domingo, 4 de dezembro de 2016

Jornada 12: Brisa, Ventania ou Ciclone?

Bem... Terão de ser os leitores a tirar as suas próprias conclusões.

Gosto deste conceito: Se não jogares bem tens o direito a ser prejudicado pela arbitragem? Ou perdes o direito de te queixares de lances evidentemente mal analisados e com influência no resultado? Não tens mérito em comparar com outros cenários? Penso que há sempre espaço para criticar o que merece ser  criticado, daí este pequeno artigo.

Em frente, que me vou armar em sabichão.

Após o término desta 12ª jornada, o Benfica, mais por culpa própria, viu a sua diferença de 5 pontos para o segundo classificado ficar reduzida a 2... Em vésperas de um Benfica-sporting! A partida frente ao marítimo já foi dissecada, dentro do que me foi possível, no artigo anterior a este. Vendo o que me foi possível dos restantes dois jogos dos restantes grandes (sporting-setubal e porto-braga), predispus-me a comparar e a teorizar.

Sim, sou do Benfica mas duvido que haja contra analise a esta - no que diz respeito ao marítimo-Benfica.

Conforme escrevi no dito artigo sobre o jogo da Madeira, com o sentimento de frustração pela equação exibição/resultado final, somente o lance do golo do marítimo me tinha levantado sérias dúvidas:
Revendo este lance, a dúvida quase que se desvanece: Há um jogador do marítimo que importuna o posicionamento do Ederson (que não avançou para a bola) e ainda por cima se joga para as costas do Lindelof perturbando o seu salto... Com o vasco santos ali a ver, talvez não tenha querido assinalar?

Há depois quatro lances em que fiquei a pensar mas devido ao facto de estar num local público, não tive a oportunidade de os analisar com mais cuidado. Este, com Luisão:
Tenho quase a certeza de que é penálti. O movimento da bola em trajectória com o movimento do braço... A spooftv, como sempre, não mostrou mais nenhuma repetição de outro ângulo... Todos os jogadores do Benfica aparentam estar tapados por jogadores do marítimo, daí não terem existido protestos... Será? Será que o vasco não viu? Talvez...

O lance do Nélson:
O árbitro assinalou falta do Nélson... Enfim, só ele (e talvez o seu portismo) poderão explicar porquê. Realmente, o defesa do marítimo começa a fazer falta fora da grande área mas o maior ponto de carga já é dentro da grande área... Num mundo melhor, compreenderia e aceitaria a marcação de um livre directo fora da grande área contra o marítimo... Num mundo melhor claro.

Este lance vai ser útil mais à frente.

O lance de Pizzi:
Antes de Pizzi ser carregado pelas costas (dentro da grande área), o defesa do marítimo consegue fazer um excelente corte. O problema deste lance é que o defesa número 3 dos insulares nem está preocupado com a bola mas sim com o Pizzi... É ele quem coloca a bola à frente do Pizzi e de imediato o carrega... O que fazer aqui?  O vasco santos mandou seguir (como em todos os lances), e até compreendo por que é complicado mas...

O lance de Sálvio:
Sobre este lance, não me apercebi ao vivo, só vos digo o seguinte: Vejam o braço do defesa do marítimo... Este lance também vai ser útil mais adiante.

Um leitor avisou-me deste lance nos comentários...
Enfim, só mais uma oportunidade sonegada ao Benfica! Sim, um livre directo à entrada da grande área é uma oportunidade... Mas o vasco, que viu, não quis.

Em relação à catadupa de  faltas muito perigosas sobre os jogadores do Benfica e ao anti-jogo, fiquem com este vídeo do MasterGroove:
O presidente do Benfica foi castigado com 60 dias de suspensão e 3.145€ de multa. O clube recorreu afirmando a tese de "o acórdão do Conselho de Disciplina da FPF revela erros graves e notórios na apreciação da prova, valorizando quase em exclusivo o depoimento de uma das testemunhas em detrimento das demais arroladas quer pela própria acusação" e "o acórdão do Conselho de Disciplina (CD) sancionou Luís Filipe Vieira com 60 dias de suspensão ainda que tenha dado "como não provadas as declarações iniciais que deram origem ao processo disciplinar"...

A época passada, Lourenço Coelho e Fary do boavista foram suspensos preventivamente por alegadamente terem chegado a vias de facto... Foram ilibados posteriormente.

Talvez isto sejam elogios, porque são pintados de verde:
Parece que não se podem anular golos ilegais... Mas ir descascar o quarto árbitro...
Marcam um golo e gozam com o árbitro para ele anular este? Isto não é conduta alvo de sanção disciplinar? queria ver RV a fazer o mesmo e...

Tudo isto traz-me à memória outros tempos...
O sporting venceu o clube do mini peyroteo por 2-0. Sem casos. A não ser estes dois ;-))):
É... Aos 69 minutos, já carvalho tinha um amarelo e fez isto. Será ele o substituto do slimani? É que o argelino dava forte e feio e nunca era... Apanhado?

Uns minutos depois...
Ai se fosse o Nélson... Mas ninguém viu e os cacetei... Os jogadores estão disponíveis para Domingo. Sem dúvida que o Benfica manda nisto tudo...

Interessante: Para manter a falsa média de espectadores nos seus jogos caseiros, o clube vizinho do Benfica teve de corrigir a verdade... Ontem, alguns dos 39.638 espectadores ter-se-ão embeiçado, passando depois para o coito, para a gestação e finalmente - em tempo recorde - para o dar-à-luz de modo a estarem 43.467 espectadores nas bancadas... Assim é que é, à porto!

Por falar neles, também venceram a sua partida com um golo limpinho que levou a celebrações só equiparáveis à conquista da Champions de 1987. No entanto, ao minuto 35, a partida ficou... Vejam:
Lembrem dos lances do Nélson e do Pizzi... Não me venham dizer que são árbitros diferentes porque este, xistra, é verde e o vasco é azul. Os critérios são iguais: não prejudicar os clubes do eixo.

A falta começa fora da grande área o andré sente o toque dentro da grande área - terá tido medo de falhar como fez durante toda a partida - e atirou-se ao relvado (tens muito que aprender puto, lá fora não querem nada disto - talvez só na Moldávia)... Mas, e não o faço muitas vezes, compreendo que xistra tenha ido na cantiga (o defesa do braga colocou-se a jeito), ali é difícil a quem mais nada tem que fazer na vida e já não vai além da cepa torta - o correcto é continuar com o tacho.

E o cartão, supondo que o contacto foi intenso para a queda que vemos?
Nota: Não escrevi nada sobre cartões vermelhos no marítimo-Benfica pois não?

Claro que é necessário concretizar o penálti mas vendo isto tudo em perspectiva, o Benfica merecia ter tido mais duas oportunidades para não concretizar golos na Madeira... Mas não teve.

Venha o Nápoles.

PS: Desde já agradeço a quem desperdiçou tempo a ler este artigo que mais não é do que um Benfiquista armado em sabichão. Por isso as minhas humildes desculpas... Até porque cada vez percebo menos de bola.

E Pluribus UNUM

20 comentários:

  1. Tb cada vez percebo menos de bola .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos dois então. As leis são por vezes uma ratoeira... Possuem muitos alçapões. Certo?

      Eliminar
  2. Está excelente. Venha terça-feira!
    Saudações benfiquistas! Guilhermino

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Frank, as minhas desculpas pelo comentário desaparecido. Quando se gere um blogue no telemóvel, todo o cuidado é pouco.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  4. Excelente texto. A isto tudo, só falta acrescentar a gritante dualidade de:
    1- faltas marcadas (lembro me da 1ª vez que apareceu o grafismo de faltas estava 13 (marítimo) - 4 (SLbenfica)e algumas mal marcadas;
    2- Perto do fim o mitroglou junto da quina da área salta é empurrado e nada é assinalado e a falta é dentro de área. Nos celebres 75 minutos aos 90, que só se jogaram 5 minutos, penso que o Brito, mal alguém lhe tocou no peito e depois de continuar a jogar deixou-se cair e é falta. Um empurrão com as duas mãos a um jogador que está no ar porque saltou e que não lhe permite dominar a bola não é nada;
    3- Esta arbitragem fez-me lembrar o melhor dos tempos do apito dourado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo, esse lance do Mitroglou escapou-me porque não aparece nos resumos que tenho. Vou tentar ver.

      Falta aquele fora-de-jogo ao Luisão...

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  5. Excelente como sempre.

    Espero que não te importes, vou utilizar os teus videos num post na InfluênciaArbitral com a devida referência a tua pagina como é óbvio.

    Continua a produzir tão interessantes conteúdos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês sabem que têm carta branca.

      O vosso trabalho é muito útil.

      Saudações Desportivas

      Eliminar
  6. Mas isto é o que se vê na comunicação social. Qualquer sopro num jogador do Sporting ou do Porto é pénalty para a maioria dos jornaleiros. Penalties por marcar a favor do Benfica só o afirmam quando a coisa é mesmo escandalosa. E mesmo assim...

    Quanto ao jogo da madeira para mim esses lances que aqui são apresentados nem foi o pior. O pior foi o critério na marcação das faltas (perto da área do Benfica cada sopro era falta. perto da área do Maritimo nem arrancados pela raíz dava direito a falta) e principalmente nos cartões que ficaram por mostrar. E foram muitos. Por volta da meia-hora de jogo o Maritimo já devia ter 5 jogadores amarelados. Mas amarelos claros que são mostrados em qualquer outra parte do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, no artigo do jogo escrevi isso. Foi um pequeno milagre o marítimo ter chegado ao intervalo com 11 jogadores... Milagre ou bênção do santo de preto.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  7. Excelente post como sempre,como diz o outro uma imagem vale mais que mil palavras.

    abraço!

    ResponderEliminar
  8. gostei de ler saudacoes benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Falta-te um lance:
    O canto após o remate de cabeça do Rafa, o Luisão pede Mão na bola!
    Não existe repetição, a Porkos preferiu dar repetições do cabeceamento do Rafa, mas estive a rever o lance na Box e parece que existe um braço a desviar a bola... e neste caso a bola vem directamente do Canto, sem ninguém desviar a bola...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abidos, esse corte é com a cabeça. De facto não houve repetição e tive de editar esse momento para ter toda a certeza.

      Saudações TriGloriosas

      Eliminar
  10. Boa noite!
    Não tenho acesso a box, mas pelo que percebi tem, pelo que lhe peço que reveja os primeiro 5 minutos, onde no nosso ataque sobre o lado esquerdo existe uma "viradela", como dizemos entre amigos, onde ou o Cervi ou o Guedes é atropelado por trás, onde o Vasco nada assinalou! Comentei com os colegas que era o início...
    Se conseguir contabilizar as faltas que o Guedes sofre durante todo o jogo!
    Obrigado pelo seu trabalho

    Rumo ao 36•

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rumo ao 33º, o vídeo do facebook do Rola descreve essa situação. colocar aqui imagens de todas as viradelas era exaustivo.

      Saudações TriGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo