sábado, 3 de dezembro de 2016

2016-2017 12ªJ: Marítimo 2 SL Benfica 1

E... O Benfica - ao ler certas reacções na imprensa - aparenta ter salvo o Campeonato Português época 2016 2017... À 12º jornada, o líder caiu na Madeira com algumas espinhas mas de uma forma relativamente justa... Por isso...

É Natal, viva o Benfica que salvou o Campeonato Nacional.
Ontem, podemos assistir a uma daquelas forma de perder que nos roem por dentro até ao tutano. Uma forma de perder que nos leva - no calor do momento -  a querer estoirar com tudo à nossa volta, a querer despedir jogadores, treinador e presidente. Uma tremenda ida ao inferno... Porquê?

Por causa disto:
Faltam-me palavras para descrever este quadro... A diferença é tão avassaladora! A rábula de David e Golias descreve de forma eficaz o que se passou ontem no Funchal...

E parece-me que a derrota veio em boa altura porque estamos numa fase de jogos com grande potência e podemos ultrapassar os efeitos de ontem, daqui a uma semana. Mas ontem...
Estas dez incursões à baliza... Algumas jogadas foram até fantásticas... Era só o Benfica ter tido 50% de eficácia que o resultado teria espelhado o real valor das duas equipas. Ontem isso não aconteceu.

A equipa do Benfica teve um começo de jogo mais lento do que o habitual. Porquê? Não sei, o que posso fazer é a minha análise:

1 - O Benfica já tinha despachado este adversário há pouco tempo (6-0).

2 - Tem dois jogos importantes a seguir...

3 - Há três dias neste artigo, ficou escrito que era capaz de existir um grupo de jogadores a começar a ficar cansado devido ao elevado número de jogos já efectuados.

Infelizmente temos o flagelo das lesões que não ajuda na tese da rotatividade. Parece-me que a equipa encarou o jogo com sobranceria e já algum cansaço. Mas foi sempre melhor do que um adversário que comeu e bem as migalhas que sobraram. E RV, adepto deste tipo de jogo até há uma época e meia,  deveria ter visto isso no decorrer de toda a primeira parte.

Acuso o grupo de alguma sobranceria... Mas não acuso os jogadores de falta de empenho, de falta de querer! Isso houve em quantidades astronómicas... Como sempre! Mas frente a um adversário a jogar em 5-4-1 (5-5-0 muitas vezes)... Era martelar mas não foi o suficiente!

Nada a fazer pois. É descansar e levantar a cabeça para despachar o Nápoles e o vizinho.

Em relação às notas individuais...
Ederson 7: O melhor em campo. Enorme em duas defesas a impedir o 2-0.
Nélson 5. Já acusa cansaço. Não vimos aquele Nélson - torpedo.
Luisão 5: Finalmente lixaram a média ao capitão.
Lindelof 5: Acompanhou o capitão.
Almeida 5: Até começou a rematar, jogou a extremos e quase a avançado mas...
Fejsa 6: Boa exibição global mas.
Pizzi 5: Depois de ser o melhor nada como voltar a baixo para, espero eu, regressar ao topo nos próximos dois jogos.
Sálvio 6: Sempre o mais rematador. Incrível aquela bola na barra... Era só... Mas só quem lá não está é que não falha.
Cervi 5: Pouco em jogo. Melhor na segunda parte.
Gonçalo 5: Perdido na floresta maritimense.
Mitroglou 5: Cercado por todos os lados.

Rafa 5: Trouxe mais vitalidade ao ataque (o lugar dele parece-me ser ali nas costas do avançado)... Mas...
Raúl 5: Idem tal como Rafa.
Carrillo 3: Nada acrescentou.

Falta escrever sobre o árbitro... Bem houveram umas três quedas dentro da grande área do marítimo mas as repetições da sportv não indiciaram a existência de casos para penálti. No lance do segundo golo dos insulares, houve um sururu por causa da cortina feita ao Ederson,
... Enfim, seria falta porque o Ederson foi impedido de sair à bola mas a forma em como André originou aquele canto e o modo como a defesa deixou aquele central do marítimo cabecear à vontade... Mas este árbitro já não tem grande escapatória no que se refere ao critério disciplinar... O marítimo ter acabado com onze jogadores de campo... Mas ao intervalo, o Benfica já sabia disto pelo que... Nem vale a pena falar do anti-jogo dos madeirenses, uma equipa como o Benfica, que perde ocasionalmente, já sabe o que estes adversários fazem pelo que tem de assumir a sua dose de culpa no cartório, depois de dez oportunidades não concretizadas!

O Benfica continua à frente com a distância aparentemente mais curta para os seus principais perseguidores... Falta saber se o Sp Braga se assume ou nem por isso. Mais digo: É melhor perder com cinco pontos de avanço do que com cinco pontos de atraso. É melhor perder à 12ª jornada do que à 32ª jornada. Esta derrota serve de lição para todos. Que seja a única em trinta e quatro partidas.

Venham os italianos.
E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo