quinta-feira, 14 de abril de 2016

CL 15/16 - 4osF/2M: SL Benfica 2 Bayern de Munique 2

Antes de tudo, parabéns Sport Lisboa e Benfica!
O jogo foi em canal aberto pelo que todos terão visto a forma como o Benfica lutou pela passagem às meias finais mas que ainda não foi suficiente. Estivemos perto de lá chegar...
Será que me esqueci que Jonas, Gaitán e Mitroglou ficaram de fora? Que Luisão já estava no banco? Não! Mais uma vez, os jogadores que RV seleccionou responderam afirmativamente em todos os planos possíveis e imaginários.
O Benfica perdeu na falta de foco em períodos críticos: Uma perda de bola sem compensação e uma bola parada onde muitos dos nossos jogadores ficaram a admirar as maravilhosas bancadas da Catedral. São dejà vus que voltaram a acontecer nos últimos jogos...
Um detalhe que uma maior qualidade em certos sectores, poderia ter sido fulcral para outro desfecho. E eu não me esqueço que este é o primeiro ano deste novo Benfica!

Também é verdade que o Bayern, na sua construção ofensiva, na segunda parte, poderia ter marcado mais dois ou três golos... Digamos que o Benfica de RV deu demasiada importância a não ter brechas entre sectores de modo a não dar hipóteses as triangulações ofensivas dos eu adversário. O problema é que tínhamos de marcar golos... Outro problema é que Xavi Alonso, que pouco de mexe, foi deixado muito à vontade e ele é uma excelente artesão a distribuir jogo.
Há depois a considerar as amarras impostas aos dois extremos, Sálvio e Carcela. Sempre preocupados em ajudar os seus colegas da lateral, fez com que o Benfica perdesse amplitude ofensiva... Mas o Benfica queria ganhar e não tinha medo nem receio de o fazer. É o Bi Campeão de Portugal e não anda aqui a brincar...

Numa jogada rápida em que Eliseu teve um espaço para progredir, o Benfica abriu a contagem por Jiménez.
Muita raça e querer do mexicano a responder a um excelente cruzamento de Eliseu...
Em êxtase por termos empatado a eliminatória, Jiménez falhou logo a seguir um golo mais fácil... Tal como aconteceu a Jonas uma semana antes... É acontece, a quem está lá! Teria sido interessante ver o que aconteceria depois (parte 1).

O Bayern empatou dez minutos depois. Distracções posicionais uma atrás de outra deram-lhes o empate quando eles tinham sentido mais o falhanço de Jiménez do que o golo do mexicano.

Na segunda parte, os alemães deram um pequeno recital de toque curto (para distrair) e autênticas facadas nas costas dos laterais (para matar). Marcaram um, Ederson defendeu uma ou duas e outras foram desperdiçadas (uma ao poste).

RV foi mexendo e bem tirando Pizzi, Sálvio e Eliseu. A perder no resultado e a ganhar na identidade e atitude... O Benfica ainda empatou por Talisca numa excelente execução de um livre directo.
Muito bem o brasileiro.
Poderia ter-se colocado na frente pelo mesmo Talisca (má opção na segunda marcação de um livre, certo que apanhou Neur em contrapé mas com a força do pontape... Era fazer fotocópia) e por Jovic mesmo nos segundos finais... As reacções de alegria dos jogadores bávaros dizem tudo caros leitores...

Quem é que transformou um enterro anunciado numa fervilhante festa de mística Benfiquista? Este Benfica treinado por RV! Pois é...
Uma verdadeira equipa esta a do Benfica. Na Luz e fora dela (em Portugal e no estrangeiro), dá tudo o que tem para triunfar! Mesmo sendo ridicularizada - jogadores e treinador -
Não se desviou de um caminho escolhido pela própria História do clube! Avançar para a vitória é o único caminho! Tem que se trabalhar sempre mais e melhor mas isso todos sabem porque nada está garantido.

Vamos lá ao "teria sido interessante ver o que aconteceria depois (parte 2)"... Houve um vermelho que ficou no bolso de um tal felix... Sabem que ainda sinto que a coisa poderia ter acontecido caso o árbitro tivesse perdido o amor a comissão?

O lance da expulsão (cujo livre ditou o golo do empate), aconteceu aos setenta e três quase quatro minutos.
Ser do Benfica é estar a seu lado até ao fim: Com o apoio majestoso daquele público... A vontade de vencer daqueles grupo de trabalho... Com o empate restabelecido... Com o Bayern reduzido a dez...

Penso que não estou a exagerar quando digo que era possível! Parabéns Benfica de RV, as noites de Glória estão de regresso à Catedral!

Uma questão ao presidente LFV: Presidente, você quer fazer dinheiro e ganhar as comissões ou para a próxima época, quer manter a aposta que fez há nove meses atrás e fazer história (fazendo história também traz dinheiro...)?

Agora? Descansar...
Repousa Catedral que vais ser necessária na próxima segunda feira!
e depois continuar no caminho árduo do campeonato para conquistar o trigésimo quinto título de campeão Nacional... Para isso, e já com Gaitán, Jonas e Mitroglou (espero eu) e mais sessenta e cinco mil nas bancadas (por favor), é necessário trabalhar horas extras para apanhar mais estes três pontos frente ao setúbal. Nada é dado e branqueado como a outros...
PS: Fotos - SL Benfica e Getty
E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Sabemos que o dinheiro não é tudo na vida, mas no futebol, conta muito.
    Também é lógico que a FIFA/UEFA queira os clubes poderosos nas meias e finais. Há sempre o peso dos patrocinadores.
    Finalmente, um orgulho enorme em pertencer ao GLORIOSO.

    ResponderEliminar
  2. Chegamos aos quartos final!
    Na champions , parabéns grande Benfica a jogarmos com o Bayer Munique , uma das equipas melhores do mundo ,provamos que somos uma grande equipa ,pelo que fizemos ,não como diziam aqui que o Benfica na Alemanha perde se lá por dois, Ao três golos já era bom tanta ironia . Benfica conseguiu jogar taco a taco com o, Bayer . grande Benfica . trabalho feito atingir os. Quartos final na, champions.
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. O primeiro golo do Bayer é o erro defensivo que fazemos habitualmente. No outro lado da defesa sofremos o primeiro golo do Porto, vão todos para a pequena área.

    ResponderEliminar
  4. Quase...
    Quero apenas realçar que estamos perante uma importante mudança: os adeptos estão com o Benfica. Na hora da derrota mas com raça e querer é um orgulho verificar o apoio. Este Benfica, ferido no orgulho no princípio da época, uniu-se e mostra a tal mística que faltou nas últimas décadas. Parabéns presidente, parabéns benfiquistas.
    Agora rumo ao 35.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo