domingo, 13 de setembro de 2015

2015-2016 4ªJ: SL Benfica 6 Belenenses 0

Bom jogo do Benfica. Duas estratégias diferentes para cada parte? Parece-me que sim, Pragmatismo versus arte!

Os hábitos anteriores eram conhecidos pelos nossos adversários e a falta de entrosamento anterior dos jogadores fazia com que a equipa começasse lenta e fosse presa fácil para os adversários. Talvez RV, com isto em mente, tenha optado por um jogo mais directo na primeira parte.
Se o jogo ainda está pouco fluido a meio-campo, porque não colocar a bola na grande área? Para isso é necessário o tal do pinheiro. Também é necessária uma certa volatilidade de que está atrás do dito. Assim sendo, RV colocou Talisca, Gaitan, Guedes e Jonas a brincar no meio campo/imediações da grande área belenense, sem progressão compartimentada mas sempre de olhos postos na baliza para lá colocar as bolas.

Com aquelas movimentações pacientes a tentar desmanchar o autocarro central de Belém, com cruzamentos bem medidos, e uma defesa do belenenses fraca no jogo aéreo, o Benfica acabou com o jogo ao intervalo.
Pareceu mais feio, porque era só cruzar mas para este jogo, era o que o Benfica necessitava para desbloquear o marcador. O sá pinto deve ter mandado os seus jogadores prestarem atenção ao jogo mais rasteiro... Os azuis a olharem para o relvado e os encarnados a voarem que nem a águia vitória.

A segunda parte reservou o oposto da primeira. Gaitan estava no ponto uma vez que veio de viagem longa e de uns joguitos pela selecção do seu país (dizem que Messi o substituiu... Não é qualquer um que substitui Gaitan nos dias de hoje). Fez uma primeira parte para aquecer e na segunda destruiu pelo relvado abaixo o que restava da defesa do belenenses. O Benfica optou por um futebol mais fluido, de toque rápido e preciso... Pelo relvado! Fez um enredo muito positivo que os jogadores de Belém não aguentaram... Temos pena!
Quatro, cinco e gostava que acreditassem que antes de Talisca rematar, já eu tinha gritado golo no café onde vi o jogo. É tão característico...
Como sempre foi minha ideia, face ao que vi a época passada, Talisca parece render mais na posição em que jogou ontem. Ele não é o box-to-box que Enzo foi mas não é também estremo ou segundo ponta de lança. As indicações que ele deu na sexta à noite, devem ser bem anotadas.

E quantos putos estiveram em campo e não necessitaram de nascer não sei quantas vezes (e não entraram ao minuto noventa)? Não são certezas, são sim potências. Há que lhes dar hipóteses de provar que não servem para isto ou... Naquela altura do jogo, já não dava para mais. Era uma questão de rotinas que nem Pizzi, com vontade de mostrar serviço, conseguiu emendar. O jogo desacelerou, e Jardel também (há cada falta de atenção no brasileiro), e os golos restantes ainda disponíveis foram para casa. compreendo aquela insatisfação de quem queria mais uns pastelinhos de Belém, que tão bem estavam a saber mas já não dava.

Vitória justa porque fomos mais espertos e mais fortes do que o people de Belém. Os outros que lhes chamem de amigos do Benfica ou de muito macios que isso não foi o que aconteceu. Houve estratégia bem delineada e muito bem interpretada.
Quatro dos seis golos
Mas, há sempre um mas, nada de euforias. Houve ainda muitas imprecisões na equipa. Muitos passes falhados no miolo, falhas posicionais entre sectores e nas compensações. Há necessidade de continuar a aperfeiçoar relações entre os jogadores que jogam. Uma coisa é a malta dar-se bem nos treinos e outra é darem-se "BEM" durante um jogo de futebol.

Uma palavra de louvor a RV. Agradecer aos jogadores pela exibição e pelo resultado. Pelo que já li por aí, não fui o único a achar esta atitude de... Inovadora! Se os jogadores pensarem que os agradecimentos foram para uma plateia superior a catorze milhões... Que o trabalho continue, nada está ganho e o Benfica não tem tempo para despender não é?
O golo do jogo
42.454 espectadores...
Pena que nem todos entendam que somos nós adeptos que tornam o Benfica o maior e não o Benfica que nos torna grandes... Ainda pior é querer transformar o Estádio da Luz num local não seguro para a família Benfiquista frequentar

Esta foi a razão dos assobios na parte final da partida e não a perda de fulgor ofensivo por parte dos jogadores do Benfica.
União pelo Benfica!
O árbitro? Os comentadeiros habituais que questionem o presidente do sporting ou o treinador do porto. Pode ser que descubram (ou inventem) algo que não aconteceu na realidade mas que serve de desculpa para os burros.

PS1: No Sábado de manhã escrevi isto:

"Parece que o porto vai perder em Arouca... Não acredito mas lopestegui e os restantes burros, andam a arranjar desculpas com o facto de não poderem ir jogar a Aveiro... Depois, ainda falam de Capela... Mas o basco não se esquece de passar a mão pelo pêlo do lito vidigal tecendo rasgados elogios. Deve-se julgar o melhor do mundo para pensar que o que ele gosta é bom... Pode ser que vidigal jogue só com um guarda-redes e um jogador de campo para não dificultar a tarefa do porto. pode ser que vidigal o trame..."


Pois... Parece que não houve o arouca de aveiro (valeu a pena passar manteiga no vidigal?),  capela não fez mal a ninguém e nem a lotação daquele estádio (de cinco mil, três mil e quinhentos!!!) ficou esgotada. O próximo episódio da arte de inventar mentiras vai ser já na Sexta e Sábado...

Por outro lado, o vira broas está farto da Rússia... Até se fez expulsar num jogo de campeonato. Está farto ou estará de regresso ao porto clube já condenado por corrupção? Será que o broncaestegui topou isso e anda desesperado?

Já rolando, agora em França, não tem medo de falar. Há coisas que todos temos vindo a ouvir ao longo dos tempos e que afinal... Onde é que está o abdulas (aquele que jogava no guimarães e se lesionava a entrar no autocarro nas vésperas de jogar com o porto)? Na Turquia pelo que sei...

PS2: Agora entendo a aparição de Armando Carneiro, naquela trilogia de programas das sic sobre o Benfica 14/15...
E claro, felicidades para o Nuno Gomes. Com esta apetência de RV para apostar na formação, o trabalho a sério vai começar.

PS3: Astana... Astana? O que é isso mesmo?
É o adversário que se segue já na próxima terça feira. Talvez um autocarro? Mas muito cuidado será necessário.

PS4: Caro Sálvio, tenho saudades disto:
Que a recuperação seja rápida e segura.
34 e a construir a rota para o 35º

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Grande chama,

    Foi um bom jogo nosso... estamos a melhorar mas estamos ainda habituados a um estilo de jogo mais fluído... mas temos de começar por algum lado! Pode ser que o RV me conquiste como o anterior me conquistou! Carrega Benfica.

    Uma palavra para o Arouca... foram buscar prémios ao Dragão? Se calhar sim... só que desta vez tiveram mais cuidado com as fotos :P ehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um jogo bem pensado. Tendo em conta as limitações ao nível da preparação, RV está a fazer o seu trabalho e depois veremos. Para já, a evolução foi positiva. resta ver o que se segue.

      Em Arouca, confesso que aconteceu o que esperava. Quando uns têm mais sorte na finalização do que outros...

      Eliminar
  2. Olá, Chama. Estou a ver em direto o jogo Inter-Milan e lembrei-me de um jogo do nosso benfica neste estádio contra o inter que ficou 3-3 ou 4-3 ou 3-4, já não me lembro. Sei que ficamos pelo caminho, mas foi um grande jogo. E digo isto porque gostava de ver aqui esse jogo lembrado, à semelhança do que já fizeste com outros jogos. As minhas desculpas se por acaso isso já foi feito.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse jogo de 2003 2004, o Benfica era treinado por Camacho.

      Não, não o retratei aqui. Não preenche um critério que tem de ser a vitória do Benfica!

      Na 1ª mão (na Luz) empatámos a zero. Na segunda perdemos por 4-3!

      0-1 Nuno Gomes - 36
      1-1 Martins - 45+1 Golo muito consentido. Se tivéssemos ido para o intercalo a ganhar...
      2-1 Recoba 60
      3-1 Vieri 64
      3-2 Nuno Gomes - 67
      4-2 Martins - 70
      4-3 Tiago - 77

      Cinco golos em dezassete minutos... Realmente eletrizante! Infelizmente, nos 13 minutos finais o Benfica já não tinha fulgor e o inter foi esperto e fechou-se...

      Eliminar
  3. Para um futuro post :
    http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/boicotes_suspeitos_em_arouca.html

    Ler antes que venha a censura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia destes detalhes Jamal mas, como sabes, não vai dar em nada...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo