quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Mais Lixo Para Limpar

Este é um tema que surge amiúde sempre que os dirigentes do porto-clube e do sporting-lisboa querem tapar o sol com a peneira: O caso Calabote! A táctica é conhecida: Mentir e continuar a mentir até que se torne verdade... O que é uma chatice pois muitos, mas mesmo muitos, vão atrás dessa patranha, até benfiquistas!
Este caso Calabote tem a infelicidade de ter acontecido há tempo demais... Este caso foi criado por... Pedroto e seus seguidores e é exponenciado quando dá jeito pelos seus descendentes! Pedroto, esse indivíduo tão venerado pelos adeptos do único clube português já condenado por corrupção. O campeonato de 1956/1957 foi decidido à justa:
Reparem na diferença de goal average? Se os do norte tivessem ficado empatados com o Benfica em termos pontuais...

Na 18ª jornada dessa época, o porto perdeu em Alvalade por 2-1. Aspectos dessa partida:
Percebem? 2 anos antes do famigerado caso, era o melhor...

Falemos então de Inocêncio Calabote e nos supostos favores que terá feito ao Benfica numa célebre partida com a CUF na última jornada do Campeonato Nacional de 1958/59 (22 de Março). Não sei se terão reparado mas é a primeira vez que o nome do Benfica surge associado a um caso na arbitragem...

Esta partida terminou com o resultado de 7-1. E mente-se... Pois afirma-se que esta partida terá tido cerca de dez minutos a mais e que esses minutos foram dados pelo árbitro à espera que o Benfica marcasse mais um golo que lhe daria o título. Afirma-se que terá expulso 3 jogadores da CUF para ajudar o Benfica... Mente-se!
Inocêncio João Teixeira Calabote tornou-se assim o 1º árbitro a ser irradiado da arbitragem e do futebol português, e querem saber porquê? Por ter sido subornado? Não! Por ter pedido dinheiro, viagens, fruta? Não! Mas então porque é que o homem foi irradiado? Pasme-se que o foi porque o seu relógio, pretensamente, não tinha o rigor de um cronómetro acima de qualquer suspeita. É só rir.

Mas era Calabote um árbitro pró-Benfica?
Não, não era como pode ser comprovado... Calabote até arbitrou um Benfica 2 porto 3 em 1957-58, uma época antes... 6 épocas e 15 jogos o que dá: 8 vitórias - 3 empates - 4 derrotas - 35GM/18GS. Interessante que nessas 6 épocas: 4 títulos sporting, 1 título porto e 1 título Benfica. Engraçado que o Benfica nunca venceu o sporting em jogos apitados por Calabote!

Teve Calabote uma actuação vergonhosa, tipo proença, benquerença, soares dias, xistras e sousas nesse jogo contra a CUF?
Não, nem por isso... Nem expulsou ninguém da CUF como tanto apregoam lá para o norte:
Mas o que estava em jogo nesta ultima jornada que levou a estas movimentações?

Convém relembrar que a FPF era presidida por um tal de Maia Loureiro (sportinguista, Legião Nacional e UN):
Em 58-59, a presidência da Comissão Central de Árbitros, por força da rotatividade do cargo, ou de qualquer coisa desse tipo, foi parar às mãos de Coelho da Fonseca - do Belenenses; Pelo que não tínhamos lá ninguém para mexer os cordelinhos (tipo como o porto tem agora nos mesmos cargos).

Para que não se esqueçam vamos contextualizar alguns jogos chave:

À 9ª jornada, houve um porto-Benfica - 0-0. Jogo arbitrado por Reinaldo Silva... De Leiria!!! Reinaldo Silva não viu isto:
Houve um Belenenses-Benfica à 19ª jornada (a sete do fim), que foi protestado pelo Belenenses, em primeira instância por lhes ter sido anulado um golo de canto directo, depois por uma questão da barreira defensiva do Benfica se ter ou não mexido antes de Matateu apontar um livre!
Sei que o lance do suposto golo mal anulado é no mínimo confuso... Este artigo, da revista Sport Ilustrado é interessante:
Uns dizem que a bola não saiu de campo, outros dizem que sim, uns dizem que foi um frango de Costa Pereira e este artigo afirma que: "Costa Pereira perturbado com a presença de Tonho perto de si". Perturbado...

A decisão do protesto do Belenenses foi adiada até a data da última jornada estar próxima! O jogo foi mandado repetir na quinta-feira anterior ao jogo decisivo frente à CUF (última jornada) e quatro dias depois do Benfica se ter deslocado a Alvalade (penúltima jornada)... Numa partida arbitrada por Reinaldo Silva!!!
De modo a que os jogadores do Benfica estivessem fresquinhos:
Que sistema este que o Benfica tinha nas mãos... Até se pode ler por aí que o jogo com o Belenenses foi mandado repetir pelo Benfica! A engenharia desta ideia recai no facto de a derrota em Alvalade ter permitido ao porto ficar com os mesmos pontos de que o Benfica pelo que a repetição poderia permitir ao Benfica, se vencesse, ficar com mais 2 pontos antes da derradeira jornada!

Penso que é só poeira... Em final de campeonato com os jogadores já exaustos e sem Ângelo e Palmeiro, não fazia grande sentido ao Benfica ter um jogo a meio da semana, digo eu. É que em 8 dias, foram 3 jogos. Foram 8 os jogadores utilizados nos 3 (tomando que os dados do zerozero estão corectos):
A equipa do Benfica ficou sem pulmões e sem pernas... Outros dados interessantes:
Já repararam que o Belenenses... Parece ter desistido do título a favor de outra equipa de azul? Em Fevereiro eram candidatos:
Vencem por 7-0 ao Braga (que depois perdeu 3-2 com o porto!!! Tinha ganho por 1-0 na primeira volta...), para perderem por outros 7-0 com o porto, coincidindo este jogo com o empate do Benfica em Setúbal, para depois ir dar 9-1 ao Setúbal (que na jornada anterior tinha empatado com o Benfica 2-2!!!)... Estranho!

Conta então a história que quando se chegou à 26ª e última jornada deste campeonato, Benfica e FC Porto estavam igualados em pontos e na primeira fórmula de desempate, já que haviam empatado os dois jogos entre ambos. O FC Porto tinha então uma vantagem de quatro golos na diferença total entre golos marcados e sofridos, pelo que tudo se iria decidir na última jornada, nos jogos Benfica-CUF e Torriense-FC Porto.

O Benfica atrasou o mais possível a entrada da sua equipa no relvado, de forma a poder beneficiar do conhecimento do resultado em Torres Vedras. O jogo principiou cerca de 3 minutos depois do tempo marcado (15 horas). Com o intervalo onde mais tempo foi perdido, a 2ª parte começou com cerca de 6 minutos de atraso o que, a somar aos 4 minutos de compensação dados por Calabote, fez com que o jogo terminasse cerca de 10 minutos após o tempo padrão, 16:55.

Bem, o Benfica não conseguiu marcar mais 5 golos que os frutas e o campeonato foi para o norte. Mas faltava sacrificar alguém.

Coelho da Fonseca irado com Calabote faz-lhe um ataque frontal, e afirma na imprensa de então que:
"É um caso de ordem moral. Inocêncio Calabote fez uma coisa em campo, aliás controlada por toda a gente, e escreveu, precisamente, o contrário no boletim de jogo", (em entrevista publicada no "Norte Desportivo"-15/10/1959);

“Como é do conhecimento público, esse jogo [Benfica-CUF] principiou cerca de dez minutos depois da hora marcada e teve um prolongamento de cinco ou seis minutos. Tanto o atraso como o prolongamento não constituem, em si mesmos, ínfima matéria de culpa. O erro do sr. Calabote consistiu em pretender convencer-nos, contra as evidências dos factos, de que principiara o encontro às 15h precisas e de que o prolongara por dois minutos apenas. É aqui, nesta atitude escudada e incompreensível, que o antigo árbitro eborense deixa de merecer a confiança do público e da CCA”.(em entrevista publicada em "a bola"- 07/11/1959)

Pronto, Calabote foi irradiado por um pretenso erro de cronometragem. Calabote, e isto serve para o que bem entenderem, falou sobre tudo isso que aconteceu:
Afonso de Melo escreve também sobre este tema e toca na ferida: O "caso" deveria ter o nome Guiomar e não Calabote.
Aliás... Aqui está a ficha de jogo desse Toreense porto:
Este é o único caso de arbitragem relacionado com o Benfica? Esperem lá... Deixem-me ver se entendo esta coisa... O caso mais mediático de arbitragem associado ao Benfica é um caso de um jogo que dá o título ao porto? Devem estar à espera que a malta tenha um QI muitíssimo baixo... Talvez haja quem o tenha!

O importante é que os Benfiquistas tenham em consciência o facto de que se devem instruir nestes casos opacos. E, por exemplo, cada vez que ouvirem o argumento Calabote, respondam com um "com um Silva e Guiomar, é sempre a ganhar"... Se Calabote quisesse ter influenciado o jogo a favor do Benfica, tinha-o feito de outra maneira... É que argumentar que Calabote deu minutos a mais para o Benfica marcar não pega, quisesse ele ajudar, tinha expulso jogadores da CUF como Guiomar fez aos jogadores do Torreense.

PS: O portal zerozero, pagina supostamente imparcial, tem este cabeçalho sobre a época em questão:
Aguardam os ávidos leitores do referido portal que o jornalista, ou o que quer que ele seja, João Silveira encontre as tais 3 expulsões ou então... Que reformule o texto.

PS2: Agradecimentos ao EDB, como sempre. Estou a contar em ir preso um dia destes Alberto 😊

PS3: Qualquer erro no artigo, anotem e avisem com moderação claro.

E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Já conhecia este caso, não com tanto detalhe, mas do motivo da irradiação do Calabote, curiosamente de um site de um portista ferrenho que chamava à atenção que o caso Calabote não era o que o pessoal dizia e ainda dizem.

    PS.: Continuo sem conseguir publicar os meus comentários com a minha conta Google, talvez agora com outro tipo de utilizador consiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem existir mais detalhes mas tinha chegado a um ponto de investigação onde estava parado pelo que publiquei o que tinha.

      Normalmente, do telemóvel não consigo comentar em lado algum...

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  2. Grande trabalho de pesquisa, parabéns.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo