segunda-feira, 16 de abril de 2018

2017/2018 - 30ªJ SL Benfica 0 Porto (CJCPC) 1

Não há como o esconder: Enorme sentimento de frustração e desilusão depois da partida de ontem...
Tanta Coisa Para Nada...
Existiam sinais perturbadores após a paragem das selecções mas as coisas não melhoraram e ontem, o Benfica perdeu uma grande oportunidade de discutir o título de Campeão Nacional. As coisas não estão irremediavelmenteiperdidas mas ficaram complicadas. Muito complicadas!

Há que analisar o que se passou entre as 18:45 e as 19:45! Do ponto de vista de quem está em pé a ver a partida  num café qualquer, pode parecer fácil escrever sobre isso agora mas convido-vos a visitar a página deste blogue no FB e...

Comecei o texto com um "existiam sinais perturbadores"! Frente ao Guimarães e ao Setúbal, as coisas foram menos fluídas do que nos jogos anteriores. Há a manutenção de um 11 específico ao longo do corrente ano civil que mesmo o Benfica só estando a disputar uma prova a partir de Janeiro, acabaram por ter um preço a pagar. RV lá faz a gestão que acha a melhor mas... Notou-se nas últimas duas partidas que a coisa emperrou um pouco! Também emperrou para os outros mas ontem, era uma partida diferente...

Se a primeira parte nos mostrou um Benfica solidário, potente na raça e no querer, também nos mostrou um Benfica ineficaz. É verdade que não tivemos muitas oportunidades mas tivemos uma bola ao poste e uma outra não concretizada de forma displicente por Pizzi. Ainda por cima, a equipa ofereceu uma oportunidade ao Porto-clube no final dessa primeira parte.

A segunda parte começou de forma horrível! O mesmo já tinha acontecido em Setúbal - o que já é um padrão - e, de novo, nada resultou das alterações!

O Porto-clube, que tinha de vencer mesmo se queria ficar ligado na corrida ao título, estava em todo o lado e os nossos jogadores a ficar sem pernas e a deixarem o adversário começar a chegar mais vezes perto da baliza de Varela (grande defesa). A chegar mais perto e a recuperar as segundas bolas... Por vezes as terceiras! E eu a benzer-me pois RV nada!

Eis que RV mexe e começa a estragar ainda mais a coisa: Tira Rafa para meter Salvio ao minuto 66... RV tirou o jogador que mais perigo poderia criar (fruto da sua velocidade de arranque que já tinha deixado marcas nos jogadores do Porto-clube) para colocar um jogador acabadinho de sair de uma lesão? A sério? Numa altura em que o Porto estava por cima, RV refresca uma ala com um jogador sem ritmo, quando o miolo estava a atingir níveis físicos muito negativos?

RV tentou arranjar a trapalhada com a entrada de Samaris para a saída de Cervi (que nada fez na 2ª metade) mas essa alteração deveria ter sido efectuada mais cedo... Compreenderia uma troca de Cervi com Salvio. Com Samaris, que raramente joga, as coisas não melhoraram.

Perto do fim, quando o nulo era melhor para o Benfica do que para o Porto-clube e o Benfica poderia aproveitar uma qualquer transição, RV tira um médio (Pizzi) para meter um avançado... O elo de ligação entre o meio campo e o ataque... A sério? Nem acreditei! O Porto-clube, já com o Benfica muito partido, marcou aos 90 minutos caros leitores! De que valeu tirar um médio para colocar um avançado? Expliquem-me por favor! João Carvalho, médio ofensivo, estava ali no banco! Era um médio em vez de um avançado! O miolo ficaria mais protegido e não teria sido tão suave naquele fatídico minuto 90! Até poderia ter tirado Jiménez que se andava a arrastar....

Posso estar errado, eu bem o sei, mas não há volta a dar: A culpa da derrota é de RV! Pode ter tido as melhores ideias mas nenhuma resultou! Há dias assim... O Benfica já esteve a 8 pontos de distância do 1º lugar mas ontem... Ouvindo a flash interview... Não consegui ouvir um "Sou eu o responsável por esta derrota" como ouvi o biltre do Conceição afirmar no estádio do Restelo... PQP!
Notas:

Varela 7: Safou o golo mais cedo. Actuação acima do que tinha registado nos últimos jogos. Nada a fazer no lance do golo que sofreu.
Almeida 4: Fraco, nada nem ninguém lhe valeram na 2ª parte!
Rúben 6: Boa partida até ao minuto 90!
Jardel 6: Idem (como o Rúben).
Grimaldo 6: Boa partida mas sofreu na 2ª parte quando Cervi desapareceu.
Fejsa 7: Talvez o melhor em campo.
Pizzi 3: Muito mal. E se tem marcado, como as coisas seriam diferentes...
Rafa 6: Incompreensível a sua saída!
Cervi 5: Boa primeira parte mas não regressou dos balneários ao intervalo.
Zivkovic 6: Faltou-lhe a definição final nas suas incursões à área adversária. Na segunda metade Puff!
Jiménez 6: Acabou todo rebentado de tanto ali andar. Foi vítima de tudo e não conseguiu brilhar!

Salvio, Samaris e Seferovic: Devem estar a brincar. Nada acrescentaram! Nem quero falar da ausência de Jonas. Eu vi o que aconteceu com Jiménez que, mesmo sendo um atleta com características diferentes, foi muito mal servido pelos colegas pelo que...

E, ao fim de 3 anos... Zero vitórias frente ao Porto.clube! Mais um padrão...

ASD... O meu estimado ASD... Peça influente na vitória do Porto-clube. O 12º jogador. Um critério desigual em termos disciplinares!

2 casos que ajudaram a marcar o rumo final da partida:
Era o segundo amarelo e consequente expulsão de Oliveira! Quando poupas um jogador destes numa falta destas, apenas conferes autoridade para os jogadores daquela equipa o continuarem a fazer! Na primeira parte:
Mostrar amarelo no primeiro agarrar de pescoço e não manter a coerência, só demonstra a missão deste indíviduo!

Mesmo a terminar:
Não assinalou porque foi ameaçado de morte e tem, com razão, medo disso mas... Porque é o clube do coração! E ele continua a arbitrar, a ganhar muito dinheiro com isso e a ter influência no desenrolar de certas partidas de futebol!

Mas atenção: Se pensarmos que perdemos hoje por causa do árbitro, vamos perder o próximo jogo se não outros mais e já só faltam 4! Não tenham dúvidas... Esta é a verdade: Também perdemos porque o árbitro nos prejudicou! É que o Benfica consegue ter mãos no que faz mas não no que os outros fazem daí que os níveis de concentração e entrega - dos jogadores e treinador - tenham de estar ao mais alto nível e hoje não estiveram da parte do treinador! Eu nada posso fazer com a incompetência dos outros mas posso tentar ser o mais competente possível...

Podemos ter perdido hoje a oportunidade histórica de conquistar o título de Campeões Nacionais pela 5ª vez consecutiva, mas só o saberemos lá mais para a frente! Pessoalmente, penso que ficou como jogar no Euromilhões... Jogas sem saber o que vem do outro lado! Ficas à espera! É o que farei.

PS: Uma recordação da época de 1992/1993:
São muitos anos a virar frangos...

PS 2: O Sporting venceu Os Belenenses por 3-4. Os azuis do Restelo acabaram a partida com 9 jogadores.

O que se pode arranjar:
 E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. Era para ganhar. Na nossa casa, num ambiente extraordinário e com o apoio de 60 mil, não tivemos competência para mandar no jogo (todo) e para ganhá-lo. Na 1ª parte, sempre que atacámos bem, tornou-se óbvio que a vitória estava perfeitamente ao nosso alcance. Quando começámos a recuar (foram os jogadores ou foi indicação que saiu do banco?) e não atacávamos, com o jogo a decorrer tempo demais no nosso meio campo, augurei coisa ruim. E aconteceu, naquele pontapé feliz do adversário. Não se ganham jogos sem rematar à baliza (a falta que nos fez Jonas e que nos faz Mitroglou...), e neste jogo tínhamos de rematar mais do que rematámos, tínhamos de arriscar mais do que arriscámos, porque era um jogo decisivo.
    Tivemos o pássaro na mão e deixámo-lo fugir.
    O Dias foi o Dias que tem sido, desde que o visitaram na Maia. E o Martins também não viu o penálti cometido sobre o Ziv. Dois artistas escolhidos a dedo pelo lagarto que manda na arbitragem. Se eu fosse o RV teria avisado os nossos jogadores que iam lutar contra catorze e que, por tal, teriam de jogar muito, muito mais do que os outros.
    É preciso termos calma e continuar a apoiar a equipa. Ainda não acabou.

    ResponderEliminar
  2. Temos que ser realistas. O Porto mereceu. Soube sofrer na primeira parte e na segund o Sergio deu um banho ao Rui.
    Em termos físicos temos jogadores baixos e franzinos e sem um médio de categoria.
    RV desta vez escavacou o ferrari. O Pizzi tem lugar cativo mesmo não jogando nada.
    Não é o único culpado, pois não aproveitamos o mercado de inverno para reforçar a equipa.Sem ovos não se fazem omeletes......
    Contudo, Vieira sempre afirmou que primeiro era ter contas consolidadas, o que parece estar a acontecer.

    ResponderEliminar
  3. Lamentavelmente o título foi de vela... Lamento que da parte do nosso homem, o do leme, não tenha tido a capacidade, astúcia, de se envolver da mesma forma como o foi pedido a todos nós... Era a final! E já que temos sido atacados de todas as formas e feitios, devíamos ter tido outra postura. Quando se joga na expectativa e com o foco no resultado é nisto que dá! Jogar para não perder... É nisto que dá! E o meu lamento por isso. Prefiro mil vezes em casa, uma derrota como aconteceu com o Peseiro, do que perder assim. Em casa, assume-se o favoritismo, a atomosfera, é esse o trunfo... E este ano, neste jogo... Perdeu-se o trunfo! E o meu lamento por isso.

    ResponderEliminar
  4. O primeiro lugar está muito complicado. Mas o segundo está perfeitamente ao nosso alcance. Com outra atitude do treinador e dos jogadores, que não as de ontem.
    Ao Rui Vitória e à equipa, como a todos os treinadores de todas as equipas do Glorioso, recomendaria verem e ouvirem a entrevista dada pela grande Vanessa Fernandes à BTV, há cerca de um mês. Vejam e ouçam com muita atenção. Várias vezes, se for necessário. Cá por coisas.

    ResponderEliminar
  5. A análise é muito equilibrada. O campeonato está entregue e a responsabilidade principal é do Rui Vitória (da mesma forma que as conquistas do tri e do tetra lhe devem ser em larga medida creditadas). Temos que nos preocupar em manter o 2º lugar e no fim da época há que fazer um balanço muito sério sobre o que se fez e pensar muito bem sobre como atacar a próxima época.

    ResponderEliminar
  6. Quem diz que o porto mereceu a vitória...pfff... mais forte na segunda parte mas o Benfica mais forte na primeira e com claras oportunidades para ambas as equipas. Sim, o Vitória estragou por completo o equilibrio da equipa com aquelas substituições mas o segundo amarelo por mostrar ao df portista rebentou com o jogo, aquele senhor do apito mostrou mais uma vez que é cobarde ou um subjugado. Continuo a acreditar no penta, sempre, mais que não seja pelo importantíssimo 2º lugar.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo