segunda-feira, 21 de setembro de 2015

2015-2016 5ªJ: fc porto 1 SL Benfica 0

Escrevi isto poucas horas antes da partida.
Agora que já passaram muitas horas (até dormi bem) e fazendo fé que a alma durante a noite vai longe e trabalha muito... Apetece-me dizer que a procissão ainda vai no adro.

Acertei no ponto dois com uma nuance. Esqueci-me que a vida de Fejsa ainda passa por complicações traumáticas. O sérvio ainda sofre muitas inflamações nas áreas do corpo onde foi operado. Sendo assim, é muito complicado que ele jogue nesta altura. Fejsa necessita de uma época inteira sem lesões e com reintegração progressiva no jogo. Talvez o Sílvio esteja a passar pelo mesmo. 

Isto no Benfica é alta competição a sério e não alta competição de supositório ou aditivada.
O único colinho.
Foi André Almeida o escolhido. Penso que a decisão foi a mais correcta pois o André dá tudo e nestes jogos é necessário nervo no miolo. Nervo e clarividência. A clarividência tinha de vir dos extremos e de Jonas...

Como escrevi, "Logo de início o porto perde amplitude", e isso foi evidente na primeira parte. O Benfica estancou o adversário, teve duas bolas paradas que Casillas safou in extremis e outras três em que Mitroglou falhou a emenda, Jonas não teve clarividência para partir a defesa do porto e o remate de André Almeida foi desviado para fora de forma fortuita. Foi um futebol mais fluído e o Benfica foi infeliz na parte importante dos lances ofensivos: Meter a bola lá dentro.

Veio o intervalo... Se no Benfica RV estava satisfeito e deve ter decidido manter a toada, já no balneário do porto deve ter sido uma gritaria descomunal onde os jogadores devem ter saído pelo menos, com os ouvidos a ferver... A cara do lopestégui durante a primeira parte era de total loucura face à superioridade do Benfica. 

Com um dia e meio a menos de descanso, o porto foi mais intenso do que o Benfica na segunda parte. Acabou por marcar numa transição após perda de bola do Benfica e mau posicionamento defensivo. O Pizzi deveria ter rachado o varela...

Ilações que retiro dos noventa minutos? Cada um tem a sua maneira de ver. Neste período de transição entre seis anos e um novo treinador, prefiro uma análise pragmática e construtiva:
Quero o RV dos primeiros jogos de volta. Houve jogos em que RV mexeu na equipa bem cedo em vez de deixar andar... Quando eu me apercebi que a equipa estava a ir-se a baixo, já estavam decorridos cerca de 55 minutos... E estava num café a ver o jogo! RV colocou toda a sua fé na sua táctica planeada durante a semana mas espero que tenha aprendido que esse planeamento tem de ser alterado ou readaptado às incidências específicas de uma partida.

Até aos 50 minutos, o Benfica fez um bom jogo. Entre os 70 e os 75 também. A primeira substituição só ocorreu aos 77 minutos... Se um jogador, nestes jogos mais intensos, demora cerca de 10 minutos a "entrar em jogo"... Talvez devesse ter mexido mais cedo e colocado Pizzi no lugar de Jonas e depois refrescava. O certo é que alterou tarde e nada resultou.

Confesso que naquele período a meio da segunda parte, 5 minutos, pensei que estávamos safos do colete de forças imposto pelo adversário e que os iríamos partir ao meio. Mas nessa altura, já Pizzi ou Talisca ou os dois deveriam estar em campo.

Mentalidade de treinador do Guimarães/Paços de Ferreira? Talvez. Cabe a RV analisar sem problemas o que poderia ter feito. Estamos na 5ª jornada e não na 25ª.

Jogadores. Muito satisfeito com as prestações da ala direita. Malta nova, muito nova, num jogo destes é uma coisa muito positiva mesmo com o resultado final desfavorável. Alguém ainda está chateado com a saída de maxi? Eu já não, Nelson só perdeu uma jogada em toda a partida... Gonçalo ainda está um pouco preso defensivamente, o avolumar de jogos vai libertá-lo. Uma ideia para ser testada já no próximo jogo (Paços na Luz): E que tal André Almeida a defesa direito e Nelson a extremo direito? Na segunda parte, Gonçalo a segundo avançado? Só para ver...

Aproveito para dizer mais uma vez que nunca fiquei chateado com a saída de jj. RV é o treinador, é ele que vai conduzir o Ferrari.

Gaitan e Jonas tiveram um daqueles dias menos bons. Mitroglou é um bom avançado, permitam-me a comparação com Cardozo: Mais baixo mas mais móvel, depende do Grego o que vai acontecer no futuro.
Agarra-o maxi. Não o deixes ir... ;)
O volante ofensivo versus o duo do meio campo. Uma eterna questão que foi muito bem resolvida enquanto jogadores como Matic, Fejsa e Enzo versus Gaitan/ Sálvio e Lima/Cardozo/Rodrigo/Lima por cá andavam... Para a fonte dar água, necessita de... E regresso ao ponto nº 1 da imagem, RV tem expirar e não inspirar.

Uma análise às palavras de RV no final da partida:
  1. Sobre isso escrevo a seguir.
  2. Deverias ter sentido isso antes, chama-se antecipar. Eles tinham o tal dia e meio a menos as mexidas vieram muito em cima e não produziram os resultados esperados.
  3. Verdade, o Benfica jogou muito à vontade durante a primeira parte. Mas recuou em demasia na segunda parte (vícios velhos?) porque o meio campo partiu-se completamente do ataque. Houve uma altura em que dois avançados era demais para o que a equipa necessitava uma vez que não estava lá ninguém que os fizesse entrar de novo em jogo. Trocar de jogadores por cansaço de outros nem sempre resulta.
  4. Concordo e acredito caro RV. Depende de ti... E dos jogadores claro.
O árbitro... O artur teve uma actuação, realmente equilibrada. Ok, tenham lá calma. Eu explico: Os jogos no porto têm sempre um critério arbitral especial... Não há volta a dar caros leitores. Por exemplo, o André Almeida viu um amarelo de forma estúpida e poderia ter ido para a rua (de forma justa) quando enviou uma belíssima cotovelada num adversário!

Nessa altura, eu já sabia que ele não seria expulso uma vez que maxi (por duas vezes) e maicon (o carrega enxadas) ainda estavam em campo.
Lembram-se do pedreiro a fugir para os balneários escoltado pelo helton...
São regras especiais paras os jogos do porto, são as regras com que nos temos de valer... O Mitroglou que o diga que ficou de olho inchado depois de levar uma enxadada ;).
Nem a bola, o jogo ou o record falam sobre este lance... Se calhar não aconteceu
O lado negativo disto tudo, é que o porto terá tirado melhor partido da situação. Mas será que se deve afirmar que foi só o árbitro a empurrar o Benfica para trás na segunda parte? Olhem o avançado do porto que tanto queria marcar um golo que não se deixou cair quando Luisão lhe deu um toque já na pequena área...

Não expulsou ninguém do porto na primeira parte e era com isso que o Benfica tinha de jogar! A época passada não dependemos de ajudas do árbitro para sermos campeões. Jogámos com o que tínhamos e conseguimos sê-lo. Este ano, terá de ser da mesma maneira. Falar dos árbitros só o caloteiro do basco:
Cada um vê o que lhe interessa e o cerco ao Benfica está cada vez mais apertado...

Tirem vocês as vossas ilações. Isto cansa-me ao fim destes anos todos. Mesmo assim, com estas regras poderíamos... Na primeira parte, era um fartote!

Justiça? O Benfica foi infeliz na primeira parte e quase feliz na segunda.
Podem ver nesta imagem, a bola ao poste e outra do golo (lado esquerdo). E das duas grandes defesas de casillas... Foi um jogo equilibrado mas o que fica na retina é sempre os últimos momentos...

Há que levantar a cabeça e ver o bom desta derrota. Qual bom, perguntarão muitos... Milhões. Bem hoje presenciámos uma bela lição. A maturidade necessita de aprender lições para se formar.

O 35º só está a dois jogos de distância... Quantos é que ainda faltam para o fim?

PS: Isto é futebol.
E Pluribus UNUM

14 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com o que vi. Estava a espera de sermos atropelados e o que vi foi o Benfica a dominar os corruptos 45 minutos seguidos com a equipa que temos. Parabéns. A derrota na minha mente, acaba sendo minimizada por isso mesmo.. jogámos muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta mais entrosamento, mais acutilância, mais... Tempo que é aquilo que o futebol não dá.

      Mas parece que temos futuro, é essa a ideia. veremos.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  2. A grande diferença é que o Benfica não tem um distribuidor de jogo no meio campo. Recupera-se a bola e o Gaitan tem que inventar uma jogada. O Porto com o André André, bom meio campista, foi mais pragmático e eficaz. Apesar da derrota, mais uma no final, ganhamos um defesa direito e quem sabe se não será um jogador de topo. Acredito que com rotinas e trabalho, o 35º estará ao alcance se sobretudo não fizerem deslocações alucinantes em inicio de época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tal deslocação alucinante atrasou o trabalho de preparação de RV.

      De facto, a falta de dinâmica de conjunto (como houve durante anos, poderia ser colmatada com um playmaker. Não há ou há? Gaitan pode ser esse playmaker. Acho que se poderia testar, mas para tal teria de se mudar um pouco a táctica da equipa e encontrar (no plantel ou fora dele) um outro bom extremo.

      Há que trabalhar de forma segura e recuperar o tempo perdido com algum... Pragmatismo ;)

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
    2. O resultado justo era o empate!
      A equipa de arbitragem esteve mal no campo disciplinar!
      Poderia até o desfecho do resultado ser diferente. Mas são especulações.
      Na minha opinião está derrota não corresponde com a verdade desportiva.

      Eliminar
    3. Correcto Rui. Mas o futebol, para o mal ou para o bem) é isto.

      Eliminar
  3. As aquisições não eram para reforçar a equipa, então eram para quê?
    Com Taliscas e Pizzas não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talisca ainda está a aprender.

      O Pizzi é que tenho algumas dúvidas.

      Eliminar
  4. Eu tenho plena confiança no futuro e acredito mesmo que vamos ao tri, é agora que as falhas devem acontecer e vamos reagir e melhorar jogo a jogo. Gostei imenso da personalidade com que jogámos, sem medo (coitados daqueles que têm limpar "vidros partidos" em 3 casas), e sem dúvida que já esqueci o maxi... que grande Nélson.
    Venha o próximo
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo é já no Sábado às 18:30

      Nunca mais é Sábado

      Eliminar
  5. E que tal André Almeida a defesa direito e Nelson a extremo direito? É uma boa opção. O André é regular, não sendo super e o puto está a confirmar-se e já nem me lembro do Maxi. O miúdo é superior perdendo obviamente para a experiência do Maxi.Seria uma opção para a grande falta que faz o Sálvio, pois esticava o jogo no campo adversário.Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que alguém se lembrou dessa questão.

      Mas já é difícil arranjar um lateral esquerdo que arranjar um esquerdo e um direito...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  6. As minhas desculpas pelo off topic, mas o Glorioso não é só futebol e é por uma boa causa.

    Caros Benfiquistas, no próximo dia 17 de Outubro a Federação Portuguesa de Natação vai homenagear quem mais se distinguiu na época 2014/2015. Na lista dos nomeados estão dois nomes da equipa feminina de polo aquático do nosso clube.

    - Melhor Atleta de Polo Aquático Feminino: INÊS NUNES
    - Melhor Treinador de Polo Aquático: ANTÓNIO MACHADO

    A votação está a decorrer online e o vosso voto é essencial para que, desta vez, os prémios venham para ao sul e sejam atribuídos a uma atleta e a um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Por alguma razão somos o mais eclético e maior clube do país, vamos fazer com que estes prémios sejam atribuídos a estes grandes benfiquistas.

    Votem aqui: http://www.fpnatacao.pt/noticias/1442918269-votacao-para-cerimonia-de-premios-ja-arrancou (no final do texto tem o link para a página da votação)

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A votação está feita.

      O meu agradecimento pela divulgação, vou fazer o mesmo. E é verdade, o Benfica não é só futebol, por isso é que é o maior.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo