segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Sporting 2 SL Benfica 4 (CN: 18/19 - 20J)

Muito bom jogo por parte da equipa do Benfica... Gostei mesmo!

É outra coisa ver o que tenho vindo a ver nos últimos tempos... Há muitas arestas a limar e, ou mas, temos de aguardar que o CJCPC ainda perca mais pontos porque esta altura, a tal da puta da luz...
O Benfica vive prisioneiro de um sistema de arbitragem que lhe tenta cortar as pernas o máximo possível. Posso teorizar que a equipa aprendeu ainda mais sobre esse sistema com a tal meia final da TdL e, face a um sporting forte com ajudas, conquistou 3 pontos com muito mérito e muita arte. Arrisco mesmo afirmar de forma taxativa que o Benfica vulgarizou o Sporting mas... Permitiu que esse mesmo Sporting marcasse 2 golos, o que se não fosse triste seria hilariante!

Para mim, claro, este resultado é uma reles mentira. O Benfica de Bruno Lage foi muitíssimo superior a este Sporting. Mas... Há sempre um mas... Bruno Lage está há pouco tempo a orientar este grupo de trabalho. Os erros que se cometem, são incompreensíveis para a segunda volta da época se bem que compreensíveis para um início de trabalho com um novo treinador... Percebem?

No primeiro golo do Sporting, Samaris fez quase tudo mal - valendo-lhe o facto que o Sporting nem perto de empatar esteve. Não foi lesto numa disputa de bola e permitiu que um adversário fizesse a assistência para o Fernandes marcar. Samaris está iniciar a época mas terá de aprimorar o seu foco.

No segundo golo do Sporting, as brincadeiras do Almeida seguida da salganhada que foi aquele alívio do Gabriel... Foi como dar o ouro ao bandido. Face ao que sabemos da arbitragem, penso que Bruno Lage terá de treinar a forma de aliviar a bola em situações de aperto...

De resto, e face a uma equipa de pontapé para a frente, o Benfica foi o mais seguro possível a defender - Samaris e Gabriel começaram AGORA a jogar juntos. O Benfica foi relativamente empolgante a construir os seus lances de ataque. Nota-se um apetite voraz pela construção de jogo ofensivo se bem que a equipa, por vezes, ainda demonstre não se ter livrado dos vícios das rotundas. Pizzi, neste caso, é o jogador que mais depressa tem de ser "salvo"... Lage, é notório, instruiu Félix a fazer derivações para o flanco esquerdo para permitir que Pizzi (criando descompensações no sistema defensivo do adversário) trabalhe no miolo mas parece-me que a equipa fica sempre um pouco órfã de profundidade neste lado... Claro que há trabalho a fazer e se Pizzi está num lado não pode estar no outro (o mesmo para Félix), sendo que... Bem, há uma filosofia nova de jogar para ganhar que tem pouco menos de um mês...

Desculpem as reticências mas o Benfica vive um período perigoso. Como tenho vindo a escrever, nota-se muito de diferente mas nós não estamos em Agosto - que é quando isto deveria ter acontecido - estamos em Fevereiro. Estou muito satisfeito com esta partida - jogamos contra 16 - e não consigo esperar ela próxima partida que até é frente ao Sporting.

Vamos às notas? Mesmo que a doer, como sempre?

Odysseas 3: Nada a fazer no golo que sofreu (grande remate do coiso). Esteve sempre seguro nas saídas e reposições de bola. Em relação ao lance do Dost... Tenho muita dificuldade em entender o que aconteceu como penálti... Dost ia-se a jogar para cima dele para tentar cavar uma falta e Odysseas, parece-me, protege-se...
Almeida 3: Pelo esforço porque a arte não é muita para jogar a lateral, além de que deve ser o jogador mais utilizado do plantel (exceptuando o Odysseas).
Rúben 4: Muita qualidade... Deu para ver Rúben a driblar, a progredir em vez do chutão. E até marcou um golo... Será que o novo treinador está a melhorá-lo? Espero bem que sim.
Jardel 3: Penso que ele dá tudo em campo mas, para mim, é necessário mais qualidade... Boa exibição.
Grimaldo 4: Terá recebido ordens para refrear as subidas na segunda parte, até porque foi perigoso a atacar na primeira.No primeiro golo do Sporting, já tinha subido à pressa para atacar e...
Samaris 4: O lance do primeiro golo do Sporting não lhe mancha a exibição. Claro que ele tem de ser lesto a decidir e a executar naquela posição. Outra boa exibição global.
Gabriel 4: Mais um que entrou em Janeiro... Nesta altura, posso teorizar e escrever que ainda vai melhorar. Também posso escrever que espero bem que sim. O lance de Dost... A culpa aqui é dele que faz um alívio disparatado para o meio da sua própria grande área... Mas boa exibição tal como Samaris.
Pizzi 4: Está num período de adaptação a novas tarefas. Este desmamar entre a posição 10 e a de extremo não lhe deve ser fácil. Certo que as permutas com Félix, permitem que Pizzi possa criar desequilíbrios importantes mas outra verdade é que as rotundas devem ser abolidas o mais depressa possível e ele ainda está viciado. Boa exibição.
Rafa 3: Mais apagado do que eu estava a contar... Se é certo que Seferovic também tem ordens para flanquear para a esquerda de modo a criar desequilíbrios nas defesas adversárias, parece-me que Rafa não é bem como Félix que se adapta melhor a esses posicionamentos. Fez falta na parte final para cortar aquela defesa do Sporting como uma faca em manteiga derretida. Sempre generoso a defender.
Félix 4: Muito bom. Quase 5... Talvez o merecesse... Gostava que permanecesse mais uns 3, 4 anos no Benfica mas... Sonhar é bom! Muito bom mesmo. 19 anos? João, espero que saibas o que tens pela frente. Estou contigo. Um grande abraço.
Seferovic 4: Um golo, uma bola ao poste, uma assistência para golo e duas assistências mal efectuadas. Ok... Muito trabalho. Continua a marcar golos e isso é fulcral.
As alterações... Talvez Cervi tenha feito algo de mais importante porque de resto nada de novo era possível de acrescentar.

Nota: Não concordei com a primeira alteração. Após o quarto golo, teria sido interessante ver o Benfica jogar com Rafa, Cervi e Félix a toda a largura do terreno. O jogo estava propício ao ataque em profundidade mas Lage preferiu refrescar o flanco talvez satisfeito. Sim, claro que não sabemos em que números a coisa iria terminar se não tem acontecido o tal lance de Dost mas...

Arbitragem... Uma vergonha. Penso que só necessito de quatro lances para demonstrar ao que Soares Dias e o Pinheiro vieram!

Aos 21 minutos, segundos antes de Félix disputar a bola com um adversário - disputa essa que iria servir de motivo para lhe anularem um golo limpo - aconteceu isto:
Soares Dias viu a falta de Coates sobre Seferovic mas mandou seguir, porque seria um livre potencialmente perigoso contra o Sporting. Depois, viu a disputa de bola mas mandou seguir porquê? O Pinheiro viu a mesma coisa mas escolheu prejudicar o Benfica...

Depois há o lance do penálti de Odysseas sobre o fantoche holandês. Vale a pena ver. E rir...
Um verdadeiro acrobata este Dost. A pirueta que fabrica é digna de figurar no Cirque du Soleil. Soares Dias e Pinheiro, como bons escuteiros, assinalaram penálti...

E este lance aos 35 minutos?
Não teve VAR porquê? Talvez por ser a possibilidade de o Benfica chegar ao 0-2, coisa que não podia acontecer e que iria entristecer os dirigentes do CJCPC...

Minuto 75:
Tendo como comparação o lance do acrobata holandês - que se auto pirueta pelo ar - o que foi isto que o guarda redes do Sporting fez? Penálti como o avençado despedido duas vezes Pedro Henriques tão bem explica:
Quer isto dizer que o Sporting foi beneficiado sempre que possível Por Soares Dias e por Pinheiro. Deveria ter jogado os últimos quinze minutos com 10 mas... Quem manda nisto tudo é o Benfica pois claro.
Disclaimer: Porque escrevi no início que temos de esperar que o CJCPC perca mais pontos? Pelo que viram aqui atrás...

Resumo final: Muito satisfeito com este Benfica. Muito forte e com margem de progressão. Agora que o CJCPC largou 2 pontos em Guimarães, é claro que existem mais expectativas face ao que esta equipa ainda pode fazer esta época no campeonato. Contra 16, venceu e quase vulgarizou um clube que já foi grande mas que se subjugou/sublimou às mãos de outro porque não se quer olhar ao espelho e prefere não ver o seu rival à frente. Triste... Ouvir amigos sportinguistas a dizer que agora é que a JL deveria ir ao Seixal... Triste.

Ainda sobre o Benfica... Existem dois opostos que Bruno Lage tem de corrigir. A defesa, talvez a equipa a defender, tem de ser melhorada. Não sei se com mais trabalho ou com mudanças (opto pela segunda) mas algo tem de ser feito porque o Benfica tem uma média de um golo sofrido por jogo... Preocupante! Eu escrevi dois opostos... O ataque está a carburar bem, necessita de melhorar o índice de concretização:
Revejam o resumo da partida:
E também as melhores imagens da partida:
E Pluribus UNUM!

6 comentários:

  1. então e a teoria da conspiração sobre o Guimarães ainda tá de pé?

    ResponderEliminar
  2. O Benfica transformou-se para melhor mas como diria tiririca "pior do que tava não fica", só tinha espaço para melhorar e o que muito me apraz e concordo com aposta na cantera do meio campo para frente, do meio campo para trás é preciso mais experiência e muito trabalho, na minha opinião Ruben Dias é um David Luiz em potencia, vive o clube como ninguém empolga-se e vai por ali fora com ou sem bola o que acaba por desiquilibrar o adversário, mas se perdemos a bola é um ai se te avias e o mesmo se passa com o menino Grimaldo.

    Aliás o Grimaldo desde que o conheço continuo a pensar mais nele como extremo ofensivo, do que laterar e o cervi o oposto, isto devido a qualidade técnica que cad um denota.

    Este Benfica precisa de muito trabalho e infelizmente não temos tempo, portanto os jogos estão a substituir os treinos...

    No entanto vê-se que os putos trouxeram uma coisa essencial a união do grupo e isso é meio caminho andado para o sucesso o outro terá que ser o apoio dos adeptos nos momentos maus!!

    Ps: Já se vê futebol e o pontapé para frente deixou-nos e só por isso já é um grannde alivio!!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com a tua análise, excelente exibição mas é preciso um bocadinho mais, vamos ver, parece-me que ainda existe margem de evolução.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo