segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

2017/2018 - 15ªJ: Tondela 1 SL Benfica 5

Não é atrair as energias negativas ou ser adepto do bota-a-baixo, é sim tentar ver as coisas do ponto de vista mais racional e menos emotivo... Foi bom o que assisti ontem à noite em Tondela mas não há razões para embandeirar em arco e lançar foguetes. Foram mais 3 pontos conquistados de forma justíssima numa exibição que não pecou na finalização...
Equipa habitual, espero que o desgaste esteja a ser analisado de forma a ser gerido de forma competente, frente a um Tondela aguerrido que... Não contava com um Benfica de pontaria mais afinada. Quase todas as equipas menores são assim frente ao Benfica, quiçá frente aos restantes grandes mais pequenos.

Posso fazer um exercício mental de comparar as duas últimas primeiras partes exibicionais do Benfica: Ambas com um registo de construção ofensiva semelhante mas se em Vila do Conde houve grande desacerto no remate final (pouca aplicação por parte dos jogadores?), ontem em Tondela, os jogadores do Benfica foram mais decididos e incisivos na hora de rematar. Resultado: 5 golos e talvez outras tantas jogadas que fruto do desacerto posicional, da má opção de passe, da má execução do passe... Ficaram para trás mas que poderiam ter dado ainda mais brilho à exibição dos pupilos de RV.

Outro aspecto importante: A vontade em jogar mais futebol, em continuar a avançar no terreno, em querer marcar mais golos. Muito importante!

De resto, e também foi primordial, a dupla Krovinovic/Pizzi adiantou-se um pouco mais no terreno não deixando Jonas sozinho o que estendeu mais a equipa no relvado e facilitou a chegada da bola à grande área adversária, uma vez que quer Grimaldo quer Almeida também estiveram muito activos e sempre bem perto das respectivas linhas laterais. Consequências disso: Jonas aguentou mais tempo em jogo e Fejsa foi rei do meio campo... Claro que o Tondela estoirou mentalmente com o 3º golo do Benfica, não tiveram a sorte do Rio Ave.

Há um infelizmente... Os começos de ambas as metades... O Benfica ainda demora tempo demais a pegar no jogo (também estava frio). O recomeço da 2ª parte até foi atroz. Certo que com 0-3, o Benfica teria de tentar gerir a partida de modo a atenuar o desgaste físico mas permitir o agigantamento do adversário daquela forma? Andar a trocar a bola em zona de risco de forma tão displicente? Numa altura em que a partida era mais um treino de futebol corrido, os jogadores poderiam ter aproveitado para aperfeiçoar a troca de bola mas, como é habitual, ofereceu-se o golo da praxe ao adversário. Contra o Sporting, se isso acontecer, pagar-se-á bem caro!

RV fez a alteração habitual (Jonas) mais duas por precaução (Fejsa e Almeida). Como sempre, penso que as deveria ter feito mais cedo de modo a dar mais minutos aos que entraram.

Na retina ficou o lance do 3º golo. De facto, este grupo de jogadores tem qualidade acima da média. Só assim se consegue construir um movimento ofensivo de tanta qualidade:
A questão que fica é o porquê de tanta intermitência exibicional. Intermitência em termos do jogo a jogo (jornadas) e em termos dos jogos em si (90 minutos).

Esta goleada é um chá de limão com mel numa altura em que a garganta estava dorida. Que seja aproveitado para elevar moral porque mais não é do que isso.

As notas a doer:

Varela 6: Partida sem grandes problemas a não ser o lance do golo do Tondela onde impediu à primeira mas nada poderia ter feito frente a 2 jogadores adversários.
Almeida 6: Uns furos acima do habitual. Atacou mais o que estendeu mais o poderio ofensivo da equipa. Mas não é defesa lateral.
Jardel 6: Autoritário. Mais jogos é sinónimo de aumento de qualidade.
Lisandro 6: Bom regresso. Não complicou e sai com boas sensações.
Grimaldo 6: Sempre atento e sempre de olho no flanco. Uma boa partida culminada com uma assistência para golo
Fejsa 7: O regresso do sérvio às boas exibições. Com mais espaço em campo, Fejsa consegue aumentar a qualidade do seu posicionamento o que ontem foi uma barreira quase intransponível, proporcionando mais transições ofensivas à equipa.
Pizzi 7: Pelos 2 golos + assistência.
Em termos da exibição, ainda apresenta um défice de concentração que lhe tolda a visão de jogo e a qualidade de passe. Correu-lhe bem e Pizzi deve aproveitar para aumentar os seus índices psicológicos uma vez que há um jogo decisivo na jornada que se segue. Ele foi importante nas últimas épocas, disso não há dúvidas, e terá de esgalhar para o voltar a ser.
Krovinovic 5: A nota é um castigo por ter oferecido um golo ao Tondela. O nível de concentração tem de estar sempre no limite para quem joga no Benfica. De resto, o habitual: Entrega e uma melhoria nas disputas mais físicas pela posse de bola... Isto torna este jogador mais completo e desperta a minha curiosidade no seu futuro.
Salvio 6: Mais um golo e uma assistência brilhante. O argentino parece estar a melhorar a sua qualidade de jogo. Acabou a lateral direito tendo cumprido.
Cervi 6: Muito guerreiro mas pouco prático nas suas idas à linha final. Se Salvio não tem problemas em ir em frente, Cervi não tem problemas em recuar jogo. Tem de aprumar os seus índices de confiança.
Jonas 6: 2 Golos.
Com a subida posicional da dupla Krovinovic/Pizzi, andou menos exposto à dupla de centrais o que o fez aguentar por mais tempo a sua frescura física. De facto o brasileiro é uma coisa excepcional.
Que RV consiga urdir um plano melhor para Jonas frente ao Sporting.

Quem entrou, entrou para refrescar a equipa não acrescentando nada quer ao modelo que à qualidade de jogo da equipa. Faço uma ressalva a Jiménez: Isso é que ele correu! Quer mostrar serviço pois claro.

Arbitragem: Com 0-2, Lisandro colocou as mãos nas costas de Tavares. Se é verdade que o avançado do Tondela não chegaria à bola (Varela agarrou-a), é também verdade que Tiago Martins poderia ter assinalado grande penalidade. Tentando adivinhar: Não assinalou porque o teatro foi demasiado sonoro...

Há o lance de Fejsa. O jogador sérvio deu uma chapada num adversário numa disputa de bola e viu o cartão amarelo. Há quem afirme que deveria ter sido cartão vermelho. Quem isto afirma é quem não vê os Filipes, os Telles, os Marcanos, os Danilos, os Coates, os Carvalhos, os Battaglias...

Gostava de ter visto a repetição de um lance na 1ª parte em que um jogador do Tondela - no chão-  parece jogar a bola com a mão dentro da sua grande área. A sportv não a passou.

As melhores imagens:
Foi um bom fim de semana desportivo:
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo