quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Marinho Neves

Faleceu, no passado fim de semana, Marinho Neves...
Só um cancro o venceu.

Marinho Neves (ler pequena biografia), doravante MN, foi um jornalista destemido com quem tive o prazer de dialogar algumas vezes online numa das falecidas contas de Facebook desta página. Em 1996, lançou o conhecido livro "Golpe de Estádio", onde colocava a descoberto todas as tácticas que o fc porto de pdac utilizava para alcançar as suas vitórias desportivas.
Também trabalhou para o Sporting:
A sua visão ainda... Muito actual:
Como é do conhecimento geral, este sporting, sabe-se lá porquê, decidiu aliar-se ao fc porto.

Estas imagens, são excertos de uma entrevista que MN concedeu ao blog Cabelo do Aimar em Fevereiro de 2012. Podem ler a mesma aqui. Podem ainda ver uma entrevista de MN concedida à SIC aqui.

Nota 1: De facto... Não se estranha porque:
Nota 2: Atestar a veracidade destes relatos inseridos na entrevista... Não há muitas provas... Há pelo menos uma que por razões mais do que expectáveis, só revelo sem nomes. Fica aqui uma prova sobre o caso do restaurante:
Uma história engraçada. Outra aqui. E esta:
Histórias que por acaso retratei aqui.

Claro que podem ler o "Golpe de Estádio".

Interessante o artigo/link da anterior Nota 1:
Perante as ameaças, suspeito que o volume 2 não chegou a sair porque... Há muito que se sabe disto.

MN era também pintor. Fiquem com as suas obras relativas ao futebol:

Quem quiser conhecer mais a sua obra, é só entrar aqui.

E Pluribus UNUM!

7 comentários:

  1. Morreu o grande Marinho Neves, o único Jornalista Sem Medo!!!!

    P: Na sua intervenção no Prós & Contras sobre corrupção no futebol, pareceu bastante incomodado com a maneira jocosa com que Valentim Loureiro se apresentou. O que lhe passou pela cabeça quando o viu a “berrar” que ia ser absolvido porque nunca fez falcatrua no futebol?

    MN: Quando fui a esse programa foi-me prometido que teria linha aberta para dizer o que quisesse. Mas, quando me estava a maquilhar, o Valentim Loureiro estava ao meu lado e mostrou-se incomodado com a minha presença. Quando me sentei, senti de imediato que nunca me dariam a oportunidade de dizer o que sabia, não obstante o presidente do Sporting, Dias da Cunha, ter dito nesse programa que tudo o que aprendeu no futebol foi comigo. Depois… foi uma comédia.

    P: Você tem alguma coisa a ver com o Polvo dos Papalvos, com o Blog da Bola ou com o Tripulha das escutas?

    MN: Com "O polvo dos papalvos e "Tripulha das escutas" não. Nem sequer conheço. Já o Blog da Bola, foi com grande emoção que me vi obrigado a encerrar, tantos eram os processos judiciais, todos arquivados porque apresentei provas do que dizia. Mas não
deixei de gastar fortunas em advogados e despesas judiciais. Em toda a minha carreira jornalística tive 35 processos judiciais (colocados pelos suspeitos do costume), todos arquivados antes de julgamento com a excepção de um, em que fui absolvido.

    P: Por fim, gostaria de deixar alguma mensagem aos milhares de leitores "anónimos" que este e outros blogs de futebol congregam que repudiam a maior parte dos jornalistas pela falta de isenção inerente?

    MN: Entendam melhor os jornalistas. Conheço muitos que gostariam de mostrar coragem, mas ela morre logo na marcação dos serviços.

    Marinho Neves
    «Não quero arranjar desculpas para nada, mas como já cá ando há muito tempo, posso recordar que uma das estratégias adoptadas, há anos atrás, quando pairava a ameaça de poder haver acordo de estratégias entre Benfica e Sporting, o "Sistema" arranjava forma de nomear árbitros que beneficiassem o Benfica e prejudicassem o Sporting e dessa forma provocasse novo afastamento.»
    Marinho Neves no FaceBook

    MARINHO NEVES
    Muitos jornalistas tentaram há alguns anos atrás denunciar e expôr a MAFIA do futebol. Mas foram ameaçados e espancados pelos capangas do Club Porto (cujo nome oficial é Corpo de Segurança Privado).

    Guarda Abel
    Por falar em Guarda Abel, ele está todos os domingos que o Vilanovense(Gaia) joga em casa lá está ele no campo. Talvez ele diga algo, uma vez que foi traído pelos ex-amigos do sistema. Benfiquistas do Norte vejam se lhe conseguem arrancar alguma coisa.

    Teles passou as casas de prostitutas para nome de um tipo que ainda não se se sabe quem é porque dava muito nas vistas, visto que o Granada, o Calor da Noite, Diamante Negro, entre outros ,que eram os mais frequentados na altura, era onde se faziam algumas transacções de droga.

    O próprio Teles foi apanhado em frente á alfândega do Porto num mercedes cheio de droga, mas muita gente "comeu" às custas disso e nunca se soube nada, até um jornalista do "Público" teve uma "prenda" do Teles quando o próprio descobriu a história.

    Em relação ao G. Abel, ele não foi traído, mas sim "aconselhado", mas ficou bem na vida...
    Só que ele é gosta do calor da noite e estourou tudo no jogo e nas casas de alterne, agora tem umas meninas a trabalhar para ele.

    Em relação á Olivedesportos, quando o Benfica quebrou o contracto, depois do Vale Tudo se tornar presidente, o Guilherme Alguidar, o Costa, Manel Tavares (editor do jornal O Jogo), Oliveira (filho do Oliveira), Oliveira (o ex-treinador do Club Porto) e mais uns tipos, reuniram-se na sala de reuniões do jornal O Jogo para tomar medidas no "sistema" para o Benfica sofrer represálias intimidatórias, tanto a nível de imprensa como a nível federativo (Liga incluída). Obviamente que esta reunião foi "off-the-record".

    As mais banais eram as notícias fabricadas ou as inflamadas.





    ResponderEliminar
  2. Marinho Neves sobre o sistema
    "Só quem não conhece o sistema pode aceitar uma atitude como a do Paulo Cristovão. Tive dezenas de casos de corrupção comprovada e nunca aconselhei o Sporting a agir através da denúncia.
    Combatemos por dentro e em silêncio e fomos campeões. É uma questão de inteligência e atitude. Conhecendo o sistema sabia que iria prejudicar em muito o Sporting, no presente e no futuro. Só derrubando todo o sistema seria possível levar avante qualquer tipo de denúncia. 


    Nem o Apito Dourado sortiu efeito que fará uma armadilha de pacotilha. Os árbitros estão protegidos. O próprio actual presidente da FPF foi apanhado nas escutas e quem pensar que com um depósito em nome de um árbitro pode acabar com a corrupção não sabe a quem está entregue o nosso futebol. De uma coisa tenho a certeza, o Sporting que se cuide porque vai pagar por tudo isto. É o que tem acontecido a todos que tentem denunciar a corrupção."

    Testemunho de Marinho Neves no facebook
    “Vou dizer-vos uma coisa, uma só, porque não posso ir mais além.
    Quando Dias da Cunha teve conhecimento de que o clube era um centro de negócios para alguns, alguns ilustres sportinguistas, fizeram tudo, mas mesmo tudo, para que ele se demitisse. Mostrei-lhe provas de como os meus relatórios, pagos pelo clube, iam parar às mãos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e havia apenas 4 pessoas que tinham acesso a eles. Arranjei provas de como eram negociados alguns jogadores com graves prejuízos para o Sporting e o envolvimento que havia entre dirigentes sportinguistas e presidentes de clubes do Norte. Eu, com ajuda preciosa de um grande sportinguista que trabalhava no clube, arranjámos provas de como dirigentes do clube, nos bastidores com a ajuda de elementos da juve arquitectavam a derrota para criarem mau ambiente ao presidente e ao treinador.

    Sabem o que fizeram? Elegeram os traidores e os negociantes e voltaram a eleger e a eleger os mesmos traidores. Chegaram mesmo ao ponto de contratarem um elemento ligado à claque para agredir um elemento que estava comigo nas investigações. Tenho todos os meus relatórios e juro-vos que se um dia eles fossem publicados dariam o livro mais polémico da história do futebol”.
    in: facebook, 13Dez2012

    Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança.
    in: facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço este acrescento.

      Tenho isso em ficheiros mas tornava este artigo mais maçudo pelo que como comentário, fica mais enquadrado.


      Saudações ainda TETRAGloriosas

      Eliminar
  3. Caro "Minha Chama",

    Por considerar este artigo de homenagem não só importante como bem desenvolvido, coloquei-o no meu blog também.

    Agradeço imensamente este trabalho sobre este homem que terá um lugar de foco na História do desporto Português, em tempos vindouros.

    Com Consideração,
    A.do Isaías

    ResponderEliminar
  4. aqui vai mais umas coisinhas de quem vivia no porto e era bemfiquista mas nunca teve medo e isto porque digo que estamos num pais de merda em que a curruptos advogados que matam metidos com toda a merda a volta somos um pais de treceiro mundo agora vejo que ja se comeca a meter algumas coisas ca para fora mas quando chega para os lados do porto noites da mafia exmplo fenix em que deu vi um chamado papa ser absolvido os outros pena suspenca meus comtinuemos sempre na mesma merda ate que portugal tenhauma justica para ricos igual as dos pobres porque esses pagam logo e nao bufam os que tem a massa roubada a outros a prossecos mais processos e depois mais ums recursos e eles todos numa boa ate gozam o mechelhao nao tem dinheiro ou pagas ou entras dentro triste pais espero que melhor e eu acredito que sim pelo menos para os meus netos gostarem de dizer sou portugues

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo