quinta-feira, 27 de novembro de 2014

LC 5ª J: Zénit 1 Sport Lisboa e Benfica 0

E estamos arredados da europa futebolística. Europa... Até para o ano!
Queda conjunta completa
Pontos negativos? Talvez a perda de prestígio, certamente a perda de jogadores em Janeiro. Ponto positivo? O ataque aos objectivos principais da época. Como foi taxativamente, ou inequivocamente, delineado em Agosto, a prioridade do Benfica seriam as provas nacionais. Relembro porque é importante, face às mexidas no plantel que aconteceram e face ao facto de se sentir que a equipa era bastante diferente e iria demorar tempo a carburar (não esquecendo as lesões de Fejsa, Sílvio, Amorim e Eliseu), o Benfica e bem delineou o Campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga como objectivos principais. Agora é isso que nos interessa.


Com isto, aumenta a responsabilidade da equipa em todos os jogos que faltam jogar nas três competições que restam. Vamos estar mais descansados que o porto e o sporting, pelo menos até Fevereiro. Talvez o presidente deva ponderar muito bem a venda de mais do que um só jogador. Se sair Enzo, não será uma surpresa mas se sair Gaitan, e as alterações à sua ligação contratual para isso apontam, será um grande problema.

Certo que estaremos a ser gozados até ao último representante português ser eliminado da europa, mas isso não irá demorar muito. Desconfio que no final da época, e no somatório das últimas cinco temporadas, continuaremos a ser os melhores de Portugal!

Mas para vos ser sincero, e tendo em mente o modo de como o plantel foi construído e as dificuldades que foram acontecendo até ao presente momento, fico mais aliviado (até porque esta eliminação não me apanhou de surpresa) porque haverá mais tempo para atacar com garra e querer os tais objectivos... Por mais que não goste de o pensar (ou escrever porque sou do Benfica), terá sido melhor assim. O tempo o dirá!

Tudo isto acontece devido ao jogo de ontem à tarde (noite na Rússia). Se por um lado não tivémos um grupo fácil, em comparação com os restantes representantes portugueses na champions (parece que foi feito à medida e a pedido para o porto), por outro e mais uma vez, é necessária uma grande dose de realismo para analisar o que falhou, não só ontem mas em todas as partidas da champions.

Na altura da derrota, é fácil encontrar alvos para abater (quando se tem a sensação de que eramos capazes de fazer mais e/ou melhor): Jogadores e treinador. JJ começou com o onze esperado e, na minha perspectiva, falhou nas alterações... Em toda a linha!

Talisca tem estado a assimilar bem as ideias de JJ. Certo que o vemos um pouco desaparecido do jogo e isso dá a ideia de uma má exibição mas ontem foi visível que ele marca posição nas movimentações da equipa. Está lá para o que der e vier mas perde força com o passar dos minutos... Enzo e Lima idem o que começou a obrigar Gaitan e Sálvio a ajudarem mais a defender... O que tirou amplitude de ataque à equipa. Aqui, neste momento, JJ decide prescindir do elo de ligação e apostar em Derley aos setenta minutos de jogo. Fez mal. Nove minutos depois, com a equipa partida, com Jardel na esquerda (ainda teima em querer ser o novo Garay), Almeida a marcar hulk e Samaris de olho em Witsel... Aparece o dany e...

Aqui, na minha confortável cadeira de treinador de bancada, reparei que a alteração era capaz de não resultar. Lima, depois de setenta minutos a correr por todo o lado, não estava em condições para ser um segundo avançado! Naquela altura, e com as energias que ainda sobravam, talvez tivesse sido aconselhável manter a estrutura da equipa: Lima aguentava mais um pouco, Talisca saía, entrava Ola John e Gaitan (que até é número dez) ia para o miolo.

Já com duas substituições operadas por lesão, o zénit iria ter de continuar a trabalhar e não à espera. John mais fresco e sem grande obrigação de ajudar Almeida (grande exibição do português a secar hulk), teria grandes possibilidades de fazer estragos no flanco direito.

Depois JJ só tinha de ver o desenrolar da partida até aos oitenta minutos e aí sim: Arriscar ou manter: Cristante para trinco (Enzo já andava com cansaço extremo) e Derley para avançado. Como tudo o que sou, penso que JJ pecou na sua teimosia. Quando o seu Benfica chegou aos quartos de final há três épocas atrás, JJ foi mais racional/calculista.

Por outro, convém relembrar que JJ não tem culpa absolutamente nenhuma no facto de Sálvio e Luisão terem falhado escandalosamente duas opotunidades de golo tão flagrantes... Fora aquela assistência de Gaitan para... Ninguém!!!
Se na passada jornada o Benfica marcou dois golos nos dois primeiros remates, ontem aconteceu o inverso e o zénit não é o moreirense. No Domingo fomos cirúrgicos no detalhe, ontem falhamos completamente. É assim o futebol sem maribores ou borisovs.

Os jogadores correram mas falharam... Falta de crer, medo de falhar? Nada ou tudo quem sabe!

Sobre o árbitro Rizzoli andou com o cartão na mão... Expulsou e bem Luisão aos noventa e dois minutos. 
Mas o hulk tinha de ir para a rua antes do intervalo... 
Não que isso significasse que o Benfica iria ganhar o jogo de forma garantida. Significa que o zénit iria ter dificuldades acrescidas. Cumpre-se para o lado do Benfica (o jogo na catedral foi mais um exemplo disso: expulsão correcta de Artur + penalti por assinalar contra o zénit; em leverkusen então...), poupa-se o adversário do Benfica... Ou o principal patrocinador da champions... É assim o futebol destes tempos de obscuridade!

Agora é recuperar e derrotar a académica do corrupto simões (ele é mesmo corrupto... Aleluia)... Diz-se em Coimbra que assim que ele sair da presidência da académica... E os sócios vão escrutinar essa possibilidade... Ele irá tentar por-se na alheta. Ele foi um dos primeiros a ser apanhado com envelopes carregados de dinheiro... Como a malta do sef e do registo de notariado.

E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. Realmente e pena que o Benfica sai da Europa assim sem prestigio depois de dois anos no qual atingimos duas finais. De quem sera a culpa, bom isto e sempre facil de culpar o treinador, jogadores, etc... mas aui para mim so ha um dedo a apontar... a organizacao do Benfica deixou sair dois avancados sem que os tenha substiuido, eu que ate nao sou adepto do Oscar Cardozo, este ano sinto a sua falta, a politica de dispensas quanto a mim nao foi muito bem orientada, pois se o Rodrigo deixa-se o Benfica entao teriamos que ficar com o Cardozo, pois nao podemos dizer que o Derlei esteja ao mesmo nivel.
    Para mim esta e a razao qual o Benfica nao atinjio este objetivo.
    Saudacoes Benfiquistas,
    #carregabenfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa opinião Vitor.

      Realmente, o planeamento da época deveria ter sido feito de outro modo. Não havia dinheiro para pagar jonas, deixou-se acabar o contrato para o trazer a custo zero... Do lado oposto, o benfica poderia ter-se precavido da perda de mais jogadores ao subir-lhes o valor de rescisão: Markovic e Oblak.

      Mas não foi só por isso...

      Eliminar
  2. Claro que a direção é a grande culpada até porque jj não "fabrica" craques de uma hora para a outra (isto de ele fabricar também é um mito claro). Agora ponto final na europa.
    Levantem a cabeça e siga para bingo até porque somos os Campeões Nacionais.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a regra para seguir de imediato.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  3. Só queria deixar aqui a observação que grande parte do Talisca ter estado "desaparecido em campo" é que ele, ontem, funcionou muito mais como um "terceiro médio" do que um "segundo PL", pelo que passou mais despercebido. O jogo foi "feio" e "faltoso" devido à grande concentração de jogadores no meio campo e ao "encaixe" das tácticas.

    Fez um jogo bastante esforçado. Muitas vezes aparecia na frente para pressionar os defesas na saída da bola mas depois também recuava para acompanhar um dos médios.

    Creio que era uma opinião geral que o SLB não tinha armas para combater ao mais alto nível este ano nas competições europeias. E as razões, a meu ver, são muitas, começando pelo mau planeamento da época, passando pela contratações de jogadores sem nível para actuar no clube e também por algum azar e alguma ingenuidade tanto do treinador como dos jogadores.

    Continuamos a actuar em três frente.

    AS



    PS: Parabéns ao André Almeida. Fez um jogo muito competente a defender ( naturalmente que com o Hulk a extremo não teve muitas jogadas ofensivas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ingenuidade do treinador... Já não deve ser ingenuidade mas outra coisa! Mas ele ainda é o melhor treinador.

      "mau planeamento da época". Concordo

      E as arbitragens?

      Eliminar
  4. É óbvio ke o decrescimento de kualidade da equipa iria ter os seus reflexos,nomeadamente na Europa,onde a competitividade é muito maior.Não adianta estarmos aki a maldizer o sorteio ke nos calhou na fase de grupos,pois a nossa obrigação era a de no mínimo ir á liga Europa.Este plantel é o reflexo das prioridades da direcção e muito particularmente de duas pessoas,o presidente e um dos seus fieis seguidores,Domingos Soares de Oliveira,cuja politica de valorização dos chamados activos,predomina em relação aos resultados desportivos.Por muita serradura ke nos keiram vender,jogar com Jardel em vez de Garay,ou ter Derlei em vez do Tacuara,tem as suas gritantes diferenças.Aliado a isto,continua o egocentrismo maníaco do grande catedrático da bola,ke desde ke chegou ao Benfica só por uma vez passou a fase de grupos da Champions.Costuma-se dizer ke burro velho não aprende línguas,e kualker treinador razoável com alguma astucia,consegue tramar a táctica da treta ke é apanágio do nosso técnico.Sim,tem ganho títulos para o clube,tem potenciado os activos,mas também conseguiu perder 2 campeonatos para o novo mentor do Guardiola,tem insistido em fetiches ke são autênticos cepos(César Peixoto,Roberto,Emerson). Mas como criticar toda esta entourage ke manipula o Benfica,é ser abutre,o melhor é estar calado,e continuar a assobiar para o lado e a apoiar,porke neste momento é hora de continuar a festejar o triplete,em vez de desperdiçar oportunidades atrás umas das outras de lixar os corruptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Jardel é outro "fetiche" até porque a qualidade do Lisandro é inquestionável.

      Eliminar
    2. "o melhor é estar calado,e continuar a assobiar para o lado"

      NUNCA Alexandre... NUNCA!

      Eliminar
  5. Obviamente ke o ke disse em relação ao estar calado e assobiar para o lado, é uma força de expressão.O ke mais custa a entender, é o esbanjamento de oportunidades para dar uma valente facada no domínio corrupto ke asfixia e continua a perpetuar-se no nosso futebol.Foi assim em 2005,2010 e se calhar este ano,embora continue a achar ke o nosso plantel tem potencial para ganhar o campeonato e as outras competições em Portugal.E se o nosso presidente tem grandes responsabilidades,o nosso treinador continua a exibir um estilo de fanfarrão ke há muito já deveria ter desaparecido. Só um aparte,agora faz sentidon ou não a comparação ke fiz entre o Profeta Isaias e o Tacuara,de só lhes darem o valor kuando estivessem longe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ... Nunca assume os seus erros.

      Tacuara e Isaías... O brasileiro fez muita falta mas damásio lá saberá porque é que o deixou sair... Burro!

      Tacuara... Do modo ligeiramente diferente como JJ coloca a equipa a jogar hoje em dia, Cardozo em forma era titular indiscutível.

      Também penso que temos qualidade para levar tudo à frente em Portugal.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo