segunda-feira, 9 de março de 2015

24ª J: Arouca 1 S.L. Benfica 3

Penso que é um sentimento generalizado entre os Benfiquistas: Mas haverá necessidade disto?

A equipa do Benfica, tem de entrar hiper-concentrada no jogo e assim permanecer até ao final. Deve, qualquer que seja o onze escalado por JJ, ter consciência de que pode sofrer golos antes de marcar o seu primeiro. O que aconteceu ontem é já sistemático quando jogamos fora de casa em quintais da província: Sofremos um remate - sofremos um golo, demoramos tempo demais a acordar. Não devem querer que os adeptos comecem a rezar para que a equipa sofram um golo nos primeiros dez minutos da partida pois não.
Duas observações em termos técnicos ao esquema de JJ:
  1. Samaris não é Matic/Fejsa/Javi Garcia. O grego está na sua primeira época de Benfica e o seu processo de aprendizagem está a evoluir favoravelmente, fico feliz por isso. Que ele permaneça no Benfica mais do que duas épocas. Qualquer um dos três ex-jogadores que referi, jamais seria substituído por JJ neste tipo de jogos. Samaris está a evoluir mas estas equipas (penafiel, paços, moreirense e arouca) não necessitam que o Benfica entre com um médio tão defensivo. Ontem, Talisca (médio mais ofensivo) entrou e... 
  2. Jardel e Eliseu. Se o brasileiro faz pela vida e os seus níveis exibicionais têm sido mais estáveis durante este ano de 2015, já o português parece estar numa fase de oscilações enormes durante os noventa minutos de uma partida. Eliseu já foi importante esta época, os seus golos (3) desbloquearam resultados e garantiram pelo menos quatro pontos ao Benfica. Mas, por favor:
Cerca de três metros? Ao fim de quase oito meses de treino? Uma oportunidade - Um remate - Mais um golo sofrido (de excelente execução diga-se).

Se é certo que poderíamos ter chegado ao intervalo a ganhar, isso não disfarça o jogo menos conseguido de toda a equipa. Porquê? Relvado em mau estado, campo pequeno e um adversário só com uma missão e duas maneiras de o fazer: Defender a baliza em cima dos jogadores do Benfica sempre com dois jogadores (um na marcação + um para o que der e vier) e pontapé para a frente... esquema imortalizado por jaime pacheco e que lhe valeu o título de campeão nacional.

E que forma de defender, antes do intervalo, e para quem entende futebol, era mais do que evidente que o arouca não iria acabar com onze jogadores...
Tudo se transformou depois do intervalo. Parece que os berros de insatisfação, dos Benfiquistas, que ecoaram pelo planeta... Se fizeram ouvir em arouca.

Queixam-se os arouquenses de um erro do seu guarda-redes (que conseguiu manter o 1-0 até ao intervalo...). Não foi um erro mas sim uma infelicidade. Erro foi o do Eliseu (quem fez o passe para o terceiro golo do Benfica foi Ola John). Disse, pedro emanuel, que a sua equipa fez uma primeira parte perfeita... Não fez não, o Benfica é que fez uma primeira parte fraca.

No final, pecou a diferença de marcador. Foi pouca para a diferença abismal entre as duas equipas. Mais uma vez praguejei no final... Como praguejei a semana passada. Queria mais, porque o Benfica dos últimos anos me habituou a isso.
 
 
A arbitragem...
Confesso que me é difícil entender a actuação do vasco santos. Para o fazer, há que ter em conta o terreno fora e o terreno dentro da grande área, O lugar de onde ele vem e o contexto actual da arbitragem.

O vasco santos esteve bem fora da grande área do arouca. Marcou as faltas que havia para marcar, amarelou quem tinha de amarelar (talvez o Gaitan pudesse ter visto um amarelo na primeira parte...). Os fiscais idem. Mas dentro da grande área do arouca as coisa mudaram como que da noite para o dia!
Já não são poucas as grandes-penalidades não assinaladas a favor do Benfica. Critérios são critérios mas a falta de coragem é outra coisa... Falta de coragem ou medo.
Mais uma vez acabámos a partida com um jogador a mais do que o adversário. Também é um padrão sim senhor. O ante-penúltimo foi expulso por chamar FDP ao árbitro! O penúltimo, já com amarelo, cortou um lance de ataque do Benfica com a mão. O último, ontem, derrubou Lima quando este já tinha arrancado e estava isolado frente ao guarda-redes... Quais são,nestes exemplos, os erros propositados em favorecimento do Benfica? O cartoon ali em cima é engraçado mas não representa a realidade pois não? O boneco de amarelo (que representa uma parte dos árbitros portugueses) já anda com aquele bicho azul ao colo há muitos anos... E a águia não tem de pedir o mesmo... por isso mudem lá a fala da águia caraças!

Mas não me parece que este vasco santos seja desse grupo. Sinceramente não me parece, o que me parece é que tem medo. Talvez faça um post sobre isso porque os dados apontam para isso. Por outro lado, também me parecia que jorge de sousa e artur soares dias estavam a mudar, agora que o garrido, o proença e o benquerença já foram à vida... Mas aparentemente não mudaram... Posso estar errado em relação ao vasco.

PS1 Lendo o que se escreve por aí, encontrei um assunto que decidi investigar. O plagiador jumentador do porto, um tal de mst (shit without seasoning em inglês), publicou a 24 de fevereiro, o seguinte no seu quintal de alarvidades do jornal a bola:
Parece que o presidente do boavista, a 5 de Março, respondeu da seguinte forma:
Resta apurar se foi joão loureiro. Talvez não tenha sido, mas que é uma daquelas respostas (que por vezes só acontecem entre pessoas do mesmo meio) lá isso é!

Para acabar em beleza... À BENFICA!

PS2: Parabéns Nélson
Depois do deserto, voltaste e que alto tu vais Nélson... Obrigado mais uma vez enorme campeão!
PS3: Parabéns ao vólei Glorioso:
É mais um. Pode ser mas é mais um GLORIOSO um... Obrigado mais uma vez campeões!

E PLURIBUS UNUM
Mais COLINHO, para finalizar.

5 comentários:

  1. Os jogos fora de casa têm sido um sofrimento que não compreendo. Má planificação ou confiança a mais? O Pedro Emanuel jogou com as armas que tinha e com as ajudas do Padrinho, não sejamos anjinhos. Basta ver a espetacular exibição dos guerreiros gays, Porto B contra o Porto A. Até ao fim, o Benfica só pode contar consigo mesmo e ter muita união e concentração.

    ResponderEliminar
  2. Enfim... o que é usado pela malta para dizer que vamos ao colo... haja pachorra...

    Mas, por incrível que pareça, 17 penaltis num ano não é colinho...

    ResponderEliminar
  3. caramba. mais gente a achar que se joga contra pinos de plastico? o adversario tb corre, tb monta um esquema, tb joga. é inacreditavel como as pessoas pensam que isto sao 11 contra zero.

    mas agora ainda por cima querem vitorias sem sofrimento????? mas isso existe desde quando? ate o todo poderoso bayern do guardiola ja perdeu mais pontos no campeonato que o Benfica!!!!!! tem os mesmos golos sofrido e mais 6 marcados. e nao ficou sem meio plantel ao contrario do jesus.

    outra coisa que o bayern nao tem e o inacreditavel ervado que intencionalmente prepararam para o benfica. meus caros: quando ate um genio da tecnica como o gaitan tinha dificuldades em dominar com menos de 3 toques, esta tudo dito. nao ha modelo de jogo que resista.

    por ultimo: de uma vez por todas percam essa mania de que os nossos jogadores, por usarem a nossa camisola, sao deuses sem limitacoes. nao sao. e o plantel e muitissimo inferior ao do ano passado. quando nao fazem mais e porque nao conseguem. as vezes, de facto, o adversario impoe-se. é isso futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, vamos por partes:

      1º e 3º parágrafo - Eu escrevi isto: "Relvado em mau estado, campo pequeno e um adversário só com uma missão e duas maneiras de o fazer: Defender a baliza em cima dos jogadores do Benfica sempre com dois jogadores"

      Não venha para aqui descarregar sobre o que poderá ter lido noutro local.

      Não falo do bayern nem do real, nem do chelsea etc. São campeonatos diferentes com as suas características.

      Plantel muitíssimo inferior? São palavras suas. Eu mudo a classificação: A qualidade não é a mesma para voos europeus.

      A: temos um défice de qualidade defensivo pois Garay e Siqueira não tiveram substitutos ao seu nível. Tal não foi financeiramente possível. Lisandro e César poderão ser o futuro mas estão em fase de aprendizagem. Eliseu... Não vou bater mais no ceguinho! Júlio César, é um substituto à altura de Oblak.

      B: Os jogadores que vieram substituir os restantes que saíram, também estão em fase de aprendizagem a um novo país, nova língua e a um novo tipo de futebol. Não se faz num dia mas consegue-se ir fazendo ao longo da época.

      Gostava que me explicasse a última frase "as vezes, de facto, o adversario impoe-se. é isso futebol."

      Falando estritamente das provas nacionais, temos até agora dois adversários que se impuseram ao Benfica: o braguinha e o paços. Se por um lado o braguinha está em 4ª lugar, o paços está em 7º. O braga impôs-se com ajudas arbitrais e o paços com a ajuda de uma exibição de muito pouco acerto do Benfica. Esses dois clubes, frente ao outro clube foram completamente derrotadas devido a factores sobejamente conhecidos.

      Tem isto em mente, caro anónimo? Explique lá por palavras suas a diferença exibicional da 1ª para a 2ª parte por parte do Benfica.

      Eliminar
    2. Parece-me que o plantel tem obrigação de trucidar estes adversários. Nos últimos dois anos fomos a duas finais europeias e taças de Portugal esta temporada, apenas com o campeonato e TDL, não há desculpa para falta de pernas.Mesmo o plantel não estando ao nível do anterior exige-se que nestas circunsâncias os jogadores deem tudo em cada lance. Eu sei que os relvados, dimensões e estratégias dificultam mas falta de concentração e de pernas não é aceitável. Somos superiores e isso vê-se. Quem falar de colinho é virar a cara e fazer um "toma".
      Rumo ao 34
      Saudações gloriosas e obrigado pelo blog, tem preciosidades que tenho esfregado na cara de muitos antis.
      vito g.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo