sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Negócio NOS

Bem, quem vos escreve este texto, sabe tanto quanto a maioria. Retiro conhecimento do que foi vindo a lume e do que foi dado a conhecer ontem ao fim de tarde na Catedral. Vale a pena, para começar, ver como é que as coisas foram despoletadas. Aconteceu há cerca de duas semanas numa conferência com os três grandes operadores de televisão:
O sino tocou a rebate e a NOS foi ter com o Benfica e fechou de imediato um acordo por... Bem, se tudo correr como LFV espera, será um acordo por dez anos conforme o clube comunicou à cmvm:
Ontem ao final da tarde, o Benfica e a NOS vieram a público abrir uma pontinha do véu. Fica aqui o essencial (agradeço ao Hugo Gil e Benfica por disponibilizar o vídeo):
É claro que há arestas por limar. O certo é que é com muito prazer que pago BTV até ao final da época. De resto, cada um terá a sua opinião. Parece ser um bom contrato... Mas face à dimensão do Benfica... Poderá ser um pouco...


"Se pensarmos um pouco como é que o mercado vai evoluir especialmente em termos de conteúdos, tenho algumas dúvidas que em termos de concorrência o mercado se mantenha no futuro como é hoje. O Benfica aproveitou o momento e foi isso que fizemos".
Domingos Soares de Oliveira

Bem, citei DSO porque achei curiosa a análise feita pela Delloite acerca da forma de como o dinheiro se move no futebol europeu. Então, aqui ficam os pontos mais interessantes que retirei do último relatório deles datada de Janeiro do corrente ano (agradeço desde já ao EDdB):
Como podem observar o Benfica aparece nesta lista em 26º lugar atrás de muito clube que nem metade dos adeptos que o Benfica tem... Isso é um indicativo que se há muito trabalho pela frente, por outro há grandes probabilidades de o Benfica aumentar o seu pecúlio.

Como?
 
Parece que por este relatório os incluir, os tais dos likes e do segue-nos são também importantes. Mas não só claro. Se conseguiram ler os textos que estão à esquerda nesta última fotografia, são capazes de se terem apercebido que para fazer dinheiro, um clube tem de aderir ao cross selling multi-dimensional.

Há notícias que indicam que o nome do estádio vai ser vendido e que há mais e melhor ainda para vir. Eu estou expectante porque acredito que um clube como o Benfica é capaz de conseguir muita coisa... Companhias aéreas, marca de cerveja, marca de pneus (talvez), marca desportiva...
Deste modo, a expansão da marca Benfica é essencial para o clube sobreviver e depois para que ele cresça de forma sustentada. Vejam esta apresentação do Benfica e do seu estádio conduzida por DSO em finais de Outubro deste ano no prestigiante Huawei CIO Forum. Vão para a frente, 1:05:00, e vejam a beleza de uma apresentação multimédia!
O adepto do Benfica pode ser fulcral. O seu apoio nas bancadas vai cada vez mais ser tão importante como o apoio no mundo da Internet.
Ainda pode melhorar caros leitores e é importante porque está ao alcance das nossa mãos. Comparem os likes/seguidores do Benfica com o top 20! Hoje em dia, a visibilidade atrai dinheiro. O investidor quer sempre saber onde vai/pode investir o seu dinheiro e analisa o seu objectivo/target com minúcia... As redes sociais também são sempre visitadas e analisadas. Não é o mais importante mas é importante... Se assim não fosse, acham que quem patrocina o 1º, o 5º, o 8º e o 12º classificados, da tal lista da delloite, viria aqui dar dez milhões por ano?

Nem é uma questão de se ser mais ou menos Benfiquista... Podemos ajudar o clube e isso é o que conta para isto hoje em dia. Vejam os últimos três clubes da lista (dois dos quais defrontámos recentemente):
É importante saber estas informações o que demonstra que as coisas evoluem e por isso mudam. Talvez o Benfica daqui a três anos possa renegociar uma vez que parece que há essa possibilidade! para já, aqui fica um pequeno resumo do que se sabe deste acordo (HGeB).

No que diz respeito aos outros... Parece que, para já, o Benfica os anda a:
Amanhã há muito Benfica.

E Pluribus UNUM

2 comentários:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo