absolutamente. Com Djuricic para fazer o onze.

      Eliminar
  2. Primeiro do que tudo ganhámos,o que nos dá por muito pequena que seja uma vantagem na eliminatória.Depois porque defrontámos uma grande equipa,que ainda por cima teve do seu lado um dos proenças da arbitragem europeia.Não tenho nenhuma duvida que para o jogo da segunda mão,o senhor platini dará ordem para algum amiguinho ser nomeado para levar a sua vecchia signora para a final.Não sei se o urso do Skomina poderá apitar,assim sendo aposto no martins dos santos espanhol,o palerma do Undiano Mallenco.Outro aspecto que deveremos ter em conta,prende-se com a definição do que será prioritário e possivel de vencer,se uma ida á final da liga Europa,se uma vitoria na pocilga no domingo.Mas de modo algum,e não servindo de desculpa para a eliminação de alguma destas competições,julgo que se juntarmos ao 33º titulo a taça de Portugal já será uma época bastante positiva,até porque já se começa a notar o desgaste físico em alguns elementos chave da equipa.Mas é claro que se limparmos tudo será verdadeiramente inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o desgaste. e o mais sério e preocupante será o caso de Enzo Perez. O vito g, escalou uma equipa interessante para defrontar o clube do Porto no comentário anterior. Penso que será o suficiente.

      Sabes Alexandre, nesta altura do estado de coisas nas finanças da liga... Dá mais dinheiro ver o Benfica... Só o BENFICA, do que um rio ave-porto... Talvez tenhamos um marco ferreira mais atento aos pitons dos jogadores do clube do porto.

      A ver vamos!

      Sálvio iria fazer um final de época fulgurante mas para ser sincero, e dentro do meu modo de pensar, em termos estratégicos a falta de Sílvio é mais preocupante!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pura verdade aquele PS António... E ainda escrevem sobre o episódio do veto aos Capitães de Abril por parte daquela "coisa" loura que encabeça a AR...

      Pena que nesta era de informação mega-rápida, mais de 80% dos portugueses continuem às escuras...

      Eliminar
  4. Acredito que ainda a ausência de Gaitan nos tenha limitado a um resultado menos dilatado. Mas definitavemente eu devia estar a comer merda quando pedi a saida de JJ no fim da época passada. Brilhante a entrada de Cavaleiro. E ao contrário do que o ojogo escreveu, não me parece que Cavaleiro tenha falhado o remate e o Lima aproveitou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou começar pelo Cavaleiro.

      Se alguem pensa que o Ivan falhou o remate é porque tem problemas de visão, tem o orgulho muito em baixo e falta de inteligência. O que quer dizer que sofre do mal de inveja! Cavaleiro penteou a bola e quando se virou... O Lima apareceu do nada e meteu a bola na gaiola. O máximo que se pode dizer do lance é que Cavaleiro teve a frieza necessária para não se meter à frente do Lima. Como é que ele pode ter falhado o remate se estava de costa para a baliza...

      Poison, não tem a ver com estar enganado em "pedir a cabeça" de JJ no final da época passada. Todas as emoções que os Benfiquistas sentiram, levavam a que essa fosse a primeira ideia. Nessa altura eu também fui dessa opinião porque era sistemática a má gestão de JJ. Apostava sempre nos mesmos o que levou a um desgaste continuo e perda.

      Lembro-me de ter escrito qualquer coisa como: "Quem decide que decida e depois se verá". O certo é que JJ (que nunca foi o único culpado do desaire) ficou. Algo mudou na estrutura. A táctica também mudou. Os árbitros não tiveram grandes hipóteses de "brilhar". Face à qualidade do trabalho mental (que nunca neguei) de JJ; face à qualidade dos jogadores; com uma massa adepta... E mais importante, face a um novo tipo de gestão da "matéria prima", criou-se a ideia de que só os árbitros é que poderiam parar o Benfica (na 5ªfeira houve penalti...)

      Quanto a Gaitan, devo dizer que Sulejmani joga mais para a equipan do que o argentino. Sulejmani vem de épocas de lesõe e se esta época conseguir terminá-la sem se lesionar o corpo vai estar mais potente para a próxima. Ele pode vir a ser muito importante porque é inteligente e muito bom tecnicamente. Este ano tem vindo a integrar-se de uma forma segura.

      A saída dele e de Cardozo, na segunda parte, ditou um notório abaixamento de produção... São opções...

      Eliminar
  5. Eu pedi a cabeça do jj, e continuo a dizer que só sendo bicampeão é que me convence, este ano tivemos menos porco não esquecer, se ele convencer para o ano aí curvo-me. No entanto dou-lhe os parabéns pela execente época e pela aprendizagem de erros.
    e pluribus unum
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo