domingo, 30 de agosto de 2015

2015-2016 3ªJ: SL Benfica 3 Moreirense 2

Isto hoje vai ser o mais curto que me for possível. Ontem foi como nas anteriores jornadas pelo que ser repetitivo é quase como pregar perante pedras...
Três pontos conseguidos numa segunda parte... Esperem! Num final de segunda parte alucinante. Mas a exibição foi muito vulgar deste Sport Lisboa e Benfica. É complicado desmanchar um esquema de forma abrupta e querer que outro esquema desate a funcionar.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Benfica E As Pré-Épocas Longínquas

Isto de ir para longe na pré-época... Pode ser uma faca de dois gumes! Actualmente, debate-se o porquê da ida do Benfica para tão longe num momento importante: Mudança de treinador e saída/entrada de jogadores. Só iremos descobrir para o próximo mês de Maio de 2016...

O curioso, e tenho de me socorrer da história do Benfica, é que uma coisa bastante semelhante... Aconteceu na época de 1970/1971. Treinado à época pelo inglês Jimmy Hagan, o Benfica fez um digressão gigantesca por África e pela Ásia! É verdade...

Pelo que pude ler, entre Agosto e Setembro de 1970, o Benfica fez as malas e viajou até Angola (Luanda), Moçambique (Lourenço Marques), indo depois até à Coreia Do Sul (Seul), Macau, Hong-Kong... e Japão (Tóquio e Kobe). Extraordinário, o que o nome de um clube dá oportunidade de acontecer...

A passagem do Benfica por Macau e Hong-Kong foi em termos de resultados, um passeio. Mas em termos culturais, terá sido arrebatadora:

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

2015-2016 2ªJ: Arouca 1 SL Benfica 0

Pronto, eu avisei para as euforias... Espero que a lição seja bem estudada pelo RV e pelos jogadores. Pode vir a ser muito valiosa. Não nos podemos é deixar levar pela frustração de termos visto o Benfica perder com uma equipa inferior. É a minha ideia de que foi uma infelicidade e que poderá acontecer mais vezes a todos os três grandes... Perdão, poderá acontecer ao grande Benfica e aos médio-grandes restantes.
Mais uma vez o melhor.

sábado, 22 de agosto de 2015

Mais Uma

Uma história do que é o Benfica. Ou uma pequena história do que é o Benfica...

É também uma forma de relembrar que o Benfica não se fez o que é hoje por causa das duas últimas épocas.

Esta passou-se depois de o Benfica ter derrotado o Real de Madrid por 5-3 na final da TCCE de 1961-1962, que podem recordar aqui.
O Benfica tinha chegado à sua segunda final Europeia consecutiva. Era o detentor do troféu a defrontar a equipa que tinha ganho as primeiras cinco edições da prova... Era um cartaz irrecusável para quem gosta de futebol:

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

2015-2016 1ªJ: SL Benfica 4 Estoril 0

O Futebol é isto: Quando o deixamos fluir, as coisas acontecem! Pessoalmente não estou eufórico e espero sinceramente que os restantes milhões de benfiquistas também não estejam porque este jogo de ontem não define a época.
O primeiro onze para o primeiro jogo a sério da nova época.
Estou sim muito satisfeito porque foi uma bela segunda parte onde o Sport Lisboa e Benfica se conseguiu superar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Eu Sou Obsoleto,

Ou alguém anda enganado nesta vida?

Confesso-vos que há coisas que me deixam em verdadeiro sobressalto. E dou comigo a questionar se tudo o que vivi na minha vida, e que esteja relacionado com o Benfica, é falso ou utópico... Quiçá uma mentira?

Comprei a Mística, a número vinte e oito.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Sporting E As Transparências

Não há como ver as coisa desta maneira! É um clube diferente pois luta avidamente pela transparência do futebol português. Até tem um presidente que fala... Penso que só lá está para fazer isso: Falar e falar... Até porque a experiência, a isso pode levar:
Foto gentilmente cedida sem conhecimento daqui.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ST 2015 2016: S.L. Benfica 0 sporting 1

Ora bom dia a todos e bem vindos a mais uma época desportiva do Sport Lisboa e Benfica. Foram férias longas e uma pessoa quase que perde o hábito. Mas o adepto não perde o hábito de apoiar o seu clube:
É coisa que está na essência...

sábado, 8 de agosto de 2015

O Campeão Dos Campeões (parte 2)

Tempo para ir aos chouriços caro RV. Sendo que golo é golo, dou comigo a pensar que vale sempre a pena recordar alguns dos jogos em que o Benfica, ao longo da sua centenária história, aplicou umas valentes chouriçadas aos seus adversários. Por vezes só com um valente chouriço mas que valia a vitória final que até é aquilo que interessa na partida que nos vai opor ao nosso adversário de amanhã.

Recuperando a edição da revista Benfica Ilustrado aqui apresentada no artigo anterior, apresento alguns dos grandes jogos que o Benfica efectuou até a data da dita: Fevereiro de 1996. Começo por uma tabela que terá ou não, as suas imprecisões mas que foi aquela que a revista publicou:

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Campeão Dos Campeões (parte 1)

Caro Rui Vitória, de agora em diante RV (tal como o agora jj foi JJ), eis que estamos prestes a iniciar mais uma época que só é mais importante que a anterior porque é a próxima e porque se reveste de algumas nuances especiais: Temos o RV como novo treinador e um acréscimo de bazófia e manipulação nos adversários.

Hoje o que interessa é que o RV conheça melhor a actual entidade empregadora. Por certo que já sabe a história, espero eu, mas convém resumir a mesma mais uma vez de modo a elevar ainda mais, espero eu outra vez, a moral para o próximo Domingo.

Assim sendo, nada como ir quase vinte anos atrás e recuperar uma edição da saudosa Benfica Ilustrado de Fevereiro de 1996:

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Obrigado Rodrigo

Este início de época tem características muito idênticas ao da época passada (Obrigado Carlos). Quem por direito, saberá explicar o porquê.

Uma pequena nuance, define a diferença entre as duas épocas: Trocámos de treinador. Pequena nuance... O futuro assim o dirá, mas a verdade é que, na minha opinião, era imperativo que tal acontecesse se o Benfica queria evoluir. O resto pertence ao futuro e o futuro começa já Domingo.

Antes do começo do futuro, gostava de agradecer ao Rodrigo, Lima de nome futebolístico. Chegou tarde e caro ao Benfica, dá a sensação que não deveria ter saído mas que terá sido um bom negócio.

Ainda sob a chancela de Aimar,

sábado, 1 de agosto de 2015

Jogos Imortais: Boavista fc 2 S.L. Benfica 3

Mais um grande jogo em retrospectiva aqui no AMC e, creio que, mais uma pequena polémica de fazer subir a temperatura no local dos comentários... Este blogue é assim e a história do Benfica também.

Factos serão sempre factos e opiniões idem. Cada um é livre de se expressar aqui mas tenho um nível de expressão que exijo pelo que...

Vamos lá então ao grande jogo de Sábado, 10 de Abril de 1993, o boavista-Benfica.