domingo, 13 de dezembro de 2015

2015-2016 13ªJ: V Setúbal 2 SL Benfica 4

Mais três pontos essenciais na manutenção das esperanças da revalidação do título de campeão nacional. E isto num período em que o Benfica está a fazer dois jogos por semana. Muito importante após a derrota de terça-feira e antes de ir disputar o tal jogo em atraso na Madeira frente ao união local. Supostamente, seria difícil porque iríamos enfrentar um setúbal que se encontrava classificado nos lugares europeus...
E não foi um jogo fácil como a evolução do marcador pode dar a entender. 0-0 para 0-3, depois 1-3. 1-4 e 2-4. Nada fácil para mim, antes complicado por duas razões: O setúbal fez um excelente jogo (dentro das suas possibilidades), o Benfica a acusar alguma fatida demorou a arrancar, arrancou e depois complicou.

Lembrei-me de alguns jogos da época passada: Um começo de jogo fraco a permitir transições directas e rápidas ao adversário... A demora de cerca de dez minutos para que os jogadores aqueçam os motores de modo a começarem a jogar à bola... Períodos de fulgor ofensivo que fazem a equipa disparar no marcador, seguidos de períodos de muita sobranceria (pensando que está tudo ganho) que permitem ao adversário ir buscar o resto das forças e...
Ontem foi assim à mistura com muito cansaço e falta de concentração no momento do passe e no momento da compensação defensiva. Tenho a ideia de que RV esteve bem ao sentar Fejsa no banco devido ao cansaço que o Sérvio já patenteava. O problema é que não é o único.
Jonas, por exemplo, é outro... O brasileiro anda a adaptar-se a uma nova função: Fazer um pouco de Lima, ser avançado, médio e flanqueador já não é fácil para um jovem de trinta e um anos. Mas a sua mobilidade e capacidade técnica fazem com que a escolha do treinador recaia sobre ele. Jonas anda cansado mas mesmo assim, ontem teve um papel importante rematando, marcando, falhando e assistindo!
Renato também já está a acusar o esforço que tem despendido nesta sua aparição meteórica na equipa principal do Benfica. E espero que seja só isso que ele está a acusar. Ontem fez algo que não é agradável: Apegar-se muito à bola e endossa-la de forma errada! Interessante a sua renovação contratual. Mais vale ser agora antes que o venham cá buscar! Se isso não lhe subir à cabeça ainda melhor... Veremos!
Gonçalo é um caso enigmático. Demonstra cansaço mas ontem veio-me à cabeça que ele já não é o menino bonito do Seixal... Agora é um de três! Espero que não ande amuado por as coisas não lhe estarem a sair tão bem como quando o Benfica ganhou em Madrid. Há tempo para muita coisa e o Gonçalo tem o seu futuro nas ma... Nos pés e na cabeça que tem de pensar melhor. Certo que na minha opinião ele não é flanqueador mas sim avançado... Quando as coisas parecem não estar a resultar, não se deve enterrar a cabeça na areia Gonçalo!

Pizzi, parece estar mais habituado a flanquear o jogo. Ontem fez um excelente trabalho que resultou no primeiro golo. Pizzi continua a falhar nas coisas mais simples: Passes curtos na transição ofensiva... É pôr os cabelos em pé. Claro que já anda a acusar esforço...
Jardel é mais um caso sintomático deste problema. Ontem apanhou Suk pela frente e viu-se grego para o acompanhar (quase fazia penálti sobre o adversário...). O primeiro golo do setúbal então... Já nem falo do companheiro defensivo que está mais próximo dele. Basta que todos vejam os últimos golos sofridos pelo Benfica.

Face a isto, o que pode RV fazer? Excelente questão... Ontem, boa opção, deu para ver o Djuricic jogar uns minutos. Talvez brevemente, possamos voltar a ver o Victor Andrade de novo, o Sílvio também e quem sabe o Cristante! Rotatividade assertiva e consentânea com uma filosofia de jogo... Nada de invenções absurdas e tresloucadas, consentâneas com o que empresários dizem/ordenam...

Umas palavras para o Lisandro: Espero que tenhas aprendido uma grande lição ontem à noite. Levas amarelo por uma falta que não fizeste (Suk atira-se para o chão) e logo de seguida fazes o mesmo na área adversária? Podias ter ido para a rua que até o merecias pois eu detesto palhaçadas!

Quanto ao trabalho do manuel mota, o talhante, parece-me que esteve bem. Houve dois lances no interior da grande área setubalense mas não me pareceram casos flagrantes.
É melhor que os jogadores do Benfica pensem em jogar à bola.

Ganhámos os três pontos e marcámos quatro golos o que permitiu ao Benfica de RV somar a sua quinta vitória consecutiva. Nota-se uma pequena evolução do conjunto face às ideias do seu treinador. Mas é um trabalho continuo até porque se sofreram dois golos em períodos que o Benfica relaxou de forma inaceitável. Sim, inaceitável baixar o ritmo/intensidade (mesmo com mais um jogo a meio da semana) mesmo contra equipas mais fracas e sofrer golos por causa disso.

Relaxar com três golos de vantagem, tem de ser proibido de modo a não criar hábitos. Há que trabalhar mais ainda esses períodos de controlo zonal do resultado e é frente a equipas inferiores que isso se faz melhor e ontem falharam! É por isso espero que ontem seja uma lição até porque fosse o adversário constituído por jogadores tecnicamente melhores... E sim, eu não me esqueço que também poderíamos ter marcado mais dois ou três golos...
Por outro lado, o conhecimento entre treinador e jogadores vai aumentando, há lesionados que estão para regressar. Não esquecer que não temos ganho jogos com a ajuda dos árbitros como tem acontecido com quem está à nossa frente.

Com tudo isto, não estou a pôr água na fervura até porque é evidente que o que se passa é uma aquecimento gradual do conjunto às ordens de RV. Ebulição? Só para Maio do ano que vem e para isso é necessário continuar a trabalhar!

Como já referi, segue-se o união da Madeira. Levaram seis do paços de ferreira... Será que pouparam jogadores para receberem o campeão na próxima Terça-feira? Seis do paços!!!!
E Pluribus UNUM
PS: Gifs retirados do EDdB.

1 comentário:

  1. Ao ler está publicação e outras postadas ,por minha chama estou de acordo porque demonstra as fragilidades do, Benfica. Espero que Rui vitória continue trabalhando para corrigir estes erros ,porque numa equipa de grande dimensão isto não pode acontecer.
    Porém ganhamos a uma equipa que salvo erro nunca tinha perdido em casa. Valeu os três pontos.viva o benfica

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo