segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

2015-2016 14ªJ: SL Benfica 3 Rio Ave 1

Jornada importante porque acabámos por nos aproximar do primeiro lugar. O Benfica está agora a cinco em vez de sete pontos, foi um dia positivo!

Mas foi uma vitória suada e honrada, conseguida com esforço e muito querer e também com um apoio (por vezes já intermitente) de cerca de quarenta e seis mil adeptos que se deslocaram à Catedral!
RV apresentou o mesmo esquema... A mesma equipa que vem apresentando! isto soa a crítica mas eu não me esqueço que há jogadores no estaleiro (Luisão, Gaitan, Nelson e Sálvio) que poderiam acrescentar mais qualidade ao jogo colectivo. A única diferença é a posição 6, onde Fejsa e Samaris vão alternando entre si.

Bato na mesma tecla que referi no artigo anterior e que se refere ao ponto três: Os jogadores querem, mas parecem não ser capazes! Há jogadores que mais não dão porque não são capazes; há jogadores que acusam a pressão mas são capazes no presente momento. Depois há o esquema táctico que RV apresenta...

Sem defesas laterais que se envolvam no ataque (Nelson está lesionado, Almeida é útil mas não é lateral, Silvio desapareceu outra vez e Eliseu...), a equipa afunila demasiado o seu jogo e torna-se presa fácil. Se acrescentarmos que Pizzi pode ser muita coisa, mas não é flanqueador, e deriva sempre para o miolo... Temos que Jonas fica sem se poder movimentar como ele tão bem sabe!
Depois temos a tal posição 6 que RV continua a tentar que Samaris ou Fejsa façam como o Benfica de jj fazia: Um esquema de 3-5-2! Mas os laterais não sobem (ficam ali uma linha de cinco jogadores), o Pizzi vai para o miolo e não abre linhas de flanco, o Renato baixa para pegar na bola e de cinco jogadores, passam a ser seis atrás da linha de meio campo... Os adversários só têm de ficar com Mitroglou, Jonas e Gonçalo debaixo de olho. É difícil caro RV.

Ontem, aproveitámos bem o facto de o rio ave ter momentaneamente ficado com menos um jogador. O seu defesa direito foi trocar de chuteiras e a defesa ficou descompensada... Jonas à segunda não perdoou. Mas mais uma vez não aproveitámos.

Recuámos e fizemos uma falta à entrada da grande área que foi marcada de forma irrepreensível. Até ao intervalo foi penar com erros de posicionamento, passes errados tudo o que uma equipa não deve fazer...

Na segunda parte, RV trocou Samaris por Fejsa uma vez que o grego estava de cabeça meio perdida por ter visto e bem um amarelo logo no início da partida. Fejsa lá tentou arrumar o meio campo... RV terá tentado fazer com que os laterais subissem mais mas se Almeida não consegue ser acutilante mas lá vai tentando, Eliseu é mesmo uma nulidade! Ele deve andar sobre brasas e não arrisca subir e quando intervém é só para lateralizar... Quando o médio que está à sua frente não faz melhor e até sai do flanco...

Mas a segunda parte foi relativamente melhor uma vez que o Benfica pressionou mais e o rio ave, que também tinha jogado a meio da semana, começou a ir ficar sem forças mais depressa do que o Benfica.
A segunda substituição foi para mim um erro. Quem deveria ter saído era Pizzi e não o Gonçalo. Carcela consegue flanquear jogo ofensivo e o Gonçalo também pelo que... RV intensificou o assalto final e felizmente deixou Jonas em campo colocando Jiménez lá na frente. O mexicano é mais mexido no ataque à bola!

Com Renato cheio de pulmão, Carcela muito interventivo e Fejsa a pressionar mais à frente, o rio ave recuou e:
O golo de OURO!
O Benfica marcou ainda outro golo e talvez pudesse ter marcado mais. Os três pontos foram conseguidos com toda a justiça.

Falta falar do árbitro, manuel oliveira do porto! É horrível isto que se vai passando.

Minuto dezanove, já com o jogo empatado a uma bola:
Pizzi remata para a defesa do cássio... Quem me dera saber se Pizzi não teria marcado golo não tivesse sido ostensivamente empurrado! É que não se teria desiquilibrado e certamente teria feito melhor pontaria...

Minuto trinta:
A bola ía em direcção da baliza. Se daria golo ou não jamais saberemos porque a sua trajectória foi alterada pelo braço de um defesa do rio ave...

Minuto quarenta e oito, ainda com o jogo empatado:
Mais uma mudança de direcção da bola provocada pelo braço de um defesa do rio ave dentro da grande área.

Mais não digo até porque o presidente LFV terá ficado farto disto e falou no final da partida:


Luís Filipe Viera critica arbitragem e faz acusações!
Publicado por Hoje não dá, joga o Benfica em Domingo, 20 de Dezembro de 2015

Liga da verdade pois... Hoje, devido ao pressing final, o Benfica acabou por não necessitar de grandes penalidades que o eram e não foram assinaladas por um árbitro do porto! Neste momento a intervenção foi certeira, no contexto geral, compreendo que se pense que deveria ter sido feita mais cedo. A verdade é que a intervenção foi feita com base em factos verdadeiros e não em mentiras e invenções...

LFV apontou o dedo à imprensa por omitir o que se passa com o Benfica e dar relevo ao pouco que se passa noutros clubes. Não se esqueceu de referir um dos cancros actuais que é a miserável liga da verdade do miserável rui santos... Apontou e acertou nos dois outros clubes...

Quando os árbitros vão atrás do cheiro do poder, pedro proença - sporting/porto, quem nomeia deixa de ter confiança nos árbitros. Quando o poder, proença - sporting/porto, quer ganhar com ajudas (porque não é capaz de o fazer onze-contra-onze) e o consegue, é altura de dizer basta! Quando o poder, proença - sporting/porto, quer tomar de assalto a federação, é altura de LFV esquecer por momentos os contratos milionários e começar a levar mais a sério as eleições que vão ter lugar no próximo ano.

É altura de LFV aproveitar o facto de Portugal não vir a ser representado por nenhum árbitro no europeu do próximo ano... A culpa não é de quem nomeia! Uma vez que vão acabar as transmissões dos jogos do Benfica na BTV, é altura da mesma BTV defender ainda mais o Benfica e deixar de querer parecer ser um canal... Sem sexo!

Ficámos mais próximos do primeiro lugar. O líder é outro mas... Parabéns Benfica,foram mais três pontos contra ti próprio, contra um adversário difícil e contra mais um árbitro (ou trio de arbitragem).

PS: Desculpem conspurcar um artigo com o nome do sporting. Mas vale a pena manter os leitores relativamente informados.

Parece que o sorting se safou de estoirar...
À palavra sorting, que é sorte em ter bancos (fora os árbitros) a almofadar financeiramente um clube falido e gerido por viscondes e pseudo viscondes, falta o P que é de PKoP! Safaram-se daquela mas pelos vistos não se safaram desta! E gozaram...
Ainda por cima, começaram a baixar na classificação! Elas Doyen... E Doyen para outros também!

PS2: No porto, e apesar da académica ter obtido um golo (3-1) em fora-de-jogo, à beira do intervalo, e não querendo complicar as coisas para o porto (1-0)...
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. Falta visão a RV para comandar um clube ganhador. No anterior artigo escrevi que tenho de acreditar porque não há outro remédio pois ele é aposta pessoal do presidente. Se o tri chegar pela entrega e honra (como mencionou) terá um gosto especial assim como os andrades ganharam com um vpereira.
    A tal incapacidade que nos faz dizer tantos palavrões durante a partida resvalou na entrega e união que os jogadores no relvado demonstraram.
    Não esqueçamos que 5 pontos não são assim tanto e temos a próxima jornada que vai ser crucial para as nossas aspirações: Guimarães/Benfica e sporting/porto.
    saudações gloriosas e feliz natal
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de vencer em guimarães para ficarmos a 4 pontos do líder que vai... Ser o porto. Desconfio que os verdes vão caír com estrondo!

      Feliz Natal

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  2. A equipa do Benfica joga um futebol direto, previsível, descoordenado e, frequentemente, de baixa intensidade (não foi o caso deste jogo).
    Quanto ao SCP; consegue cerca de 190 ME em menos de 30 dias, sem juros nem reembolso!, ou seja, num contexto de grande incerteza para os bancos em causa, estes, resolvem investir, aquele montante no SCP, sem contrapartidas, que, segundo consta, acumula um passivo da ordem dos 500 ME! Apesar da supervisão de Bruxelas!
    O Benfica vendeu os direitos desportivos de 10 anos por 400 ME, depois de ter extinto o seu fundo por força da FIFA e provavelmente lhe terem sido impostas restrições bancárias, por força da supervisão de Bruxelas!
    Qual a origem deste tratamento de privilégio do SCP e, já agora, da STV?
    Contrariamente ao que disse Filipe Vieira, julgo conhecer a causa dos erros de arbitragem desta época que sistematicamente têm beneficiado dragões e leões; a necessidade de justificar, a título de garantia, estes "desmandos" financeiros, com considerável potencial de impacto nos contribuintes.
    Há que denunciar isto e exigir responsabilidades a quem de direito.
    Ou estarão todos de acordo?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto sempre de ler António, aliás é um prazer.

      A parte final do seu comentário é deveras interessante. É uma perspectiva interessante à qual junto que os árbitros vão atrás do cheiro de quem aparenta ter poder.

      Neste caso proença foi colocado na liga... Esteve meses sem pagar aos delegados da liga, por ordem dos clubes do arco (portoing)... Os árbitros estão a receber as ordens e cumprem para que os clubes que estão à beira da bancarrota possam apresentar resultados desportivos ao nível do dinheiro que estoiraram.

      Concorda? Quer dizer, isto é poleiro só para um clube mas agora são dois a comer da mesma manjedoura. Outra regra é que cada um tem de se safar em campo e "meter" a bola na baliza do adversário, pois os árbitros tratam de ajudar esses dois clubes a não sofrer golos certo?

      PS: A reação de LFV após a partida de ontem, faz transparecer que nem todos estão de acordo. O Benfica pouco investiu e aparenta estar a solidificar financeiramente os seus alicerces... É este o seu raciocínio António?

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  3. É recíproco.
    O padrão comportamental dos árbitros é é de tal forma definido e transversal que sugere obediência a "ordens" - sugestões, concelhos - diretas. Depois temos a história que, inequivocamente, mostra que o acesso às carreiras internacionais privilegia certo perfil; que beneficia FCP e prejudica SLB.

    Filipe Vieira não é tótó; sei que procura ter uma postura responsável, à altura da dignidade do n/clube, evitando peixeiradas. Se não ignora esta conjuntura, como penso, porque não a denuncia?, talvez porque não lhe convenha indispor as entidades bancárias em causa; seja pelo SLB, seja por motivos pessoais.
    O futebol nacional, no modelo atual, declina para a inviabilidade; necessita desesperadamente da adesão dos adeptos dos grandes clubes. O SCP não gera liquidez para assumir os seus encargos, definha para a insolvência, provocando a alienação dos seus adeptos e reduzindo a fatura global do setor. Esta época parece destinar-se à reversão desta tendência! Todos sabem disto. Receio que todos estejam de acordo, incluindo Filipe Vieira. Daí o silêncio; não diga que não sabe porque não acredito.
    Aplaudo com entusiasmo a decisão de amortização total do passivo, que nos custa um ou dois grandes jogadores por época, e nos permitirá, finalmente, estabilizar a equipa,segurando os melhores jogadores, e pensar em ganhar a Liga dos Campeões. Mas não aceito que baixe a guarda na defesa da instituição!,diretamente ou por interpostas pessoas! Finalmente resolveu denunciar os erros grosseiros de arbitragem, mas quantos pontos nos custou o seu silêncio? O sistema desportivo não se regenera por si só; tem de ser forçado a fazê-lo! É uma luta sem tréguas! Filipe Vieira, às vezes, parece desconhecê-lo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma luta sem tréguas e também estranhei o silêncio desde o início da época, especialmente quando veio a treta dos vouchers.

      Por decisão própria, decidi nem tecer comentários acerca desse silêncio uma vez que o passado demonstrou que as intervenções do presidente tinham sido infrutíferas e feitas numa janela temporal errada.

      Neste tempo todo, o Benfica perdeu pontos no campeonato, foi eliminado de uma prova e perdeu a disputa de um troféu... Nada a fazer!

      Resta aguardar que o silêncio presidencial, talvez a fazer fé nas instituições desportivas e extra desportivas, tenha acabado porque o tempo é escasso e cada vez estamos com menos margem de erro.

      Um grande abraço!

      Eliminar
  4. Também gosto de ler o António pessoa que admiro pela lucidez, assim como o MC.
    Penso que a principal razão pela qual LFV não falou é porque como muito bem dizem LFV não gosta de peixeiradas, por um lado, por outro estava a tratar de terminar as negociações dos contratos milionários dos direitos televisivos assim como do naming do estádio.

    Como toda a gente que é bem informada sabe, os investidores não gostam de peixeiradas nem de grandes ruídos, gostam mais de estabilidade e de serenidade, pelo que o silêncio entende-se à luz desses factos.
    No entanto, face aos despautério e acabadas as negociações já não haverão esses constrangimentos pelo que acredito que o Benfica irá acelerar as movimentações nos bastidores para terminar de vez com esta pouca vergonha.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo