sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

TdL MF: Moreirense 3 Sport Lisboa e Benfica 1

Correu quase tudo mal! Ou tudo mal... O Benfica saiu da TdL vergado a uma derrota impensável mas que me parece ter sido justa após uma... Péssima partida!
Vendo as coisas já com a cabeça mais calma... A vida continua, não me parece correcto criticar as escolhas que RV fez para o onze inicial. Todos os que entraram de início já tinham dado provas de que estariam sempre aptos para jogar de águia ao peito, o problema é que... Se deixaram desleixar (RV incluído) pelo golo madrugador de Salvio e pela ratoeira montada pelo treinador do Moreirense:

"O Moreirense, provavelmente, não vai jogar com todas as suas armas, porque a prioridade é o campeonato e teremos um jogo importantíssimo a seguir".

 Será que se esqueceram que foi o Moreirense que eliminou o porto?

RV até falou bem no final:

"A nós só nos vai fazer com que tenhamos mais concentração e rigor. Estamos tristes porque queríamos seguir em frente, mas a vida continua. Hoje não era o nosso dia. Agora vamos perceber o que falhou e corrigir. Os erros servem para aprender"
.

Mas caro RV, o que aconteceu ontem já tinha acontecido na Madeira frente ao Marítimo e na Luz frente ao Boavista! Não consigo compreender como é que ainda não se percebeu o que por vezes tem falhado; Como é que não se corrige e o porquê da lição não ter sido ainda aprendida...

Penso que a preparação mental da partida foi a grande pecha de ontem à noite...
Resumo perfeito: Moreirense a acertar e o Benfica a falhar!
Comecei o artigo com "quase tudo correu mal". Bem, quem é que gostaria de ter visto o Benfica atirar a toalha ao chão depois do terceiro golo do Moreirense? Não foi isso que aconteceu. Valha-nos que fomos atrás do prejuízo... e Falhámos... Falhámos... Falhámos por estarmos a massacrar sem clarividência!

Escrevi o seguinte ao intervalo: "Acabou por ser um bom treino. Mas, fosse eu o treinador, puxava as orelhas ao pessoal porque houve alguns momentos de pausa que deram hipóteses à Malta do Inácio de chegar à beira da baliza do Benfica... Mas, fosse eu o treinador, puxava as orelhas ao pessoal porque houve alguns momentos de pausa que deram hipóteses à Malta do Inácio de chegar à beira da baliza do Benfica"...

O Benfica poderia ter resolvido a partida durante a primeira parte... Houve pouco foco e muito controle de bola sem objectivo definido, será que se pensou que a bola acabaria por entrar? Será que a obtenção do primeiro golo tão cedo amaciou a garra com que os jogadores entraram?
O certo é que o Moreirense entrou tremendamente fresco e rápido na segunda parte e o Benfica na boa... Acabando por sofrer mais uma vez uma data de golos em pouco tempo! Foi assim em Nápoles e na Luz contra o Boavista... Ontem, é um facto, nem Luisão nem Fejsa jogaram. A equipa a defender tem estado mal: Nos últimos 4 jogos, pode ter marcado 14 golos (3,5 golos/jogo) mas sofreu 8 (2 golos/jogo)!

Assim sendo, passo já para as notas aos jogadores. A crítica tem de ser aceite.

Ederson 5: Nos golos não teve culpa mas de vez em quando lá se desconcentrava nas reposições de bola.
Almeida 4: Ele consegue defender relativamente bem de ambos os lados da defesa o problema é a profundidade atacante.
Lisandro 4: Lesionou-se a tentar evitar um golo...
Jardel 3: Muito mau Jardel. Apetece-me dizer: "Nem parecem coisas tuas"!
Eliseu 4: ...
Samaris 5: Poderia ter ido para a rua (61m), ele que agradeça ao árbitro.
Pizzi 4: Nada resultou. Deveria ter ido para a rua (76m), ele que se junte a Samaris e agradeça ao árbitro.
Salvio 5: Excelente golo.
Enquanto teve pernas foi dos melhores. Depois apanhou porrada e desapareceu do jogo.
Carrillo 5: Boa primeira parte a prometer mas na segunda, a vontade ficou nos balneários.
Jonas 4: Nunca pensei dar 4 a Jonas... O esforço, a vontade e a classe estiveram lá mas tivesse o brasileiro concretizado metade das oportunidades...
E o Benfica tinha ido pelo menos ao prolongamento. Terá de controlar o descarregar da frustração nos jogadores adversários... Viu um amarelo (51m) mas poderia ter...
Rafa 4: Continua a saga do falhanço.

A malta que entrou na segunda parte:

Lindelof 4: Entrou na frequência da equipa: Desconcentrado!
Jiménez 4: Fresco mas sem resultados.
Zivkovic 4: Nada a fazer senão bombear bolas para a gaiola, coisa que até fez bem.

Em relação ao árbitro... E porque escrevo sempre sobre a arbitragem... Parece existir uma falta sobre Eliseu antes do segundo golo do Moreirense
mas a bola andou por ali na boa... Não há imagens com qualidade para analisar os lances do 1º e 3º golos do Moreirense. Mas, conforme escrevi na análise individual de três jogadores do Benfica... Não há razões nenhumas para hoje nos virarmos para o trio de arbitragem ponto final parágrafo!

Nota: Interessante que após vender (por metade da cláusula!) um jogador e renovar (precocemente?) com o treinador, o Benfica tenha perdido a sua primeira competição na presente época! Interessante mesmo a coincidência...

Enfim, siga para bingo que para trás mija a burra. Vamos a Setúbal para mostrar se isto deixou marcas ou não.
E Pluribus UNUM!

4 comentários:

  1. Subscrevo.
    Como lhe disse ao intervalo, enquanto o MC lhe chamava um bom treino, a primeira parte também foi bastante má. E teve consequências na segunda.
    Assim não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi um bom treino João, acabámos por estar a vencer por 1-0 ;)

      Mas concordo que teve reflexos bem negativos na 2ª...

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Repetiu-se a sobranceria da Madeira. Menosprezamos o adversário e colocamos o enfoque na renovação do treinador e outros aspectos inúteis, em vez, de máxima concentração.Quando é assim, as coisas podem correr mal. Se era um torneio para conquistar, e obviamente chegar á final, devia ser com os melhores jogadores. Não compreendo a teimosia da nulidade Carrilho e da não afirmação de Rafa. Parece que as vezes tem medo de chutar á baliza. Vi a cara de espanto do Cervi e o RV lá teve de colocar, mas muito tarde, o Zivkovic. Desejo que em Setúbal não ofereçam mais abébias.

    ResponderEliminar
  3. Mal por mal foi na Taça da Liga, pelo menos assim voltam à Terra

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo