quinta-feira, 19 de outubro de 2017

LdC FG3: SL Benfica 0 Manchester United 1

Não há muito mais a dizer/fazer do que enfrentar o facto de que as coisas não estão a funcionar como deviam. Uma coisa é disparar sem análise a frio, outra é analisar dirigentes, técnicos e jogadores em separado e depois como grupo.
Certo que houve uma atitude mais positiva na noite de ontem mas mesmo assim... Esse aumento de qualidade, talvez devido a ser um jogo de champions e/ou à alteração táctica, não foi nada de extraordinário mas sim razoável.

Foquemo-nos na alteração táctica: A entrada de um médio defensivo em detrimento de um avançado + a nuance de um novo/jovem jogador. Com 3 elementos no miolo, uma equipa expõe-se menos às agruras de um adversário superior em termos ofensivos. RV esteve, na minha opinião bem! Mas a coisa não resultou em termos ofensivos porque os jogadores se juntam muito ora no miolo ora nos flancos, abrindo espaços nos flancos...
3 para 1
Isso causa rupturas negativas quando a equipa se tenta desdobrar para manobras ofensivas: Há espaço mas não há ninguém: Augusto andava por vezes a marcar Fejsa? Depois o Pizzi a marcar o Augusto? O posicionamento é uma grave lacuna neste momento. Em Abril de 2016, RV colocou esta equipa frente ao Bayern na Luz:
4-5-1 em tudo idêntico ao jogo de ontem só que... Não eram 2 trincos; 1 extremo de pé direito - 1 extremo de pé esquerdo que flanqueavam o que dava a Pizzi muito mais tempo e espaço para...
Acabou por...
Posicionamento... Algo que se ganha em trabalho de treino.

Outra questão desta mudança táctica: Com o miolo reforçado, os laterais ficam com mais liberdade para atacar... Na primeira parte isso aconteceu e provocou alguns calafrios ao ManU mas depois, a equipa encolheu-se e...
Uma Águia não voa de asas fechadas
É tudo um trabalho a desenvolver nos treinos, se bem que que este 4-5-1 seja para aplicar só contra equipas de outro nível.

A nuance de colocar um jogador novo: Diogo Gonçalves. Concordo absolutamente. Deveria ter sido à direita... Se o Diogo joga bem com o pé esquerdo, joga ainda melhor com o direito. Fosse eu a escolher, a dupla de flanqueadores teria sido Diogo-Zivkovic.

Sobre a equipa de ontem: Svilar - 18 anos, Rúben - 20 anos, Grimaldo - 22 anos, Diogo - 20 anos, Zivkovic - 21 anos e Cervi 23 anos. Não é uma questão de falta de qualidade, porque aparentemente ela está lá... É falta de estaleca, o que não significa a mesma coisa. O reparo terá de ser feito: Não se apostou em qualidade mas sim na imprevisibilidade da juventude com hipotética qualidade. O resultado, desta combinação com opostos como Fejsa - 29 anos, Luisão - 36 anos, Jonas - 33 anos, resume-se aos zero pontos na presente edição da Champions + atraso de 5 pontos face ao líder do campeonato + passagem à 4ª eliminatória da TdP. Não é bonito... Podia estar pior... Não é agradável aos olhos de muitos dos adeptos TetraCampeões.
11 remates... nenhum foi à baliza mas 2 poderiam ter dado em golo (Salvio e Rúben). Mais duelos ganhos mais garra. Cruzamentos para nada...

Notas:

Svilar 4: Claro... Erro crasso que se estava a adivinhar: A insistência do ManU nos cantos directos... Lembram-se? O miúdo parece ter qualidade mas tem de baixar o nariz e deixar as bandoletes. Ontem aprendeu uma daquelas lições inesquecíveis: A saída de cabeça na 1ª parte elevou-lhe os índices de confiança para níveis que ele não soube suportar.
Que se coloque o lance em rotação contínua na porta do seu cacifo. Parece ser mas tem muito para trabalhar.
Douglas 5: Ataca melhor e certamente poderá ainda ser melhor com a rodagem. A defender levou um daqueles nós... Tal como também o fez a um adversário. Veremos.
Luisão 6: 36 anos quer dizer que já se joga em esforço. O capitão ficou mais uma época para ajudar a transição... Um dos grandes candidatos já me parece estar definido... Se Lindelof tivesse ficado... Boa exibição - pena a expulsão pelo movimento da tentativa de desarme até porque não me parece que tenha tocado no adversário...
Rúben 7: 3 a 4 jogos e já parece uma grande realidade... Poderia ter marcado e empatado a partida.
Grimaldo 6: Começo a todo o gás. Esteve alguns furos acima em comparação com a partida da Taça.

Nota: Impressionante o número de foras-de-jogo assinalados ao ManU. Isso quer dizer que a linha defensiva esteve com grande acerto. O ManU só teve, que me lembre, uma oportunidade de golo por Matic... Pelo que...

Fejsa 6:Notou-se que tinha pouco espaço devido ao excesso de pernas na sua área de acção mas boa partida.
Augusto 5: Não foi mau. A crítica é sobre o seu posicionamento, esteve sempre mais próximo dos colegas. Parece que tem de aprender mais sobre onde andar e tem ali um excelente professor.
Pizzi 4: É a segunda substituição seguida. Que se prepare outro jogador para o substituir enquanto ele não sai deste registo.
Salvio 5: Falhou um golo feito.
Até poderíamos ter perdido na mesma ou não. Batalhador como sempre, individualista também.
Gonçalves 6: Outro jogador que ganha pontos. Gostava de o ver de início no flanco direito.
Estou indeciso entre o avaliar como extremo ou segundo ponta de lança.
Raul 5: Ali perdido... Correu, saltou, voltou a correr e não teve uma oportunidade para fazer o que é suposto fazer.

As alterações... Um problema de RV: Nada resulta.

Zivkovic: Entrou para 2º ponta de lança, depois foi para a esquerda e por fim para a direita... O que é isto?
Jonas: Houve uma altura em que me esqueci que ele estava a jogar.
Cervi: Deu a sensação que entrou tarde demais... Ganhou muitos cantos.

RV: "Conseguimos controlar a primeira fase de construção e tivemos uma equipa sempre muito bem posicionada. Nunca demos espaço ao Manchester para organizar a seu belo prazer". Bem, caro RV... O Benfica necessitava de vencer não? Bem posicionada? lamento mas as coisas para mim não são bem assim como já escrevi. Defender e atacar com equilíbrio é essencial e já foi conseguido nas duas épocas anteriores.

Mou a falar sobre a aposta do Benfica em jogadores: "Significa isto que o Benfica vai ganhar 10 Campeonatos Nacionais seguidos? Acho que não! Porque o porto não vai querer deixar, o sporting não vai querer deixar, porque vão fazer investimentos a outros níveis". 😁😂😐😔😒😕 Que outros níveis? Ele já lá esteve e sabe do que fala, digo eu com os nervos.

O jornal online Daily Mail publicou ontem um artigo interessante sobre a partida em particular sobre o regresso de Mourinho à Luz. Retive estas passagens:
Não quero comparar treinadores. Não morro de amores de Mourinho até porque só JJ teve algo parecido no Benfica: Dinheiro para comprar muitos e bons jogadores. O que pretendo, face ao que vejo é analisar o que foi feito numa situação que aparente - repito - aparenta ter contornos não muito distantes:

1 - Comunicação.
2 - Integração de jogadores menos utilizados - para motivar.
3 - promoção de jovens da equipa B de forma a gerar competição interna e fortalecer a ambição do grupo.
4 - Mais bola e menos conversa CRL.

Aproveitando este artigo, fica este excerto de umas declarações de Manuel Vilarinho:
Estas, acreditem, funcionam para ambos os caminhos... Se quiserem, podem ler o artigo completo aqui.

O árbitro... Houve ali umas mãos e bolas que se encontraram sempre na área do ManU... Gostava era de saber o que aconteceria se fosse na área do Benfica. Depois o duplo critério de faltas e faltinhas... Luisão é expulso... Compreendo, como já escrevi, o 2º amarelo pelo movimento da tentativa de desarme se bem que o 1º amarelo é uma aberração.

Talvez a passagem à fase a eliminar esteja comprometida. Já o escrevi e volto a fazê-lo: Prefiro sair das competições europeias e focar a atenção nas provas nacionais a ir para a Liga Europa. neste momento, não vejo a equipa capaz de fazer algo em casa com jogos à 5ªfeira... Neste momento!

Vem aí o Aves. Venham os 3 pontos.

PS: Notei umas brancas na bancada dos NN... Não ouvi petardos... Li por aí que houve borlas, 5 mil!

Algumas imagens da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. A muito que ando afastado destas lides de comentar a realidade do futebol do Benfica porque é por demais do que evidente que aquilo que eu aqui várias vezes apontei para minha grande tristeza é uma realidade tenebrosa e que poderá ter efeitos dantescos para o futuro do clube.

    1º É com tristeza que vejo adeptos resignados e conformados com futebol que é apresentado e com a desculpa que não é mudando de treinador que a coisa vai melhorar.
    2º Quero aqui recordar que o o José Mourinho quando entrou no Benfica com um plantel mt mais fraco do que o actual em menos de duas semanas colocou o Benfica a jogar a bola, via-se jogadas estudadas tanto a nível ofensivo como defensivo, lances de bola parada que eram reflexos dos treinos, jogadores que apesar de serem fraquitos acabaram por se tornar jogadores medianos e outros até bons.
    3º A época do Benfica a nível Europeu pode estar perdida, agora a nível nacional só o estará se adiarmos o inadiável, o treinador bomzinho que é um excelente condutor de homens mas que não percebe nada de táctica nem se dá ao trabalho de aprender/copiar para depois ensinar tem que ir a vida, são 2 anos onde a evolução dos activos foi nula.
    4º Está na hora de olhar para o trabalho dos treinadores da nossa praça e ver quem tem de facto um modelo de jogo, quem passe por onde passe e tenha as dificuldades que tiver impõe a sua filosofia de jogo e não abdica dela, que coloca a equipa a praticar bom futebol e chame os adeptos de volta ao estádio.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo