segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

11ªJ: Rio Ave 1 SL Benfica 3

E... A bandeira Portuguesa lidera o campeonato nacional ao fim de onze jornadas. Onze jornadas cheias de peripécias que permitem que o Benfica só tenha dois pontos a mais que o porto e que o sporting esteja empatado com o Benfica. Onze jornadas que foram servindo para que os jogadores e equipa técnica do Benfica tenham conseguido debelar, parcialmente, as maleitas infecto-contagiosas a que ficaram acomedidos desde o final da época transacta.
Apoio incondicional fora do estádio
Face ao panorama do futebol português, ontem à noite era vital que o Benfica conseguisse os três pontos de forma limpa e sem a interferência do árbitro. JJ deu mais uma prova cabal de operou uma transformação táctica na forma como o Benfica se apresenta nos jogos para a presente época. Não é vistoso, ainda é falível mas face ao que se passou na madeira, em alvalade e na Catedral frente ao Belenenses, é para já o suficiente para encarar o "fecho" do presente ano civil com boas perspectivas.

JJ fecha mais o meio-campo do Benfica de modo a defender melhor e a atacar de forma mais apoiada. Assim deve ter decidido após ter caído na madeira e ter empatado em alvalade. O miolo mais preenchido permite que a equipa, na teoria, sofra menos na transição defensiva ou que não seja apanhada mais vezes com as calças na mão quando perde a bola lá na frente. Tudo isso seria excelente se todos os jogadores cumprissem!
O apoio incondicional dentro do estádio
Mas nem sempre é assim, como aconteceu ontem à noite em vila-do-conde, bem como em outros jogos. A equipa ainda está mole nas bolas paradas e por poucos erros que a equipa cometa a defender, cada tiro tem tido como resultado um melro no chão. 

Começo por aqui. Começo com André Almeida que é a jovem promessa com mais utilização por parte de JJ. Almeida tem de colocar na cabeça que não anda ali a brincar ou a tapar buracos. A margem de progressão que ele tem, vai sempre diminuindo sendo que ele tem de se forçar a ele próprio a aprender ainda mais. Deve reforçar a sua atenção aos movimentos dos adversários, posicionar-se correctamente, a jogar pela certa e a não inventar e a parar de fazer faltas escusadas em zonas que permitem ao adversário chegar à área do Benfica de imediato.

Almeida é médio mas joga a defesa esquerdo ou a defesa direito! Não são muitos que o fazem já com o certo à vontade com que Almeida o faz, e isso significa muita qualidade. Não vale a titularidade, não afasta a ideia de que se os outros laterais não tivessem problemas ele ficava no banco mas e mais importante, significa qualidade caro André Almeida. Por isso te deixo esta mensagem, até porque é o único Portguês com lugar no onze: Deixa-te de me#%@s, concentra-te que o futuro é teu... Se tu o quiseres!
Quanto ao jogo, foi como escrevi mais atrás: Feio, cauteloso e lento. Mas também foi progressivo, é que enquanto o espectador foi adormecendo com a "seca" que estava a apanhar, também o rio-ave foi amolecendo na defesa. estimados leitores, habituem-se a esta dança porque vai ser assim por algum tempo... Interessante ter visto Gaitan, Matic, André Almeida, Rodrigo e Lima a aparecerem nas extremas, ora numa ora noutra. Jogo progressivo porque sem se dar por ela, a oportunidade apareceu tal como em Coimbra fruto do trabalho colectivo, e o avançado não a desperdiçou. 

Depois foi o dejá-vu habitual que são os passes errados, desconcentração posicional e pimba, toma lá o golo do empate. Felizmente, e tal como a maioria das equipas portuguesas, o rio-ave só se coloca ao nível do Benfica em termos de entrega ao jogo. Na altura do empate, já o Benfica tinha cansado os jogadores adversários que começaram a cometer mais faltas... Daí o 2-1, daí a expulsão. Depois surgiu a obra prima, uma verdadeira jogada de ataque com cabeça, tronco e membros que Lima concluyiu de olhos fechados.

Três pontos importantes que não foram desperdiçados, mas a certeza de que ainda há trabalho a fazer no modo em como a equipa se defende mesmo frente a adversários de nível médio-fracos como este rio-ave. Contra Ibrahimovic...

Fotos retiradas do EDB
Quanto aos jogadores, foi uma exibição segura de todos os jogadores mas há alguns factos que não podem ser "tapados": Lima acordou da letargia (pena que não tenha assistido Rodrigo no começo da segunda parte), Rodrigo marcou o segundo golo em duas presenças no onze e Enzo Perez... Tal como na época passada, o argentino leva nas canelas, era capaz de ser melhor substitui-lo mas não! O tipo continua em campo e não vacila... 

Na classificação, e por causa da diferença de sete golos (SLB - M: 20, S: 8 = 12; scp - M: 28, S: 9 = 19), é o nosso rival que vai à frente. Sabendo o que foi o jogo de alvalade... Mas o contexto é este e o caminho é longo e árduo pelo que há que continuar a lutar. Caro JJ, tens à tua disposição, mais uma vez, um plantel generoso que gerou um passivo negativo ao clube passivo esse (referente ao primeiro trimestre da corrente época) que é três vezes menor do que o do clube do regime...

Assim sendo, deve ser melhor jogar com esse plantel e não esperar que os jogadores se auto-excluam voluntariamente dos jogos (Matic foi mais do que evidente), ou que aconteçam lesões (Cardozo), ou esperar por adversários de qualidade pior do que este rio-ave... Penso que é uma maldade colocar André Gomes em campo por alguns segundos... Mas quem lá está, mesmo na bancada, és tu por isso... 

Em relação ao trio de arbitragem, parece que o frangueiro treinador dos vilacondenses se queixa indirectamente de que não há falta nenhuma na jogada que antecede o livre executado superiormente por Lima. Bem também não houve nehuma falta sobre o martini em Coimbra (parecia um bêbedo a caír do balcão onde tinha colocado o copo vazio) e mesmo assim ela foi assinalada. Também houve falta sobre Cardozo (dentro da área do sporting) em alvaladen e ela não foi assinalada... Topam o padrão? No entanto essa jogada teve dois confrontos directos entre jogadores das duas equipas, conforme as fotos disponibilizadas pelo Benfiliado o demonstram. tirem as vossas conclusões.
E ainda há o tarantini que, depois de já ter um cartão amarelo, distribuiu porrada à-lá-carte e ainda colocou o braço na bola (num pontapé de canto)... Não sei qual o motivo de tanta insatisfação!

Fica o resumo mais pequeno que os bufos da tv do porto andam por aí a apagar tudo o que descobrem...
PS1: Parece que um dos directores da casa do fc (fruta e corrupção) porto  de braga, de nome cosme machado, seguiu o trilho da religião do norte, tal como capela. Mas penaltis é coisa que nem nos Bs funcionou este fim-de-semana. Parabéns à equipa B que conseguiu três pontos bem saborosos na tarde de ontem!

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Parabéns Bs.
    Afinal o Capela...
    O André Almeida também não tem culpa que o JJ o obrigue a tapar buracos nas laterais, o rapaz não foi formado aí.
    Exibição - satisfaz ; resultado - muito bom
    Venha mais um do norte...
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo