sábado, 19 de dezembro de 2015

As Razões/Motivos...

Ou talvez parte das razões/motivos que levam a que o Benfica esteja a ter uma época atípica... Pelo menos atípica nos últimos quatro anos...

Tenho escrito sobre este assunto mas nunca me é possível colocar tudo, por isso andei a ler os escritos de alguns blogues e, fazendo uso do lema do Benfica, De todos UM, fica aqui um apanhado interessante que me poderá ajudar a não esquecer de nada numa altura em que arremessar petardos volta a ser o prato do dia!

Porque é que o Benfica está tão inconstante?

1º Comecemos pelo planeamento da época. Decidiu-se ir em busca do dinheiro participando na International Champions Cup.
É um torneio de renome, os principais clubes campeões do mundo estavam lá. Ganhou-se dinheiro! Mas também se ganhou um excesso de esforço físico despendido no imediato. O blogue CdAG tem aqui um artigo interessante acerca deste assunto (Vejam-no por completo).

Faz sentido, pelo menos para mim... Nota-se que, independentemente dos jogadores escolhidos para o onze inicial, a equipa do Benfica tem jogos bem conseguidos mas não mantêm ritmos. Há jogadores em estado físico tremendamente mau para a altura da época.

O Cd'AG escreve que há jogos em que se nota que os jogadores queriam dar mais de mas notava-se não podiam. Em Setúbal foi confrangedor! O Benfica acelerava e marcava... Depois, ficava todo partido e sofria...

Realmente, dá ideia de que fisicamente o Benfica está a andar de avião e depois a jogar à bola... Durante os jogos!

Fazendo uma retrospectiva:
Nota-se que só há um campeonato (dois se colocarmos a França na equação) onde o líder, clube campeão na época anterior, segue na frente sem ter ninguém a morder-lhe os calcanhares. O Bayern fez a sua preparação (hoje já ganhou e o dortmund perdeu...)!

O campeão inglês... Temos um Leicester na frente! Em Espanha, a equipa de Simeone está lá bem em cima, com o barcelona e o real a tropeçarem de quando em vez! Em Itália, fico surpreendido pela prestação da equipa de paulo sousa, mas sete pontos separam o inter do quinto classificado.

Esta é uma hipotética razão pela qual o Benfica anda... tão amorfo! Concordam?

2º Segue-se a contratação de um novo treinador. Se o Benfica foi ao tal torneio para ganhar dinheiro era porque necessitava e com isso veio uma nova realidade: Apostar mais na formação! RV foi o homem escolhido!

Já escrevi quilómetros de linhas sobre o seu trabalho ao longo dos últimos meses. Neste segundo ponto, nem é isso que interessa.

O importante foi que alguns jogadores saíram (Lima e Maxi - John e Amorim?). Sálvio estava lesionado. Fejsa e Sílvio parece que não recuperaram bem das funestas lesões que os atormentaram durante a passada época! Igualmente importante são as prestações medianas de reforços como Mitroglou, Jiménez e Carcela, e o desconhecimento sobre Taarabt e Djuricic e a ideia (que não desaparece) sobre a real mais valia de jogadores como Jardel, Eliseu e Pizzi!

Para complicar as coisas, Nelson Semedo e Gaitan lesionaram-se e Gonçalo Guedes e Renato Sanches não tem corpo/potência para uma utilização relâmpago (não confundir com qualidade que essa... Têm aos montes).

A questão será então a seguinte: Teve RV as mesmas oportunidades que quem o antecedeu? O treinador anterior levou de imediato com Ramirez, Javi Garcia e Saviola e ressuscitou Fábio Coentrão. Di Maria, Pablo Aimar e David Luiz não saíram...

Visto desta maneira, parece que RV não teve sorte... A conjuntura assim o determinou! Concordam?

3º O que vai na cabeça dos jogadores quando observam o clube debaixo de fogo cruzado vindo de todos os flancos e, ainda por cima, os resultados não ajudam?

O blogue Guachos Vermelhos,
Um dos palhaços do Alavacircuslade
publicou um artigo muito bom (podem ler o mesmo aqui) sobre este tema: A mente!
Nota-se ansiedade nos jogadores e quando as coisas não acontecem... Citando:
Artigo complego aqui.
É um bolo com várias camadas não é? Parece que temos tudo contra nós...

4º As malfadadas arbitragens... Já escrevi o suficiente sobre este assunto. Este ponto afecta o anterior e de que maneira... O primeiro também afecta o terceiro...

O adepto está de fora e, como a vida neste país já está tão difícil, descarrega-se em quem está mais à mão: O treinador os jogadores. Mas não se esqueçam da direcção do clube que é presidida por LFV! Ele que foi ao balneário, diz o record, pedir mais compromisso aos jogadores! LFV que não se esqueça do compromisso que também assumiu quando ganhou as últimas eleições... Primeiro rima com dinheiro mas isso é uma coincidência certo?

O adepto... Bem, fazendo uso das palavras de um dos adeptos mais imortais do nosso clube (palavras já distantes no tempo mas que...):
Todos à Catedral para apoiar o Benfica!
E Pluribus UNUM

PS: Alucinante... À Benfica... Até ao fim! Que orgulho.

10 comentários:

  1. Olá,

    Eu queria falar de um ponto que não está aí... mas primeiro comentar o post: a digressão + treinador novo fizeram com que corresse mal. O planeamento da digressão podia ter sido melhor (talvez) e uma equipa que não precisasse de implementar novas rotinas a torto e a direito não precisaria de uma pré-época tão normal. Veja-se o Barcelona que teve um início de ano melhor que o do ano passado, mesmo com a tal pré-época e com Messi lesionado.

    As arbitragens e toda a calúnia sobre o Benfica têm deixado mossa em jogos chave, nomeadamente contra o Sporting.

    E por fim... Rui Vitória tem de crescer para se adaptar ao Benfica... e o anterior treinador demorou... e este nem parece ter a qualidade do anterior em muita coisa.

    Quanto à qualidade dos jogadores... para a europa são fracos (Eliseu, Jardel e tal) mas para o campeonato já mostraram o ano passado que serviam. Falta o substituto do Enzo (isto falando no início da época) mas, por outros lado, melhoramos na profundidade do plantel... tivemos foi azar com algumas lesões.

    Dito tudo isto... eu acho que ninguém quer é admitir que estamos numa fase de transição. Vou tentar explicar...

    O JJ chegou ao Benfica com jogadores sub-aproveitados (David Luiz, Di Maria, Cardozo e Fábio Coentrão... só para dizer uns quantos) que andavam a ser mal treinados (provavelmente... as coisas não funcionaram apesar do Quique só não ter sido campeão devido a roubos incríveis) mas que ganharam experiência. Quando o JJ chegou ao Benfica, tinha uma equipa experiente... tirando o Javi e o Ramires, tudo o resto tinha experiência já de 1ª divisão ou maior (caso do Saviola) e alguns deles eram muito jovens ainda. É diferente apostar num Di Maria ou num Markovic com já alguns anos de sénior do que no Gonçalo Guedes quase sem experiência de primeira liga.

    O Benfica contratou um treinador mais barato e tem feito algumas opções porque temos muitos jogadores que precisam de jogar para crescer... e depois logo se pode pensar em ganhar títulos. Nós tínhamos uma equipa a ficar velha e sem potencial para gerar milhões (tirando o Gaitan... e talvez o Sálvio antes da lesão) e isso seria um caminhar para a morte do artista... assim aproveita-se a saída do treinador para fazer um fresh start. E olhem que o Sporting está mais ou menos no mesmo caminho, principalmente porque só o João Mário (dos que têm potencial) parece estar a crescer... o Carrillo já foi e o William tem estado um pouco aquem.

    E isto tem influência... diminui a capacidade competitiva da equipa... não em técnica mas mentalmente, onde agora a pressão se faz sentir mais e tudo isso. Acho que é outro factor a ter em conta.

    ResponderEliminar
  2. Vamos fazer uma outra pergunta e talvez daí tiremos algumas conclusões:
    - Como é que o Sporting, com um grupo de jogadores completamente banal, que perdeu os seus dois melhores jogadores (Nani e Carrillo) consegue neste campeonato, em treze jornadas, ter 11 vitórias e 2 empates?

    É verdade que a arbitragem eu alguns pontos aos rivais e pode-nos ter tirado alguma coisa, mas não foi pela arbitragem que temos sete derrotas, e que antes do Natal já fomos de vela do campeonato. Na prática, neste momentos, estamos na pior da hipóteses a nove pontos do primeiro lugar (tendo em conta que Porto e Sporting ainda não jogaram entre si) mas o problema não é esperar que os rivais percam pontos, porque vão perder, porque também não jogam um cu, o problema é o Benfica ainda jogar muito pior, e o treinador andar completamente perdido. E eu nem quero imaginar, se o Gaitan tem aceitado a proposta dos árabes que davam os 35 milhões ao Benfica. Sem Gaitan então seria o descalabro!

    Há erros crassos de planificação do plantel - não há dois bons jogadores por posição -e o treinador não deveria viver constantemente com a sombra de Jesus em cima. Deveria fazer as coisas como sabe, por ele, e não tentar imitar o que correu mais ou menos bem na época passada. Nem se deveria acagassar, pois como se viu ainda no último jogo, o menino Talisca falou que com Jesus jogava mais, e na hora de mudar qualquer coisa, lá meteu o menino para não ficar amuado, enquanto que Duricic que faz um grande jogo já fica encostado.

    Para mim é claro como a água. O que mudou da época passada para esta foi o treinador, de resto tudo está igual. As contínuas más planificações - como é possível que desde Léo o Benfica - 20 jogadores depois!- nunca tenha conseguido comprar um defesa esquerdo decente? Mas com Jesus e com as suas invenções, a coisa lá foi dando, agora não dá.

    Mas acho frustrante perder-se assim um campeonato, que seria tão fácil de ganhar porque nunca vi a verdadeira concorrência (FCP) tão fraquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É...

      Obrigado pelo contributo Konigvs.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  3. quem já não teve professores que em teoria são uns barras e que na prática são uns limitados.
    vitoria está nesta categoria de limitados.não consegue passar á prática as ideias.
    sendo assim não foi a pré época por esta altura que tem culpas.o problema é que temos os jogadores a correr sem saber para onde e outros que nem correr correm,porque também não sabem para onde o devem fazer.
    resumindo:
    culpas para o vitória que não devia ter aceite o convite e para Lfv,nesta altura,porque já devia ter percebido(e aqui abro parentese,para duvidar que ele não tenha ainda percebido)que com vitória não vamos lá nem com equipe cheia de craques.
    não,não tenho nada contra o Presidente,até para votar nele tenho sempre que fazer alguns,muitos,quilometros.o que não quer dizer que meteu agua nesta contratação.
    por este andar até os miudos que jogam na equipe se desvalorizam,por andarem a nora e puxarem demais pelo corpo no jogo.
    joão 2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom.

      Uma excelente opinião!

      O meu agradecimento joão, pois é uma excelente contribuição para esta discussão aberta!

      Eliminar
  4. Como disse Jesus "Eu não sou Eça de Queiroz".
    E sempre achei primário, para não dizer pior, criticar-se um treinador só porque é meio disléxico e nunca acerta com o tempo dos verbos. Um treinador é pago para treinar e para ter resultados. Se eu vou contratar um trolha, espero que ele saiba assentar blocos e deixar as paredes direitas, não estou à espera que ele me recite Maquiavel.
    E isto de um treinador ser professor ou um sujeito que mal sabe falar não interessa para nada, e as pessoas atacam os outros de forma pessoal, porque simplesmente não têm argumentos.

    Carlos Queiroz também é professor, e o que fez quando começou a treinar clubes? Nada. Mas vamos agora dizer que os professores dão maus treinadores? Claro que não. É o mesmo que atacar o Espírito Santo (só falta um treinador chamar-se Deus!) só porque ele é guarda-redes, e diz-se que os treinadores guarda-redes nunca dão grandes treinadores. Mas quantos treinadores guarda-redes é que há? Eu não conheço mais nenhum!

    Temos de avaliar o trabalho de um treinador em vários aspetos, porque o seu trabalho também depende do trabalho dos outros. Só um treinador pode ser campeão. Eu posso fazer um trabalho excelente mas outros clubes podem ter mais condições e melhores jogadores à disposição.

    E temos de ter em linha de conta que um treinador é sempre um alvo fácil, e que os adeptos, por norma movem-se por emoções muito pouco racionais, num ano insultam o treinador porque perde a taça, e no outro é levado em ombros na festa do título.
    E um bom gestor não se pode deixar levar pelas emoções. A aposta num treinador tem de ser ponderada e assumida, é preciso tempo e não se pode andar a mudar de treinador por mudar. Vitória tem de ficar pelo menos até ao fim do ano, e aí fazer a avaliação. Aos adeptos cumpre a função de apoiar. Se é para assobiar ou insultar mais vale em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente... Eis onde EU estou:

      Não sou capaz de perceber se o homem percebe alguma coisa de futebol ou não. Isto está confuso para mim, pois como o artigo demonstra, há demasiadas condicionantes! São essas condicionantes que me fazem ainda conceder-lhe o benefício da dúvida...

      O problema é que sempre notei a falta de chama na equipa. Não noto desenvoltura táctica, pois parece-me tudo ao empurrão o que me gera confusão. É o ponto dois que me leva a considerar que algo pode ainda começar a funcionar mas confesso que, NA MINHA OPINIÃO, tal não me parece possível!

      Cá estarei para retirar o que escrevi... E não queiram saber o quanto o quero fazer!

      Eliminar
  5. Boa tarde, gostaria de lhe/lhes pedir para colocarem o meu pequeno blog sobre o Benfica na vossa lista de blogues sff, naturalmente eu faço o mesmo. Ficaria agradecido.

    http://agendabenfica.blogspot.pt/

    Saudações benfiquistas ;)

    ResponderEliminar
  6. Deve RV ficar até ao fim, na minha opinião, é de fato um ano de transição e vou aceitá-lo. Não esqueço que o denominado "mestre da tática" perdeu escandalosamente campeonatos por culpa própria. Acredito, ainda com desconfianças, que vai ser possível o tri e que RV vai encarrilar, tenho de acreditar e apoiar.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo