quarta-feira, 25 de março de 2015

Critério

O que é um critério? Fui saber o que se diz por aí, e eis o que encontrei:
  • Princípio que se toma como referência e que permite distinguir o verdadeiro do falso, negar, avaliar: critério jurídico.
  • Ponderação, medida, equilíbrio, discernimento; justiça: agir com critério.
  • Faculdade (falando-se em termos estéticos) de apreciar e distinguir o belo do defeituoso.
  • Filosofia. O que serve para distinguir a verdade do erro.
No futebol, será isto que vamos ver um critério, um "bom" critério (colinho), ou um péssimo e covarde árbitro?
Resta agora que JJ e os jogadores tenham bem presente os erros que se cometeram em vila do Conde. Que os analisem com ponderação. Que se olhem ao espelho e admitam que isto é campeonato e nunca um passeio. Que saibam que nem tudo é linear. Isto não é uma escada cujos degraus são idênticos. Cada degrau tem a sua dimensão. Cada degrau está num local específico. Como Trappatoni afirmou:
E como muito bem escreve o CdAG (obrigado pelo vídeo)...

Eu nunca fui um admirador a 100% de JJ e muito menos um bajulador. Uma equação tem um resultado a partir de duas ou mais fracções certo? Reconheço-lhe a força motriz e o "rewind".

No entanto, se há época em que acho que está a fazer um trabalho muito interessante... Muito interessante... Essa época é esta. Mesmo com aquela teimosia que lhe tolda o discernimento e baralha o equilíbrio da equipa em certos momentos, deve-se à coragem de JJ o que vivemos actualmente.

JJ viu a sua luxuosa equipa a ser desmantelada! Poderia ter saído mas aceitou 2014/2015 sabendo que iria ter de dar no duro. Saíram aqueles jogadores todos na pré época. Todos vimos a imprensa a preparar a queda fulminante do Benfica com aqueles orgasmos eloquentes prestados à equipa do porto: "Vai ser um passeio do porto ao longo da época", " plantel de luxo", "treinador do mais fino quilate"... E prestados também ao sporting que já era um sólido candidato a todos os titulos e troféus em jogo cá em Portugal!

Em Janeiro o Benfica ainda conseguiu largar mais um grande jogador enquanto o porto se reforçou desmantelando alguns adversários do nosso campeonato e espalhando jogadores seus por outros (de forma a implementar caganeiras esquisitas e afins)...

Com isto na equação, a verdade é que JJ conseguiu construir uma equipa dos retalhos com que ficou e com os novos jogadores que vieram. Uma equipa que lidera o campeonato desde a... Já perdi a conta! Ganhou no porto, certo que quis repetir a dose em alvalade e a coisa ia descambando... Por entre lapsos incompreensíveis (paços e rio ave), lesões que parecem ter sido encomendadas pelo diabo (Rúben, Gaitan, Fejsa, Luísão, Eliseu, Sílvio e Sálvio), ele conseguiu equilibrar o mais possível o plantel e até já teve jogos em que cilindrou algumas das equipas mais problemáticas (guimarães, braga).

Por isto tudo, é-me difícil aceitar a crítica gratuita ao homem do leme. Prefiro vincar-lhe os defeitos que advêm da sua teimosia (seis anos a repetir o mesmo) e que fragilizam partes do todo, na esperança de que ele me possa ouvir/ler (grande gargalhada) e tentar entender que nenhum homem é uma ilha e que os continentes do planeta não tinham esta forma há milhões de anos atrás assim como não irão ter esta forma daqui a outros tantos.

É a teimosia o maior inimigo de JJ. "Vou insistir nisto até que eles percebam que é assim e que eu estou a fazer bem". É o evidente critério que ele tem que deixa muita gente de cabelos em pé, a minha pessoa orgulhosamente incluída. Saiba ele o que tem de fazer mas evite expor-se com trapalhadas. Mudar de forma sustentada, é uma forma de simplificar caro JJ. Época MUITO INTERESSANTE escrevi eu há pouco... Veremos se não se transforma em espectacular, ESPECTACULAR, daqui a umas semanas.


Está ao nosso alcance. Confiem numa coisa por favor: Vai ser sempre difícil mas há várias maneiras (dentro de campo e onze contra onze) de o tornar fácil.

PS1: para breve os casos das expulsões de jogadores adversários frente ao Benfica.

PS2: O primeiro vídeo ainda está disponível no FaceBook... ;) 
E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Oi. Grande!!!

    É isto que o Benfica devia estar a passar.

    É isto que passa como uma boa arbitragem....

    Não me admira que digam que o Benfica é levado ao colo quando os árbitros fazem cumprir as regras...

    ResponderEliminar
  2. Todos os anos eles arranjam um critério qualquer para conseguirem passar a batota.
    Este ano o "critério" mais utilizado é um velho conhecido: o impedimento de jogadores emprestados.
    Mas este ano também há uma novidade que também já é velha conhecida. Antigos jogadores e adeptos são contactados e "convencidos" a não jogar contra o seu clube de coração.

    Ora isso pressupõe duas coisas: planeamento e organização que, primeiro, sabe quem são os seus ex-jogadores ou jogadores adeptos que jogam nos outros clubes. Segundo, mantêm uma contabilidade ao dia dos cartões amarelos e vermelhos para assim logo que há algum à pele, receber um telefonema do Anterinho a recomendar uma entrada mais violenta para um segundo amarelo quando o jogo está a acabar para ficar impedido de jogar o jogo seguinte contra o seu clube do coração.
    Se o menino não estiver de acordo ou mostrar renitência, recebe um segundo telefonema, desta vez de um macaco, que o aconselha a seguir os conselhos do papá Antero de outro modo poderá sofrer "consequências".
    Isto dura há anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela história...

      Faz sentido? Faz...

      Mas provas...

      Eliminar
    2. Nem tudo precisa de provas com testemunhas presenciais. No Apito Dourado, nem o testemunho presencial serviu. Há indícios que funcionam como provas em países com juízes incorruptos.

      O Porto tem 10 jogadores emprestados a 7 clubes.

      Quinones (Penafiel). Não foi convocado. Não estava lesionado.
      Tiago Rodrigues (Nacional). Não foi convocado. Não estava lesionado.
      Kayembé (Arouca). Não foi convocado. Não estva lesionado.
      Kléber (Estoril). Não foi convocado. Não estava lesionado.
      Tozé (Estoril). Jogou porque Estoril tem 35% do passe.
      Sérgio Oliveira (Paços). Não jogou.
      Pedro Moreira (Rio Ave). Foi convocado.
      Otávio, Ivo (Guimarães). Nâo foram convocados.
      Sami (Guimarães). Jogou.

      No passado com vários jogadores passaram-se situações semelhantes (Atsu, Abdoulaye, 2 vezes o ano passado).

      Para além disso:

      Diogo Viana (93´), André Simões (92´), André André e Tengarrinha (91´e 92´), todos antigos jogadores do Porto, todos levaram o 2º amarelo aos 90 + minutos para não jogarem contra o Porto.

      Para mim são provas suficientes.

      Eliminar
    3. Boa...

      Agradeço o resumo AntiPorKos. Isto sabe-se mas iria dar-me muito trabalho. Deste modo está aqui resumido, e é só pesquisar a informação.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo