sábado, 2 de dezembro de 2017

2017/2018 - 13ªJ: FC Porto 0 SL Benfica 0

Do mal o menos: O Benfica ficou à mesma distância do primeiro classificado e deixou a aliança a liderar, para já, o Campeonato!

RV apresentou a equipa esperada. Não concordo!
É uma pequena tristeza que sinto ao ver Jonas ali sozinho. Este tipo de jogos, exige outro avançado com mais compleição física que o Benfica até tem: Jiménez e/ou Seferovic que são mais altos, mais possantes e mais rápidos. Não têm o nível técnico e astúcia de Jonas mas para estes confrontos são o mais indicado. Para Jonas, mais velho e com menos energia para gastar, reservava-se uma entrada na 2ª parte.

O triângulo de meio campo: Fejsa - Pizzi/Krovinovic. Teria apresentado um triângulo invertido com Fejsa/Samaris-Pizzi (ou Krovinovic). O tal triângulo de ontem, tirou profundidade ofensiva à equipa, o que proponho, além de dar preponderância aos aspecto ofensivos tal com o de RV, daria mais liberdade ao pivot (Pizzi ou Krovinovic). Viu-se essa liberdade e as vantagens assim que Pizzi saiu.

Os extremos... Muito fechados! Quantas vezes não se viu Jonas e/ou Krovinovic em vantagem posicional nos flancos e depois retardavam a progressão porque não estava ninguém na grande área? A consequência disso foi que Jonas não foi servido uma única vez... Depois acusam-no de não marcar golos em jogos mais difíceis!

Este jogo ofensivo do Benfica, parece por vezes um automóvel a andar de forma interminável numa rotunda! Não ata nem desata... Que o trabalho continue com mais intensidade pois já estamos em Dezembro e a máquina tem de se apresentar mais afinada o mais depressa possível.

As alterações:

1ª alteração: Não concordei com quem saiu. Deveria ter sido Salvio e Pizzi derivava para a direita. A entrada de Samaris reequilibrou as forças no miolo e deu mais confiança às transições ofensivas que... 2ª alteração: teriam sido bem perigosas com a entrada de Zivkovic que colocou de imediato a defesa adversária em sentido mas... 3ª alteração: Jiménez entrou para fazer o possível.

Com estas ideias expostas, devo dizer que a atitude da equipa na 1ª metade foi muito boa. Deu forte na pressão e embate físico não concedendo veleidades ao adversário. Como disse atrás, ficou também dependente de rasgos e/ou bolas paradas o que é pouco para quem quer ganhar uma partida deste calibre. Isto significa que o entrosamento terá ainda de ser melhorado porque a atitude está cada vez melhor.

Na 2ª parte, o porto conseguiu mais superioridade. Os índices físicos da nossa equipa diminuíram e com isso, os receios de perder aumentaram pelo que  a equipa foi recuando um pouco. Diz-se que de 5ª para 6ª feira, o plano dos sd foi rebentar petardos de hora a hora nas imediações do hotel onde a comitiva do Benfica estava instalada... Diz-se que outros hóspedes se queixaram pois era impossível dormir a acordar de hora a hora com o estrondo. Sabem o que é não dormir certo? Após a expulsão, as coisas complicaram-se e nada mais havia a fazer se não defender para guardar um ponto. Uma grande chatice pois perspetivava-se uma parte final da partida de grande velocidade por parte do Benfica.

Notas a doer como sempre. Dava 10 a todos pela entrega e espírito de sacrifício mas há aspectos técnicos e a perspicácia a considerar:

Varela 9: Excelente. Deverá ter surpreendido muita gente. 3º jogo consecutivo (nas provas nacionais) sem sofrer golos.
Almeida 6: A defender é com ele. A atacar nem por isso.
Luisão 7: O habitual do capitão, ele dá o que tem e o que já não tem. Pena aquela abordagem sem nexo...
Jardel 7: Boa exibição do central brasileiro. Com pernas é outra coisa.
Grimaldo 5: Garra teve. Lutou que se fartou mas de vez em quando cometeu uns erros que...
Fejsa 7: Melhor na 2ª parte. Muitos passes errados na 1ª. Excelente na placagem a Sousa.
Pizzi 6: Muita entrega ao jogo. Ajudou os colegas que se fartou mas os posicionamentos ofensivos para este esquema ainda são novos e necessitam de ser melhorados.
Krovinovic 6: Melhor depois da saída de Pizzi, quando assumiu o comando do jogo ofensivo. Poderia ter marcado.
Salvio 5: Pouco, muito pouco.
Cervi 5: Idem. Ambos os extremos foram quase inexistentes em termos ofensivos.
Jonas 5: Pronto... Uma injustiça mas digam o que Jonas fez ontem à noite? Estas 3 últimas pontuações dizem muito não?

Entradas:

Samaris 5: Entrou para repor forças no centro da equipa.
Zivkovic... Idiota! Eu todo empolgado com a sua entrada e com as suas 1ªs intervenções e gajo esquece-se que já tinha um amarelo!
Jiménez: Nada a dizer.

Muita solidariedade nesta equipa. Muita união mas pouca expansão... Coisa que com trabalho, eu espero, seja ainda melhorada para que a conquista do penta seja uma realidade.

O Sousa... Sempre bem nos lances contra o Benfica! Nada a dizer da expulsão mas sim do critério... O critério, esse conceito muito complicado em Portugal... Ontem, todos se queixaram de algo certo? Os azuis de um fora de jogo mal assinalado. Se o árbitro parou a jogada por fora de jogo fez mal pois seguiu as indicações erradas do seu fiscal. Se parou a jogada por falta sobre Grimaldo:
Aceita-se a sua decisão.

Há também um lance em que Luisão tem uma abordagem errada. Por vezes chato ser tão alto - alguns vêm o capitão do Benfica jogar a bola com o braço esquerdo... Outros com a coxa esquerda. Fiquei com muitas dúvidas, parece mesmo que a bola toca no braço do capitão.

Mas... Há o outro lado da história. Está relacionado com os tais critérios...

Ao minuto 12.
Vermelho directo... Entrada por trás às pernas. Nem amarelo. 11 minutos de jogo...

Segundos depois:
Há um empurrão... Ainda por cima:
Leva um murro?

Discutam a intensidade à vontade com o mesmo fervor que discutem o lance defensivo do Luisão. Por falar no lance do Luisão:
Critérios de côr?

Minuto 51:
Entrada gratuita... Filipe tem a noção que é intocável. Minutos depois, cortou uma bola com a mão e Sousa nada fez a não ser assinalar a falta...
Quando Luisão fez o mesmo, viu cartão amarelo... Critérios!

Minuto 90:
Bem Sousa a expulsar Tiago Pinto. O dirigente não tinha que ter feito aquilo mas é empurrado por Marega que nem amarelo vê?
Isto é ser tendencioso acho eu! Se expulsava um, expulsava o outro! Mas ali, onde o balneário dos árbitros tem ligação directa ao dos visitados... Será esta a farsa que os azuis do porto tanto falam?

Logo a seguir:
Bem... Sei que aconteceu coisa semelhante há uns anos na Catedral. Mas as regras foram reforçadas e parece que o CJ da FPF vai ter de decidir aplicar a lei (Pizzi foi agredido) ou nem por isso. Talvez nem por isso, uma multa e a vida segue. de qualquer modo, foi este o herói:
Nota: Este Gonçalves, que foi recrutado para fazer isto e muito mais, voltou a dar sinal de que os anos 80/90 estão de regresso ao futebol português:
A carreira deste 4º árbitro também é capaz de ser breve... Que raiva é esta? De onde vem?
Empate final... Diz-se que o porto fez mais por merecer os 3 pontos... Claro, com um jogador a mais nos últimos minutos quem não o faria? O interessante é que as grandes defesas se repartiram pelos 2 lados numa partida de forte compleição táctica e física.

Este artigo poderá vir a ser reforçado.

Algumas fotos:
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Eu apenas pude ver o início do jogo. A agressão a Jonas e o soco de José Sá ao Luisão (a ser marcada falta ao Luisão porque o pessoal confunde a protecção ao guarda-redes contra cargas com o ele pode fazer tudo na pequena área) deram o mote para o jogo.

    Não via isto assim tão descarado há anos. É preocupante. Mas o que fica é que nós não estamos assim tão mal. Temos muito por onde melhorar e isso é a minha esperança porque sei que o melhor dos outros não é muito melhor que o nosso pior.

    Entretanto os lagartos é mais uma oferta. Como é possível? Estamos 3 pontos atrás e devíamos estar uns 6 à frente a jogar muito mal...

    Admito que por vezes tivemos equipas miseráveis mas esta diferença de 9 pontos faz-me pensar se eram assim tão miseráveis...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo