quarta-feira, 18 de setembro de 2013

LC 2013 2014: SL Benfica 2 Anderlecht 0

Eu fico um pouco perplexo comigo próprio. No sofá sou sempre melhor que Bento e que Preud'Homme. Atinjo performances superiores às do Veloso, Humberto, Ricardo, Mozer e às do Álvaro. Tenho mais e melhores condições físicas que o Coluna que o Thern, que o Carlos Manuel, que o Petit e que o Shéu. Possuo um intelecto superior ao do Diamantino, do Valdo e do Rui Costa. Ali sentado, a minha velocidade e capacidades técnicas são uma imensidão em comparação com as do Chalana, Simões, Futre, Simão e Paneira. É-me inato o faro apuradíssimo para o golo que faz corar de inveja o José e o Rui Águas, o Nené, o Torres, o Manniche, o Magnusson e o Vata. Arrasava qualquer competição a votos com o Eusébio...

É cá uma coisa! Ali sentado, tenho o mundo a meus pés. Levantar o respectivo e cair na realidade já é outra conversa. Dar largas à mente é fácil mas dar às pernas durante noventa minutos já é outra música.
O querer que o Benfica e o crer no Benfica, são aliados que nunca chegam a ter os seus propósitos cabalmente preenchidos pelos seus representantes nos relvados pisos sintéticos e afins. Consegue-se algo mas nunca ao nível do que pensamos que deveria ser... Então como é possível abstrairmo-nos da posição do sofa e de mestres de... Nada? Sim que bancada e sofá vai dar ao mesmo! Cada um tem o seu escape. Um escape mais ou menos obstruído. É na manutenção desse escape que somos capazes de descer à terra e observar a realidade com olhos menos fervorosos. É um processo Spockiano, mas sua a lógica dita factos e acalma os sentimentos.

Sentimentos que eram de "podíamos ter feito melhor porque aqueles belgas não valem nem metade do valor do Benfica"... 
Que jigajoga destes dois...
E até é verdade. JJ introduziu algumas alterações. Com as lesões e sendo o campeonato a prioridade absoluta do Benfica, tais mudanças não são de estranhar. Foram elas as saídas de Maxi e de Lima, para as entradas de André Almeida e de Djuricic. Se Markovic continua a parecer um desperdício nos flancos Djuricic pareceu poder vir a ser... Pareceu, aquilo que a utilização irá desmistificar ou ampliar.

Mais atrás, no miolo, assistiu-se a um acontecimento curioso: Matic andou a desmamar o facto de estar habituado a ser o trinco da equipa. Foi toda a época passada naquela posição com espectaculares exibições. Mas agora, e com as lesões de uns e deslocações de outros para diferentes posições, também este fantástico Sérvio teve de se mudar mais para o lado. No seu lugar ficou outro Sérvio! Se, no passado Sábado, já tinha ficado desconfiado que Fejsa era um bom jogador, ontem fiquei desconfiado de que pode ser tão bom quanto Matic naquela posição! Depois, temos de contar com Perez, Amorim e André Gomes! Cinco rapazes para dois lugares... Que fartura!
Ainda mais atrás, na defesa, tive... Tivemos a confirmação que Siqueira é capaz de ter sido uma excelente aquisição. O Brasileiro já não estoirou e esteve num bom nível durante os noventa minutos; atento a defender e afoito a atacar foi o que me ficou na retina... Vamos aguardar. Do lado direito, e relativizando os tiques de algum vedetismo, que podem acabar por manchar o trabalho do conjunto, André Almeida esteve de igual modo num bom plano. A malta do miolo da defesa não desmereceu os colegas. 
No final deste recuo todo, resta Artur. O Brasileiro teve ontem azar, uma prestação imaculada e depois de um recuo excessivo, permissivo e incompreensível da equipa, acabou por lhe sair a fava. Estávamos a ver os últimos cartuchos da partida e parecia que, mesmo com 2-0, a bola tinha começado a queimar. Em vez de se trocar a bola lá na frente... O pessoal de vermelho escolheu ir recuando até ao guarda-redes... Muito inteligente pessoal, o Artur terá ficado muito agradecido! Artur teve uma excelente actuação e aquilo que aconteceu nos descontos vai ser apagado da minha memória. Quanto a vocês caros leitores façam como entenderem. Sei quando se cometem erros e quando se paga pelos erros dos outros.

Lá na frente esteve o proscrito. Ele tentou! Ele anda tolinho à procura! Assim que ele achar o que procura... Vocês sabem do que eu estou a falar... 
Bem JJ em refrescar as alas com Maxi e John. Se o bundão do holandês ainda não está preparado para grandes andanças ofensivas, o que foi bom para Siqueira,  o uruguaio sentiu-se que nem um passarinho nas nuvens por poder andar por ali na frente como nos velhos tempos. Maxi tapou a ala direita e ajudou a meio campo e não ficou sobrecarregado fisicamente... Quanto a Lima, enfim... jogou uns minutos para desentorpecer as articulações que no fim-de-semana há mais para desbravar.

Os belgas preferiram jogar contra o Benfica do que contra o Barcelona! Certo, mas duvido que o Barcelona, depois de ter a certeza de que tinha ganho o jogo, andasse em grandes cavalgadas! E é aqui que o sofá, cadeirão ou cadeira (em qualquer lugar que seja), não consegue chegar durante o jogo... Poderíamos ter celindrado? Talvez, mas os três pontos e cerca de um milhão de euros já cá moram! Um jogo sem sofrer golos já cá mora! Duas vitórias consecutivas já não nos escapam! Tudo isto com uma boa exibição. Uma exibição mais segura, não muito mais, do que no passado Sábado. O Benfica apanhou-se a ganhar, ampliou, sofreu um pouco (não tanto como os belgas que poderiam ter levado mais do que levaram) e... Ganhou!
E no próximo Domingo, vamos jogar contra o guimarães (que joga na Quinta-feira para a Liga Europa). Guimarães que é manifestamente inferior ao Anderlech mas que mesmo com dois dias a menos de descanso vai dar o litro e mais alguma coisa para nos lixar... E o Benfica vai lá para arrasar... assim tem de ser.

PS1: Estimado presidente Luís Fiilpe Vieira, o Benfica ganhou! Tudo bem! Desconfio, no entanto, que Manuel Gräfe era gajo para: Ter assinalado penalti sobre Lima (frente ao marítimo); Ter invalidado o golo de montero e assinalado penalti sobre Cardozo (frente ao sporting); Não ter assinalado penalti sobre o otamendi (frente ao marítimo) e gajo para ter invalidado o golo de martinez (frente ao paços)... Tudo mal certo? Isto não são contos vindos do sofá mas sim pontos que no final...

8 comentários:

  1. Muito bem dito. Concordo plenamente com tudo o
    que disse.
    FORÇA BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido!

      Concorda você que poderia dizer quem é e de onde vem.

      Saudações gloriosas

      Eliminar
  2. O Artur fez uma defesa brilhante (mesmo acabando em fora de jogo) e esteve muito bem no geral, realmente aquela atrapalhação no final era desnecessária. Apesar de tudo continuo a achar que deveria ser dada oportunidade ao Oblack.
    Achei de facto uns belgas fraquinhos, acho que corremos muito para o resultado, ou talvez não, não somos os melhores! O PSG é que vai ser a doer, vamos ver como JJ vai jogar, para ganhar ou para empatar.
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Oblack... Pois...

      Não é fácil a decisão de mudar de guarda-redes! Trappatoni fê-lo, em 2004-2005 após ter levado 4 do Belenenses. Sem nenhuma culpa no cartório, Moreira apanhou transversalmente. Talvez muita gente, os que se lembram, ainda questionem o porquê até porque Quim não era melhor. O facto é que... O Benfica foi campeão!

      Mas Trappa era uma velha raposa. A mudança serviu o seu propósito. Tenho quase a certeza de que Oblack e Paulo Lopes vão ter as suas oportunidades.

      No entanto Artur é um dos protegidos de JJ pelo que...

      Eliminar
  3. Ora com que então os belgas são fraquinhos?! Ora pois; são fraquinhos todos aqueles a quem o Benfica ganha? Valha-me deus!

    Boa crónica MC; há progressos evidentes na equipa e potencial para mais. O Artur esteve muito bem mas...há ali um bloqueio cuja que não sei do que será; ansiedade?, indecisão?

    Em termos de arbitragens, o campeonato continua uma vergonha! Não acredito na estratégia do silêncio. Ninguém tem decoro; nem os corruptores, nem os corrompidos, nem os reguladores! Uma bandalheira total!

    ResponderEliminar
  4. Os Belgas são tão fracos que, penso eu de que, eram capazes de dar uma cabazada ao marítimo e ganhar com mais ou menos facilidade ao sporting.

    O Artur anda a pagar por um certo excesso que ocorreu a meio da época passada. A mente humana é capacitiva mas cede à consciência. Como Artur não pertence ao clube do regime, tem de se aguentar à bronca. Coisas da vida.

    Arbitragens... Eles sabem o que têm de fazer para ir para onde desejam ir... Mais ou menos, foi isto que Jorge Coroado disse há uns tempos. Com Garridos e outros na UEFA...

    Saudações Gloriosas António.

    Domingo há mais.

    ResponderEliminar
  5. lfv diz que é para manter o timbre do ano anterior, o silêncio, o treinador, 0 títulos... há algum tempo que este senhor não me "cheira", eu acho que devemos querer mais para o glorioso, muito mais.
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torna-se difícil aguentar quando há caminhos diferentes que nos parecem ser melhores e vitoriosos.

      Caro vito g, há uma linha e coisa e tal. Essa linha tornou-se irrespirável e LFV sabe que está a caminhar sobre ela e que os Benfiquistas estão cada vez mais informados.

      Vamos aguardar.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo