quinta-feira, 16 de maio de 2013

SL Benfica 1 Chelsea 2 Final LE

Hoje acordei estranhamente calmo face ao que aconteceu no dia de ontem. De manha ainda estava normal, sem grandes acelerações cardíacas. Mas à tarde aquele "rush of blood to the head" começou! Era a minha quarta final europeia que estava a chegar. No final esse tal de fluxo continuou com o mesmíssimo orgulho, porque a mística deste clube pode parecer que esmorece mas há princípios que jamais morrem!
SEMPRE
O Benfica perdeu mais uma final europeia, não acabou a vida e até é a minha convicção que o clube está numa fase de ascensão. Perdeu mais uma vez nos descontos devido a uma falha de concentração, e isso serve para que o futuro seja visto com olhos mais maduros. É que corrigindo o que de mal se fez é o caminho para a evolução.

Toda a gente viu o que foi a partida. Como bloguer, e lendo o que se tem escrito por aí nos últimos anos, sei que mais uma caça ás bruxas deve estar a ter lugar por aí. Sei ainda que outros, apesar do desaire, irão apregoar o seu amor ao clube para a eternidade. Haverá um meio termo possível para a forma como eu vejo o Benfica? É que quer uma corrente que a outra têm de coexistir forçosamente.

Continuo Benfiquista, fiquei muito satisfeito com a exibição da equipa em termos globais mas houve detalhes que mais uma vez nos incapacitaram de sair triunfantes de mais uma contenda europeia. O meu modo de ser Benfiquista não me permite enfiar a cabeça na areia, e depois apaziguar a dor da derrota com esse mesmo  amor ao clube ou, por outro lado, descarregar a frustração nos intervenientes. Eu fecho os olhos e apalpo o terreno para ver tudo com olhos de ver. E acreditem que  por vezes se vê bem com os olhos bem fechados!
Os onze que iniciaram mais uma noite histórica do Benfica
Tudo correcto no início da partida, e até antes pois JJ cancelou o treino no dia da final... Pena que sem Maxi. É que Melgarejo está em défice físico acentuado e ainda não sabe dosear o esforço ao longo de uma partida. Muito bem esteve JJ em colocar Rodrigo no lado esquerdo quando o Benfica defendia. Isso permitiu a Gaitan assenhorear-se do meio campo e ajudar na pressão imediata à bola. Pena que a colocação e compensação de todas estas posições ainda não esteja bem oleada. Só Matic e Perez estão perfeitamente entrosados nos avanços recuos e compensações.

E foram estes dois, o sérvio e o argentino, mais a nossa dupla de centrais os gigantes da partida, pelo menos enquanto houve pernas. Que jogão!
Os GIGANTES
Enzo Peres é obra feita de JJ. Se eu já adivinhava que Matic iria ser um portento, é normal afirmar que Perez era uma incógnita no início da época. E que evolução teve este playmaker! A primeira parte que ambos fizeram permitiu que a defesa defendesse mais à frente,  e que os jogadores mais atacantes tivessem mais liberdade para fazer o que mais sabem fazer. O resultado, e apesar daquele remate de lampard ter sido uma gota no oceano da primeira parte, foi que o Benfica deu uma lição táctica, técnica e física ao chelsea.

Tivemos arte para chegar à área deles quando quisemos... Pena que tivesse faltado o engenho para o remate final. Também fui jogador de futebol, e também vivi aquele momento em que posso chutar mas prefiro fazer mais um passe e depois... Kaput! É a chamada paneleirice. É aquele medo sorrateiro que se apodera da cabeça na hora de decisão no meio de um jogo que é uma final europeia... É quase como a malta, quando jovem, gostar daquela garota/garoto gira/giro mas inibir-se sempre quando a pode conhecer...

Ao intervalo 0-0. Soube a pouco, muito pouco. Gaitan, Perez, Sálvio e Melgarejo, tiveram oportunidades para alvejar... Tivesse sido o Cardozo, dirão muitos.

Infelizmente, a segunda parte trouxe Matic e Perez mais contidos. Como jogadores inteligentes que eles são, ambos jogaram de forma mais resguardada, o jogo tem sempre 90 minutos... e às vezes tem um prolongamento. Rodrigo deixou de flectir para a esquerda a defender e Gaitan já não pode ajudar mais Matic e Perez; A defesa começou a ficar mais exposta. O chelsea cresceu tal como o cansaço dos nossos jogadores e... Pontapé para a frente, bem medido, Perez não estava, Garay não conseguiu, Luísão não foi capaz... Que nem ratos de esgoto, os ingleses adiantaram-se no marcador!

Talvez injusto para a produção de jogo que o Benfica tinha vindo a ter, talvez justo para o nível de concretização que os jogadores não tinham demonstrado ter. To be or not to be!
gracias Óscar
JJ arriscou tudo, o baducha que treina o chelsea continuou a aguentar a carga nas cuecas. Arriscou bem JJ, é que perder por um ou por dois é uma mera redundância. O Benfica estava ali para ganhar! Cardozo empatou através da conversão fria de um penalti.

Com as alterações feitas, o lado esquerdo da defesa ficou mais exposto à gula dos ingleses. Mas o tempo passou e toda a gente começou a preparar-se para o prolongamento. Torres ainda tentou enganar toda a gente. não conseguiu o penalti mas... Acabou por conseguir tirar Garay de jogo. JJ levou as mãos à cabeça, tinha mais uma substituição para fazer e tinha de ser agora para o lugar onde ele nunca contou em ter de a fazer.

Naquele momento, e de forma super-sónica, maquinei a coisa: Era melhor recuar Matic e fazer entrar André Gomes. O sérvio é inteligente e faz bem aquela posição. Por outro lado, Gomes iria acrescentar mais frescura ao meio campo para o prolongamento. JJ fez o mais básico: Troca por troca.

Ao longo da época sempre escrevi de forma globalmente positiva sobre Jardel. Sempre que foi chamado, e não foram poucas as vezes, o brasileiro cumpriu relativamente bem. Ele não é Garay ou Luísão, mas o Benfica com ele avançou sempre nos seus objectivos. Mas ontem à noite... Jardel! Até gritei o nome dele à mistura com uns impropérios...

Aquela bola estava ali toda à mercê para ele a enviar para onde ele quisesse. Sobranceria... Desconcentração... E depois na marcação do canto... Kaput for good.
Falha mortal... Quem marca quem?
E a história repetiu-se com muitas coincidências.

  1. 1988: Diamantino falha a final por lesão; 1990: Veloso falha a final por castigo; 2013: Maxi falha a final por castigo.
  2. 1988: Rui Águas sai por lesão; 2013: Garay sai por lesão.
  3. 1990: Falha de marcação a um jogador do milan dita o resultado final; 2013: falha de marcação a um jogador do chelsea dita o resultado final.
E a tal da maldição parece ganhar cada vez mais crentes. Eu não acredito nisso!

É a minha convicção que esta equipa cresceu muito para a próxima época. Houve erros nos últimos três jogos que terão de servir de lição. Faz parte do crescimento aprender com os erros de modo a que esses mesmos erros não voltem a ser cometidos. JJ ainda não evoluiu o suficiente para ombrear com aqueles que gravitam no panteão dos grandes treinadores: Wenger, Mourinho, Heynckes, Guardiola, Fergusson, Robson, Eriksson, Trappatoni, Capello...

Este ano esteve melhor do que nos primeiros três anos de Benfica. Mas deveria ter rodado um pouco mais jogadores como André Gomes, Urreta, Luisinho. Deveria ter ido buscar Miguel Rosa certamente. Talvez Nolito devesse ter ficado porque não ganhamos nada de relevante com o seu empréstimo. É verdade JJ, já escrevo isto há muito tempo.

Neste momento, e fazendo todas as equações possíveis, JJ deve ficar no Benfica. Mas deve evoluir ainda mais. Deve tirar o funil que ostenta nos finais de época para sempre da sua mentalidade. Não há carne toda para ser atirada para o assador, há sim um plantel que deve ser equitativamente utilizado. Esse plantel que retocado, caro presidente LFV, pode vir a competir com seriedade e muito mais qualidade na champions do ano que vem.

Quem está no panteão dos imortais são os adeptos do Benfica... Não tenho palavras para descrever a sensação que me acaba de percorrer o corpo enquanto me apresto para colocar esta fotografia...
Os imortais adeptos do Benfica
Quando vejo esta onda de mística, acredito que o trabalho de todos os elementos será recompensado. Acabámos de perder mais uma batalha, mas a guerra ainda não terminou.

E PLURIBUS UNUM

PS: Espaço para uma critica violenta: Estimado presidente LFV, O que estava a fazer miguel relvas na comitava... Com um cachecol do Glorioso Sport Lisboa e Benfica? 
Alguns dos Gloriosos jogadores que fizeram o Benfica Grande
Convidar José Luís, Mariano, Paulo Madeira, Pedro Henriques, Edmundo, Chiquinho, Schwarz, Toni, Mozer, Carlos Manuel, Abel Silva, José Henrique, Alberto Bastos Lopes e Álvaro é mais ou menos merecido pelo que deram ao clube (uns mais do que outros)... O figueiredo da liga entendo... O Gomes da fpf teve que ser, mas esse sportinguista que só anda atrás dos torresmos e da fotografia... Eu digo-te as condições anímicas...

8 comentários:

  1. Que desgosto, que ano 2013 a nivel pessoal a nivel despotivo o que me virá mais acontecer e por ultimo o meu filho hoje ia para a escola na camioneta e uma rapariga da mesma idade de 16 anos tanto chateou e que há testemunhas que a rapariga o chateou muito o meu filho perdeu a cabeça e deu lhe uma chapada e ela foi fazer queixa na policia e agora não sei o que vai acontecer que puta de vida.....

    ResponderEliminar
  2. gondarslb, é necessário que deixemos que a poeira assente.

    Em relação ao teu filho, se há testemunhas... Tudo se irá resolver.

    Quanto ao Benfica, estamos tristes por ter perdido uma final... Mas desde fevereiro que mais ninguém joga na europa... Cá em Portugal.

    Estamos triste por descer para o segundo lugar... Bem ainda não acabou.

    Estamos tristes mas ainda há a final da taça de Portugal. Estamos tristes porque poderíamos ganhar muito. Antes isso por que é sinal que não andámos a época, ou a passear ou a roubar...

    Todo a energia positiva para ti.

    ResponderEliminar
  3. Amigos, vamos lá a usar a massa cinzenta.

    Primeiro, como as coisas são em termos de €, não há "uma equipa" do Benfica. Daqui a 3 ou 4 meses, entre Matic, Perez, Gaitan, Cardozo, Garay... quase todos, adeus.

    Talvez tenhamos oportunidade de criar uma escola de jogo com o JJ se ele ficar. Não é o melhor do mundo, mas é bom, e é o possível. Se ele ficar uma década, já não é mau.

    E acima de tudo, a formação. Se queremos "uma equipa", é formá-la desde a raíz, nos jovens, e fazer nascer novos ponta de lança portugueses, e por aí fora. Continuidade.

    Quanto à festa, foi bonita. Já não festejava um golo assim há 30 anos!

    Domingo há esperança!

    ResponderEliminar
  4. Apetece-me dizer que "tava mesmo a ver..." já o havia dito que a dedicação à europa iria... bom adiante... foi um jogo onde me orgulhei da equipa e de ser benfiquista - que apoio - agora é seguir em frente, há um último jogo para o campeonato e a taça, há que lutar até ao fim.
    sempre gloriosos sempre orgulhosos, força benfica
    vito g.

    ResponderEliminar
  5. Vito, é verdade, a LE pesa, mas... nos próximos 23 anos vamos ganhar muitos campeonatos e taças de portugal, mas finais europeias?...

    E o golo, mesmo de penalty, soube diferente ou não?

    Entretanto, claro, amanhã há esperança, e há fé no paços.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao paços... Há indicações que os SD de forma organizada e sob as ordens do seu chefe, tem vindo a preparar o jogo de amanhã para que o porto vença sem grandes alaridos.

    Usando violência física para os adeptos (nunca noticiada), e psicológica para os jogadores atravez de telefonemas.

    Hugo miguel, de lisboa, é o árbitro. Ele fez um óptimo trabalho em coimbra a época passada... Com o Benfica!

    Há esperença? Bem essa é a última a morrer. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  7. ó anónimo, na sua perspectiva parece-me que apostar na europa só vai haver quase campeonatos e isso não me chega, desculpe!
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo