segunda-feira, 2 de outubro de 2017

2017/2018 - 8ªJ: Marítimo 1 SL Benfica 1

Mais uma oportunidade de vencer uma partida frente a uma equipa inferior desperdiçada. Mais 2 pontos deitados fora de maneira incompreensível depois de a equipa estar na frente do marcador.
Em primeiro lugar, de modo a não se esquecer, o relvado daquele estádio foi propositadamente deixado naquele estado. Mantenham-se as relações cordiais com este clube de agricultores.

Em relação ao alinhamento da equipa, o Benfica apresentou-se quase com o mesmo 11 de Basileia, excepto Zivkovic... E o mesmo equipamento... Parece que estavam a pedi-las!

"Estes jogadores tinham que estar lá outra vez a enfrentar a situação de frente. Infelizmente não conseguimos a vitória mas trabalhámos para isso. É ali que se mostra a determinação de uma equipa".

Tinham de lá estar? Viu-se... Trabalhou-se pouco...A determinação é um conceito mais denso do que meras palavras a conseguem descrever...

JC 5: Culpas repartidas no golo mas acabou por salvar um ponto.
Almeida 3: Nada mais consegue dar a não ser a tal determinação. Deixou fugir o homem do Marítimo que empatou a partida.
Luisão 5: Lá foi lutando...
Jardel 3: Enfim, uma noite como outras desde que se lesionou na época passada.
Grimaldo 3: Não era terreno para ele....
Fejsa 5: Sempre muito sozinho ou com 3/4 colegas em cima de si.
Pizzi 3: Fase horrível para quem tão importante foi não há muito tempo. É previsível.
Salvio 5: Melhor na 2ª parte, remou, rematou, driblou...
Cervi 4: Prisioneiro de um relvado. Deixou que aquele cruzamento saísse.
Jiménez 4: Nada de novo acrescentou à qualidade de jogo ofensivo. Muita luta e entrega mas ali era difícil.
Jonas 5: Um golo brilhante (fez-me lembrar um de Valdo frente ao Braga),
Muita vontade mas pouca energia para se entregar e puff. Jonas não dura sempre.

Quem entrou na 2ª parte para aquele batatal nada trouxe. NADA! Rafa ainda desperdiçou uma oportunidade mas globalmente, quer Krovinovic, Rafa e Seferovic nada acrescentaram... Outro padrão que começa a se tornar assustador.

Na minha perspectiva, não me esquecendo do estado do Batatal, o miolo da equipa continua muito fraco fisicamente. Fejsa não dá para tudo quando os alas têm de andar a proteger as costas a Pizzi descurando o seu flanco. Quando Jonas não aguenta o choque... A equipa anda em blocos e perde qualidade no capítulo posicional/periférico: O extremo aparece muitas vezes a meio do meio campo desguarnecendo o flanco o que facilita a chegada do adversário às portas da grande área.

Depois acontece isto:
O cruzamento é permitido porque as harmonias não estão nem tão pouco.... Harmoniosas! A bola vai e:
Depois de passar toda a grande área, encontra um pino ali sozinho...

Isto são lérias caro RV:

"Entrámos bem, fizemos o golo, num jogo difícil. Foi um jogo muito disputado e competitivo. O Marítimo não perde aqui há um ano e não é por acaso. Disputa todos os jogos de forma muito determinada".

Entrámos bem, o golo aconteceu e a equipa foi adormecendo na gestão da partida naquele batatal. Grande golo:
A culpa do resultado não é do facto de o Marítimo ser competitivo e de ali não perder há tanto tempo. A culpa é da competência de quem há meses se sagrou campeão e ainda não encontrou... O seu caminho! Uma equipa quase toda Tetra Campeã não pode amedrontar-se quando se encontra a vencer... Por exemplo, com o jogo empatado, gostava que me explicassem o porquê de se demorar tanto tempo a fazer lançamentos laterais? Salvio à espera dos centrais... Os segundos a cair... Tivesse a equipa do Benfica a determinação ao nível da do Marítimo...

"Lembro-me de uma fase no Benfica em que não se fazia golos, depois tivemos uma série de vitórias e batemos o recorde de vitórias fora. Às vezes são fases das equipas. Há de haver o momento em que embalamos e as coisas não param".

Pois são fases... Há-de haver há-de... Este acumular de resultados exige muito trabalho mesmo. Também exige que as pessoas assumam o que andam a fazer de forma clara. Pôr os pontos nos is. Cara a cara uns com os outros. Já utilizei esta comparação anteriormente - realmente já se esteve pior -  mas também avisei que isso não significava que as coisas iriam voltar a repetir-se. Ontem foi um falhanço. 15 dias podem resolver o problema, ou talvez não porque este padrão está a ficar incrustado naquele grupo.

Arbitragem...
Ninguém viu e o Benfica pode e deve queixar-se. Em duas épocas, já vão em 5 os penáltis (e muitos pontos) não assinalados frente a este clube naquele mesmo estádio onde o relvado se deteriora frente ao mesmo visitante.

Imagens do golo, para alegrar a mente...
PS1: O encontro de irmãos em Alvalade foi interessante. Deu para ver que a disponibilidade física anda muito atrelada ao ânimo... Coisa que falta ao Tetra Campeão Benfica. Interessante o esquema de Conceição, muito semelhante ao do Benfica de jj em 13/14 (aquela época em que se construiu mais do que se desconstruiu o plantel): 2 avançados móveis (Rodrigo e Lima) que por vezes transformavam a equipa a defender num 4-6 (toda junta). A diferença  é que esse Benfica também tinha (à frente de Fejsa e/ou Matic ou Amorim) Enzo, Gaitán e Salvio/Markovic, Conceição só tem médios centrais (Danilo, Herrera e Oliveira) mais um Brahimi.

O sporting... Nada de novo. Battaglia parece-me ser bom jogador (combativo). Os verdes não perderam porque o porto não tem muito pano para as suas mangas.

De qualquer modo, o fulgor da competitividade que ambas as equipas imprimiram à partida, deixa-me de pé atrás face ao que este Benfica actual consegue fazer. Serão então duas semanas para ver o que se pode fazer com este Benfica caro RV, jogadores e quem manda... Sim, a 1ª imagem deste artigo remete para isso mesmo: Uma ida de todos - repito TODOS - ao hospital, o transporte está ali, para diagnosticar e tratar o que de mal está nesta equipa!

Antes que me esqueça: Este blogue não despede treinadores. Não, jamais quero jj de volta.

PS2: Faleceu José Pratas. Paz às suas pernas:
Férias... Finalmente tempo para viver e Benficar.

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Todos os pontos nos i's
    Por acaso também cheguei a ter essa imagem da ambulância preparada para a minha posta de pescada com uma legenda parecida...

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos podemos estar enganados:

      http://www.dicionarioinformal.com.br/p%F4r+os+pontos+nos+is/

      A foto estava mesmo a pedir uma publicação. O fotografo sabia disso, digo eu.

      Saudações TETRAGLORIOSAS.

      Eliminar
  2. Um blog com excelentes crónicas como esta merecia um template bastante melhor. Acho-o tão old school.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que se pôde arranjar...

      Isto é sobre futebol e não sobre Photoshop.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo